CRIANÇA, COMUNICAÇÃO E CONSUMO: UM ESTUDO DOS CANAIS DE BRINQUEDO NO YOUTUBE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2020 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema criança, comunicação e consumo e, como objeto, os canais de brinquedo no YouTube. O objetivo geral é o de estudar a criança como sujeito no processo de construção simbólica no interior da relação entre comunicação e consumo, numa perspectiva compreensiva, ora oposta e ora complementar a visões que centram a atenção na criança como parte vulnerável, e mesmo às vezes como simples objeto ou vítima, nessa relação. A questão de pesquisa diz respeito a como as crianças em idade de pré-alfabetização se relacionam com o conteúdo imagético dos canais de streaming de vídeo de brinquedos, não como indivíduos isolados e, sim, como sujeitos sociais que são, fazendo dessa relação um processo complexo, sujeito a distintas mediações e também a uma diversidade de interpretações. Sob o ponto de vista teórico, utilizamo-nos dos pressupostos da comunicação para o consumo, da sociedade do conhecimento, da etnografia da comunicação e das mediações culturais da comunicação. Sob o ponto de vista metodológico, orientamo-nos pelas ideias de multiperspectivismo (Douglas Kellner), hermenêutica de profundidade (John B. Thompson) e de compreensão, na linha dos estudos do grupo de pesquisa “Da compreensão como método”. Os resultados colaboram para a formação de uma convicção sobre como se dá o processo de construção da criança como sujeito da comunicação. Com este trabalho pretende-se ainda auxiliar na compreensão de como a velocidade das tecnologias midiáticas altera os comportamentos infantis, fragmenta suas sociabilidades, gera novas demandas por parte das crianças, ressignifica vínculos familiares e afetivos, altera relações de consumo e muda a significação de brinquedos e do brincar. |
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CRIANÇA, COMUNICAÇÃO E CONSUMO: UM ESTUDO DOS CANAIS DE BRINQUEDO NO YOUTUBECHILD, COMMUNICATION AND CONSUMPTION: A STUDY OF TOY CHANNELS ON YOUTUBEcomunicação; consumo; infância; compreensão; hermenêutica de profundidadecommunication; consumption; childhood; comprehension; depth hermeneuticsCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEsta pesquisa tem como tema criança, comunicação e consumo e, como objeto, os canais de brinquedo no YouTube. O objetivo geral é o de estudar a criança como sujeito no processo de construção simbólica no interior da relação entre comunicação e consumo, numa perspectiva compreensiva, ora oposta e ora complementar a visões que centram a atenção na criança como parte vulnerável, e mesmo às vezes como simples objeto ou vítima, nessa relação. A questão de pesquisa diz respeito a como as crianças em idade de pré-alfabetização se relacionam com o conteúdo imagético dos canais de streaming de vídeo de brinquedos, não como indivíduos isolados e, sim, como sujeitos sociais que são, fazendo dessa relação um processo complexo, sujeito a distintas mediações e também a uma diversidade de interpretações. Sob o ponto de vista teórico, utilizamo-nos dos pressupostos da comunicação para o consumo, da sociedade do conhecimento, da etnografia da comunicação e das mediações culturais da comunicação. Sob o ponto de vista metodológico, orientamo-nos pelas ideias de multiperspectivismo (Douglas Kellner), hermenêutica de profundidade (John B. Thompson) e de compreensão, na linha dos estudos do grupo de pesquisa “Da compreensão como método”. Os resultados colaboram para a formação de uma convicção sobre como se dá o processo de construção da criança como sujeito da comunicação. Com este trabalho pretende-se ainda auxiliar na compreensão de como a velocidade das tecnologias midiáticas altera os comportamentos infantis, fragmenta suas sociabilidades, gera novas demandas por parte das crianças, ressignifica vínculos familiares e afetivos, altera relações de consumo e muda a significação de brinquedos e do brincar.This research have as theme child, communication and consumption and, as object, toy channels on YouTube. The general objective is to study the child as a subject in the process of symbolic construction within the relationship between communication and consumption from a comprehensive perspective, sometimes opposite and sometimes complementary to visions that focus attention on the child as a vulnerable part, and even sometimes as a simple object or victim in this relationship. The research question concerns how pre-literate children relate to the imaginary content of toy video streaming channels, not as isolated individuals but as social subjects who are, making this relationship a process complex, subject to different mediations and also to a diversity of interpretations. The theoretical point of view, we use the assumptions of communication for consumption, the knowledge society, the ethnography of communication and the cultural mediations of communication. Likewise a methodological point of view, we are guided by the ideas of multiperspectivism (Douglas Kellner), depth hermeneutics (John B. Thompson) and understanding, in line with the research group “Da Compreensão como Método” (Understanding as a method). The results contribute to the formation of a conviction about how the process of child construction occurs as a subject of communication. This work, also, intends to help in understanding how the speed of media technologies alter children's behaviors, fragments their sociability, generates new demands of children, re-signifies family and affective bonds, changes consumer relations and changes the meaning of children, toys and play.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialKünsch, Dimas A.Casaqui, VanderJosgrilberg, Fabio B.Barreto Filho, Eneus TrindadeSampaio, Inês Silvia VitorinoPEREIRA, EVERALDO2021-01-20T19:50:14Z2020-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPEREIRA, EVERALDO. CRIANÇA, COMUNICAÇÃO E CONSUMO: UM ESTUDO DOS CANAIS DE BRINQUEDO NO YOUTUBE. 2020. 234 folhas. Tese (Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2020porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2021-01-20T19:50:14Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2020Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2021-01-20T19:50:14Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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Esta pesquisa tem como tema criança, comunicação e consumo e, como objeto, os canais de brinquedo no YouTube. O objetivo geral é o de estudar a criança como sujeito no processo de construção simbólica no interior da relação entre comunicação e consumo, numa perspectiva compreensiva, ora oposta e ora complementar a visões que centram a atenção na criança como parte vulnerável, e mesmo às vezes como simples objeto ou vítima, nessa relação. A questão de pesquisa diz respeito a como as crianças em idade de pré-alfabetização se relacionam com o conteúdo imagético dos canais de streaming de vídeo de brinquedos, não como indivíduos isolados e, sim, como sujeitos sociais que são, fazendo dessa relação um processo complexo, sujeito a distintas mediações e também a uma diversidade de interpretações. Sob o ponto de vista teórico, utilizamo-nos dos pressupostos da comunicação para o consumo, da sociedade do conhecimento, da etnografia da comunicação e das mediações culturais da comunicação. Sob o ponto de vista metodológico, orientamo-nos pelas ideias de multiperspectivismo (Douglas Kellner), hermenêutica de profundidade (John B. Thompson) e de compreensão, na linha dos estudos do grupo de pesquisa “Da compreensão como método”. Os resultados colaboram para a formação de uma convicção sobre como se dá o processo de construção da criança como sujeito da comunicação. Com este trabalho pretende-se ainda auxiliar na compreensão de como a velocidade das tecnologias midiáticas altera os comportamentos infantis, fragmenta suas sociabilidades, gera novas demandas por parte das crianças, ressignifica vínculos familiares e afetivos, altera relações de consumo e muda a significação de brinquedos e do brincar. |
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