SUPORTE SOCIAL E QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1310 |
Resumo: | Este estudo objetivou identificar e descrever uma possível relação entre suporte social e qualidade de vida, em pessoas idosas participantes de um programa de educação permanente, o qual é promovido por órgão público em parceria com uma universidade, instalada em um dos municípios que integram a região do ABC Paulista, em São Paulo. A amostra consistiu de 106 idosos, com idade a partir de 60 anos, de ambos os sexos, e que efetivamente participam do referido programa. Para a coleta de dados, a amostra foi dividida em dois subgrupos, onde o primeiro grupo constou de 54 idosos que freqüentam o programa há menos de 1 ano, e o outro grupo foi formado por 52 idosos que freqüentam o programa há mais de 1 ano, com isso objetivamos identificar uma possível existência de diferentes percepções entre os grupos, das variáveis estudadas, em função do tempo de participação no programa, o que não foi confirmado, com os resultados apontando para uma homogeneidade entre os grupos, tanto nos aspectos socioeconômicos quanto nas percepções de suporte social e qualidade de vida, independente do tempo de participação no programa. Este estudo utilizou método descritivo exploratório, de caráter quantitativo e comparativo. Para a coleta de dados foram utilizadas a Escala de Percepção de Suporte Social (EPSS), que avalia percepção de suporte social em suas dimensões emocional e prático; o instrumento de avaliação da qualidade de vida: WHOQOL Bref e Old, e um questionário com dados socioeconômicos que auxiliaram na caracterização do perfil da amostra e na análise estatística dos resultados. Os resultados apontaram que a amostra pesquisada caracteriza-se por possuir um perfil socioeconômico diferenciado, no que se refere a uma maior escolaridade e rendimento mensal, quando comparado a media nacional que mostra o perfil do idoso brasileiro mais vulnerável, com baixa escolaridade e rendimento. Os resultados das avaliações das percepções de suporte social e da qualidade de vida demonstraram tratar-se de idosos que se sentem satisfeitos com seu momento de vida; que percebem apoio emocional, sentindo-se objeto de afeto em sua rede social. Com relação a percepção de suporte prático, os resultados demonstraram que os idosos possuem uma percepção relativa, apontando dúvidas e incertezas quanto ao recebimento deste tipo de apoio de sua rede social. Diante deste resultado, percepção de dúvidas e incertezas em receber suporte prático, e a característica socioeconômica diferenciada da amostra, podemos supor que esses idosos possuem estas percepções, por se sentirem ou por serem de fato provedores e não dependentes da sua rede social. Não foi evidenciada correlação entre as variáveis suporte social e qualidade de vida, sugerindo que o construto suporte social talvez seja percebido pelos idosos da amostra como fator de diminuição da funcionalidade biopsicossocial ou da competência comportamental; ou ainda, pode-se supor que diante dos sentimentos de satisfação com a vida atual, a amostra de idosos volta-se menos aos aspectos protetores do suporte social. |
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SUPORTE SOCIAL E QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTESuporte Social, Qualidade de Vida, Idosos e Envelhecimento SaudávelSocial Support, Quality of Life, Seniors and Healthy AgeingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEste estudo objetivou identificar e descrever uma possível relação entre suporte social e qualidade de vida, em pessoas idosas participantes de um programa de educação permanente, o qual é promovido por órgão público em parceria com uma universidade, instalada em um dos municípios que integram a região do ABC Paulista, em São Paulo. A amostra consistiu de 106 idosos, com idade a partir de 60 anos, de ambos os sexos, e que efetivamente participam do referido programa. Para a coleta de dados, a amostra foi dividida em dois subgrupos, onde o primeiro grupo constou de 54 idosos que freqüentam o programa há menos de 1 ano, e o outro grupo foi formado por 52 idosos que freqüentam o programa há mais de 1 ano, com isso objetivamos identificar uma possível existência de diferentes percepções entre os grupos, das variáveis estudadas, em função do tempo de participação no programa, o que não foi confirmado, com os resultados apontando para uma homogeneidade entre os grupos, tanto nos aspectos socioeconômicos quanto nas percepções de suporte social e qualidade de vida, independente do tempo de participação no programa. Este estudo utilizou método descritivo exploratório, de caráter quantitativo e comparativo. Para a coleta de dados foram utilizadas a Escala de Percepção de Suporte Social (EPSS), que avalia percepção de suporte social em suas dimensões emocional e prático; o instrumento de avaliação da qualidade de vida: WHOQOL Bref e Old, e um questionário com dados socioeconômicos que auxiliaram na caracterização do perfil da amostra e na análise estatística dos resultados. Os resultados apontaram que a amostra pesquisada caracteriza-se por possuir um perfil socioeconômico diferenciado, no que se refere a uma maior escolaridade e rendimento mensal, quando comparado a media nacional que mostra o perfil do idoso brasileiro mais vulnerável, com baixa escolaridade e rendimento. Os resultados das avaliações das percepções de suporte social e da qualidade de vida demonstraram tratar-se de idosos que se sentem satisfeitos com seu momento de vida; que percebem apoio emocional, sentindo-se objeto de afeto em sua rede social. Com relação a percepção de suporte prático, os resultados demonstraram que os idosos possuem uma percepção relativa, apontando dúvidas e incertezas quanto ao recebimento deste tipo de apoio de sua rede social. Diante deste resultado, percepção de dúvidas e incertezas em receber suporte prático, e a característica socioeconômica diferenciada da amostra, podemos supor que esses idosos possuem estas percepções, por se sentirem ou por serem de fato provedores e não dependentes da sua rede social. Não foi evidenciada correlação entre as variáveis suporte social e qualidade de vida, sugerindo que o construto suporte social talvez seja percebido pelos idosos da amostra como fator de diminuição da funcionalidade biopsicossocial ou da competência comportamental; ou ainda, pode-se supor que diante dos sentimentos de satisfação com a vida atual, a amostra de idosos volta-se menos aos aspectos protetores do suporte social.This study was intended to identify and describe a possible relationship between social support and quality of life in elderly participants in a continuing education program, which is promoted by a public agency in partnership with a University, located in one of the cities of the ABC region in São Paulo. The sample consisted of 106 individuals of both genders ranging in age from 60 years on, who effectively participate in the program. For data collection, the sample was divided into two subgroups, where the first group consisted of 54 seniors who have been attending the program for less than one year, and the other group consisted of 52 seniors who have been attending the program for more than one year, with the objective of identifying a possible existence of different perceptions between the groups, of the variables analyzed, depending on the time of participation in the program, which was not confirmed, as the results pointed to a homogeneity between the groups, both in the socioeconomic aspects and the perceptions of social support and quality of life, regardless of the time of participation in the program. This study used the exploratory descriptive method of comparative and quantitative character. The Scale of Perceived Social Support (SPSS) was used for data collection, which assesses the perception of social support in their emotional and practical dimensions; the instrument for evaluating the quality of life: WHOQOL Old & Bref; and a questionnaire with socioeconomic data that helped to characterize the profile of the sample and the statistical analysis of results. The results indicated that the sample studied is characterized by having a distinctive socioeconomic profile, with regard to higher education and monthly income, compared to the national average that presents a more vulnerable profile of the elderly Brazilian, with low education and income. The results of the evaluations of social support and quality of life perceptions have demonstrated that these seniors feel satisfied with their moment in life; and perceive the emotional support, feeling themselves as the object of affection in their social network. Regarding the perception of practical support, the results showed that the elderlies have a relative perception, pointing to uncertainties and doubts about receiving such support from their social network. Given this result, the perception of doubt and uncertainty in receiving practical support, and the distinctive socioeconomic characteristic of the sample, we can assume that these elderly people have these perceptions, by feeling themselves or by being in fact providers and not dependent on their social network. An inverse and negative correlation between the levels of social support and the quality of life facets was evident, suggesting that the social support construct may be perceived by the elderlies in the sample as a diminishing factor of biopsychosocial functionality or of behavioral competence.Universidade Metodista de São PauloPsicologia da saúdeBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIARezende, Manuel MorgadoCPF:25489658774Custódio, Eda MarconiCPF:42158796585http://lattes.cnpq.br/9200626019758216Martins, Lidia ParsekianCPF:13585058520http://lattes.cnpq.br/8223795731605246Ferreira, Sueli2016-08-03T16:34:22Z2012-05-312012-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Sueli. SUPORTE SOCIAL E QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE. 2012. 88 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia da saúde) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1310porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:14:04Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1310Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:14:04Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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