LINGUAGENS E CORPOS: A RELAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1161 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar as relações estabelecidas entre alunos e professores no ensino médio. Estas relações são construídas por diversos aspectos, porém delimitamos como foco deste trabalho a comunicação entre os sujeitos. Consideramos nesta interação a linguagem verbal e a não-verbal, e, mais especificamente, reconhecemos aí a importância do corpo em seus gestos, expressões e aparência. A questão norteadora, portanto, consiste em examinar o corpo como elemento antecessor à linguagem verbal nas ditas relações. Utilizamos a metodologia qualitativa, com coleta de dados por intermédio de questionários constituídos por questões abertas e aplicados aos discentes de duas escolas, uma pública e outra particular. Para análise do material e refloxões desta pesquisa, buscamos o aporte teórico em Bakhtin e seu círculo, particulamente em seu conceito de concretização...(AU) |
id |
METODISTA_8609c73560754cb7b5f52c8abefb1ad4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1161 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
LINGUAGENS E CORPOS: A RELAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA BAKHTINIANArelações interpessoaiscomunicaçãocorpolinguagemCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa tem como objetivo analisar as relações estabelecidas entre alunos e professores no ensino médio. Estas relações são construídas por diversos aspectos, porém delimitamos como foco deste trabalho a comunicação entre os sujeitos. Consideramos nesta interação a linguagem verbal e a não-verbal, e, mais especificamente, reconhecemos aí a importância do corpo em seus gestos, expressões e aparência. A questão norteadora, portanto, consiste em examinar o corpo como elemento antecessor à linguagem verbal nas ditas relações. Utilizamos a metodologia qualitativa, com coleta de dados por intermédio de questionários constituídos por questões abertas e aplicados aos discentes de duas escolas, uma pública e outra particular. Para análise do material e refloxões desta pesquisa, buscamos o aporte teórico em Bakhtin e seu círculo, particulamente em seu conceito de concretização...(AU)Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOAlmeida, Danilo Di Manno deCPF:12348989232http://lattes.cnpq.br/3222432876274239Santos Neto, Elydio dosCPF:00000000554'K4796368H6','Elydio_dos_Santos_Neto','0'Santos, Tadeu dosCPF:12654145644http://lattes.cnpq.br/8900132172856752Rama, Solaine Costa Rodrigues2016-08-03T16:16:18Z2011-04-082010-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRAMA, Solaine Costa Rodrigues. LINGUAGENS E CORPOS: A RELAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA. 2010. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1161porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:12:39Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1161Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:12:39Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LINGUAGENS E CORPOS: A RELAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA |
title |
LINGUAGENS E CORPOS: A RELAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA |
spellingShingle |
LINGUAGENS E CORPOS: A RELAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA Rama, Solaine Costa Rodrigues relações interpessoais comunicação corpo linguagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
LINGUAGENS E CORPOS: A RELAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA |
title_full |
LINGUAGENS E CORPOS: A RELAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA |
title_fullStr |
LINGUAGENS E CORPOS: A RELAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA |
title_full_unstemmed |
LINGUAGENS E CORPOS: A RELAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA |
title_sort |
LINGUAGENS E CORPOS: A RELAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA |
author |
Rama, Solaine Costa Rodrigues |
author_facet |
Rama, Solaine Costa Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Danilo Di Manno de CPF:12348989232 http://lattes.cnpq.br/3222432876274239 Santos Neto, Elydio dos CPF:00000000554 'K4796368H6','Elydio_dos_Santos_Neto','0' Santos, Tadeu dos CPF:12654145644 http://lattes.cnpq.br/8900132172856752 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rama, Solaine Costa Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
relações interpessoais comunicação corpo linguagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
relações interpessoais comunicação corpo linguagem CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as relações estabelecidas entre alunos e professores no ensino médio. Estas relações são construídas por diversos aspectos, porém delimitamos como foco deste trabalho a comunicação entre os sujeitos. Consideramos nesta interação a linguagem verbal e a não-verbal, e, mais especificamente, reconhecemos aí a importância do corpo em seus gestos, expressões e aparência. A questão norteadora, portanto, consiste em examinar o corpo como elemento antecessor à linguagem verbal nas ditas relações. Utilizamos a metodologia qualitativa, com coleta de dados por intermédio de questionários constituídos por questões abertas e aplicados aos discentes de duas escolas, uma pública e outra particular. Para análise do material e refloxões desta pesquisa, buscamos o aporte teórico em Bakhtin e seu círculo, particulamente em seu conceito de concretização...(AU) |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-31 2011-04-08 2016-08-03T16:16:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RAMA, Solaine Costa Rodrigues. LINGUAGENS E CORPOS: A RELAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA. 2010. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1161 |
identifier_str_mv |
RAMA, Solaine Costa Rodrigues. LINGUAGENS E CORPOS: A RELAÇÃO ENTRE ALUNOS E PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA. 2010. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601999436414976 |