A teleaula na EAD da Universidade Metodista de São Paulo: Uma leitura da intersubjetividade presente nesta produção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1154 |
Resumo: | Ao propor as suas teleaulas no formato televisivo, o programa de Educação a Distância da Metodista de São Paulo, problematiza a questão da capacitação docente para esta modalidade de ensino e propõe a constituição de um novo espaço pedagógico: O estúdio de TV. Entretanto, o professor não está mais sozinho na produção destes processos educativos, agora, também, faz parte a equipe responsável pela condução técnica e operacionalização televisiva destas aulas. Este trabalho objetiva fazer uma leitura destas relações intersubjetivas, a partir de uma perspectiva multirreferencial, para a compreensão da importância destas relações na construção pedagógica da teleaulas. Para tanto, no capitulo um, encontra-se as descrições dos métodos e a abordagem utilizada na pesquisa. O capitulo dois é composto por um panorama teórico em torno do binômio educação e comunicação, a fim de delinear as alterações decorrentes das tecnologias da informação e comunicação na educação. O capitulo três é constituído pela descrição da implantação do programa de Educação a distancia da Universidade Metodista, e da formatação televisiva de suas teleaulas, assim como as implicações destas na prática docente. No capitulo quatro, a descrição de ocorrências registradas no jornal de pesquisa, durante as capacitações docentes e teleaulas do programa, e as respectivas análises pautadas na abordagem adotada, apresentando por fim, as conclusões e as considerações finais.(AU) |
id |
METODISTA_786985c8a4d1375ce64bec38d36faef0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1154 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
A teleaula na EAD da Universidade Metodista de São Paulo: Uma leitura da intersubjetividade presente nesta produçãoThe video class in the Distance Education Curriculum: an analysis of the intersubjectivity present in this processEducaçãoCapacitação docenteteleaulascomunicação televisivaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAo propor as suas teleaulas no formato televisivo, o programa de Educação a Distância da Metodista de São Paulo, problematiza a questão da capacitação docente para esta modalidade de ensino e propõe a constituição de um novo espaço pedagógico: O estúdio de TV. Entretanto, o professor não está mais sozinho na produção destes processos educativos, agora, também, faz parte a equipe responsável pela condução técnica e operacionalização televisiva destas aulas. Este trabalho objetiva fazer uma leitura destas relações intersubjetivas, a partir de uma perspectiva multirreferencial, para a compreensão da importância destas relações na construção pedagógica da teleaulas. Para tanto, no capitulo um, encontra-se as descrições dos métodos e a abordagem utilizada na pesquisa. O capitulo dois é composto por um panorama teórico em torno do binômio educação e comunicação, a fim de delinear as alterações decorrentes das tecnologias da informação e comunicação na educação. O capitulo três é constituído pela descrição da implantação do programa de Educação a distancia da Universidade Metodista, e da formatação televisiva de suas teleaulas, assim como as implicações destas na prática docente. No capitulo quatro, a descrição de ocorrências registradas no jornal de pesquisa, durante as capacitações docentes e teleaulas do programa, e as respectivas análises pautadas na abordagem adotada, apresentando por fim, as conclusões e as considerações finais.(AU)The proposal of the Continuing Education Program of the Methodist University of São Paulo in the television format raises a discussion of two important points. Firstly, to the issue of providing adequate training of the faculty that performs this task. Secondly, to the fact that the professor is no longer alone in the production of the educational process, but is part of a greater setting which is composed by a team of professionals responsible for the technical conduction and television operationalization of the classes. The present work seeks to analyze these intersubjective relations from a multi-referential perspective in an attempt to comprehend the importance of these relations in the pedagogical process of constructing televised classes. In order to reach the ultimate goal of this investigation, the first chapter will describe the methods and approaches utilized in the examination. The second chapter will provide a theoretical panorama that accompanies the binomial relationship between Education and Communication, so that a discussion of the impact and changes made to the Educational field as a result of the influence of the information and communicational technologies is raised. The third chapter is constituted of a description of the development of implementation of the Continuing Education program of the Methodist University of Sao Paulo and of the television formulation of the classes, as well as the implications of the given format in the practice of the faculty. The fourth chapter presents the occurrences registered in the research journal, as the faculty training and respective analysis based on the multireferential approach took place, followed by the conclusion and final considerations.(AU)Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOBarbosa, Joaquim GonçalvesCPF:12589541032http://lattes.cnpq.br/4049058992411561Rodrigues, Rosângela SchwarzCPF:45616123123http://lattes.cnpq.br/6722222615474343Santos Neto, Elydio dosCPF:00000000554'K4796368H6','Elydio_dos_Santos_Neto','0'Moreira, Marcelo2016-08-03T16:16:17Z2011-04-072010-04-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOREIRA, Marcelo. The video class in the Distance Education Curriculum: an analysis of the intersubjectivity present in this process. 2010. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1154porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:12:45Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1154Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:12:45Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A teleaula na EAD da Universidade Metodista de São Paulo: Uma leitura da intersubjetividade presente nesta produção The video class in the Distance Education Curriculum: an analysis of the intersubjectivity present in this process |
title |
A teleaula na EAD da Universidade Metodista de São Paulo: Uma leitura da intersubjetividade presente nesta produção |
spellingShingle |
A teleaula na EAD da Universidade Metodista de São Paulo: Uma leitura da intersubjetividade presente nesta produção Moreira, Marcelo Educação Capacitação docente teleaulas comunicação televisiva CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A teleaula na EAD da Universidade Metodista de São Paulo: Uma leitura da intersubjetividade presente nesta produção |
title_full |
A teleaula na EAD da Universidade Metodista de São Paulo: Uma leitura da intersubjetividade presente nesta produção |
title_fullStr |
A teleaula na EAD da Universidade Metodista de São Paulo: Uma leitura da intersubjetividade presente nesta produção |
title_full_unstemmed |
A teleaula na EAD da Universidade Metodista de São Paulo: Uma leitura da intersubjetividade presente nesta produção |
title_sort |
A teleaula na EAD da Universidade Metodista de São Paulo: Uma leitura da intersubjetividade presente nesta produção |
author |
Moreira, Marcelo |
author_facet |
Moreira, Marcelo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Joaquim Gonçalves CPF:12589541032 http://lattes.cnpq.br/4049058992411561 Rodrigues, Rosângela Schwarz CPF:45616123123 http://lattes.cnpq.br/6722222615474343 Santos Neto, Elydio dos CPF:00000000554 'K4796368H6','Elydio_dos_Santos_Neto','0' |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Capacitação docente teleaulas comunicação televisiva CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação Capacitação docente teleaulas comunicação televisiva CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Ao propor as suas teleaulas no formato televisivo, o programa de Educação a Distância da Metodista de São Paulo, problematiza a questão da capacitação docente para esta modalidade de ensino e propõe a constituição de um novo espaço pedagógico: O estúdio de TV. Entretanto, o professor não está mais sozinho na produção destes processos educativos, agora, também, faz parte a equipe responsável pela condução técnica e operacionalização televisiva destas aulas. Este trabalho objetiva fazer uma leitura destas relações intersubjetivas, a partir de uma perspectiva multirreferencial, para a compreensão da importância destas relações na construção pedagógica da teleaulas. Para tanto, no capitulo um, encontra-se as descrições dos métodos e a abordagem utilizada na pesquisa. O capitulo dois é composto por um panorama teórico em torno do binômio educação e comunicação, a fim de delinear as alterações decorrentes das tecnologias da informação e comunicação na educação. O capitulo três é constituído pela descrição da implantação do programa de Educação a distancia da Universidade Metodista, e da formatação televisiva de suas teleaulas, assim como as implicações destas na prática docente. No capitulo quatro, a descrição de ocorrências registradas no jornal de pesquisa, durante as capacitações docentes e teleaulas do programa, e as respectivas análises pautadas na abordagem adotada, apresentando por fim, as conclusões e as considerações finais.(AU) |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-19 2011-04-07 2016-08-03T16:16:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOREIRA, Marcelo. The video class in the Distance Education Curriculum: an analysis of the intersubjectivity present in this process. 2010. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1154 |
identifier_str_mv |
MOREIRA, Marcelo. The video class in the Distance Education Curriculum: an analysis of the intersubjectivity present in this process. 2010. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601999415443456 |