A atratividade da capa do livro no meio online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardozo, Missila Loures
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1991
Resumo: Este trabalho teve como objetivo entender a capa do livro como sendo sua "embalagem", com suas características persuasivas dentro do e-commerce (mercado potencial em desenvolvimento) e como se comporta o consumidor em compras online e off-line. Análise da concepção da capa do livro e a utilização de técnicas persuasivas para potencializar sua decodificação, bem como sua importância no ato da compra tradicional ou online. Esta pesquisa baseia-se em levantamento bibliográfico e pesquisa de campo (experimento), de forma a contemplar tanto o aspecto teórico, quanto o factual. O levantamento bibliográfico apresentou aspectos da história do livro, processo editorial, os mecanismos de atratividade visual e suas bases psicológicas, comportamento do consumidor e características do e-commerce serviram de fundamento para compreender o contexto no qual o objeto de estudo deste trabalho, as capas dos livros, está inserido. O experimento se propôs a verificar se existem padrões estéticos que proporcionam maior atratividade no meio online e, conseqüentemente, quais suas características são mais marcantes para este receptor. De maneira geral, este trabalho pode apontar que a presença da capa dos livros no e-commerce é de fundamental importância na decisão do consumidor, podendo, inclusive, gerar compras por impulso, e que a imagem é o elemento mais importante na composição de uma capa.(AU)
id METODISTA_57638ec6618a570f9170378c1df34a05
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1991
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling A atratividade da capa do livro no meio onlineThe attractiveness of the book cover in the onlineCapa; Livro; Mercado editorial; InternetCover; Book; Editorial market; InternetCIENCIAS HUMANASEste trabalho teve como objetivo entender a capa do livro como sendo sua "embalagem", com suas características persuasivas dentro do e-commerce (mercado potencial em desenvolvimento) e como se comporta o consumidor em compras online e off-line. Análise da concepção da capa do livro e a utilização de técnicas persuasivas para potencializar sua decodificação, bem como sua importância no ato da compra tradicional ou online. Esta pesquisa baseia-se em levantamento bibliográfico e pesquisa de campo (experimento), de forma a contemplar tanto o aspecto teórico, quanto o factual. O levantamento bibliográfico apresentou aspectos da história do livro, processo editorial, os mecanismos de atratividade visual e suas bases psicológicas, comportamento do consumidor e características do e-commerce serviram de fundamento para compreender o contexto no qual o objeto de estudo deste trabalho, as capas dos livros, está inserido. O experimento se propôs a verificar se existem padrões estéticos que proporcionam maior atratividade no meio online e, conseqüentemente, quais suas características são mais marcantes para este receptor. De maneira geral, este trabalho pode apontar que a presença da capa dos livros no e-commerce é de fundamental importância na decisão do consumidor, podendo, inclusive, gerar compras por impulso, e que a imagem é o elemento mais importante na composição de uma capa.(AU)This work aimed to understand the cover of the book as its "packaging", with its persuasive characteristics within e-commerce (potential market in development) and how the consumer behaves in online and offline purchases. Analysis of the book cover design and the use of persuasive techniques to enhance its decoding, as well as its importance in the act of traditional or online shopping. This research is based on bibliographic survey and field research (experiment), in order to contemplate both the theoretical and the factual aspects. The bibliographic survey presented aspects of the history of the book, the editorial process, the mechanisms of visual attractiveness and their psychological bases, consumer behavior and e-commerce characteristics served as a foundation to understand the context in which the object of study of this work, the covers of the books, is inserted. The experiment aimed to verify if there are aesthetic standards that provide greater attractiveness in the online environment and, consequently, which characteristics are most striking for this receiver. In general, this work can point out that the presence of the book cover in e-commerce is of fundamental importance in the consumer's decision, and can even generate impulse purchases, and that the image is the most important element in the composition of a cover. (AU)Universidade Metodista de Sao PauloCiencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da ReligiaoBrasilIMSCiencias da ReligiaoReimão, Sandra Lucia Amaral de AssisRuotulo, Antonio CarlosNery, João EliasCardozo, Missila Loures2020-01-31T19:02:32Z2005-05-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCardoso, Missila Loures. A atratividade da capa do livro no meio online. 2005. 144 folhas. Dissertação( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1991porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2020-01-31T19:02:32Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1991Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2020-01-31T19:02:32Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A atratividade da capa do livro no meio online
The attractiveness of the book cover in the online
title A atratividade da capa do livro no meio online
spellingShingle A atratividade da capa do livro no meio online
Cardozo, Missila Loures
Capa; Livro; Mercado editorial; Internet
Cover; Book; Editorial market; Internet
CIENCIAS HUMANAS
title_short A atratividade da capa do livro no meio online
title_full A atratividade da capa do livro no meio online
title_fullStr A atratividade da capa do livro no meio online
title_full_unstemmed A atratividade da capa do livro no meio online
title_sort A atratividade da capa do livro no meio online
author Cardozo, Missila Loures
author_facet Cardozo, Missila Loures
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reimão, Sandra Lucia Amaral de Assis
Ruotulo, Antonio Carlos
Nery, João Elias
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardozo, Missila Loures
dc.subject.por.fl_str_mv Capa; Livro; Mercado editorial; Internet
Cover; Book; Editorial market; Internet
CIENCIAS HUMANAS
topic Capa; Livro; Mercado editorial; Internet
Cover; Book; Editorial market; Internet
CIENCIAS HUMANAS
description Este trabalho teve como objetivo entender a capa do livro como sendo sua "embalagem", com suas características persuasivas dentro do e-commerce (mercado potencial em desenvolvimento) e como se comporta o consumidor em compras online e off-line. Análise da concepção da capa do livro e a utilização de técnicas persuasivas para potencializar sua decodificação, bem como sua importância no ato da compra tradicional ou online. Esta pesquisa baseia-se em levantamento bibliográfico e pesquisa de campo (experimento), de forma a contemplar tanto o aspecto teórico, quanto o factual. O levantamento bibliográfico apresentou aspectos da história do livro, processo editorial, os mecanismos de atratividade visual e suas bases psicológicas, comportamento do consumidor e características do e-commerce serviram de fundamento para compreender o contexto no qual o objeto de estudo deste trabalho, as capas dos livros, está inserido. O experimento se propôs a verificar se existem padrões estéticos que proporcionam maior atratividade no meio online e, conseqüentemente, quais suas características são mais marcantes para este receptor. De maneira geral, este trabalho pode apontar que a presença da capa dos livros no e-commerce é de fundamental importância na decisão do consumidor, podendo, inclusive, gerar compras por impulso, e que a imagem é o elemento mais importante na composição de uma capa.(AU)
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-05-30
2020-01-31T19:02:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Cardoso, Missila Loures. A atratividade da capa do livro no meio online. 2005. 144 folhas. Dissertação( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1991
identifier_str_mv Cardoso, Missila Loures. A atratividade da capa do livro no meio online. 2005. 144 folhas. Dissertação( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Ciencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da Religiao
Brasil
IMS
Ciencias da Religiao
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Ciencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da Religiao
Brasil
IMS
Ciencias da Religiao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602005338849280