MARKETING POLÍTICO E A REELEIÇÃO DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO: um estudo sobre a comunicação durante a campanha nas páginas da revista Veja em 1998

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brogio, Thybor Malusá
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/935
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo, através da análise de conteúdo de naturezas quantitativa e qualitativa, verificar como a revista Veja fez a cobertura da campanha eleitoral de Fernando Henrique Cardoso, em 1998, bem como verificar de que forma se deu a construção da imagem pública do candidato FHC pela publicação no período de junho a outubro do referido ano, no qual Fernando Henrique foi reeleito em primeiro turno, analisando se Veja deu mais espaço para FHC do que para seus oponentes. Para ampliar o conhecimento em relação ao objeto, estudou-se o universo da propaganda política, ideológica e do marketing político, bem como se discutiu os valores ideológicos históricos da revista Veja. Com isso, verificou-se que Veja, no período analisado, publicou mais matérias sobre Fernando Henrique Cardoso do que qualquer outro candidato à presidência, em 1998, além de colocá-lo, quase sempre, como o mais bem preparado para continuar à frente da presidência da República, naquela época. As matérias publicadas, portanto, fortaleceram significativamente a imagem de FHC perante os leitores de Veja, favorecendo-o em relação a seus oponentes.
id METODISTA_7bc434d030bd1a723d11a1a54f4a5dd4
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/935
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling MARKETING POLÍTICO E A REELEIÇÃO DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO: um estudo sobre a comunicação durante a campanha nas páginas da revista Veja em 1998POLITICAL MARKETING AND FERNANDO HENRIQUE CARDOSO REELECTION: A study on communication during his campaign on Veja Magazine pages in 1998.Marketing políticoPropaganda eleitoralRevista VejaEleições presidenciais.political marketingelection propagandaVeja Magazinepresidential electionsCNPQ::CIENCIAS HUMANASEsta dissertação tem por objetivo, através da análise de conteúdo de naturezas quantitativa e qualitativa, verificar como a revista Veja fez a cobertura da campanha eleitoral de Fernando Henrique Cardoso, em 1998, bem como verificar de que forma se deu a construção da imagem pública do candidato FHC pela publicação no período de junho a outubro do referido ano, no qual Fernando Henrique foi reeleito em primeiro turno, analisando se Veja deu mais espaço para FHC do que para seus oponentes. Para ampliar o conhecimento em relação ao objeto, estudou-se o universo da propaganda política, ideológica e do marketing político, bem como se discutiu os valores ideológicos históricos da revista Veja. Com isso, verificou-se que Veja, no período analisado, publicou mais matérias sobre Fernando Henrique Cardoso do que qualquer outro candidato à presidência, em 1998, além de colocá-lo, quase sempre, como o mais bem preparado para continuar à frente da presidência da República, naquela época. As matérias publicadas, portanto, fortaleceram significativamente a imagem de FHC perante os leitores de Veja, favorecendo-o em relação a seus oponentes.This thesis aims, through quantitative and qualitative content analysis, to further our understating how Veja magazine covered Fernando Henrique Cardoso election in 1998, and how his public image was formed through its publications from June to October of that year, which Fernando Henrique was elected in the first round, analyzing whether the magazine Veja has given more credit to FHC rather than to his opponents. In order to increase the knowledge about the subject, we studied the world behind political propaganda, ideological and political marketing, and also the magazines historical ideological values. Thus, it was concluded that the magazine during the period analyzed, has published more articles on Fernando Henrique Cardoso rather than any presidential candidate in 1998, always considering him as the best to govern the country, that time. Any material published significantly strengthened FHCs influence on Veja s readers, which has favored him during the campaign.Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOQueiroz, Adolpho Carlos FrançosoCPF:94674123412http://lattes.cnpq.br/2554925339792900Melo, Jose Marques deCPF:14561895610http://lattes.cnpq.br/4271609139942812Santos, Adriana Cristina Omena dosCPF:45489421545Brogio, Thybor Malusá2016-08-03T12:31:20Z2011-10-132011-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBROGIO, Thybor Malusá. POLITICAL MARKETING AND FERNANDO HENRIQUE CARDOSO REELECTION: A study on communication during his campaign on Veja Magazine pages in 1998.. 2011. 184 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/935porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:10:02Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/935Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:10:02Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv MARKETING POLÍTICO E A REELEIÇÃO DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO: um estudo sobre a comunicação durante a campanha nas páginas da revista Veja em 1998
POLITICAL MARKETING AND FERNANDO HENRIQUE CARDOSO REELECTION: A study on communication during his campaign on Veja Magazine pages in 1998.
title MARKETING POLÍTICO E A REELEIÇÃO DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO: um estudo sobre a comunicação durante a campanha nas páginas da revista Veja em 1998
spellingShingle MARKETING POLÍTICO E A REELEIÇÃO DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO: um estudo sobre a comunicação durante a campanha nas páginas da revista Veja em 1998
Brogio, Thybor Malusá
Marketing político
Propaganda eleitoral
Revista Veja
Eleições presidenciais.
political marketing
election propaganda
Veja Magazine
presidential elections
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short MARKETING POLÍTICO E A REELEIÇÃO DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO: um estudo sobre a comunicação durante a campanha nas páginas da revista Veja em 1998
title_full MARKETING POLÍTICO E A REELEIÇÃO DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO: um estudo sobre a comunicação durante a campanha nas páginas da revista Veja em 1998
title_fullStr MARKETING POLÍTICO E A REELEIÇÃO DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO: um estudo sobre a comunicação durante a campanha nas páginas da revista Veja em 1998
title_full_unstemmed MARKETING POLÍTICO E A REELEIÇÃO DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO: um estudo sobre a comunicação durante a campanha nas páginas da revista Veja em 1998
title_sort MARKETING POLÍTICO E A REELEIÇÃO DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO: um estudo sobre a comunicação durante a campanha nas páginas da revista Veja em 1998
author Brogio, Thybor Malusá
author_facet Brogio, Thybor Malusá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queiroz, Adolpho Carlos Françoso
CPF:94674123412
http://lattes.cnpq.br/2554925339792900
Melo, Jose Marques de
CPF:14561895610
http://lattes.cnpq.br/4271609139942812
Santos, Adriana Cristina Omena dos
CPF:45489421545
dc.contributor.author.fl_str_mv Brogio, Thybor Malusá
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing político
Propaganda eleitoral
Revista Veja
Eleições presidenciais.
political marketing
election propaganda
Veja Magazine
presidential elections
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic Marketing político
Propaganda eleitoral
Revista Veja
Eleições presidenciais.
political marketing
election propaganda
Veja Magazine
presidential elections
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description Esta dissertação tem por objetivo, através da análise de conteúdo de naturezas quantitativa e qualitativa, verificar como a revista Veja fez a cobertura da campanha eleitoral de Fernando Henrique Cardoso, em 1998, bem como verificar de que forma se deu a construção da imagem pública do candidato FHC pela publicação no período de junho a outubro do referido ano, no qual Fernando Henrique foi reeleito em primeiro turno, analisando se Veja deu mais espaço para FHC do que para seus oponentes. Para ampliar o conhecimento em relação ao objeto, estudou-se o universo da propaganda política, ideológica e do marketing político, bem como se discutiu os valores ideológicos históricos da revista Veja. Com isso, verificou-se que Veja, no período analisado, publicou mais matérias sobre Fernando Henrique Cardoso do que qualquer outro candidato à presidência, em 1998, além de colocá-lo, quase sempre, como o mais bem preparado para continuar à frente da presidência da República, naquela época. As matérias publicadas, portanto, fortaleceram significativamente a imagem de FHC perante os leitores de Veja, favorecendo-o em relação a seus oponentes.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-13
2011-04-04
2016-08-03T12:31:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BROGIO, Thybor Malusá. POLITICAL MARKETING AND FERNANDO HENRIQUE CARDOSO REELECTION: A study on communication during his campaign on Veja Magazine pages in 1998.. 2011. 184 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/935
identifier_str_mv BROGIO, Thybor Malusá. POLITICAL MARKETING AND FERNANDO HENRIQUE CARDOSO REELECTION: A study on communication during his campaign on Veja Magazine pages in 1998.. 2011. 184 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601998245232640