PENTECOSTALISMO BRASILEIRO DE IMIGRAÇÃO: CONTEXTO, COTIDIANO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DA CONVENÇÃO DAS IGREJAS BATISTAS INDEPENDENTES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1945 |
Resumo: | A presente pesquisa investiga o Pentecostalismo brasileiro de imigração, que fundou no Brasil a Igreja Batista Sueca (IBS) e, posteriomente, a Convenção das Igrejas Batistas Independentes (CIBI). Dentre as principais especificidades dessa igreja estão a transformação do carisma, sua etnicidade, a preservação cultural como forma de coesão do grupo, sendo uma igreja burocrática e racional, traço herdado da Örebromissionen (ÖM), ou seja, Missão de Örebro. Partindo da investigação de documentos históricos e levantamento de dados empíricos – fontes primárias – , além de estudos sobre a origem e fundação da IBS, a presente pesquisa expõe as origens, a história dessa denominação, analisando as disputas por poder entre os missionários suecos e os pastores nativos, bem como sua lógica de funcionamento. A busca pela ascensão denominacional dos pastores autóctones é um traço determinante na construção identitária do que veio a ser a nacionalização da IBS, através do nascimento da CIBI. Articulações e jogos de poder foram se desenvolvendo durante os primeiros quarenta anos de missão no Brasil. As características mais recentes da denominação, bem como as suas atuais estruturas, também foram analisadas nesta pesquisa, a fim de compreendermos como foi possível, no decorrer dos anos, uma ambiguidade doutrinária e uma teologia fragmentada, fruto do recebimento de ministros oriundos de outras denominações evangélicas, sobretudo pentecostais. A CIBI representa um pentecostalismo centenário que correu à margem das demais denominações pentecostais fundadoras do movimento no país, tendo uma forma de atuação muito específica e singular. As tipologias de poder de Max Weber, a estrutura no desenvolvimento do poder de Foucault e o conceito de campo de Pierre Bourdieu compuseram o arsenal teórico para a análise da história e da prática religiosa da IBS e, posteriormente da CIBI. Cabe ressaltar ainda que a CIBI é uma convenção pentecostal centenária não catalogada pelos pesquisadores do fenômeno religioso pentecostal. |
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PENTECOSTALISMO BRASILEIRO DE IMIGRAÇÃO: CONTEXTO, COTIDIANO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DA CONVENÇÃO DAS IGREJAS BATISTAS INDEPENDENTESBRAZILIAN PENTECOSTALISM OF IMMIGRATION: CONTEXT, DAILY AND INSTITUTIONALIZATION OF THE INDEPENDENT BAPTIST CHURCH CONVENTIONPentecostalismo; Igreja Batista Sueca; Missionários; Pastores nativosPentecostalism; Swedish Baptist Church; Missionaries; Native Shepherds; Convention of Independent Baptist ChurchesCIENCIAS HUMANASA presente pesquisa investiga o Pentecostalismo brasileiro de imigração, que fundou no Brasil a Igreja Batista Sueca (IBS) e, posteriomente, a Convenção das Igrejas Batistas Independentes (CIBI). Dentre as principais especificidades dessa igreja estão a transformação do carisma, sua etnicidade, a preservação cultural como forma de coesão do grupo, sendo uma igreja burocrática e racional, traço herdado da Örebromissionen (ÖM), ou seja, Missão de Örebro. Partindo da investigação de documentos históricos e levantamento de dados empíricos – fontes primárias – , além de estudos sobre a origem e fundação da IBS, a presente pesquisa expõe as origens, a história dessa denominação, analisando as disputas por poder entre os missionários suecos e os pastores nativos, bem como sua lógica de funcionamento. A busca pela ascensão denominacional dos pastores autóctones é um traço determinante na construção identitária do que veio a ser a nacionalização da IBS, através do nascimento da CIBI. Articulações e jogos de poder foram se desenvolvendo durante os primeiros quarenta anos de missão no Brasil. As características mais recentes da denominação, bem como as suas atuais estruturas, também foram analisadas nesta pesquisa, a fim de compreendermos como foi possível, no decorrer dos anos, uma ambiguidade doutrinária e uma teologia fragmentada, fruto do recebimento de ministros oriundos de outras denominações evangélicas, sobretudo pentecostais. A CIBI representa um pentecostalismo centenário que correu à margem das demais denominações pentecostais fundadoras do movimento no país, tendo uma forma de atuação muito específica e singular. As tipologias de poder de Max Weber, a estrutura no desenvolvimento do poder de Foucault e o conceito de campo de Pierre Bourdieu compuseram o arsenal teórico para a análise da história e da prática religiosa da IBS e, posteriormente da CIBI. Cabe ressaltar ainda que a CIBI é uma convenção pentecostal centenária não catalogada pelos pesquisadores do fenômeno religioso pentecostal.The present research investigates the Brazilian Pentecostalism of immigration that arrived at Brazil founding the Baptist Church Swedish (IBS) and, later, the Convention of the Independent Baptist Churches (CIBI). Among at the main specificities of that church are the transformation of the charism, its ethnicity, cultural preservation as a form of cohesion of the group, being a bureaucratic and rational church, a trait inherited from Örebromissionen (ÖM), that is, Örebro Mission. Starting from the investigation of historical documents and empirical data collection – primary sources –, in addition to studies on the origin and foundation of the IBS, the present research exposes the origins, the history of this denomination, analyzing disputes for power among the Swedish missionaries and the native shepherds, as well as their logical form of functioning. The search for the denominational rise of indigenous pastors is a determining factor in the identity construction of what became the nationalization of IBS through the birth of CIBI. Joints and power games were developed during the first forty years of mission in Brazil. The most recent features of the denomination as well as its present structures were also analyzed in this research, in order to understand how, over the years, a doctrinal ambiguity and a fragmented theology was possible, as a result of the reception of ministers from other evangelical denominations, especially Pentecostals. The CIBI is a centenarian Pentecostalism that ran to the margin of the other Pentecostal denominations founders of the movement in the country, having a very specific and unique way of acting. Max Weber's typologies of power, Foucault's power-building structure and Pierre Bourdieu's field concept provide the theoretical arsenal for the analysis of the history and religious practice of IBS and subsequently CIBI. It should be noted that CIBI is a centennial Pentecostal convention not cataloged by researchers of the Pentecostal religious phenomenon.Universidade Metodista de Sao PauloCiencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da ReligiaoBrasilIMSCiencias da ReligiaoWirth, Lauri EmilioMendes, Marcelabumanssur, Edin SuedVilhena, Valeria CristinaRivera , Dario Paulo BarreraVALÉRIO, SAMUEL PEREIRA2019-10-24T15:24:32Z2019-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfVALÉRIO, SAMUEL PEREIRA. PENTECOSTALISMO BRASILEIRO DE IMIGRAÇÃO: CONTEXTO, COTIDIANO E INSTITUCIONALIZAÇÃO DA CONVENÇÃO DAS IGREJAS BATISTAS INDEPENDENTES. 2019. 304 folhas. 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