INOVAÇÃO, ENSINO E PESQUISA: A VISÃO DOS GESTORES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ABC PAULISTA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1594 |
Resumo: | Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas das universidades localizadas no ABC Paulista. Para isso, foram apresentados os principais aspectos teóricos relacionados a educação e currículo, ensino superior brasileiro, pós-graduação no Brasil, inovação, inovação no Brasil e um compilado desses assuntos no capítulo sobre educação, inovação e desenvolvimento. A combinação desses temas formatou a conceituação do estudo, o qual foi realizado por meio de uma abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas, individuais e presenciais, ocorridas em 2016. No total foram entrevistados seis gestores/professores dos programas de pós-graduação das seguintes instituições: Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana – FEI (curso de Administração); Universidade Metodista de São Paulo – UMESP (cursos de Administração e Comunicação); Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS (curso de Administração); e Universidade Federal do ABC – UFABC (cursos de Políticas Públicas, e Planejamento e Gestão de Território). Por meio da transcrição das entrevistas e da análise do discurso cinco categorias foram identificadas: estudar a inovação; inovação nos currículos dos programas; educação no Brasil; estímulos e dificuldades; e políticas públicas. Os resultados do estudo apontam que o papel da inovação deve ser o de ir além de uma disciplina isolada e exclusiva; ela deve integrar e interagir com todas as demais, de todos os cursos de stricto sensu, independentemente da linha de pesquisa, além de fazer parte de toda a estrutura dos programas de pós-graduação. |
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INOVAÇÃO, ENSINO E PESQUISA: A VISÃO DOS GESTORES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ABC PAULISTAInovation, teaching and research: the paint of view of managers of the ABC Paulista Post graduate programsInovação; educação; programas de pós-graduaçãoInnovation; Education; Postgraduate ProgramsCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOProgramas de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas das universidades localizadas no ABC Paulista. Para isso, foram apresentados os principais aspectos teóricos relacionados a educação e currículo, ensino superior brasileiro, pós-graduação no Brasil, inovação, inovação no Brasil e um compilado desses assuntos no capítulo sobre educação, inovação e desenvolvimento. A combinação desses temas formatou a conceituação do estudo, o qual foi realizado por meio de uma abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas, individuais e presenciais, ocorridas em 2016. No total foram entrevistados seis gestores/professores dos programas de pós-graduação das seguintes instituições: Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana – FEI (curso de Administração); Universidade Metodista de São Paulo – UMESP (cursos de Administração e Comunicação); Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS (curso de Administração); e Universidade Federal do ABC – UFABC (cursos de Políticas Públicas, e Planejamento e Gestão de Território). Por meio da transcrição das entrevistas e da análise do discurso cinco categorias foram identificadas: estudar a inovação; inovação nos currículos dos programas; educação no Brasil; estímulos e dificuldades; e políticas públicas. Os resultados do estudo apontam que o papel da inovação deve ser o de ir além de uma disciplina isolada e exclusiva; ela deve integrar e interagir com todas as demais, de todos os cursos de stricto sensu, independentemente da linha de pesquisa, além de fazer parte de toda a estrutura dos programas de pós-graduação.This research aimed to identify the role of innovation for managers of Postgraduate Programs in Applied Social Sciences of universities located in ABC Paulista. It presents the main theoretical aspects related to education and curriculum, Brazilian higher education, postgraduate in Brazil, innovation, innovation in Brazil and a compilation of these issues in the chapter on education, innovation and development. The combination of these themes shaped the concept of the study, which was conducted through a qualitative approach, using semi-structured individual face-to-face interviews, in 2016. Six managers/professors of the following postgraduate programs were interviewed: FEI University Center (Administration Course); Methodist University of São Paulo – UMESP (Administration and Communication courses); Municipal University of São Caetano do Sul – USCS (Administration course); and Federal University of ABC – UFABC (Public Policy course and Territory Planning and Management course). Through the transcription of the interviews and discourse analysis, five categories were identified: innovation study; innovation in the curriculum of the programs; education in Brazil; incentives and difficulties; and public policy. The results of the study show that the role of innovation should be to go beyond an isolated and exclusive discipline; it must integrate and interact with all other disciplines of Stricto Sensu courses, regardless of the area of study, besides being part of the postgraduate program structure.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloAdministracao::Programa de Pos Graduacao em AdministracaoBrasilIMSAdministracaoVieira , Almir MartinsKuniyoshi , Marcio ShoitiSantos , Isabel Cristina dosPEREIRA, CRISTIANE SANTANA TELES2017-01-23T19:59:53Z2016-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, CRISTIANE SANTANA TELES. INOVAÇÃO, ENSINO E PESQUISA: A VISÃO DOS GESTORES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ABC PAULISTA. 2016. [85f]. Dissertação( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1594porREFERÊNCIAS BALCONI, M.; BRUSONI, S.; ORSENIGO, L. In defence of the linear model: an essay. Reserch Policy. Università Commerciale Luigi Bocconi, 2008. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/227349395_In_Defence_of_the_Linear_Model_An_Essay>. Acesso em: 11 jan. 2016. BORGES, M. C. de A. Regulação da educação superior brasileira: a lei de inovação tecnológica e da parceria público-privada. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 41, n. 4, p. 961-973. out./dez. 2015. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/108886/107335>. Acesso em: 24 fev. 2016. BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 28 fev. 2016. ______. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. 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Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas das universidades localizadas no ABC Paulista. Para isso, foram apresentados os principais aspectos teóricos relacionados a educação e currículo, ensino superior brasileiro, pós-graduação no Brasil, inovação, inovação no Brasil e um compilado desses assuntos no capítulo sobre educação, inovação e desenvolvimento. A combinação desses temas formatou a conceituação do estudo, o qual foi realizado por meio de uma abordagem qualitativa, com a realização de entrevistas semiestruturadas, individuais e presenciais, ocorridas em 2016. No total foram entrevistados seis gestores/professores dos programas de pós-graduação das seguintes instituições: Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana – FEI (curso de Administração); Universidade Metodista de São Paulo – UMESP (cursos de Administração e Comunicação); Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS (curso de Administração); e Universidade Federal do ABC – UFABC (cursos de Políticas Públicas, e Planejamento e Gestão de Território). Por meio da transcrição das entrevistas e da análise do discurso cinco categorias foram identificadas: estudar a inovação; inovação nos currículos dos programas; educação no Brasil; estímulos e dificuldades; e políticas públicas. Os resultados do estudo apontam que o papel da inovação deve ser o de ir além de uma disciplina isolada e exclusiva; ela deve integrar e interagir com todas as demais, de todos os cursos de stricto sensu, independentemente da linha de pesquisa, além de fazer parte de toda a estrutura dos programas de pós-graduação. |
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