As Ações da Pastoral Escolar com Jovens do Ensino Médio do Colégio Boni Consilii a partir da Teoria da Complexidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1684 |
Resumo: | A Pastoral Escolar Católica atua com crianças e jovens desde a educação infantil até o término do Ensino Médio. A proposta aqui levantada foi uma aproximação com o público jovem a partir de bases oferecidas pela teoria da complexidade. Os objetivos da pesquisa são: investigar o cenário vivenciado pela Pastoral Escolar a partir das suas ações com jovens no período do Ensino Médio; analisar as contribuições dos temas da teoria da complexidade para as ações da Pastoral Escolar com jovens no Ensino Médio; identificar a relação entre as necessidades dos/das jovens com as ações da Pastoral Escolar. Entende-se que há questões específicas as quais espera-se responder durante a pesquisa; são elas: qual o cenário vivenciado pela Pastoral Escolar na sua atuação com jovens no Ensino Médio? Quais contribuições os temas da teoria da complexidade oferecem para as ações da Pastoral Escolar com jovens no Ensino Médio? Qual relação pode ser estabelecida entre as necessidades dos/das jovens e as ações específicas da Pastoral Escolar acerca dessas questões? A pesquisa foi desenvolvida a partir de um processo metodológico no qual foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com os/as jovens e assumiu um caráter exploratório, uma vez que a história e o contexto social no qual a instituição e as pessoas envolvidas interferem de forma direta nas ações praticadas pela Pastoral. |
id |
METODISTA_8a4b9e859cf81796d341a9d5cc3dfd69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1684 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
As Ações da Pastoral Escolar com Jovens do Ensino Médio do Colégio Boni Consilii a partir da Teoria da ComplexidadeThe pastoral Catholica schoolworks with kids from kindergartento high school from bases of theory of complexitypastoral escolar; pensamento complexo; juventude e religião; religião e educaçãopastoral school; complex thoughts; youth and religion; religion and educationCIENCIAS HUMANASA Pastoral Escolar Católica atua com crianças e jovens desde a educação infantil até o término do Ensino Médio. A proposta aqui levantada foi uma aproximação com o público jovem a partir de bases oferecidas pela teoria da complexidade. Os objetivos da pesquisa são: investigar o cenário vivenciado pela Pastoral Escolar a partir das suas ações com jovens no período do Ensino Médio; analisar as contribuições dos temas da teoria da complexidade para as ações da Pastoral Escolar com jovens no Ensino Médio; identificar a relação entre as necessidades dos/das jovens com as ações da Pastoral Escolar. Entende-se que há questões específicas as quais espera-se responder durante a pesquisa; são elas: qual o cenário vivenciado pela Pastoral Escolar na sua atuação com jovens no Ensino Médio? Quais contribuições os temas da teoria da complexidade oferecem para as ações da Pastoral Escolar com jovens no Ensino Médio? Qual relação pode ser estabelecida entre as necessidades dos/das jovens e as ações específicas da Pastoral Escolar acerca dessas questões? A pesquisa foi desenvolvida a partir de um processo metodológico no qual foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com os/as jovens e assumiu um caráter exploratório, uma vez que a história e o contexto social no qual a instituição e as pessoas envolvidas interferem de forma direta nas ações praticadas pela Pastoral.The Pastoral Catholic School (Pastoral Escolar Católica) works with kids from kindergarten to high school. The purpose of this institution is to approach the young community starting from bases offered by theory of complexity. The main goal of this research are investigate the scenario experienced by the Pastoral School from its actions with young teenagers during high school, analyze the contributions that the themes about the theory of complexity offers to the Pastoral Catholic School to work with young teenagers in high school, and identify the relationship between the needs of the young teenagers and the Pastoral Catholic School actions. There are specific questions that we expect to answer by the end of this research like what is the scenario experienced by the Pastoral Catholic School working with young teenagers in high school? What are the contributions of the theory of complexity to the work of the Pastoral Catholic School with young teenagers in high school? Which relationship can be established between the needs of the young teenagers and the actions taken by the Pastoral Catholic School? Since the story and the social environment that the institution and the people involved interfere directly in the actions practiced by the Pastoral Catholic School, this research was developed in a methodological process in which were conducted interviews with the young teenagers in an exploratory way.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloCiencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da ReligiaoBrasilIMSCiencias da ReligiaoSouza, Sandra Duarte deJung, Mo SungLeite, Caio Augusto Ceneme Ferraz2017-10-09T17:53:48Z2016-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLeite, Caio Augusto Ceneme Ferraz. As Ações da Pastoral Escolar com Jovens do Ensino Médio do Colégio Boni Consilii a partir da Teoria da Complexidade. 2016. 147 folhas. Dissertação( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1684porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2017-10-10T04:00:49Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1684Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2017-10-10T04:00:49Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As Ações da Pastoral Escolar com Jovens do Ensino Médio do Colégio Boni Consilii a partir da Teoria da Complexidade The pastoral Catholica schoolworks with kids from kindergartento high school from bases of theory of complexity |
title |
As Ações da Pastoral Escolar com Jovens do Ensino Médio do Colégio Boni Consilii a partir da Teoria da Complexidade |
spellingShingle |
As Ações da Pastoral Escolar com Jovens do Ensino Médio do Colégio Boni Consilii a partir da Teoria da Complexidade Leite, Caio Augusto Ceneme Ferraz pastoral escolar; pensamento complexo; juventude e religião; religião e educação pastoral school; complex thoughts; youth and religion; religion and education CIENCIAS HUMANAS |
title_short |
As Ações da Pastoral Escolar com Jovens do Ensino Médio do Colégio Boni Consilii a partir da Teoria da Complexidade |
title_full |
As Ações da Pastoral Escolar com Jovens do Ensino Médio do Colégio Boni Consilii a partir da Teoria da Complexidade |
title_fullStr |
As Ações da Pastoral Escolar com Jovens do Ensino Médio do Colégio Boni Consilii a partir da Teoria da Complexidade |
title_full_unstemmed |
As Ações da Pastoral Escolar com Jovens do Ensino Médio do Colégio Boni Consilii a partir da Teoria da Complexidade |
title_sort |
As Ações da Pastoral Escolar com Jovens do Ensino Médio do Colégio Boni Consilii a partir da Teoria da Complexidade |
author |
Leite, Caio Augusto Ceneme Ferraz |
author_facet |
Leite, Caio Augusto Ceneme Ferraz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Sandra Duarte de Jung, Mo Sung |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Caio Augusto Ceneme Ferraz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pastoral escolar; pensamento complexo; juventude e religião; religião e educação pastoral school; complex thoughts; youth and religion; religion and education CIENCIAS HUMANAS |
topic |
pastoral escolar; pensamento complexo; juventude e religião; religião e educação pastoral school; complex thoughts; youth and religion; religion and education CIENCIAS HUMANAS |
description |
A Pastoral Escolar Católica atua com crianças e jovens desde a educação infantil até o término do Ensino Médio. A proposta aqui levantada foi uma aproximação com o público jovem a partir de bases oferecidas pela teoria da complexidade. Os objetivos da pesquisa são: investigar o cenário vivenciado pela Pastoral Escolar a partir das suas ações com jovens no período do Ensino Médio; analisar as contribuições dos temas da teoria da complexidade para as ações da Pastoral Escolar com jovens no Ensino Médio; identificar a relação entre as necessidades dos/das jovens com as ações da Pastoral Escolar. Entende-se que há questões específicas as quais espera-se responder durante a pesquisa; são elas: qual o cenário vivenciado pela Pastoral Escolar na sua atuação com jovens no Ensino Médio? Quais contribuições os temas da teoria da complexidade oferecem para as ações da Pastoral Escolar com jovens no Ensino Médio? Qual relação pode ser estabelecida entre as necessidades dos/das jovens e as ações específicas da Pastoral Escolar acerca dessas questões? A pesquisa foi desenvolvida a partir de um processo metodológico no qual foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com os/as jovens e assumiu um caráter exploratório, uma vez que a história e o contexto social no qual a instituição e as pessoas envolvidas interferem de forma direta nas ações praticadas pela Pastoral. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-14 2017-10-09T17:53:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Leite, Caio Augusto Ceneme Ferraz. As Ações da Pastoral Escolar com Jovens do Ensino Médio do Colégio Boni Consilii a partir da Teoria da Complexidade. 2016. 147 folhas. Dissertação( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1684 |
identifier_str_mv |
Leite, Caio Augusto Ceneme Ferraz. As Ações da Pastoral Escolar com Jovens do Ensino Médio do Colégio Boni Consilii a partir da Teoria da Complexidade. 2016. 147 folhas. Dissertação( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1684 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Ciencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da Religiao Brasil IMS Ciencias da Religiao |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Ciencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da Religiao Brasil IMS Ciencias da Religiao |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792602003549978624 |