EAD: O POLO DE APOIO PRESENCIAL COMO ESPAÇO ORGANIZADOR DA AÇÃO EDUCATIVO-CULTURAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Simone do Nascimento da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/27
Resumo: Esta pesquisa estuda a organização e estruturação de três polos de apoio presencial ligados a modalidade a distância, bem como os processos de gestão e autonomia no contexto em que atuam. Trata-se, portanto, de dois momentos de análise, considerando que o primeiro se relaciona a um estudo descritivo-exploratório no que se refere a organização e estruturação dos polos, a partir de diretrizes preestabelecidas e da discussão sobre a realidade cultural e, ao mesmo tempo contingencial existente neste espaço; o segundo, relacionado à utilização da técnica da entrevista para a análise do processo de gestão e autonomia existente nos polos pesquisados. Para a aplicação da pesquisa, foram realizadas visitas aos polos de apoio presencial (dois localizados no Estado de São Paulo e um no Estado do Paraná) e entrevistas com seus coordenadores, sendo importante destacar que dois destes polos estão ligados à realidade privada e um deles à realidade pública. Respectivamente, tais análises e entrevistas indicaram que apesar das diretrizes preestabelecidas, os polos pesquisados possuem um modelo contingencial e, portanto, cultural de adaptação à realidade em que se instalam; sendo que no caso das entrevistas semiestruturadas e, respectivamente do processo de gestão, existe uma proposta clara por parte dos coordenadores no exercício em se fazer EAD, compreendendo assim, uma gestão voltada a adequações e readequações diante de um contexto em constante desenvolvimento. No que se refere ao processo de autonomia, os fatores que merecem atenção estão diretamente relacionados à compreensão dos sujeitos sobre a existência de trâmites não negociáveis, respectivamente relacionados às bases legais que regulamentam a existência dos polos de apoio presencial, contudo, estabelecidos estes parâmetros, a autonomia se determina pela tomada de decisão deste gestor diante da realidade em que se instala.
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Trata-se, portanto, de dois momentos de análise, considerando que o primeiro se relaciona a um estudo descritivo-exploratório no que se refere a organização e estruturação dos polos, a partir de diretrizes preestabelecidas e da discussão sobre a realidade cultural e, ao mesmo tempo contingencial existente neste espaço; o segundo, relacionado à utilização da técnica da entrevista para a análise do processo de gestão e autonomia existente nos polos pesquisados. Para a aplicação da pesquisa, foram realizadas visitas aos polos de apoio presencial (dois localizados no Estado de São Paulo e um no Estado do Paraná) e entrevistas com seus coordenadores, sendo importante destacar que dois destes polos estão ligados à realidade privada e um deles à realidade pública. Respectivamente, tais análises e entrevistas indicaram que apesar das diretrizes preestabelecidas, os polos pesquisados possuem um modelo contingencial e, portanto, cultural de adaptação à realidade em que se instalam; sendo que no caso das entrevistas semiestruturadas e, respectivamente do processo de gestão, existe uma proposta clara por parte dos coordenadores no exercício em se fazer EAD, compreendendo assim, uma gestão voltada a adequações e readequações diante de um contexto em constante desenvolvimento. No que se refere ao processo de autonomia, os fatores que merecem atenção estão diretamente relacionados à compreensão dos sujeitos sobre a existência de trâmites não negociáveis, respectivamente relacionados às bases legais que regulamentam a existência dos polos de apoio presencial, contudo, estabelecidos estes parâmetros, a autonomia se determina pela tomada de decisão deste gestor diante da realidade em que se instala.This research studies the organization and the structure of three support centers in distance education modality, including their management process and autonomy in the context they operate. Therefore, it has two analysis moments, whereas the first one is a descriptive exploratory study about the support centers organization and structure from a pre-established guidelines and the discussion about the cultural and contingency reality at the same time in this area; the second one uses the interview technique to analyze the autonomy and management process in the support centers surveyed. For the research application the support centers were visited (two of them in São Paulo State and one in Parana State) and the coordinators were interviewed, and it is important to emphasize that two of these support centers are private and the third one is from the public reality. Although the pre-established guidelines, these analyses indicated respectively that the support centers surveyed have a contingent model, thus a cultural adaptation to their reality, and the semi-structured interviews about the management process showed a clear proposal by the coordinators in working the distance education, resulting in a management focused on adjustments and readjustments in face of a constantly development context. In the autonomy process the factors that deserve attention are directly connected with the comprehension of the non-negotiable procedures existence, respectively related to the legal basis that regulate the support centers, therefore, set these parameters, the autonomy is determined by the management decision-making in face up to the current reality.Universidade Metodista de São PauloGestão de organizaçõesBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOAlves, Luiz RobertoCPF:49655320000http://lattes.cnpq.br/4505968273643745Costa, Luciano VenelliCPF:33333333338Penterich, EduardoCPF:25698620003Costa, Simone do Nascimento da2016-08-02T21:42:25Z2013-02-182012-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA, Simone do Nascimento da. Distance Education : the support center as an organizer area of Educational and Cultural actions. 2012. 150 f. 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