MODO AVIÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE ETHOS DISCURSIVO NAS REVISTAS GOL E VAMOS/LATAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, RAQUEL
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1973
Resumo: Esta pesquisa analisa a construção do ethos no discurso das revistas de bordo Gol e Vamos/Latam. Com base no aparato metodológico da análise do discurso de linha francesa e ênfase nos postulados de Dominique Maingueneau, Ruth Amossy e Patrick Charaudeau, buscamos identificar como a modulação da imagem de si das marcas se esforça em mobilizar os afetos da audiência de modo a reforçar suas estratégias de persuasão. O quadro teórico trata ainda da trajetória e consolidação da mídia revista como narradora e influenciadora do modus vivendi da sociedade de consumo (MARTINS; SCALZO). Aborda os contornos da revista customizada, gênero singular, que se coloca a meio caminho entre o fazer jornalístico e a sedução do marketing (FISCHER) e chega ao ambiente das viagens aéreas para detectar o momento em que o passageiro passa a fazer parte da cena da enunciação, tentando antecipar seus mecanismos de pré-construção. Na nossa análise há pontos em comum entre as marcas Gol e Latam, que projetam um ethos que denominamos “anfitrião” pelo viés turístico de ambas, mas também tematizações distintas que trazem à tona diferentes ethé, adequados ao projeto de cada marca.
id METODISTA_70824ac50f31175c36b270ce55e72d6b
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1973
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling MODO AVIÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE ETHOS DISCURSIVO NAS REVISTAS GOL E VAMOS/LATAMAIRPLANE MODE: A REFLECTION ABOUT DISCURSIVE ETHOS IN GOL AND VAMOS / LATAM MAGAZINESRevista customizada; Ethos discursivo; Análise do discursoCustom publishing; Ethos discourse; Discourse analysisCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEsta pesquisa analisa a construção do ethos no discurso das revistas de bordo Gol e Vamos/Latam. Com base no aparato metodológico da análise do discurso de linha francesa e ênfase nos postulados de Dominique Maingueneau, Ruth Amossy e Patrick Charaudeau, buscamos identificar como a modulação da imagem de si das marcas se esforça em mobilizar os afetos da audiência de modo a reforçar suas estratégias de persuasão. O quadro teórico trata ainda da trajetória e consolidação da mídia revista como narradora e influenciadora do modus vivendi da sociedade de consumo (MARTINS; SCALZO). Aborda os contornos da revista customizada, gênero singular, que se coloca a meio caminho entre o fazer jornalístico e a sedução do marketing (FISCHER) e chega ao ambiente das viagens aéreas para detectar o momento em que o passageiro passa a fazer parte da cena da enunciação, tentando antecipar seus mecanismos de pré-construção. Na nossa análise há pontos em comum entre as marcas Gol e Latam, que projetam um ethos que denominamos “anfitrião” pelo viés turístico de ambas, mas também tematizações distintas que trazem à tona diferentes ethé, adequados ao projeto de cada marca.The main purpose of this research is to analyze the ethos construction on “Gol” and “Vamos Latam” inflight magazines. Based on the methodological apparatus of the French discourse analysis and emphasis on the postulates of Dominique Maingueneau, Ruth Amossy and Patrick Charaudeau, we seek to identify how the brands’ self-image modulation strives to mobilize the audience to reinforce their persuasion strategies. The theoretical framework also deals with the approach and consolidation of ‘magazine media’ as a reporter and influencer of the consumer society modus vivendi (MARTINS; SCALZO). It also considers the customized magazine outline, unique, that is halfway between journalism and marketing approach (FISCHER) and get to the air travel environment to detect the moment when the passenger becomes part of the enunciation scenario, trying to anticipate their pre-construction mechanisms. In our analysis there are common points between the brands Gol and Latam which reveal an ethos we call “host” through the touristic bias of both magazines, but also distinct thematizations that bring out different ethé, appropriated to each brand project.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialChiachiri , RobertoPerez, ClotildeFarias , Luiz Alberto deALVES, RAQUEL2019-12-16T14:37:00Z2019-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, RAQUEL. MODO AVIÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE ETHOS DISCURSIVO NAS REVISTAS GOL E VAMOS/LATAM. 2019. 144 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1973porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2019-12-16T14:37:00Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1973Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2019-12-16T14:37Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv MODO AVIÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE ETHOS DISCURSIVO NAS REVISTAS GOL E VAMOS/LATAM
AIRPLANE MODE: A REFLECTION ABOUT DISCURSIVE ETHOS IN GOL AND VAMOS / LATAM MAGAZINES
title MODO AVIÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE ETHOS DISCURSIVO NAS REVISTAS GOL E VAMOS/LATAM
spellingShingle MODO AVIÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE ETHOS DISCURSIVO NAS REVISTAS GOL E VAMOS/LATAM
ALVES, RAQUEL
Revista customizada; Ethos discursivo; Análise do discurso
Custom publishing; Ethos discourse; Discourse analysis
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short MODO AVIÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE ETHOS DISCURSIVO NAS REVISTAS GOL E VAMOS/LATAM
title_full MODO AVIÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE ETHOS DISCURSIVO NAS REVISTAS GOL E VAMOS/LATAM
title_fullStr MODO AVIÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE ETHOS DISCURSIVO NAS REVISTAS GOL E VAMOS/LATAM
title_full_unstemmed MODO AVIÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE ETHOS DISCURSIVO NAS REVISTAS GOL E VAMOS/LATAM
title_sort MODO AVIÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE ETHOS DISCURSIVO NAS REVISTAS GOL E VAMOS/LATAM
author ALVES, RAQUEL
author_facet ALVES, RAQUEL
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chiachiri , Roberto
Perez, Clotilde
Farias , Luiz Alberto de
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, RAQUEL
dc.subject.por.fl_str_mv Revista customizada; Ethos discursivo; Análise do discurso
Custom publishing; Ethos discourse; Discourse analysis
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Revista customizada; Ethos discursivo; Análise do discurso
Custom publishing; Ethos discourse; Discourse analysis
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Esta pesquisa analisa a construção do ethos no discurso das revistas de bordo Gol e Vamos/Latam. Com base no aparato metodológico da análise do discurso de linha francesa e ênfase nos postulados de Dominique Maingueneau, Ruth Amossy e Patrick Charaudeau, buscamos identificar como a modulação da imagem de si das marcas se esforça em mobilizar os afetos da audiência de modo a reforçar suas estratégias de persuasão. O quadro teórico trata ainda da trajetória e consolidação da mídia revista como narradora e influenciadora do modus vivendi da sociedade de consumo (MARTINS; SCALZO). Aborda os contornos da revista customizada, gênero singular, que se coloca a meio caminho entre o fazer jornalístico e a sedução do marketing (FISCHER) e chega ao ambiente das viagens aéreas para detectar o momento em que o passageiro passa a fazer parte da cena da enunciação, tentando antecipar seus mecanismos de pré-construção. Na nossa análise há pontos em comum entre as marcas Gol e Latam, que projetam um ethos que denominamos “anfitrião” pelo viés turístico de ambas, mas também tematizações distintas que trazem à tona diferentes ethé, adequados ao projeto de cada marca.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-16T14:37:00Z
2019-09-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, RAQUEL. MODO AVIÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE ETHOS DISCURSIVO NAS REVISTAS GOL E VAMOS/LATAM. 2019. 144 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1973
identifier_str_mv ALVES, RAQUEL. MODO AVIÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE ETHOS DISCURSIVO NAS REVISTAS GOL E VAMOS/LATAM. 2019. 144 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602005293760512