A Voz da Raça, os ecos da educação: percepções sobre as permanências da herança cultural africana no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ariadne Guimarães
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2149
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo investigar a presença africana nos textos publicados no jornal “A Voz da Raça” (1933 a 1937), pertencente à Frente Negra Brasileira (FNB). Para isso, são inicialmente contextualizados o personagem-chave do processo – o negro que vivia em São Paulo no início do século XX; a cena – conjunto de ideias e movimentos que compunham o ideário vigente; e a voz – os textos publicados pelos frentenegrinos. Para auxiliar na leitura desses registros, há uma recuperação histórica e social da trajetória do negro e sua diáspora na obra de Achille Mbembe (“A Crítica da Razão Negra”). A educação, apontada pelos integrantes do movimento negro como via de ascensão social, é investigada sob diferentes pontos: discurso e prática x prática do Estado e caminhos alternativos. Para complementar, a investigação da presença de palavras de origem Banto nos textos do periódico possibilitam uma visão da presença africana em nosso cotidiano. Em todo conteúdo, destaca-se uma denúncia inegavelmente negra, africana, sobre o abandono, o desemprego e a luta por cidadania dos afrodescendentes, ainda que sob um discurso muitas vezes branco e hegemônico.(AU)
id METODISTA_932e8cc50fef3b01f3a108ffa30b9083
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2149
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling A Voz da Raça, os ecos da educação: percepções sobre as permanências da herança cultural africana no BrasilThe Voice of the Race, the echoes of education: perceptions about the permanence of African cultural heritage in BrazilA Voz da Raça; Frente Negra Brasileira (FNB); Imprensa Negra; Educação; RacismoA Voz da Raça; Frente Negra Brasileira (FNB); Black Press; Education; RacismCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente dissertação tem como objetivo investigar a presença africana nos textos publicados no jornal “A Voz da Raça” (1933 a 1937), pertencente à Frente Negra Brasileira (FNB). Para isso, são inicialmente contextualizados o personagem-chave do processo – o negro que vivia em São Paulo no início do século XX; a cena – conjunto de ideias e movimentos que compunham o ideário vigente; e a voz – os textos publicados pelos frentenegrinos. Para auxiliar na leitura desses registros, há uma recuperação histórica e social da trajetória do negro e sua diáspora na obra de Achille Mbembe (“A Crítica da Razão Negra”). A educação, apontada pelos integrantes do movimento negro como via de ascensão social, é investigada sob diferentes pontos: discurso e prática x prática do Estado e caminhos alternativos. Para complementar, a investigação da presença de palavras de origem Banto nos textos do periódico possibilitam uma visão da presença africana em nosso cotidiano. Em todo conteúdo, destaca-se uma denúncia inegavelmente negra, africana, sobre o abandono, o desemprego e a luta por cidadania dos afrodescendentes, ainda que sob um discurso muitas vezes branco e hegemônico.(AU)This work aims to investigate the African presence on the newspaper “A Voz da Raça” (The Voice of the Race), a tabloid published by Frente Negra Brasileira (Brazilian Black Movement), from 1933 to 1937. To pursue this investigation was defined three steps: the key character, the black man who lived in São Paulo on the beginning of the XX century; the scene, the major ideas present on the black movements at that time; and the voice, the texts published by the followers of Frente Negra Brasileira. Achilles Mbembe's book (“Critique of Black Reason”) helps on the texts' analysis by a historical and social recuperation of black trajectory and his diaspora. Education, signalized by black activists as a possibility of social upgrade is investigated by different points: speech and practice versus State's model and alternatives paths. The analysis of Banto's words presence in the newspaper allows a perspective of African permanency in our lives. To summarize, the content stands out an undeniably black, African denunciation of abandonment, unemployment and the struggle for citizenship of Afro- descendants, albeit sometimes under a white and hegemonic discourse.(AU)Universidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoFurlin, MarceloRossetti , ReginaAndré , CláudioDias, Ariadne Guimarães2022-01-31T19:17:26Z2018-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDias, Ariadne Guimarães. A Voz da Raça, os ecos da educação: percepções sobre as permanências da herança cultural africana no Brasil. 2018. 130f. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo, 2018.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2149porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2022-01-31T19:25:59Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2149Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2022-01-31T19:25:59Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Voz da Raça, os ecos da educação: percepções sobre as permanências da herança cultural africana no Brasil
The Voice of the Race, the echoes of education: perceptions about the permanence of African cultural heritage in Brazil
title A Voz da Raça, os ecos da educação: percepções sobre as permanências da herança cultural africana no Brasil
spellingShingle A Voz da Raça, os ecos da educação: percepções sobre as permanências da herança cultural africana no Brasil
Dias, Ariadne Guimarães
A Voz da Raça; Frente Negra Brasileira (FNB); Imprensa Negra; Educação; Racismo
A Voz da Raça; Frente Negra Brasileira (FNB); Black Press; Education; Racism
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A Voz da Raça, os ecos da educação: percepções sobre as permanências da herança cultural africana no Brasil
title_full A Voz da Raça, os ecos da educação: percepções sobre as permanências da herança cultural africana no Brasil
title_fullStr A Voz da Raça, os ecos da educação: percepções sobre as permanências da herança cultural africana no Brasil
title_full_unstemmed A Voz da Raça, os ecos da educação: percepções sobre as permanências da herança cultural africana no Brasil
title_sort A Voz da Raça, os ecos da educação: percepções sobre as permanências da herança cultural africana no Brasil
author Dias, Ariadne Guimarães
author_facet Dias, Ariadne Guimarães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Furlin, Marcelo
Rossetti , Regina
André , Cláudio
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Ariadne Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv A Voz da Raça; Frente Negra Brasileira (FNB); Imprensa Negra; Educação; Racismo
A Voz da Raça; Frente Negra Brasileira (FNB); Black Press; Education; Racism
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic A Voz da Raça; Frente Negra Brasileira (FNB); Imprensa Negra; Educação; Racismo
A Voz da Raça; Frente Negra Brasileira (FNB); Black Press; Education; Racism
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente dissertação tem como objetivo investigar a presença africana nos textos publicados no jornal “A Voz da Raça” (1933 a 1937), pertencente à Frente Negra Brasileira (FNB). Para isso, são inicialmente contextualizados o personagem-chave do processo – o negro que vivia em São Paulo no início do século XX; a cena – conjunto de ideias e movimentos que compunham o ideário vigente; e a voz – os textos publicados pelos frentenegrinos. Para auxiliar na leitura desses registros, há uma recuperação histórica e social da trajetória do negro e sua diáspora na obra de Achille Mbembe (“A Crítica da Razão Negra”). A educação, apontada pelos integrantes do movimento negro como via de ascensão social, é investigada sob diferentes pontos: discurso e prática x prática do Estado e caminhos alternativos. Para complementar, a investigação da presença de palavras de origem Banto nos textos do periódico possibilitam uma visão da presença africana em nosso cotidiano. Em todo conteúdo, destaca-se uma denúncia inegavelmente negra, africana, sobre o abandono, o desemprego e a luta por cidadania dos afrodescendentes, ainda que sob um discurso muitas vezes branco e hegemônico.(AU)
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-20
2022-01-31T19:17:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Dias, Ariadne Guimarães. A Voz da Raça, os ecos da educação: percepções sobre as permanências da herança cultural africana no Brasil. 2018. 130f. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo, 2018.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2149
identifier_str_mv Dias, Ariadne Guimarães. A Voz da Raça, os ecos da educação: percepções sobre as permanências da herança cultural africana no Brasil. 2018. 130f. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo, 2018.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602006457679872