Por falar em ausência... : as pessoas com deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/353 |
Resumo: | Esta dissertação propõe uma interface entre duas áreas de conhecimento, a educação e a teologia, a partir de um novo paradigma educacional: a inclusão. Tomamos a perspectiva das pessoas com deficiência e perguntamos pela contribuição da educação inclusiva para os discursos teológicos, bem como dos discursos teológicos para a inclusão social e educacional das pessoas com deficiência. A antropologia dará a nuance desta interface, posto que, historicamente, este tema esteve envolto em antropologias religiosas dicotômicas e excludentes. propomos, portanto, a superação dos paradigmas exclusivamente cartesianos que marcam a sociedade contemporânea, sociedade esta acostumada a classificar as pessoas, hierarquizando as suas diferenças. Nestes termos, a sociologia das ausências nos auxilia na compreensão dos mecanismos de segregação e exclusão das pessoas com deficiência (tanto na educação quanto na teologia) e aponta para a necessária valorização das experiências sociais das pessoas com deficiência - respeitando a diversidade e valorizando a diferença. O movimento se dá, portanto, no sentido da visibilidade das pessoas com deficiência nos discursos teológicos, bem como nos espaços eclesiais (dada à dimensão dialética desta rela-ção). Entendemos que este é um movimento inadiável, já iniciado por alguns teólogos, quando os mesmos falam do necessário reconhecimento recíproco, da digna vulnerabilidade humana e do desafio ético que a inclusão nos coloca no sentido do reconhecimento da interdependência e da necessária operacionalização da solidariedade nos espaços sociais (acessibilidade). Todavia, estas categorias são como frestas entreabertas na porta teológica, pois, em sua maioria, nem os discursos teológicos e nem os espaços eclesiais ainda não dão visibilidade às pessoas com deficiência. |
id |
METODISTA_4d30d4c36526fda4d340e220c5f28eb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/353 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
Por falar em ausência... : as pessoas com deficiênciaTalking about absence... : about handicapped people.Crianças deficientes - Inclusão socialigrejas e deficientesteologia socialigrejas e problemas sociaisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAEsta dissertação propõe uma interface entre duas áreas de conhecimento, a educação e a teologia, a partir de um novo paradigma educacional: a inclusão. Tomamos a perspectiva das pessoas com deficiência e perguntamos pela contribuição da educação inclusiva para os discursos teológicos, bem como dos discursos teológicos para a inclusão social e educacional das pessoas com deficiência. A antropologia dará a nuance desta interface, posto que, historicamente, este tema esteve envolto em antropologias religiosas dicotômicas e excludentes. propomos, portanto, a superação dos paradigmas exclusivamente cartesianos que marcam a sociedade contemporânea, sociedade esta acostumada a classificar as pessoas, hierarquizando as suas diferenças. Nestes termos, a sociologia das ausências nos auxilia na compreensão dos mecanismos de segregação e exclusão das pessoas com deficiência (tanto na educação quanto na teologia) e aponta para a necessária valorização das experiências sociais das pessoas com deficiência - respeitando a diversidade e valorizando a diferença. O movimento se dá, portanto, no sentido da visibilidade das pessoas com deficiência nos discursos teológicos, bem como nos espaços eclesiais (dada à dimensão dialética desta rela-ção). Entendemos que este é um movimento inadiável, já iniciado por alguns teólogos, quando os mesmos falam do necessário reconhecimento recíproco, da digna vulnerabilidade humana e do desafio ético que a inclusão nos coloca no sentido do reconhecimento da interdependência e da necessária operacionalização da solidariedade nos espaços sociais (acessibilidade). Todavia, estas categorias são como frestas entreabertas na porta teológica, pois, em sua maioria, nem os discursos teológicos e nem os espaços eclesiais ainda não dão visibilidade às pessoas com deficiência.This thesis considers an interface between two fields of knowledge, education and theology, based on the new educational paradigm of inclusion. Assuming the perspective of handicapped people it is ask to which extent the education of inclusion may enrich the theological discourse, and the discourse of theologians may contribute towards social and educational inclusion of handicapped people. Anthropology gives the tom of this interface, because, in an historic perspective, the issue was discussed based on religious anthropologies dichotomist and exclusive. We consider, therefore, the overcoming of the exclusive Cartesian paradigms that mark the contemporary society, society this accustoming to classify the people, and to hierarchies them concerning its differences. In these terms, the sociology of absence assists us in the understanding of the mechanisms of segregation and exclusion of handicapped people (both: in education and theology) and points with respect to the necessary valuation of the social experiences of handicapped people with deficiency - respecting the diversity and valuing the difference. The thesis is developed, therefore, as a promotion of the visibility of handicapped people both, in the theological discourse, as well as in the ecclesiastic sphere (considering the dialectic dimension of this relation). We understand that this is a necessary undertaking, already initiated by some theologians, when the same ones speak of the importance of reciprocal recognition, the dignity of the vulnerability of human beings and the ethical challenge that inclusion means to us all inclusion understood as recognition of the interdependence and the necessity to find ways to make solidarity in social settings become reality (accessibility). However, these categories represent up to now only small openings of the theological door, because, in its majority, nor the theological speeches and nor the ecclesiast spaces promote the visibility of handicapped people.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São Paulo1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e SocieBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃOSung, Jung MoCPF:21212121212http://lattes.cnpq.br/8882851559809239Castro, Clovis Pinto deCPF:51515151515http://lattes.cnpq.br/6322135295664437Meneguetti, Rosa Gitana KrobCPF:21564212452http://lattes.cnpq.br/0698078855792431Renders, Elizabete Cristina Costa2016-08-03T12:20:00Z2008-09-242006-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRENDERS, Elizabete Cristina Costa. Talking about absence... : about handicapped people.. 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2006.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/353porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-09T18:16:04Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/353Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-09T18:16:04Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por falar em ausência... : as pessoas com deficiência Talking about absence... : about handicapped people. |
title |
Por falar em ausência... : as pessoas com deficiência |
spellingShingle |
Por falar em ausência... : as pessoas com deficiência Renders, Elizabete Cristina Costa Crianças deficientes - Inclusão social igrejas e deficientes teologia social igrejas e problemas sociais CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
title_short |
Por falar em ausência... : as pessoas com deficiência |
title_full |
Por falar em ausência... : as pessoas com deficiência |
title_fullStr |
Por falar em ausência... : as pessoas com deficiência |
title_full_unstemmed |
Por falar em ausência... : as pessoas com deficiência |
title_sort |
Por falar em ausência... : as pessoas com deficiência |
author |
Renders, Elizabete Cristina Costa |
author_facet |
Renders, Elizabete Cristina Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sung, Jung Mo CPF:21212121212 http://lattes.cnpq.br/8882851559809239 Castro, Clovis Pinto de CPF:51515151515 http://lattes.cnpq.br/6322135295664437 Meneguetti, Rosa Gitana Krob CPF:21564212452 http://lattes.cnpq.br/0698078855792431 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Renders, Elizabete Cristina Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças deficientes - Inclusão social igrejas e deficientes teologia social igrejas e problemas sociais CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
topic |
Crianças deficientes - Inclusão social igrejas e deficientes teologia social igrejas e problemas sociais CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
description |
Esta dissertação propõe uma interface entre duas áreas de conhecimento, a educação e a teologia, a partir de um novo paradigma educacional: a inclusão. Tomamos a perspectiva das pessoas com deficiência e perguntamos pela contribuição da educação inclusiva para os discursos teológicos, bem como dos discursos teológicos para a inclusão social e educacional das pessoas com deficiência. A antropologia dará a nuance desta interface, posto que, historicamente, este tema esteve envolto em antropologias religiosas dicotômicas e excludentes. propomos, portanto, a superação dos paradigmas exclusivamente cartesianos que marcam a sociedade contemporânea, sociedade esta acostumada a classificar as pessoas, hierarquizando as suas diferenças. Nestes termos, a sociologia das ausências nos auxilia na compreensão dos mecanismos de segregação e exclusão das pessoas com deficiência (tanto na educação quanto na teologia) e aponta para a necessária valorização das experiências sociais das pessoas com deficiência - respeitando a diversidade e valorizando a diferença. O movimento se dá, portanto, no sentido da visibilidade das pessoas com deficiência nos discursos teológicos, bem como nos espaços eclesiais (dada à dimensão dialética desta rela-ção). Entendemos que este é um movimento inadiável, já iniciado por alguns teólogos, quando os mesmos falam do necessário reconhecimento recíproco, da digna vulnerabilidade humana e do desafio ético que a inclusão nos coloca no sentido do reconhecimento da interdependência e da necessária operacionalização da solidariedade nos espaços sociais (acessibilidade). Todavia, estas categorias são como frestas entreabertas na porta teológica, pois, em sua maioria, nem os discursos teológicos e nem os espaços eclesiais ainda não dão visibilidade às pessoas com deficiência. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-08-23 2008-09-24 2016-08-03T12:20:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RENDERS, Elizabete Cristina Costa. Talking about absence... : about handicapped people.. 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2006. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/353 |
identifier_str_mv |
RENDERS, Elizabete Cristina Costa. Talking about absence... : about handicapped people.. 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2006. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601995342774272 |