As Ações da Pastoral Escolar com Jovens do Ensino Médio do Colégio Boni Consilii a partir da Teoria da Complexidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Caio Augusto Ceneme Ferraz
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1684
Resumo: A Pastoral Escolar Católica atua com crianças e jovens desde a educação infantil até o término do Ensino Médio. A proposta aqui levantada foi uma aproximação com o público jovem a partir de bases oferecidas pela teoria da complexidade. Os objetivos da pesquisa são: investigar o cenário vivenciado pela Pastoral Escolar a partir das suas ações com jovens no período do Ensino Médio; analisar as contribuições dos temas da teoria da complexidade para as ações da Pastoral Escolar com jovens no Ensino Médio; identificar a relação entre as necessidades dos/das jovens com as ações da Pastoral Escolar. Entende-se que há questões específicas as quais espera-se responder durante a pesquisa; são elas: qual o cenário vivenciado pela Pastoral Escolar na sua atuação com jovens no Ensino Médio? Quais contribuições os temas da teoria da complexidade oferecem para as ações da Pastoral Escolar com jovens no Ensino Médio? Qual relação pode ser estabelecida entre as necessidades dos/das jovens e as ações específicas da Pastoral Escolar acerca dessas questões? A pesquisa foi desenvolvida a partir de um processo metodológico no qual foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com os/as jovens e assumiu um caráter exploratório, uma vez que a história e o contexto social no qual a instituição e as pessoas envolvidas interferem de forma direta nas ações praticadas pela Pastoral.
id METODISTA_8a4b9e859cf81796d341a9d5cc3dfd69
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1684
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling As Ações da Pastoral Escolar com Jovens do Ensino Médio do Colégio Boni Consilii a partir da Teoria da ComplexidadeThe pastoral Catholica schoolworks with kids from kindergartento high school from bases of theory of complexitypastoral escolar; pensamento complexo; juventude e religião; religião e educaçãopastoral school; complex thoughts; youth and religion; religion and educationCIENCIAS HUMANASA Pastoral Escolar Católica atua com crianças e jovens desde a educação infantil até o término do Ensino Médio. A proposta aqui levantada foi uma aproximação com o público jovem a partir de bases oferecidas pela teoria da complexidade. Os objetivos da pesquisa são: investigar o cenário vivenciado pela Pastoral Escolar a partir das suas ações com jovens no período do Ensino Médio; analisar as contribuições dos temas da teoria da complexidade para as ações da Pastoral Escolar com jovens no Ensino Médio; identificar a relação entre as necessidades dos/das jovens com as ações da Pastoral Escolar. Entende-se que há questões específicas as quais espera-se responder durante a pesquisa; são elas: qual o cenário vivenciado pela Pastoral Escolar na sua atuação com jovens no Ensino Médio? Quais contribuições os temas da teoria da complexidade oferecem para as ações da Pastoral Escolar com jovens no Ensino Médio? Qual relação pode ser estabelecida entre as necessidades dos/das jovens e as ações específicas da Pastoral Escolar acerca dessas questões? A pesquisa foi desenvolvida a partir de um processo metodológico no qual foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com os/as jovens e assumiu um caráter exploratório, uma vez que a história e o contexto social no qual a instituição e as pessoas envolvidas interferem de forma direta nas ações praticadas pela Pastoral.The Pastoral Catholic School (Pastoral Escolar Católica) works with kids from kindergarten to high school. The purpose of this institution is to approach the young community starting from bases offered by theory of complexity. The main goal of this research are investigate the scenario experienced by the Pastoral School from its actions with young teenagers during high school, analyze the contributions that the themes about the theory of complexity offers to the Pastoral Catholic School to work with young teenagers in high school, and identify the relationship between the needs of the young teenagers and the Pastoral Catholic School actions. There are specific questions that we expect to answer by the end of this research like what is the scenario experienced by the Pastoral Catholic School working with young teenagers in high school? What are the contributions of the theory of complexity to the work of the Pastoral Catholic School with young teenagers in high school? Which relationship can be established between the needs of the young teenagers and the actions taken by the Pastoral Catholic School? Since the story and the social environment that the institution and the people involved interfere directly in the actions practiced by the Pastoral Catholic School, this research was developed in a methodological process in which were conducted interviews with the young teenagers in an exploratory way.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloCiencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da ReligiaoBrasilIMSCiencias da ReligiaoSouza, Sandra Duarte deJung, Mo SungLeite, Caio Augusto Ceneme Ferraz2017-10-09T17:53:48Z2016-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLeite, Caio Augusto Ceneme Ferraz. As Ações da Pastoral Escolar com Jovens do Ensino Médio do Colégio Boni Consilii a partir da Teoria da Complexidade. 2016. 147 folhas. Dissertação( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1684porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2017-10-10T04:00:49Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1684Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2017-10-10T04:00:49Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv As Ações da Pastoral Escolar com Jovens do Ensino Médio do Colégio Boni Consilii a partir da Teoria da Complexidade
The pastoral Catholica schoolworks with kids from kindergartento high school from bases of theory of complexity
title As Ações da Pastoral Escolar com Jovens do Ensino Médio do Colégio Boni Consilii a partir da Teoria da Complexidade
spellingShingle As Ações da Pastoral Escolar com Jovens do Ensino Médio do Colégio Boni Consilii a partir da Teoria da Complexidade
Leite, Caio Augusto Ceneme Ferraz
pastoral escolar; pensamento complexo; juventude e religião; religião e educação
pastoral school; complex thoughts; youth and religion; religion and education
CIENCIAS HUMANAS
title_short As Ações da Pastoral Escolar com Jovens do Ensino Médio do Colégio Boni Consilii a partir da Teoria da Complexidade
title_full As Ações da Pastoral Escolar com Jovens do Ensino Médio do Colégio Boni Consilii a partir da Teoria da Complexidade
title_fullStr As Ações da Pastoral Escolar com Jovens do Ensino Médio do Colégio Boni Consilii a partir da Teoria da Complexidade
title_full_unstemmed As Ações da Pastoral Escolar com Jovens do Ensino Médio do Colégio Boni Consilii a partir da Teoria da Complexidade
title_sort As Ações da Pastoral Escolar com Jovens do Ensino Médio do Colégio Boni Consilii a partir da Teoria da Complexidade
author Leite, Caio Augusto Ceneme Ferraz
author_facet Leite, Caio Augusto Ceneme Ferraz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Sandra Duarte de
Jung, Mo Sung
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Caio Augusto Ceneme Ferraz
dc.subject.por.fl_str_mv pastoral escolar; pensamento complexo; juventude e religião; religião e educação
pastoral school; complex thoughts; youth and religion; religion and education
CIENCIAS HUMANAS
topic pastoral escolar; pensamento complexo; juventude e religião; religião e educação
pastoral school; complex thoughts; youth and religion; religion and education
CIENCIAS HUMANAS
description A Pastoral Escolar Católica atua com crianças e jovens desde a educação infantil até o término do Ensino Médio. A proposta aqui levantada foi uma aproximação com o público jovem a partir de bases oferecidas pela teoria da complexidade. Os objetivos da pesquisa são: investigar o cenário vivenciado pela Pastoral Escolar a partir das suas ações com jovens no período do Ensino Médio; analisar as contribuições dos temas da teoria da complexidade para as ações da Pastoral Escolar com jovens no Ensino Médio; identificar a relação entre as necessidades dos/das jovens com as ações da Pastoral Escolar. Entende-se que há questões específicas as quais espera-se responder durante a pesquisa; são elas: qual o cenário vivenciado pela Pastoral Escolar na sua atuação com jovens no Ensino Médio? Quais contribuições os temas da teoria da complexidade oferecem para as ações da Pastoral Escolar com jovens no Ensino Médio? Qual relação pode ser estabelecida entre as necessidades dos/das jovens e as ações específicas da Pastoral Escolar acerca dessas questões? A pesquisa foi desenvolvida a partir de um processo metodológico no qual foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com os/as jovens e assumiu um caráter exploratório, uma vez que a história e o contexto social no qual a instituição e as pessoas envolvidas interferem de forma direta nas ações praticadas pela Pastoral.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-14
2017-10-09T17:53:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Leite, Caio Augusto Ceneme Ferraz. As Ações da Pastoral Escolar com Jovens do Ensino Médio do Colégio Boni Consilii a partir da Teoria da Complexidade. 2016. 147 folhas. Dissertação( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1684
identifier_str_mv Leite, Caio Augusto Ceneme Ferraz. As Ações da Pastoral Escolar com Jovens do Ensino Médio do Colégio Boni Consilii a partir da Teoria da Complexidade. 2016. 147 folhas. Dissertação( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Ciencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da Religiao
Brasil
IMS
Ciencias da Religiao
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Ciencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da Religiao
Brasil
IMS
Ciencias da Religiao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602003549978624