A FORMAÇÃO PARA O MINISTÉRIO PASTORAL: PERCEPÇÕES DE PASTORAS METODISTAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, ANDREIA FERNANDES
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1813
Resumo: Esta tese tem por objetivo identificar as percepções de oito mulheres no exercício do ministério pastoral, graduadas pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista. Partindo de pressupostos de autoras(res) do pensamento crítico de distintas áreas dos estudos sociais (COLLINS, RIBEIRO, KILOMBA), teológicos (GEBARA, DEIFELT) e educacionais (FREIRE, HOOKS), o embasamento teórico desta pesquisa é formado a partir de pensadoras(es) que, ao problematizarem as relações entre homens e mulheres, marcadas pela imposição dos valores hegemônicos, como a colonização, a masculinização e o embranquecimento do saber, evidenciam que a educação pode ser um instrumento de reprodução desses valores. Neste sentido, a formação teológica para o exercício do ministério pastoral tem sido influenciada por esses valores. Conceitos de educação teológica, ministério pastoral, interseccionalidade e educação problematizadora fazem parte desse diálogo crítico entre as fontes bibliográficas. Como instrumento metodológico de campo, foi utilizado aplicação de grupo focal com pastoras em exercício ministerial, formadas em períodos diferentes na Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo. A partir da análise dos dados, confirmou-se a hipótese de que a formação teológica da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista é masculinizada e masculinizante, estabelecida prioritariamente por homens e para homens. Por isso, faz-se necessário transformar o espaço de formação teológica e o espaço clerical. É preciso construir lugares de reflexão e fomento de ações que confrontem a igreja em relação às práticas de discriminação e de rejeição das mulheres no exercício do ministério pastoral.
id METODISTA_8d56ad819aa6dd9b567a9c16a13a1f19
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1813
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO PARA O MINISTÉRIO PASTORAL: PERCEPÇÕES DE PASTORAS METODISTASFORMATION FOR PASTORAL MINISTRY: PERCEPTIONS OF METHODIST FEMALE PASTORSformação teológica, educação teológica; ministério pastoral; pastoras; interseccionalidade; educação problematizadoratheological formation, theological education; pastoral ministry; female pastors; intersectionality; problematizing educationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta tese tem por objetivo identificar as percepções de oito mulheres no exercício do ministério pastoral, graduadas pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista. Partindo de pressupostos de autoras(res) do pensamento crítico de distintas áreas dos estudos sociais (COLLINS, RIBEIRO, KILOMBA), teológicos (GEBARA, DEIFELT) e educacionais (FREIRE, HOOKS), o embasamento teórico desta pesquisa é formado a partir de pensadoras(es) que, ao problematizarem as relações entre homens e mulheres, marcadas pela imposição dos valores hegemônicos, como a colonização, a masculinização e o embranquecimento do saber, evidenciam que a educação pode ser um instrumento de reprodução desses valores. Neste sentido, a formação teológica para o exercício do ministério pastoral tem sido influenciada por esses valores. Conceitos de educação teológica, ministério pastoral, interseccionalidade e educação problematizadora fazem parte desse diálogo crítico entre as fontes bibliográficas. Como instrumento metodológico de campo, foi utilizado aplicação de grupo focal com pastoras em exercício ministerial, formadas em períodos diferentes na Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo. A partir da análise dos dados, confirmou-se a hipótese de que a formação teológica da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista é masculinizada e masculinizante, estabelecida prioritariamente por homens e para homens. Por isso, faz-se necessário transformar o espaço de formação teológica e o espaço clerical. É preciso construir lugares de reflexão e fomento de ações que confrontem a igreja em relação às práticas de discriminação e de rejeição das mulheres no exercício do ministério pastoral.This thesis aims to identify the perceptions of women in the practice of pastoral ministry who graduated from the School of Theology of the Methodist Church. Based on the assumptions of critically thinking authors in various areas of social, theological and educational studies, the theoretical basis of this research is composed from thinkers who, when discussing relationships between men and women, which are marked by the imposition of hegemonic values, such as colonization, masculinization and whitening of knowledge, make it evident that education can be an instrument toward the reproduction of these values. In this sense, the theological formation for the practice of the pastoral ministry has been influenced by these values. Concepts of theological education, pastoral ministry, intersectionality, and problematizing education are part of this critical dialogue among bibliographic sources. As a methodological field instrument, the focus group included female pastors in ministerial practice, who all studied and graduated from the School of Theology of the Methodist University of São Paulo at different times. From the analysis of the data, the hypothesis was confirmed that the theological formation of the School of Theology of the Methodist Church is masculinized and masculinizing, established mainly by men and for men. It is therefore necessary to transform the space of theological formation and clerical space. It is necessary to build places for reflection and encouragement of actions that confront the church in relation to practices of discrimination and rejection of women in the exercise of pastoral ministry.Universidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoFischmann , RoseliFurlin , MarceloTardeli, Denise D’ AureaCoelho , Patricia Margarida FariasSouza , Sandra Duarte deUlloa , Boris Agustín NefOLIVEIRA, ANDREIA FERNANDES2019-01-25T19:24:23Z2018-08-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfOLIVEIRA, ANDREIA FERNANDES. A FORMAÇÃO PARA O MINISTÉRIO PASTORAL: PERCEPÇÕES DE PASTORAS METODISTAS. 2018. 238 folhas. Tese( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo, 2018.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1813porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2019-01-25T19:24:24Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1813Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2019-01-25T19:24:24Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO PARA O MINISTÉRIO PASTORAL: PERCEPÇÕES DE PASTORAS METODISTAS
FORMATION FOR PASTORAL MINISTRY: PERCEPTIONS OF METHODIST FEMALE PASTORS
title A FORMAÇÃO PARA O MINISTÉRIO PASTORAL: PERCEPÇÕES DE PASTORAS METODISTAS
spellingShingle A FORMAÇÃO PARA O MINISTÉRIO PASTORAL: PERCEPÇÕES DE PASTORAS METODISTAS
OLIVEIRA, ANDREIA FERNANDES
formação teológica, educação teológica; ministério pastoral; pastoras; interseccionalidade; educação problematizadora
theological formation, theological education; pastoral ministry; female pastors; intersectionality; problematizing education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A FORMAÇÃO PARA O MINISTÉRIO PASTORAL: PERCEPÇÕES DE PASTORAS METODISTAS
title_full A FORMAÇÃO PARA O MINISTÉRIO PASTORAL: PERCEPÇÕES DE PASTORAS METODISTAS
title_fullStr A FORMAÇÃO PARA O MINISTÉRIO PASTORAL: PERCEPÇÕES DE PASTORAS METODISTAS
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO PARA O MINISTÉRIO PASTORAL: PERCEPÇÕES DE PASTORAS METODISTAS
title_sort A FORMAÇÃO PARA O MINISTÉRIO PASTORAL: PERCEPÇÕES DE PASTORAS METODISTAS
author OLIVEIRA, ANDREIA FERNANDES
author_facet OLIVEIRA, ANDREIA FERNANDES
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fischmann , Roseli
Furlin , Marcelo
Tardeli, Denise D’ Aurea
Coelho , Patricia Margarida Farias
Souza , Sandra Duarte de
Ulloa , Boris Agustín Nef
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, ANDREIA FERNANDES
dc.subject.por.fl_str_mv formação teológica, educação teológica; ministério pastoral; pastoras; interseccionalidade; educação problematizadora
theological formation, theological education; pastoral ministry; female pastors; intersectionality; problematizing education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic formação teológica, educação teológica; ministério pastoral; pastoras; interseccionalidade; educação problematizadora
theological formation, theological education; pastoral ministry; female pastors; intersectionality; problematizing education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Esta tese tem por objetivo identificar as percepções de oito mulheres no exercício do ministério pastoral, graduadas pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista. Partindo de pressupostos de autoras(res) do pensamento crítico de distintas áreas dos estudos sociais (COLLINS, RIBEIRO, KILOMBA), teológicos (GEBARA, DEIFELT) e educacionais (FREIRE, HOOKS), o embasamento teórico desta pesquisa é formado a partir de pensadoras(es) que, ao problematizarem as relações entre homens e mulheres, marcadas pela imposição dos valores hegemônicos, como a colonização, a masculinização e o embranquecimento do saber, evidenciam que a educação pode ser um instrumento de reprodução desses valores. Neste sentido, a formação teológica para o exercício do ministério pastoral tem sido influenciada por esses valores. Conceitos de educação teológica, ministério pastoral, interseccionalidade e educação problematizadora fazem parte desse diálogo crítico entre as fontes bibliográficas. Como instrumento metodológico de campo, foi utilizado aplicação de grupo focal com pastoras em exercício ministerial, formadas em períodos diferentes na Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo. A partir da análise dos dados, confirmou-se a hipótese de que a formação teológica da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista é masculinizada e masculinizante, estabelecida prioritariamente por homens e para homens. Por isso, faz-se necessário transformar o espaço de formação teológica e o espaço clerical. É preciso construir lugares de reflexão e fomento de ações que confrontem a igreja em relação às práticas de discriminação e de rejeição das mulheres no exercício do ministério pastoral.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-31
2019-01-25T19:24:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, ANDREIA FERNANDES. A FORMAÇÃO PARA O MINISTÉRIO PASTORAL: PERCEPÇÕES DE PASTORAS METODISTAS. 2018. 238 folhas. Tese( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo, 2018.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1813
identifier_str_mv OLIVEIRA, ANDREIA FERNANDES. A FORMAÇÃO PARA O MINISTÉRIO PASTORAL: PERCEPÇÕES DE PASTORAS METODISTAS. 2018. 238 folhas. Tese( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo, 2018.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602004547174400