O CARÁTER TRANSVERSAL DO ENSINO DO EMPREENDEDORISMO NAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MEDEIROS, MARIA DA CONCEIÇÃO
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1897
Resumo: O cenário socioeconômico, político e ambiental vivenciado nas últimas décadas, direcionaram as atenções para as transformações ocorridas no comportamento e posicionamento da sociedade e das organizações. Emergem exigências por um perfil de profissional que esteja apto a responder com competências às novas formas de relações de trabalho, bem como, a novos modelos de produção e comercialização de bens e serviços em um mercado global. Os conceitos de empregabilidade, empreendedorismo e inovação (SCHUMPETER, 1997; DELORS, 2012; DORNELAS, 2018) quando associados a esse panorama, assumem relevância na interação com o indivíduo e com o meio, tornando-se essencial o aperfeiçoamento constante direcionado aos diferentes aspectos que envolvam a sociedade. Destaca-se a ação empreendedora como uma opção para adaptação e inclusão nessa nova conjuntura, atraindo o interesse das organizações e da sociedade em relação ao tema. Nesse contexto, a compreensão das novas formas de trabalho e geração de renda, tornou-se fato importante para o entendimento dos modernos arranjos da sociedade relativos ao trabalho, ao ambiente das organizações e de seus colaboradores (VALE, 2014; SUSSKIND, 2017), um movimento que exige constantes ações, que respondam às imposições da competição em um mercado global. Assim, o estudo objetivou identificar por meio de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória-descritiva a inserção do tema empreendedorismo na formação de graduação superior tecnológica por meio da transversalidade como metodologia de ensino. O instrumento para coleta de dados se deu pelo uso de entrevista semiestruturada, optando-se para análise dos dados pela Análise do Discurso, uma metodologia que tem sido utilizada por pesquisadores organizacionais. Para atendimento dos objetivos estabelecidos para o estudo, definiram-se como participantes da pesquisa professores coordenadores de projetos pedagógicos relacionados a discussão, análise, reflexão e formulação de propostas pedagógicas e curriculares de graduação tecnológica de uma Instituição de Ensino Público Superior de Graduação Tecnológica do Estado de São Paulo. As análises dos dados obtidos na pesquisa revelaram que os pressupostos da educação empreendedora, como apontado por Dornelas (2018) e Dolabela (2006), configuram-se como um caminho alternativo para responder as novas demandas advindas do setor produtivo e das novas relações de trabalho, apontando que a inserção do tema empreendedorismo na formação de graduação tecnológica, é percebida como um bom momento para o desenvolvimento do perfil empreendedor. A transversalidade é entendida e aceita como mecanismo de integração, configurando-se em uma metodologia viável para o desenvolvimento da educação empreendedora, contudo não foi possível identificar sua aplicabilidade nas práticas pedagógicas das unidades de ensino da instituição
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spelling O CARÁTER TRANSVERSAL DO ENSINO DO EMPREENDEDORISMO NAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO DE SÃO PAULOTHE TRANSVERSAL NATURE OF THE TEACHING OF ENTREPRENEURSHIP IN UNDERGRADUATE PROFISSIONAL TRAINING PRACTICES TECHNOLOGY OF THE STATE OF SÃO PAULOEmpreendedorismo; Transversalidade; Educação EmpreendedoraEntrepreneurship; Transversality Entrepreneurial educationCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOO cenário socioeconômico, político e ambiental vivenciado nas últimas décadas, direcionaram as atenções para as transformações ocorridas no comportamento e posicionamento da sociedade e das organizações. Emergem exigências por um perfil de profissional que esteja apto a responder com competências às novas formas de relações de trabalho, bem como, a novos modelos de produção e comercialização de bens e serviços em um mercado global. Os conceitos de empregabilidade, empreendedorismo e inovação (SCHUMPETER, 1997; DELORS, 2012; DORNELAS, 2018) quando associados a esse panorama, assumem relevância na interação com o indivíduo e com o meio, tornando-se essencial o aperfeiçoamento constante direcionado aos diferentes aspectos que envolvam a sociedade. Destaca-se a ação empreendedora como uma opção para adaptação e inclusão nessa nova conjuntura, atraindo o interesse das organizações e da sociedade em relação ao tema. Nesse contexto, a compreensão das novas formas de trabalho e geração de renda, tornou-se fato importante para o entendimento dos modernos arranjos da sociedade relativos ao trabalho, ao ambiente das organizações e de seus colaboradores (VALE, 2014; SUSSKIND, 2017), um movimento que exige constantes ações, que respondam às imposições da competição em um mercado global. Assim, o estudo objetivou identificar por meio de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória-descritiva a inserção do tema empreendedorismo na formação de graduação superior tecnológica por meio da transversalidade como metodologia de ensino. O instrumento para coleta de dados se deu pelo uso de entrevista semiestruturada, optando-se para análise dos dados pela Análise do Discurso, uma metodologia que tem sido utilizada por pesquisadores organizacionais. Para atendimento dos objetivos estabelecidos para o estudo, definiram-se como participantes da pesquisa professores coordenadores de projetos pedagógicos relacionados a discussão, análise, reflexão e formulação de propostas pedagógicas e curriculares de graduação tecnológica de uma Instituição de Ensino Público Superior de Graduação Tecnológica do Estado de São Paulo. As análises dos dados obtidos na pesquisa revelaram que os pressupostos da educação empreendedora, como apontado por Dornelas (2018) e Dolabela (2006), configuram-se como um caminho alternativo para responder as novas demandas advindas do setor produtivo e das novas relações de trabalho, apontando que a inserção do tema empreendedorismo na formação de graduação tecnológica, é percebida como um bom momento para o desenvolvimento do perfil empreendedor. A transversalidade é entendida e aceita como mecanismo de integração, configurando-se em uma metodologia viável para o desenvolvimento da educação empreendedora, contudo não foi possível identificar sua aplicabilidade nas práticas pedagógicas das unidades de ensino da instituiçãoThe socio-economic, political and environmental scenario experienced in the last decades, directed the attention to the transformations that occurred in the behavior and positioning of society and organizations. Demands emerge from a professional profile that is able to respond with competencies to new forms of work relations, as well as to new models of production and commercialization of goods and services in a global market. The concepts of employability, entrepreneurship and innovation (SCHUMPETER, 1997; DELORS, 2012; DORNELAS, 2018) when associated with this panorama, they assume relevance in the interaction with the individual and with the environment, becoming essential the constant improvement directed to the different aspects that involve society. The entrepreneurial action is highlighted as an option for adaptation and inclusion in this new conjuncture, attracting the interest of organizations and society in relation to the theme. In this context, the understanding of new forms of work and income generation, has become an important fact for the understanding of the modern arrangements of society related to work, to the environment of organizations and their collaborators (VALE, 2014; SUSSKIND, 2017), a movement that requires constant actions, which respond to the impositions of competition in a global market. Thus, the study aimed to identify by means of a qualitative research of exploratory-descriptive nature the insertion of the theme entrepreneurship in the formation of higher technological graduation through transversality as teaching methodology. The instrument for data collection was due to the use of semi-structured interviews, opting for data analysis by discourse analysis, a methodology that has been used by organizational researchers. To meet the objectives established for the study, we defined as participants of the research professors’ coordinators of pedagogical projects related to discussion, analysis, reflection and formulation of pedagogical and curricular proposals of technological graduation of an institution of higher public education of technological graduation of the state of São Paulo. The analysis of the data obtained in the research revealed that the assumptions of entrepreneurial education, as pointed out by Dornelas (2018) and Dolabela (2006), constitute an alternative path to respond to the new demands arising from the productive sector and New work relations, pointing out that the insertion of the theme entrepreneurship in the formation of technological graduation, is perceived as a good time for the development of the entrepreneurial profile. Transversality is understood and accepted as a mechanism of integration, configuring itself in a viable methodology for the development of entrepreneurial education, however it was not possible to identify its applicability in the pedagogical practices of the units of Teaching of the institutionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloAdministracao::Programa de Pos Graduacao em AdministracaoBrasilIMSAdministracaoVieira, Almir MartinsAndré, Claudio FernandoCarmona, Viviane CelinaMEDEIROS, MARIA DA CONCEIÇÃO2019-08-26T19:22:31Z2019-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMEDEIROS, MARIA DA CONCEIÇÃO. O CARÁTER TRANSVERSAL DO ENSINO DO EMPREENDEDORISMO NAS PRÁTICAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. 2019. 104 folhas. 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