A POLARIZAÇÃO POLÍTICA NAS MÍDIAS SOCIAIS: O FILTRO BOLHA E A DISSEMINAÇÃO DA CULTURA TROLL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1983 |
Resumo: | A sociedade está cada vez mais integrada as suas tecnologias digitais, que passaram de serem meras plataformas de acesso a conteúdo diversos para um sistema de comunicação e troca de informações em tempo real. No centro destas interações estão as mídias sociais, plataformas estas que se tornaram a principal fonte de informações dos usuários, que criam grupos de confiança e, por consequência dos algoritmos utilizados nestas plataformas, geram bolhas de conhecimento. Porém, estas bolhas em um cenário de crise política como no Brasil, resulta na polarização política, em uma batalha do ‘nós contra eles’, o que esvazia o debate. Esta situação dá oportunidade para um subgrupo da internet, os trolls, de atuarem e disseminarem a discórdia entre os militantes virtuais, que passam a se atacarem mutuamente em uma defesa cega de suas convicções. Estes atores digitais começaram a influenciar o debate feitos nas mídias sociais e se tornou a norma padrão das discussões online, ou seja, o não-debate. Durante o período eleitoral se observou este fenômeno, onde os ataques entre militantes foram ocorrência comum e a reflexão deixada de lado. Este trabalho tem como objetivo analisar como a polarização política nas mídias sociais impacta a democracia e como os trolls disseminaram suas práticas nestas redes e, por consequência, tornou a trollagem o lugar comum no debate online. Para isso, foi feita coleta de dados do Twitter durante todo o período eleitoral. Ao todo foram colhidos 3.136.058 e o resultado foi 72 grafos que apresentará como as eleições movimentaram o Twitter, no qual ocorreram a polarização e ocorrências de trolling no pleito brasileiro de 2018. |
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A POLARIZAÇÃO POLÍTICA NAS MÍDIAS SOCIAIS: O FILTRO BOLHA E A DISSEMINAÇÃO DA CULTURA TROLLPOLITICAL POLARIZATION IN SOCIAL MEDIA: THE FILTER BUBBLE AND THE TROLL CULTURE DISSEMINATIONTrolls; Mídias Sociais; Filtro-Bolha; PolarizaçãoTrolls; Social Media; Bubble Filter; PolarizationCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA sociedade está cada vez mais integrada as suas tecnologias digitais, que passaram de serem meras plataformas de acesso a conteúdo diversos para um sistema de comunicação e troca de informações em tempo real. No centro destas interações estão as mídias sociais, plataformas estas que se tornaram a principal fonte de informações dos usuários, que criam grupos de confiança e, por consequência dos algoritmos utilizados nestas plataformas, geram bolhas de conhecimento. Porém, estas bolhas em um cenário de crise política como no Brasil, resulta na polarização política, em uma batalha do ‘nós contra eles’, o que esvazia o debate. Esta situação dá oportunidade para um subgrupo da internet, os trolls, de atuarem e disseminarem a discórdia entre os militantes virtuais, que passam a se atacarem mutuamente em uma defesa cega de suas convicções. Estes atores digitais começaram a influenciar o debate feitos nas mídias sociais e se tornou a norma padrão das discussões online, ou seja, o não-debate. Durante o período eleitoral se observou este fenômeno, onde os ataques entre militantes foram ocorrência comum e a reflexão deixada de lado. Este trabalho tem como objetivo analisar como a polarização política nas mídias sociais impacta a democracia e como os trolls disseminaram suas práticas nestas redes e, por consequência, tornou a trollagem o lugar comum no debate online. Para isso, foi feita coleta de dados do Twitter durante todo o período eleitoral. Ao todo foram colhidos 3.136.058 e o resultado foi 72 grafos que apresentará como as eleições movimentaram o Twitter, no qual ocorreram a polarização e ocorrências de trolling no pleito brasileiro de 2018.Society is increasingly integrated with its digital technologies, which have gone from being mere platforms for accessing diverse content to a real-time communication and information exchange system. At the center of these interactions are social media, platforms that have become the main source of information for users, which create trust groups and, as a result of the algorithms used on these platforms, generate knowledge bubbles. However, these bubbles in a scenario of political crisis like in Brazil, result in political polarization, in a battle of "us against them", which deflates the debate. This situation provides an opportunity for an Internet subgroup, the trolls, to act and spread discord among the virtual militants, who are mutually attacking each other in a blind defense of their beliefs. These digital actors began to influence the debate made on social media and became the standard norm for online discussions, ie non-debate. During the electoral period this phenomenon was observed, where attacks between militants were common occurrence and the reflection left aside. This paper aims to analyze how political polarization in social media impacts democracy and how trolls spread their practices on these networks and, consequently, made trolling the commonplace in the online debate. To this end, data were collected from Twitter throughout the election period. In all, 3,136,058 were collected and the result was 72 graphs that will show how the elections moved Twitter, in which polarization and trolling occurred in the Brazilian election of 2018.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialCappellozza, AlexandreKUNSCH, DIMASJOSGRILBERG, FÁBIO BOTELHOFRANCISCO, EDUARDO DE REZENDESPINELLI, EGLE MÜLLERANTUNES, BRUNO CONRADO DEMARTINI2020-01-20T13:22:06Z2019-11-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfANTUNES, BRUNO CONRADO DEMARTINI. A POLARIZAÇÃO POLÍTICA NAS MÍDIAS SOCIAIS: O FILTRO BOLHA E A DISSEMINAÇÃO DA CULTURA TROLL. 2019. 320 folhas. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1983porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2020-01-20T13:22:06Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1983Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2020-01-20T13:22:06Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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