AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, PATRICK VIEIRA
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1533
Resumo: O tema desta dissertação é a Avaliação Institucional da Educação Básica. Para tal, faz-se a análise do processo de avaliação, com ênfase no instrumento utilizado pelas Escolas Adventistas de nível básico do estado de São Paulo, considerando que a educação adventista se tornou uma parte consistente dentro da estrutura da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Procurou-se, neste trabalho, como objetivo geral, compreender como se configura a prática da avaliação institucional das escolas da Rede Adventista de Educação. O método da investigação incluiu análise bibliográfica dos principais teóricos da área de políticas públicas e do sistema privado bem como da avaliação institucional, seguido de exame documental do instrumento utilizado no processo de avaliação institucional. O estudo resgata a contextualização histórica do desenvolvimento da escola privada, destacando aspectos relevantes de sua relação com o Estado. Também apresenta brevemente a história da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) nos Estados Unidos (EUA) e no Brasil, de modo a situar o surgimento do sistema educacional adventista, bem como a sua filosofia de ensino, buscando conhecer as origens desse grupo religioso que há mais de um século atua no cenário educacional brasileiro. Em seguida, aborda aspectos da Avaliação Institucional. Finalmente, apresenta-se uma síntese do processo e uma descrição analítica do instrumento de avaliação institucional das escolas de nível básico da Educação Adventista. Na conclusão do trabalho, não se encontraram indícios de que o conceito adventista de avaliação educacional seja diferente do das abordagens tradicionais. Entretanto, na concepção adventista de avaliação, existe mais fortemente a preocupação de se manter um processo de avaliação contínuo e sistemático.
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O método da investigação incluiu análise bibliográfica dos principais teóricos da área de políticas públicas e do sistema privado bem como da avaliação institucional, seguido de exame documental do instrumento utilizado no processo de avaliação institucional. O estudo resgata a contextualização histórica do desenvolvimento da escola privada, destacando aspectos relevantes de sua relação com o Estado. Também apresenta brevemente a história da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) nos Estados Unidos (EUA) e no Brasil, de modo a situar o surgimento do sistema educacional adventista, bem como a sua filosofia de ensino, buscando conhecer as origens desse grupo religioso que há mais de um século atua no cenário educacional brasileiro. Em seguida, aborda aspectos da Avaliação Institucional. Finalmente, apresenta-se uma síntese do processo e uma descrição analítica do instrumento de avaliação institucional das escolas de nível básico da Educação Adventista. Na conclusão do trabalho, não se encontraram indícios de que o conceito adventista de avaliação educacional seja diferente do das abordagens tradicionais. Entretanto, na concepção adventista de avaliação, existe mais fortemente a preocupação de se manter um processo de avaliação contínuo e sistemático.The theme of this thesis is institutional assessment in elementary education. For that purpose, it offers an analysis of the evaluation process with emphasis on the assessment tool used by Adventist elementary schools in São Paulo, considering that Adventist education has become a consistent part within the structure of the Seventh-day Adventist Church. The main goal for this study was to understand how the Adventist Educational Network undertakes its institutional assessment. The research method included a literature review of the main theoreticians of public policies, private education, and institutional evaluation. It also included a documentary examination of the assessment tool used in the institutional evaluation process. The study also focuses the historical context of the development of private schools in Brazil, highlighting relevant aspects of their relationship with the State. It also briefly presents the history of the Seventh-day Adventist Church in the United States (US) and in Brazil, in order to contextualize the emergence of the Adventist educational system, as well as its educational philosophy, seeking to understand the origins of this religious group that operates for more than a century in the Brazilian educational scenario. The study then discusses important aspects of institutional evaluations. Finally, it presents a summary of the evaluation process and an analytical description of the institutional assessment tool for SDA elementary schools. In the end, no indications that the Adventist concept of educational evaluation is different from traditional approaches were found. However, the Adventist concept of institutional assessment shows more strongly a concern for maintaining a continuous and systematic evaluation process.Universidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoSouza , Roger Marchesini de QuadrosFischmann , RoseliNascimento, Romulo Pereira doFERREIRA, PATRICK VIEIRA2016-08-25T22:35:23Z2016-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, PATRICK VIEIRA. AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO ADVENTISTA. 2016. [89f]. 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