Entre o fim e a continuidade: a memória norte-israelita do exílio de Samaria, história, tradição e literatura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2253 |
Resumo: | Esta pesquisa se propõe a apresentar a memória norte-israelita do Exílio de Samaria, após a conquista assíria, no contexto da província de Samaria, a partir da análise dos livros de Amós e de Oseias. O uso do termo Exílio refere-se à memória cultural decorrente das deportações assírias e da queda definitiva da monarquia norte-israelita no final do séc. VIII aEC. Assim, envolve os eventos históricos decisivos que levaram ao fim do reino de Israel e, sobretudo, a maneira como foram lembrados pelos samarianos, a fim de lidarem com os efeitos traumáticos da catástrofe, no contexto da província de Samaria e da diáspora a ela vinculada. No primeiro capítulo, apresenta-se o contexto histórico do reino de Israel e, particularmente, de Samaria, no séc. VIII aEC. Por meio da comparação entre fontes textuais assírias (inscrições régias e documentos administrativos e comerciais), do texto bíblico (2Rs 17) e de relatórios arqueológicos, evidencia-se a continuidade histórica dos habitantes do extinto reino de Israel na província de Samaria e na região central da Assíria. Os efeitos da conquista assíria variaram nas diferentes áreas geográficas de Israel Norte, porém a população remanescente era predominantemente norte-israelita. E os samarianos deportados permaneceram reunidos em famílias nos locais onde foram reassentados e parte deles prosperou. Neste sentido, o resultado da pesquisa contradiz a compreensão histórica habitual resultante da interpretação de 2Rs 17. O texto de 2Rs 17 foi determinante para a consolidação da ideia de uma deportação total da população de Samaria e sua substituição por estrangeiros. E estabeleceu, por conseguinte, que a queda do reino de Israel teria determinado o fim das tradições norte-israelitas e da atividade literária na província de Samaria. No segundo e terceiro capítulo, apresenta-se o que constitui o núcleo desta tese, a saber, os elementos que compõem a memória norte-israelita do Exílio de Samaria e sua possível contextualização na província de Samaria, a partir da análise dos livros de Amós e de Oseias. Por meio de uma leitura ativa dos textos bíblicos apontados, da crítica das tradições e dos estudos da teoria do trauma e da teoria da memória cultural de Jan Assamann, considera-se que a memória norte-israelita do Exílio de Samaria revela em seu cerne a reconfiguração, a longo prazo, de tradições já existentes no reino de Israel, no séc. VIII aEC, tais como a tradição da aliança de Javé, a tradição do Êxodo-Deserto, a tradição do casamento de Javé e a tradição da morte e retorno de Efraim à vida. Assim, propõe-se que os chamados “acréscimos literários” em Amós e Oseias não decorrem apenas e exclusivamente de escribas judaítas, após a queda de Samaria, a partir de Jerusalém. Afinal, entre o fim e a continuidade, a memória norte-israelita do Exílio de Samaria revela história, tradição e literatura no contexto da província de Samaria. E abre o potencial dos estudos bíblicos à possibilidade de reconhecimento de outras contribuições literárias da província samariana à composição do Primeiro Testamento (AU) |
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Entre o fim e a continuidade: a memória norte-israelita do exílio de Samaria, história, tradição e literaturaBetween the end and the continuity: the north Israeli memory of the exile of Samaria, history, tradition and literatureSamaria; Exílio; História; Tradição; Literatura; Trauma; Memória culturalSamaria; Exile; History;Tradition; Literature; Trauma; Cultural memoryCIENCIAS HUMANASEsta pesquisa se propõe a apresentar a memória norte-israelita do Exílio de Samaria, após a conquista assíria, no contexto da província de Samaria, a partir da análise dos livros de Amós e de Oseias. O uso do termo Exílio refere-se à memória cultural decorrente das deportações assírias e da queda definitiva da monarquia norte-israelita no final do séc. VIII aEC. Assim, envolve os eventos históricos decisivos que levaram ao fim do reino de Israel e, sobretudo, a maneira como foram lembrados pelos samarianos, a fim de lidarem com os efeitos traumáticos da catástrofe, no contexto da província de Samaria e da diáspora a ela vinculada. No primeiro capítulo, apresenta-se o contexto histórico do reino de Israel e, particularmente, de Samaria, no séc. VIII aEC. Por meio da comparação entre fontes textuais assírias (inscrições régias e documentos administrativos e comerciais), do texto bíblico (2Rs 17) e de relatórios arqueológicos, evidencia-se a continuidade histórica dos habitantes do extinto reino de Israel na província de Samaria e na região central da Assíria. Os efeitos da conquista assíria variaram nas diferentes áreas geográficas de Israel Norte, porém a população remanescente era predominantemente norte-israelita. E os samarianos deportados permaneceram reunidos em famílias nos locais onde foram reassentados e parte deles prosperou. Neste sentido, o resultado da pesquisa contradiz a compreensão histórica habitual resultante da interpretação de 2Rs 17. O texto de 2Rs 17 foi determinante para a consolidação da ideia de uma deportação total da população de Samaria e sua substituição por estrangeiros. E estabeleceu, por conseguinte, que a queda do reino de Israel teria determinado o fim das tradições norte-israelitas e da atividade literária na província de Samaria. No segundo e terceiro capítulo, apresenta-se o que constitui o núcleo desta tese, a saber, os elementos que compõem a memória norte-israelita do Exílio de Samaria e sua possível contextualização na província de Samaria, a partir da análise dos livros de Amós e de Oseias. Por meio de uma leitura ativa dos textos bíblicos apontados, da crítica das tradições e dos estudos da teoria do trauma e da teoria da memória cultural de Jan Assamann, considera-se que a memória norte-israelita do Exílio de Samaria revela em seu cerne a reconfiguração, a longo prazo, de tradições já existentes no reino de Israel, no séc. VIII aEC, tais como a tradição da aliança de Javé, a tradição do Êxodo-Deserto, a tradição do casamento de Javé e a tradição da morte e retorno de Efraim à vida. Assim, propõe-se que os chamados “acréscimos literários” em Amós e Oseias não decorrem apenas e exclusivamente de escribas judaítas, após a queda de Samaria, a partir de Jerusalém. Afinal, entre o fim e a continuidade, a memória norte-israelita do Exílio de Samaria revela história, tradição e literatura no contexto da província de Samaria. E abre o potencial dos estudos bíblicos à possibilidade de reconhecimento de outras contribuições literárias da província samariana à composição do Primeiro Testamento (AU)This research proposes to present the North-Israelite memory of the Exile from Samaria, after the Assyrian conquest, in the context of the province of Samaria, from the analysis of the books of Amos and Hosea. The use of the term Exile refers to the cultural memory arising from the Assyrian deportations and the final fall of the North-Israelite monarchy at the end of the 8th century B.C.E. Thus, it involves the decisive historical events that led to the end of the kingdom of Israel and, above all, the way in which they were remembered by the Samarians in order to deal with the traumatic effects of the catastrophe, in the context of the province of Samaria and the diaspora linked to it. In the first chapter, the historical context of the kingdom of Israel, and particularly Samaria, in the 8th century B.C.E. is presented. Through comparing Assyrian textual sources (royal inscriptions and administrative and commercial documents), the biblical text (2 Kings 17), and archaeological reports the historical continuity of the inhabitants of the extinct kingdom of Israel in the province of Samaria and in the central region of Assyria is made evident. The effects of the Assyrian conquest varied in the different geographical areas of Northern Israel, but the remaining population was predominantly North-Israelite. And the deported Samarians remained gathered in families in the places where they were resettled and some of them prospered. In this sense, the research result contradicts the usual historical understanding resulting from the interpretation of 2Rs 17. The text of 2Kgs 17 was instrumental in consolidating the idea of a total deportation of the population of Samaria and its replacement by foreigners. And he established, therefore, that the fall of the kingdom of Israel would have determined the end of Northern Israelite traditions and literary activity in the province of Samaria. In the second and third chapter, what constitutes the core of this thesis is presented, namely, the elements that make up the North-Israelite memory of the Exile of Samaria and its possible contextualization in the province of Samaria, from the analysis of the books of Amos and Hosea. Through an active reading of the pointed biblical texts, tradition criticism, and studies of trauma theory and Jan Assamann's cultural memory theory, it is considered that the North-Israelite memory of the Exile of Samaria reveals at its core the long-term reconfiguration of traditions already existing in the kingdom of Israel in the 8th century B.C.E., such as the tradition of Yahweh's covenant, the tradition of the Exodus-Desert, the tradition of Yahweh's marriage, and the tradition of Ephraim's death and return to life. Thus it is proposed that the so-called "literary additions" in Amos and Hosea do not stem solely and exclusively from Judaite scribes after the fall of Samaria from Jerusalem. After all, between the end and the continuity, the North-Israelite memory of the Exile of Samaria reveals history, tradition, and literature in the context of the province of Samaria. And it opens the potential of biblical studies to the possibility of recognizing other literary contributions from the Samarian province to the composition of the First Testament (AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloCiencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da ReligiaoBrasilIMSCiencias da ReligiaoKaefer, José AdemarFinkelstein , IsraelPozzer, Kátia Maria PaimSantos , Suely Xavier dosGarcia , Paulo RobertoToseli, Cecilia2023-02-02T16:15:04Z2022-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfToseli, Cecilia. Entre o fim e a continuidade: a memória norte-israelita do exílio de Samaria, história, tradição e literatura. 2022. 243 folhas. Tese( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo, 2022.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2253porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2023-02-02T16:15:04Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2253Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2023-02-02T16:15:04Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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