A INFORMAÇÃO COMO PRÁTICA DE INCENTIVO AO CONSUMO NO AMBIENTE DIGITAL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1907 |
Resumo: | As múltiplas evoluções tecnológicas possibilitaram novas e diversificadas formas de interação entre seres humanos e marcas, que são realizadas por meio de interfaces digitais, como as plataformas de mídias sociais digitais, espaços para comentários e aplicativos de conversas. Esse ambiente transformou, entre outros fatores, a maneira como a informação é consumida e percebida na internet. Nesse complexo ambiente comunicacional, jornalismo e a publicidade também se deslocam do seu significado semântico e aproximam-se ainda mais um do outro, contribuindo para produzir na audiência a sensação de que a informação provém de uma única área do campo da comunicação, juntamente com o entretenimento e o conteúdo produzido pelo próprio público. A intenção desta pesquisa é, portanto, contribuir com um estudo sobre o conteúdo informativo quando produzido por marcas e apresentar suas similaridades com o jornalismo contemporâneo, enfatizando como esta prática influencia a percepção da informação no ambiente digital. A investigação será realizada por meio de revisão bibliográfica e análise de conteúdo de produções publicitárias e jornalísticas, além dos comentários do público que interage com tais ações. |
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A INFORMAÇÃO COMO PRÁTICA DE INCENTIVO AO CONSUMO NO AMBIENTE DIGITALINFORMATION AS A CONSUMER INCENTIVE PRACTICE IN THE DIGITAL ENVIRONMENTConteúdo de Marca; Marketing de Conteúdo; Jornalismo; Publicidade; Fake News; ConteúdoBranded Content; Content Marketing; Journalism; Advertising; Fake news; ContentCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOAs múltiplas evoluções tecnológicas possibilitaram novas e diversificadas formas de interação entre seres humanos e marcas, que são realizadas por meio de interfaces digitais, como as plataformas de mídias sociais digitais, espaços para comentários e aplicativos de conversas. Esse ambiente transformou, entre outros fatores, a maneira como a informação é consumida e percebida na internet. Nesse complexo ambiente comunicacional, jornalismo e a publicidade também se deslocam do seu significado semântico e aproximam-se ainda mais um do outro, contribuindo para produzir na audiência a sensação de que a informação provém de uma única área do campo da comunicação, juntamente com o entretenimento e o conteúdo produzido pelo próprio público. A intenção desta pesquisa é, portanto, contribuir com um estudo sobre o conteúdo informativo quando produzido por marcas e apresentar suas similaridades com o jornalismo contemporâneo, enfatizando como esta prática influencia a percepção da informação no ambiente digital. A investigação será realizada por meio de revisão bibliográfica e análise de conteúdo de produções publicitárias e jornalísticas, além dos comentários do público que interage com tais ações.Several technological evolutions have enabled new and diversified forms of interaction between human and brands. They are made through digital interfaces, such as digital social media platforms, comments and conversational digital applications. These factors have transformed, among other, the way of information is consumed and perceived on the internet. On this complicated communication environment, journalism and advertising also are moving from their semantic meaning and getting closer to each other, contributing to the audience's perception that information comes from a single area of the communication, joining to content produced by entertainment and by the audience. The intention of this research is, therefore, to contribute with a study about the informative content when produced by brands with commercial purpose and to present its similarities with the contemporary journalism, emphasizing how this practice influences the way of perceiving the information in the digital environment. The research will be carried out through bibliographic review and content analysis of advertising and journalistic productions, as well as comments produced by own public audience.Universidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialChiachiri Filho , Antônio RobertoCasaqui , VanderIahn, Roberta CesarinoNASCIMENTO, RENATA FERREIRA DO2019-09-10T19:25:22Z2019-03-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNASCIMENTO, RENATA FERREIRA DO. A INFORMAÇÃO COMO PRÁTICA DE INCENTIVO AO CONSUMO NO AMBIENTE DIGITAL. 2019. 93 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1907porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2019-09-10T19:25:22Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1907Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2019-09-10T19:25:22Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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