AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA CONSTRUÇÃO DA EAD SOB UM ENFOQUE ETNOMETODOLÓGICO E MULTIRREFERENCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Mônica Ferreira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1139
Resumo: O presente trabalho propõe um entendimento sobre as relações interpessoais entre os sujeitos envolvidos na construção e execução do projeto pedagógico de Educação na modalidade a distância sob uma perspectiva etnometodológica e multirreferencial de educação. Propomos identificar como as relações se estabelecem no cotidiano da EAD, quais são seus agentes organizacionais e como estes se interagem na estruturação do trabalho, uma vez que a EAD exige uma complexidade de profissionais de diferentes saberes para a concretização de seus objetivos. Tomando como referência os cursos de educação a distância da UMESP, pretendemos, por meio de observação, relatórios, aplicação de questionários e entrevistas, identificar como cada agente se vê e se percebe no processo, e de que forma entende e reconhece o outro no desenvolvimento das atividades do referido curso. Utilizando como referência o percurso realizado na elaboração e operacionalização de uma teleaula desejamos reconhecer os processos comunicacionais entre o grupo de profissionais técnicos, dos gestores, dos docentes e discentes dentro da organização acadêmica, analisando suas conexões e rupturas, assim como a abrangência e importância de suas funções na prática diária.(AU)
id METODISTA_7eda6ca9ad37c59b2108af907ba7705d
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1139
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA CONSTRUÇÃO DA EAD SOB UM ENFOQUE ETNOMETODOLÓGICO E MULTIRREFERENCIALEducação a DistânciaEtnometodologiaMultirreferencialidadeRelações InterpessoaisTeleaulaDistance LearningEthno methodologyMulti-referentialityInterpersonal relationshipsVideo ConferenceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho propõe um entendimento sobre as relações interpessoais entre os sujeitos envolvidos na construção e execução do projeto pedagógico de Educação na modalidade a distância sob uma perspectiva etnometodológica e multirreferencial de educação. Propomos identificar como as relações se estabelecem no cotidiano da EAD, quais são seus agentes organizacionais e como estes se interagem na estruturação do trabalho, uma vez que a EAD exige uma complexidade de profissionais de diferentes saberes para a concretização de seus objetivos. Tomando como referência os cursos de educação a distância da UMESP, pretendemos, por meio de observação, relatórios, aplicação de questionários e entrevistas, identificar como cada agente se vê e se percebe no processo, e de que forma entende e reconhece o outro no desenvolvimento das atividades do referido curso. Utilizando como referência o percurso realizado na elaboração e operacionalização de uma teleaula desejamos reconhecer os processos comunicacionais entre o grupo de profissionais técnicos, dos gestores, dos docentes e discentes dentro da organização acadêmica, analisando suas conexões e rupturas, assim como a abrangência e importância de suas funções na prática diária.(AU)The present study proposes an understanding of the interpersonal relationships between subjects involved in the construction and execution of the pedagogic Project of Distance Learning under an ethno methodological and multi-referential perspective of education.We propose identifying how relationships are established in Distance Learning, which its organizational agents are and how they interact in the organization of the work, since Distance Learning requires an array of professionals with different kinds of knowledge so as to achieve its goals. We used as reference Distance Learning Courses at UNESP and through the use of observation, reports, questionnaires and interviews, we intend to identify how subjects see and understand themselves in the process and how they understand and recognize other subjects in the development of activities of such course. Using as reference the steps taken in the elaboration and realization of a video-conference, we aim at recognizing the communication process within the group of technicians, managers, professors and learners in the organization, as well as analyzing connections and ruptures, the wide-range actions and the importance of its functions on a daily basis.(AU)Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOBarbosa, Joaquim GonçalvesCPF:12589541032http://lattes.cnpq.br/4049058992411561Alonso, Kátia MorosovCPF:23465412312http://lattes.cnpq.br/3326858103129656Josgrilberg, FábioCPF:54897651231Nunes, Mônica Ferreira2016-08-03T16:16:13Z2011-04-082009-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNUNES, Mônica Ferreira. AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA CONSTRUÇÃO DA EAD SOB UM ENFOQUE ETNOMETODOLÓGICO E MULTIRREFERENCIAL. 2009. 263 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1139porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:12:06Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1139Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:12:06Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA CONSTRUÇÃO DA EAD SOB UM ENFOQUE ETNOMETODOLÓGICO E MULTIRREFERENCIAL
title AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA CONSTRUÇÃO DA EAD SOB UM ENFOQUE ETNOMETODOLÓGICO E MULTIRREFERENCIAL
spellingShingle AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA CONSTRUÇÃO DA EAD SOB UM ENFOQUE ETNOMETODOLÓGICO E MULTIRREFERENCIAL
Nunes, Mônica Ferreira
Educação a Distância
Etnometodologia
Multirreferencialidade
Relações Interpessoais
Teleaula
Distance Learning
Ethno methodology
Multi-referentiality
Interpersonal relationships
Video Conference
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA CONSTRUÇÃO DA EAD SOB UM ENFOQUE ETNOMETODOLÓGICO E MULTIRREFERENCIAL
title_full AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA CONSTRUÇÃO DA EAD SOB UM ENFOQUE ETNOMETODOLÓGICO E MULTIRREFERENCIAL
title_fullStr AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA CONSTRUÇÃO DA EAD SOB UM ENFOQUE ETNOMETODOLÓGICO E MULTIRREFERENCIAL
title_full_unstemmed AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA CONSTRUÇÃO DA EAD SOB UM ENFOQUE ETNOMETODOLÓGICO E MULTIRREFERENCIAL
title_sort AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA CONSTRUÇÃO DA EAD SOB UM ENFOQUE ETNOMETODOLÓGICO E MULTIRREFERENCIAL
author Nunes, Mônica Ferreira
author_facet Nunes, Mônica Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Joaquim Gonçalves
CPF:12589541032
http://lattes.cnpq.br/4049058992411561
Alonso, Kátia Morosov
CPF:23465412312
http://lattes.cnpq.br/3326858103129656
Josgrilberg, Fábio
CPF:54897651231
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Mônica Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Etnometodologia
Multirreferencialidade
Relações Interpessoais
Teleaula
Distance Learning
Ethno methodology
Multi-referentiality
Interpersonal relationships
Video Conference
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Educação a Distância
Etnometodologia
Multirreferencialidade
Relações Interpessoais
Teleaula
Distance Learning
Ethno methodology
Multi-referentiality
Interpersonal relationships
Video Conference
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente trabalho propõe um entendimento sobre as relações interpessoais entre os sujeitos envolvidos na construção e execução do projeto pedagógico de Educação na modalidade a distância sob uma perspectiva etnometodológica e multirreferencial de educação. Propomos identificar como as relações se estabelecem no cotidiano da EAD, quais são seus agentes organizacionais e como estes se interagem na estruturação do trabalho, uma vez que a EAD exige uma complexidade de profissionais de diferentes saberes para a concretização de seus objetivos. Tomando como referência os cursos de educação a distância da UMESP, pretendemos, por meio de observação, relatórios, aplicação de questionários e entrevistas, identificar como cada agente se vê e se percebe no processo, e de que forma entende e reconhece o outro no desenvolvimento das atividades do referido curso. Utilizando como referência o percurso realizado na elaboração e operacionalização de uma teleaula desejamos reconhecer os processos comunicacionais entre o grupo de profissionais técnicos, dos gestores, dos docentes e discentes dentro da organização acadêmica, analisando suas conexões e rupturas, assim como a abrangência e importância de suas funções na prática diária.(AU)
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-14
2011-04-08
2016-08-03T16:16:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NUNES, Mônica Ferreira. AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA CONSTRUÇÃO DA EAD SOB UM ENFOQUE ETNOMETODOLÓGICO E MULTIRREFERENCIAL. 2009. 263 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1139
identifier_str_mv NUNES, Mônica Ferreira. AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA CONSTRUÇÃO DA EAD SOB UM ENFOQUE ETNOMETODOLÓGICO E MULTIRREFERENCIAL. 2009. 263 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1139
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601999376646144