MODO AVIÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE ETHOS DISCURSIVO NAS REVISTAS GOL E VAMOS/LATAM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1973 |
Resumo: | Esta pesquisa analisa a construção do ethos no discurso das revistas de bordo Gol e Vamos/Latam. Com base no aparato metodológico da análise do discurso de linha francesa e ênfase nos postulados de Dominique Maingueneau, Ruth Amossy e Patrick Charaudeau, buscamos identificar como a modulação da imagem de si das marcas se esforça em mobilizar os afetos da audiência de modo a reforçar suas estratégias de persuasão. O quadro teórico trata ainda da trajetória e consolidação da mídia revista como narradora e influenciadora do modus vivendi da sociedade de consumo (MARTINS; SCALZO). Aborda os contornos da revista customizada, gênero singular, que se coloca a meio caminho entre o fazer jornalístico e a sedução do marketing (FISCHER) e chega ao ambiente das viagens aéreas para detectar o momento em que o passageiro passa a fazer parte da cena da enunciação, tentando antecipar seus mecanismos de pré-construção. Na nossa análise há pontos em comum entre as marcas Gol e Latam, que projetam um ethos que denominamos “anfitrião” pelo viés turístico de ambas, mas também tematizações distintas que trazem à tona diferentes ethé, adequados ao projeto de cada marca. |
id |
METODISTA_70824ac50f31175c36b270ce55e72d6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1973 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
MODO AVIÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE ETHOS DISCURSIVO NAS REVISTAS GOL E VAMOS/LATAMAIRPLANE MODE: A REFLECTION ABOUT DISCURSIVE ETHOS IN GOL AND VAMOS / LATAM MAGAZINESRevista customizada; Ethos discursivo; Análise do discursoCustom publishing; Ethos discourse; Discourse analysisCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEsta pesquisa analisa a construção do ethos no discurso das revistas de bordo Gol e Vamos/Latam. Com base no aparato metodológico da análise do discurso de linha francesa e ênfase nos postulados de Dominique Maingueneau, Ruth Amossy e Patrick Charaudeau, buscamos identificar como a modulação da imagem de si das marcas se esforça em mobilizar os afetos da audiência de modo a reforçar suas estratégias de persuasão. O quadro teórico trata ainda da trajetória e consolidação da mídia revista como narradora e influenciadora do modus vivendi da sociedade de consumo (MARTINS; SCALZO). Aborda os contornos da revista customizada, gênero singular, que se coloca a meio caminho entre o fazer jornalístico e a sedução do marketing (FISCHER) e chega ao ambiente das viagens aéreas para detectar o momento em que o passageiro passa a fazer parte da cena da enunciação, tentando antecipar seus mecanismos de pré-construção. Na nossa análise há pontos em comum entre as marcas Gol e Latam, que projetam um ethos que denominamos “anfitrião” pelo viés turístico de ambas, mas também tematizações distintas que trazem à tona diferentes ethé, adequados ao projeto de cada marca.The main purpose of this research is to analyze the ethos construction on “Gol” and “Vamos Latam” inflight magazines. Based on the methodological apparatus of the French discourse analysis and emphasis on the postulates of Dominique Maingueneau, Ruth Amossy and Patrick Charaudeau, we seek to identify how the brands’ self-image modulation strives to mobilize the audience to reinforce their persuasion strategies. The theoretical framework also deals with the approach and consolidation of ‘magazine media’ as a reporter and influencer of the consumer society modus vivendi (MARTINS; SCALZO). It also considers the customized magazine outline, unique, that is halfway between journalism and marketing approach (FISCHER) and get to the air travel environment to detect the moment when the passenger becomes part of the enunciation scenario, trying to anticipate their pre-construction mechanisms. In our analysis there are common points between the brands Gol and Latam which reveal an ethos we call “host” through the touristic bias of both magazines, but also distinct thematizations that bring out different ethé, appropriated to each brand project.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialChiachiri , RobertoPerez, ClotildeFarias , Luiz Alberto deALVES, RAQUEL2019-12-16T14:37:00Z2019-09-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALVES, RAQUEL. MODO AVIÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE ETHOS DISCURSIVO NAS REVISTAS GOL E VAMOS/LATAM. 2019. 144 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1973porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2019-12-16T14:37:00Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1973Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2019-12-16T14:37Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MODO AVIÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE ETHOS DISCURSIVO NAS REVISTAS GOL E VAMOS/LATAM AIRPLANE MODE: A REFLECTION ABOUT DISCURSIVE ETHOS IN GOL AND VAMOS / LATAM MAGAZINES |
title |
MODO AVIÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE ETHOS DISCURSIVO NAS REVISTAS GOL E VAMOS/LATAM |
spellingShingle |
MODO AVIÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE ETHOS DISCURSIVO NAS REVISTAS GOL E VAMOS/LATAM ALVES, RAQUEL Revista customizada; Ethos discursivo; Análise do discurso Custom publishing; Ethos discourse; Discourse analysis CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
MODO AVIÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE ETHOS DISCURSIVO NAS REVISTAS GOL E VAMOS/LATAM |
title_full |
MODO AVIÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE ETHOS DISCURSIVO NAS REVISTAS GOL E VAMOS/LATAM |
title_fullStr |
MODO AVIÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE ETHOS DISCURSIVO NAS REVISTAS GOL E VAMOS/LATAM |
title_full_unstemmed |
MODO AVIÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE ETHOS DISCURSIVO NAS REVISTAS GOL E VAMOS/LATAM |
title_sort |
MODO AVIÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE ETHOS DISCURSIVO NAS REVISTAS GOL E VAMOS/LATAM |
author |
ALVES, RAQUEL |
author_facet |
ALVES, RAQUEL |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Chiachiri , Roberto Perez, Clotilde Farias , Luiz Alberto de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALVES, RAQUEL |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Revista customizada; Ethos discursivo; Análise do discurso Custom publishing; Ethos discourse; Discourse analysis CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Revista customizada; Ethos discursivo; Análise do discurso Custom publishing; Ethos discourse; Discourse analysis CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Esta pesquisa analisa a construção do ethos no discurso das revistas de bordo Gol e Vamos/Latam. Com base no aparato metodológico da análise do discurso de linha francesa e ênfase nos postulados de Dominique Maingueneau, Ruth Amossy e Patrick Charaudeau, buscamos identificar como a modulação da imagem de si das marcas se esforça em mobilizar os afetos da audiência de modo a reforçar suas estratégias de persuasão. O quadro teórico trata ainda da trajetória e consolidação da mídia revista como narradora e influenciadora do modus vivendi da sociedade de consumo (MARTINS; SCALZO). Aborda os contornos da revista customizada, gênero singular, que se coloca a meio caminho entre o fazer jornalístico e a sedução do marketing (FISCHER) e chega ao ambiente das viagens aéreas para detectar o momento em que o passageiro passa a fazer parte da cena da enunciação, tentando antecipar seus mecanismos de pré-construção. Na nossa análise há pontos em comum entre as marcas Gol e Latam, que projetam um ethos que denominamos “anfitrião” pelo viés turístico de ambas, mas também tematizações distintas que trazem à tona diferentes ethé, adequados ao projeto de cada marca. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-16T14:37:00Z 2019-09-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, RAQUEL. MODO AVIÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE ETHOS DISCURSIVO NAS REVISTAS GOL E VAMOS/LATAM. 2019. 144 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1973 |
identifier_str_mv |
ALVES, RAQUEL. MODO AVIÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE ETHOS DISCURSIVO NAS REVISTAS GOL E VAMOS/LATAM. 2019. 144 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1973 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social Brasil IMS Comunicacao Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social Brasil IMS Comunicacao Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792602005293760512 |