ENTRE NÚMEROS E PALAVRAS: DIFERENÇAS QUE COLIDEM NO FRACASSO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Isabel Cristina dos Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1038
Resumo: Esta dissertação - Entre números e palavras: diferenças que colidem no fracasso escolar - procura observar, inicialmente, as diretrizes curriculares e os sistemas avaliativos, com ênfase sobre o Currículo Oficial, instituído em 2008, e o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar (SARESP) do Estado de São Paulo, para, posteriormente, buscar compreender as relações que se estabelecem quando observados pelo discurso dos professores, que em sala de aula são o ponto de contato entre o currículo e os alunos. Para tanto, além da análise dos documentos curriculares e dos sistemas de avaliação oficiais, referendamo-nos em pressupostos teóricos relacionados ao campo curricular, tendo como principal viés os conceitos de Capital Cultural e Habitus desenvolvidos por Pierre Bourdieu. A partir destas discussões e conceitos se organizam as entrevistas realizadas com professores de Língua Portuguesa do 9º ano do ensino fundamental da rede pública do Estado de São Paulo, em que buscamos problematizar o Currículo Oficial, as metas e resultados de desempenho estabelecidos pelo SARESP, as relações de poder e ideologia presentes nas diretrizes curriculares no encontro com o Capital Cultual dos alunos. Deste modo, este estudo observa um amplo conjunto de práticas que mobilizam as ações educativas, com reflexos sobre o funcionamento da escola, bem como sobre os professores e os alunos; bem como, problematiza a constituição de diretrizes curriculares, o estabelecimento de currículos oficiais e sua unicidade, os resultados advindos das avaliações sistêmicas, as relações de poder e ideologias que atravessam os documentos oficiais e sua influência sobre a formação escolar dos alunos.
id METODISTA_5e84859d0237ba368b4b31b56bb993f7
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1038
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling ENTRE NÚMEROS E PALAVRAS: DIFERENÇAS QUE COLIDEM NO FRACASSO ESCOLARBetween number and words: differencescollids in school failuresavaliações sistêmicas oficiaisSARESPcurrículocapital culturalsystemic reviews officersSARESPcurriculumcultural capitalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação - Entre números e palavras: diferenças que colidem no fracasso escolar - procura observar, inicialmente, as diretrizes curriculares e os sistemas avaliativos, com ênfase sobre o Currículo Oficial, instituído em 2008, e o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar (SARESP) do Estado de São Paulo, para, posteriormente, buscar compreender as relações que se estabelecem quando observados pelo discurso dos professores, que em sala de aula são o ponto de contato entre o currículo e os alunos. Para tanto, além da análise dos documentos curriculares e dos sistemas de avaliação oficiais, referendamo-nos em pressupostos teóricos relacionados ao campo curricular, tendo como principal viés os conceitos de Capital Cultural e Habitus desenvolvidos por Pierre Bourdieu. A partir destas discussões e conceitos se organizam as entrevistas realizadas com professores de Língua Portuguesa do 9º ano do ensino fundamental da rede pública do Estado de São Paulo, em que buscamos problematizar o Currículo Oficial, as metas e resultados de desempenho estabelecidos pelo SARESP, as relações de poder e ideologia presentes nas diretrizes curriculares no encontro com o Capital Cultual dos alunos. Deste modo, este estudo observa um amplo conjunto de práticas que mobilizam as ações educativas, com reflexos sobre o funcionamento da escola, bem como sobre os professores e os alunos; bem como, problematiza a constituição de diretrizes curriculares, o estabelecimento de currículos oficiais e sua unicidade, os resultados advindos das avaliações sistêmicas, as relações de poder e ideologias que atravessam os documentos oficiais e sua influência sobre a formação escolar dos alunos.This dissertation - Between numbers and words: differences collide in school failure - looking first observe the curriculum guidelines and evaluation systems, with emphasis on the Official Curriculum, established in 2008, and the School Performance Evaluation System (SARESP) the State of São Paulo, to then seek to understand the relationships established when observed by the speech of teachers, which in the classroom are the point of contact between the curriculum and the students. For both, beyond the analysis of curriculum documents and official evaluation systems, countersign us on theoretical assumptions related to curriculum field, the main bias the concepts of cultural capital and habitus developed by Pierre Bourdieu. From these discussions and concepts are organized interviews with Portuguese teachers of 9th grade of elementary education in public schools of São Paulo, in which we seek to problematize the Official Curriculum, targets and performance results established by SARESP, the power relations and ideology present in the curriculum guidelines at the meeting with the religious cult Capital of students. So, this study observed a wide range of practices that mobilize the educational, with reflections on the school run, as well as teachers and students; and then questions the establishment of curriculum guidelines, the establishment of official curricula and its uniqueness, the results from systemic reviews, power relations and ideologies that cross the official documents and their influence on the schooling of students.Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOSouza, Roger Marchesini QuadrosCPF:11239612352http://lattes.cnpq.br/6342655447227128Saes, Decio Azevedo Marques deCPF:25932501641http://lattes.cnpq.br/3094385393964468Nascimento, Rômulo PereiraCPF:85296323147Rodrigues, Isabel Cristina dos Santos2016-08-03T16:15:48Z2015-06-292015-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRODRIGUES, Isabel Cristina dos Santos. Between number and words: differencescollids in school failures. 2015. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2015.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1038porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:10:19Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1038Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:10:19Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE NÚMEROS E PALAVRAS: DIFERENÇAS QUE COLIDEM NO FRACASSO ESCOLAR
Between number and words: differencescollids in school failures
title ENTRE NÚMEROS E PALAVRAS: DIFERENÇAS QUE COLIDEM NO FRACASSO ESCOLAR
spellingShingle ENTRE NÚMEROS E PALAVRAS: DIFERENÇAS QUE COLIDEM NO FRACASSO ESCOLAR
Rodrigues, Isabel Cristina dos Santos
avaliações sistêmicas oficiais
SARESP
currículo
capital cultural
systemic reviews officers
SARESP
curriculum
cultural capital
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short ENTRE NÚMEROS E PALAVRAS: DIFERENÇAS QUE COLIDEM NO FRACASSO ESCOLAR
title_full ENTRE NÚMEROS E PALAVRAS: DIFERENÇAS QUE COLIDEM NO FRACASSO ESCOLAR
title_fullStr ENTRE NÚMEROS E PALAVRAS: DIFERENÇAS QUE COLIDEM NO FRACASSO ESCOLAR
title_full_unstemmed ENTRE NÚMEROS E PALAVRAS: DIFERENÇAS QUE COLIDEM NO FRACASSO ESCOLAR
title_sort ENTRE NÚMEROS E PALAVRAS: DIFERENÇAS QUE COLIDEM NO FRACASSO ESCOLAR
author Rodrigues, Isabel Cristina dos Santos
author_facet Rodrigues, Isabel Cristina dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Roger Marchesini Quadros
CPF:11239612352
http://lattes.cnpq.br/6342655447227128
Saes, Decio Azevedo Marques de
CPF:25932501641
http://lattes.cnpq.br/3094385393964468
Nascimento, Rômulo Pereira
CPF:85296323147
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Isabel Cristina dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv avaliações sistêmicas oficiais
SARESP
currículo
capital cultural
systemic reviews officers
SARESP
curriculum
cultural capital
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic avaliações sistêmicas oficiais
SARESP
currículo
capital cultural
systemic reviews officers
SARESP
curriculum
cultural capital
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta dissertação - Entre números e palavras: diferenças que colidem no fracasso escolar - procura observar, inicialmente, as diretrizes curriculares e os sistemas avaliativos, com ênfase sobre o Currículo Oficial, instituído em 2008, e o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar (SARESP) do Estado de São Paulo, para, posteriormente, buscar compreender as relações que se estabelecem quando observados pelo discurso dos professores, que em sala de aula são o ponto de contato entre o currículo e os alunos. Para tanto, além da análise dos documentos curriculares e dos sistemas de avaliação oficiais, referendamo-nos em pressupostos teóricos relacionados ao campo curricular, tendo como principal viés os conceitos de Capital Cultural e Habitus desenvolvidos por Pierre Bourdieu. A partir destas discussões e conceitos se organizam as entrevistas realizadas com professores de Língua Portuguesa do 9º ano do ensino fundamental da rede pública do Estado de São Paulo, em que buscamos problematizar o Currículo Oficial, as metas e resultados de desempenho estabelecidos pelo SARESP, as relações de poder e ideologia presentes nas diretrizes curriculares no encontro com o Capital Cultual dos alunos. Deste modo, este estudo observa um amplo conjunto de práticas que mobilizam as ações educativas, com reflexos sobre o funcionamento da escola, bem como sobre os professores e os alunos; bem como, problematiza a constituição de diretrizes curriculares, o estabelecimento de currículos oficiais e sua unicidade, os resultados advindos das avaliações sistêmicas, as relações de poder e ideologias que atravessam os documentos oficiais e sua influência sobre a formação escolar dos alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-29
2015-03-25
2016-08-03T16:15:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RODRIGUES, Isabel Cristina dos Santos. Between number and words: differencescollids in school failures. 2015. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2015.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1038
identifier_str_mv RODRIGUES, Isabel Cristina dos Santos. Between number and words: differencescollids in school failures. 2015. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2015.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1038
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601998817755136