A teleaula na EAD da Universidade Metodista de São Paulo: Uma leitura da intersubjetividade presente nesta produção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Marcelo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1154
Resumo: Ao propor as suas teleaulas no formato televisivo, o programa de Educação a Distância da Metodista de São Paulo, problematiza a questão da capacitação docente para esta modalidade de ensino e propõe a constituição de um novo espaço pedagógico: O estúdio de TV. Entretanto, o professor não está mais sozinho na produção destes processos educativos, agora, também, faz parte a equipe responsável pela condução técnica e operacionalização televisiva destas aulas. Este trabalho objetiva fazer uma leitura destas relações intersubjetivas, a partir de uma perspectiva multirreferencial, para a compreensão da importância destas relações na construção pedagógica da teleaulas. Para tanto, no capitulo um, encontra-se as descrições dos métodos e a abordagem utilizada na pesquisa. O capitulo dois é composto por um panorama teórico em torno do binômio educação e comunicação, a fim de delinear as alterações decorrentes das tecnologias da informação e comunicação na educação. O capitulo três é constituído pela descrição da implantação do programa de Educação a distancia da Universidade Metodista, e da formatação televisiva de suas teleaulas, assim como as implicações destas na prática docente. No capitulo quatro, a descrição de ocorrências registradas no jornal de pesquisa, durante as capacitações docentes e teleaulas do programa, e as respectivas análises pautadas na abordagem adotada, apresentando por fim, as conclusões e as considerações finais.(AU)
id METODISTA_786985c8a4d1375ce64bec38d36faef0
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1154
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling A teleaula na EAD da Universidade Metodista de São Paulo: Uma leitura da intersubjetividade presente nesta produçãoThe video class in the Distance Education Curriculum: an analysis of the intersubjectivity present in this processEducaçãoCapacitação docenteteleaulascomunicação televisivaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAo propor as suas teleaulas no formato televisivo, o programa de Educação a Distância da Metodista de São Paulo, problematiza a questão da capacitação docente para esta modalidade de ensino e propõe a constituição de um novo espaço pedagógico: O estúdio de TV. Entretanto, o professor não está mais sozinho na produção destes processos educativos, agora, também, faz parte a equipe responsável pela condução técnica e operacionalização televisiva destas aulas. Este trabalho objetiva fazer uma leitura destas relações intersubjetivas, a partir de uma perspectiva multirreferencial, para a compreensão da importância destas relações na construção pedagógica da teleaulas. Para tanto, no capitulo um, encontra-se as descrições dos métodos e a abordagem utilizada na pesquisa. O capitulo dois é composto por um panorama teórico em torno do binômio educação e comunicação, a fim de delinear as alterações decorrentes das tecnologias da informação e comunicação na educação. O capitulo três é constituído pela descrição da implantação do programa de Educação a distancia da Universidade Metodista, e da formatação televisiva de suas teleaulas, assim como as implicações destas na prática docente. No capitulo quatro, a descrição de ocorrências registradas no jornal de pesquisa, durante as capacitações docentes e teleaulas do programa, e as respectivas análises pautadas na abordagem adotada, apresentando por fim, as conclusões e as considerações finais.(AU)The proposal of the Continuing Education Program of the Methodist University of São Paulo in the television format raises a discussion of two important points. Firstly, to the issue of providing adequate training of the faculty that performs this task. Secondly, to the fact that the professor is no longer alone in the production of the educational process, but is part of a greater setting which is composed by a team of professionals responsible for the technical conduction and television operationalization of the classes. The present work seeks to analyze these intersubjective relations from a multi-referential perspective in an attempt to comprehend the importance of these relations in the pedagogical process of constructing televised classes. In order to reach the ultimate goal of this investigation, the first chapter will describe the methods and approaches utilized in the examination. The second chapter will provide a theoretical panorama that accompanies the binomial relationship between Education and Communication, so that a discussion of the impact and changes made to the Educational field as a result of the influence of the information and communicational technologies is raised. The third chapter is constituted of a description of the development of implementation of the Continuing Education program of the Methodist University of Sao Paulo and of the television formulation of the classes, as well as the implications of the given format in the practice of the faculty. The fourth chapter presents the occurrences registered in the research journal, as the faculty training and respective analysis based on the multireferential approach took place, followed by the conclusion and final considerations.(AU)Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOBarbosa, Joaquim GonçalvesCPF:12589541032http://lattes.cnpq.br/4049058992411561Rodrigues, Rosângela SchwarzCPF:45616123123http://lattes.cnpq.br/6722222615474343Santos Neto, Elydio dosCPF:00000000554'K4796368H6','Elydio_dos_Santos_Neto','0'Moreira, Marcelo2016-08-03T16:16:17Z2011-04-072010-04-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOREIRA, Marcelo. The video class in the Distance Education Curriculum: an analysis of the intersubjectivity present in this process. 2010. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1154porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:12:45Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1154Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:12:45Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A teleaula na EAD da Universidade Metodista de São Paulo: Uma leitura da intersubjetividade presente nesta produção
The video class in the Distance Education Curriculum: an analysis of the intersubjectivity present in this process
title A teleaula na EAD da Universidade Metodista de São Paulo: Uma leitura da intersubjetividade presente nesta produção
spellingShingle A teleaula na EAD da Universidade Metodista de São Paulo: Uma leitura da intersubjetividade presente nesta produção
Moreira, Marcelo
Educação
Capacitação docente
teleaulas
comunicação televisiva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A teleaula na EAD da Universidade Metodista de São Paulo: Uma leitura da intersubjetividade presente nesta produção
title_full A teleaula na EAD da Universidade Metodista de São Paulo: Uma leitura da intersubjetividade presente nesta produção
title_fullStr A teleaula na EAD da Universidade Metodista de São Paulo: Uma leitura da intersubjetividade presente nesta produção
title_full_unstemmed A teleaula na EAD da Universidade Metodista de São Paulo: Uma leitura da intersubjetividade presente nesta produção
title_sort A teleaula na EAD da Universidade Metodista de São Paulo: Uma leitura da intersubjetividade presente nesta produção
author Moreira, Marcelo
author_facet Moreira, Marcelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Joaquim Gonçalves
CPF:12589541032
http://lattes.cnpq.br/4049058992411561
Rodrigues, Rosângela Schwarz
CPF:45616123123
http://lattes.cnpq.br/6722222615474343
Santos Neto, Elydio dos
CPF:00000000554
'K4796368H6','Elydio_dos_Santos_Neto','0'
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Capacitação docente
teleaulas
comunicação televisiva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação
Capacitação docente
teleaulas
comunicação televisiva
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Ao propor as suas teleaulas no formato televisivo, o programa de Educação a Distância da Metodista de São Paulo, problematiza a questão da capacitação docente para esta modalidade de ensino e propõe a constituição de um novo espaço pedagógico: O estúdio de TV. Entretanto, o professor não está mais sozinho na produção destes processos educativos, agora, também, faz parte a equipe responsável pela condução técnica e operacionalização televisiva destas aulas. Este trabalho objetiva fazer uma leitura destas relações intersubjetivas, a partir de uma perspectiva multirreferencial, para a compreensão da importância destas relações na construção pedagógica da teleaulas. Para tanto, no capitulo um, encontra-se as descrições dos métodos e a abordagem utilizada na pesquisa. O capitulo dois é composto por um panorama teórico em torno do binômio educação e comunicação, a fim de delinear as alterações decorrentes das tecnologias da informação e comunicação na educação. O capitulo três é constituído pela descrição da implantação do programa de Educação a distancia da Universidade Metodista, e da formatação televisiva de suas teleaulas, assim como as implicações destas na prática docente. No capitulo quatro, a descrição de ocorrências registradas no jornal de pesquisa, durante as capacitações docentes e teleaulas do programa, e as respectivas análises pautadas na abordagem adotada, apresentando por fim, as conclusões e as considerações finais.(AU)
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-19
2011-04-07
2016-08-03T16:16:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOREIRA, Marcelo. The video class in the Distance Education Curriculum: an analysis of the intersubjectivity present in this process. 2010. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1154
identifier_str_mv MOREIRA, Marcelo. The video class in the Distance Education Curriculum: an analysis of the intersubjectivity present in this process. 2010. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601999415443456