“O noivo e a noiva dizem vem!”: imagética nupcial na descrição do relacionamento entre Cristo e sua noiva no Apocalipse de João
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2225 |
Resumo: | Os rituais de casamento fazem parte do cotidiano do homem. Desde o alvorecer da humanidade, eles se encontram presente no dia a dia da humanidade. Responsável, muitas vezes, por marcar ciclos, fazer acordos de paz entre tribos, e, em seu uso mais difundido, realizar alianças entre pessoas e divindades. O estudo dos ritos nupciais, portanto, torna-se uma proposta de leitura que transpassa o senso comum; culminando na interpretação de narrativas literárias a partir de elementos simbólicos dos rituais de casamento. Na imagética das bodas há muita força e vida. Afinal, desde as cavernas, com suas pinturas rupestres, passando por paredes de pirâmides Incas, Maias e Egípcias, ou navegando por mares nórdicos, atracando em terras orientais, pode-se observar que todas utilizam-se de algum rito para firmar alianças entre pessoas ou deuses. Ao nos depararmos com a narrativa das Bodas do Cordeiro descrita em Apocalipse 19,7-9: “Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe glória, porque se aproximam as núpcias do Cordeiro. Sua Esposa está preparada. Foi-lhe dado revestir-se de linho puríssimo e resplandecente”. (Pois o linho são as boas obras dos santos.) Ele me diz, então: Escreve: Felizes os convidados para a ceia das núpcias do Cordeiro”. Disse-me ainda: “Estas são palavras autênticas de Deus. Observa-se - por um viés literário - que além de toda imagética do texto, está presente uma das maiores metáforas do cristianismo: o casamento/união de Cristo/Noivo com sua Igreja/Noiva. Essa alegoria, no entanto, não é exclusiva dos escritores neotestamentários. Ela inicia-se em Gênesis e assim como uma linha escarlate percorre todo o antigo testamento; sendo o povo escolhido/Noiva e YHWH/Noivo, culminando nas Bodas do Cordeiro. Essa saga do noivo herói, no entanto, salta do campo imaginário e transcende para o mundo físico. Por esse liame Gennep faz uma leitura mais prática dos rituais de casamento, analisando-os pela perspectiva de balizadores de condutas sociais e comportamentais. Através dos quais os membros de uma comunidade assumem novos papéis a partir das cerimônias nupciais. Seguindo essa linha, Campbell - ao propor a jornada do herói - na qual uma pessoa comum transpõe inúmeros limiares até se tornar um verdadeiro herói - defende que os arquétipos projetados na imagética nupcial contribuem para a formação da identidade social de cada indivíduo. Nesta dissertação, portanto, o objetivo é oferecer uma proposta de leitura de várias narrativas bíblicas a partir das lentes imagética dos ritos nupciais, analisando sua utilização para explicar o relacionamento entre Deus e o homem.(AU) |
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“O noivo e a noiva dizem vem!”: imagética nupcial na descrição do relacionamento entre Cristo e sua noiva no Apocalipse de João“The bridegroom and the bride say come!”: bridal imagery in the description of the relationship between Christ and his bride in the Apocalypse of JohnRitos Nupciais; Bodas do Cordeiro; Casamento; Jornada do HeróiBridal Rites; Marriage of the Lamb; Marriage; Hero's JourneyCIENCIAS HUMANASOs rituais de casamento fazem parte do cotidiano do homem. Desde o alvorecer da humanidade, eles se encontram presente no dia a dia da humanidade. Responsável, muitas vezes, por marcar ciclos, fazer acordos de paz entre tribos, e, em seu uso mais difundido, realizar alianças entre pessoas e divindades. O estudo dos ritos nupciais, portanto, torna-se uma proposta de leitura que transpassa o senso comum; culminando na interpretação de narrativas literárias a partir de elementos simbólicos dos rituais de casamento. Na imagética das bodas há muita força e vida. Afinal, desde as cavernas, com suas pinturas rupestres, passando por paredes de pirâmides Incas, Maias e Egípcias, ou navegando por mares nórdicos, atracando em terras orientais, pode-se observar que todas utilizam-se de algum rito para firmar alianças entre pessoas ou deuses. Ao nos depararmos com a narrativa das Bodas do Cordeiro descrita em Apocalipse 19,7-9: “Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe glória, porque se aproximam as núpcias do Cordeiro. Sua Esposa está preparada. Foi-lhe dado revestir-se de linho puríssimo e resplandecente”. (Pois o linho são as boas obras dos santos.) Ele me diz, então: Escreve: Felizes os convidados para a ceia das núpcias do Cordeiro”. Disse-me ainda: “Estas são palavras autênticas de Deus. Observa-se - por um viés literário - que além de toda imagética do texto, está presente uma das maiores metáforas do cristianismo: o casamento/união de Cristo/Noivo com sua Igreja/Noiva. Essa alegoria, no entanto, não é exclusiva dos escritores neotestamentários. Ela inicia-se em Gênesis e assim como uma linha escarlate percorre todo o antigo testamento; sendo o povo escolhido/Noiva e YHWH/Noivo, culminando nas Bodas do Cordeiro. Essa saga do noivo herói, no entanto, salta do campo imaginário e transcende para o mundo físico. Por esse liame Gennep faz uma leitura mais prática dos rituais de casamento, analisando-os pela perspectiva de balizadores de condutas sociais e comportamentais. Através dos quais os membros de uma comunidade assumem novos papéis a partir das cerimônias nupciais. Seguindo essa linha, Campbell - ao propor a jornada do herói - na qual uma pessoa comum transpõe inúmeros limiares até se tornar um verdadeiro herói - defende que os arquétipos projetados na imagética nupcial contribuem para a formação da identidade social de cada indivíduo. Nesta dissertação, portanto, o objetivo é oferecer uma proposta de leitura de várias narrativas bíblicas a partir das lentes imagética dos ritos nupciais, analisando sua utilização para explicar o relacionamento entre Deus e o homem.(AU)Marriage rituals are part of man's daily life. From the beginning of humanity, they are present on the day of humanity. He is often responsible for marking cycles, making peace agreements between tribes, and, in their most widespread use, making alliances between persons and deities. The study of nuptial rites, therefore, becomes a reading proposal that goes beyond common sense; culminating in the interpretation of literary narratives from symbolic elements of marriage rituals. In the wedding imagery there is a lot of strength and life. After all, from caves, with their cave paintings, through the walls of Inca, Mayan and Egyptian pyramids, or sailing through the Nordic seas, docking in eastern lands, it can be observed that all uses of some rite to establish alliances between people or gods. When we come across a narrative of the Wedding of the Lamb in Revelation 19: 7-9: “Let us rejoice, and rejoice, and show glory; they approach the marriage of the Lamb. Your wife is ready. He has been given to be clothed with the most pure and resplendent linen” (For linen is the good works of the saints.) He then says to me, "Write, Blessed are the guests for the marriage supper of the Lamb". He said to me, "These are authentic words of God". It is observed - by a literary bias - that beyond all the imagery of the text, is present one of the greatest metaphors of Christianity: the marriage / union of Christ / Groom with his Church / Bride. This allegory, however, is not unique to New Testament writers. It begins in Genesis and just as a scarlet line runs through the entire Old Testament; being the chosen people / Bride and YHWH / Groom, culminating in the Wedding of the Lamb. This saga of the bridegroom hero, however, leaps from the imaginary field and transcends the physical world. Through this link Gennep makes a more practical reading of the marriage rituals, analyzing them from the perspective of social and behavioral behaviors. Through which members of a community take on new roles from bridal ceremonies. Following this line, Campbell - in proposing the hero's journey - in which an ordinary person crosses numerous thresholds to become a true hero - argues that the archetypes projected on bridal imagery contribute to the formation of each individual's social identity. In this dissertation, therefore, the objective is to offer a proposal to read various biblical narratives from the imagery lens of nuptial rites, analyzing their use to explain the relationship between God and man(AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloCiencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da ReligiaoBrasilIMSCiencias da ReligiaoNogueira, Paulo Augusto de SouzaSouza , Vitor Chaves deCarneiro, Marcelo da SilvaCastro, Diego Vinícius de2022-08-25T17:04:45Z2019-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCastro, Diego Vinícius de. “O noivo e a noiva dizem vem!”: imagética nupcial na descrição do relacionamento entre Cristo e sua noiva no Apocalipse de João. 2019. 78 folhas. Dissertação( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo, 2019 .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2225porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2022-08-25T17:04:45Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2225Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2022-08-25T17:04:45Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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