Igreja Batista da Lagoinha: trajetória e identidade de uma corporação religiosa em processo de pentecotalização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Reinaldo Arruda
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/197
Resumo: A diversidade religiosa brasileira na segunda metade do século XX tornou-se progressiva e tomou enorme velocidade. Com isso, o processo de diversificação e pluralização do campo religioso brasileiro começava a ganhar o contorno atual, abrindo espaço para novas formas de crer e de expressar a fé religiosa. Nessa mesma época, entre os batistas de Belo Horizonte, no bairro da Lagoinha, surgia uma nova organização religiosa, a Igreja Batista da Lagoinha (IBL). Já em seus primeiros dias essa nova igreja assumiu um dinamismo próprio de igrejas conhecidas como avivadas ou carismáticas , cuja mensagem e prática religiosa reforçavam, por meio de dons espirituais e de experiências extáticas , a evidência do batismo no Espírito Santo . Houve reações por parte dos batistas tradicionais, pois a IBL manifestava-se, por um lado, mais próxima de uma religiosidade em processo de pentecostalização e, por outro, mais distante daquela adotada pelos batistas mineiros, identificados como históricos. Esta nova igreja, devido ao seu engajamento no avivalismo e nas práticas carismáticas, alcançou independência teológica, organizacional e administrativa, pois foi excluída do rol das igrejas batistas cooperadoras da Convenção Batista Mineira e Brasileira. É essa igreja que assumiu uma forma religiosa avivada e que desenvolveu o processo de pentecostalização entre os batistas que escolhemos analisar neste trabalho. Entretanto, a análise que realizamos e que se embasou nos estudos da sociologia da religião, nas teorizações da cultura e na simbologia sociocultural, mostrou que as modificações ocorridas na trajetória e na identidade IBL, são correlatas aos processos de urbanização e modernização da sociedade e ao surgimento de formas religiosas, mais flexíveis, adaptáveis e em constante reconfiguração. Portanto, a partir dessa correlação é que podemos afirmar que a IBL é uma organização religiosa híbrida, mutacional, midiática e com uma identidade que se faz e refaz, já que ela está se ajustando a um tipo de cultura que é, ao mesmo tempo, urbana, gospel, tecnológica, mercadológica e comunicacional.
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Já em seus primeiros dias essa nova igreja assumiu um dinamismo próprio de igrejas conhecidas como avivadas ou carismáticas , cuja mensagem e prática religiosa reforçavam, por meio de dons espirituais e de experiências extáticas , a evidência do batismo no Espírito Santo . Houve reações por parte dos batistas tradicionais, pois a IBL manifestava-se, por um lado, mais próxima de uma religiosidade em processo de pentecostalização e, por outro, mais distante daquela adotada pelos batistas mineiros, identificados como históricos. Esta nova igreja, devido ao seu engajamento no avivalismo e nas práticas carismáticas, alcançou independência teológica, organizacional e administrativa, pois foi excluída do rol das igrejas batistas cooperadoras da Convenção Batista Mineira e Brasileira. É essa igreja que assumiu uma forma religiosa avivada e que desenvolveu o processo de pentecostalização entre os batistas que escolhemos analisar neste trabalho. Entretanto, a análise que realizamos e que se embasou nos estudos da sociologia da religião, nas teorizações da cultura e na simbologia sociocultural, mostrou que as modificações ocorridas na trajetória e na identidade IBL, são correlatas aos processos de urbanização e modernização da sociedade e ao surgimento de formas religiosas, mais flexíveis, adaptáveis e em constante reconfiguração. Portanto, a partir dessa correlação é que podemos afirmar que a IBL é uma organização religiosa híbrida, mutacional, midiática e com uma identidade que se faz e refaz, já que ela está se ajustando a um tipo de cultura que é, ao mesmo tempo, urbana, gospel, tecnológica, mercadológica e comunicacional.The religious diversity in Brazil in the second half of the twentieth century became progressive and moved at enormous speed. Given that, the process of diversification and pluralism of the Brazilian religious field has been considered in the scenario nowadays, creating new ways of thinking and of expressing religious faith. During that time, among the Baptists living in Belo Horizonte, specifically in the neighborhood called Lagoinha; a new religious organization emerged, the so-called Lagoinha Baptist Church (IBL). In its early days, even though carrying "the Baptist name", this new church took a very singular dynamic form of church liturgy known as " revival/awakening" or "charismatic," whose religious message and practice emphasized and highlighted the manifestation of "spiritual gifts" and experiential "awakening " as the evidence of" baptism in the Holy Spirit. " per se. As a result, there were reactions from the traditional Baptists because the IBL manifestations were deemed as similarly closed to another religious movement so-called Pentecostalism, which differs from those practices adopted by the Baptists from Minas Gerais, deemed as historic and traditional. As result of this new church engagement to Revivalism/Awakening and charismatic practices, the IBL achieved theological, organizational and administrative independence and autonomy. Consequently, the IBL was excluded from the list of cooperating and co-partners Baptist churches of the Brazilian & Mineira Baptist Convention. This church took a religious structure characterized by Revivalism and traces of the Pentecostalism movement within the Baptist denomination. These new traces and paradigms of the IBL were chosen to be analyzed in this paper. However, this thesis takes into account sociological studies regarding religion per se. In other words, the thesis wants to explore how the changes that occurred at IBL are intrinsically correlated to theories of cultural and socio-cultural symbolism. That is to say IBL history and identity are related to the processes of urbanization and modernization of society, which fostered the emergence of more flexible, adaptable and in constant changes of religious forms. Therefore, from this correlation we would like to postulate that the IBL is a religious organization, hybrid, changeable/adjustable, and "broadcasted" with an identity that makes and remakes it, as IBL is being adjusted to a kind of culture that is at the same time, urban, evangelical, technological, broadcasted and well advertised.Universidade Metodista de São Paulo1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e SocieBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃOCampos, Leonildo SilveiraCPF:14141414141http://lattes.cnpq.br/7704623587837753Wirth, Lauri EmilioCPF:22222222222http://lattes.cnpq.br/4531945545682379Rega, Lourenço StelioCPF:32623232232http://lattes.cnpq.br/5276192697461168Abumanssur, Edin SuedCPF:56464564654Souza, José Carlos deCPF:13059266840http://lattes.cnpq.br/2471765898930478Pereira, Reinaldo Arruda2016-08-03T12:18:51Z2012-03-052011-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPEREIRA, Reinaldo Arruda. Igreja Batista da Lagoinha: trajetória e identidade de uma corporação religiosa em processo de pentecotalização. 2011. 375 f. Tese (Doutorado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/197porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-09T18:16:04Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/197Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-09T18:16:04Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
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