A GERAÇÃO Y E A PUBLICIDADE NA MÍDIA IMPRESSA REVISTA: UMA CONEXÃO POSSÍVEL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/613 |
Resumo: | A conexão que se estabelece entre a publicidade veiculada na mídia impressa revista e os jovens da chamada Geração Y é o principal foco deste trabalho. Estes jovens, nascidos entre 1980 e meados da década de 90, no século XX, se desenvolveram juntamente com as novas tecnologias da comunicação, cresceram com um computador ligado ao mundo pela internet, com o telefone celular e jogos interativos, mas continuam sendo assediados pelas revistas. Com o objetivo de conhecer melhor esta conexão, saber como a Geração Y se comporta diante das mensagens publicitárias e verificar se existe um padrão de consumo entre estes jovens foram realizadas investigações exploratórias em fontes primárias e secundárias complementada por um estudo conclusivo descritivo. Depois de uma revisão da literatura que trata dos conceitos de geração até o perfil da Geração Y, e de uma análise histórica da mídia revista, a realização de pesquisas aplicadas em forma de grupos focais e de um estudo descritivo, nos permitiu concluir que existe uma sobrevida para a mídia impressa revista, e ainda por muito tempo. Aspectos como a tangibilidade, portabilidade e a tradição são os pilares que garantem às revistas uma sólida confiabilidade por parte dos jovens da Geração Y, sobrepondo-se à mídia eletrônica, volátil e pouco confiável para eles. |
id |
METODISTA_9d56751820f09bcc17c83360abc8f413 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/613 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
A GERAÇÃO Y E A PUBLICIDADE NA MÍDIA IMPRESSA REVISTA: UMA CONEXÃO POSSÍVELGeração Ymídia impressaRevistacomunicaçãoPublicidade.Generation Yprint mediamagazinescommunication, advertisingCNPQ::CIENCIAS HUMANASA conexão que se estabelece entre a publicidade veiculada na mídia impressa revista e os jovens da chamada Geração Y é o principal foco deste trabalho. Estes jovens, nascidos entre 1980 e meados da década de 90, no século XX, se desenvolveram juntamente com as novas tecnologias da comunicação, cresceram com um computador ligado ao mundo pela internet, com o telefone celular e jogos interativos, mas continuam sendo assediados pelas revistas. Com o objetivo de conhecer melhor esta conexão, saber como a Geração Y se comporta diante das mensagens publicitárias e verificar se existe um padrão de consumo entre estes jovens foram realizadas investigações exploratórias em fontes primárias e secundárias complementada por um estudo conclusivo descritivo. Depois de uma revisão da literatura que trata dos conceitos de geração até o perfil da Geração Y, e de uma análise histórica da mídia revista, a realização de pesquisas aplicadas em forma de grupos focais e de um estudo descritivo, nos permitiu concluir que existe uma sobrevida para a mídia impressa revista, e ainda por muito tempo. Aspectos como a tangibilidade, portabilidade e a tradição são os pilares que garantem às revistas uma sólida confiabilidade por parte dos jovens da Geração Y, sobrepondo-se à mídia eletrônica, volátil e pouco confiável para eles.The connection established between the advertisements in the print magazine and the youth of so-called Generation Y is the main focus of this work. These young people, born between 1980 and mid-90s, in the twentieth century, developed together with the new communication technologies have grown up with a computer connected to the Internet world with your mobile phone and interactive games, but still being harassed by magazines. In order to better understand this connection, how Gen Y behaves in the face of advertising and see if there is a pattern of use among these young people were conducted exploratory research in primary and secondary sources supplemented by a descriptive study conclusive. After a review of the literature dealing with the concepts of generation to the profile of Generation Y, and a historical analysis of the media magazine, conducting applied research in the form of focus groups and a descriptive study allowed us to conclude that there is a survival for the print magazine, and for a long time. Aspects such as tangibility, portability and tradition are the pillars that ensure solid reliability at a magazine for young people of Generation Y, overlapping with the electronic media, volatile and unreliable for them.Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOTarsitano, Paulo RogérioCPF:16606095052http://lattes.cnpq.br/9706123951509221Gonçalves, Elizabeth MoraesCPF:16489456120http://lattes.cnpq.br/1270011884916244Giacomini Filho, GinoCPF:49061320002http://lattes.cnpq.br/4716383899113030Malacrida, Roberto2016-08-03T12:29:27Z2012-02-092011-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMALACRIDA, Roberto. A GERAÇÃO Y E A PUBLICIDADE NA MÍDIA IMPRESSA REVISTA: UMA CONEXÃO POSSÍVEL. 2011. 114 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/613porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:01:42Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/613Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:01:42Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A GERAÇÃO Y E A PUBLICIDADE NA MÍDIA IMPRESSA REVISTA: UMA CONEXÃO POSSÍVEL |
title |
A GERAÇÃO Y E A PUBLICIDADE NA MÍDIA IMPRESSA REVISTA: UMA CONEXÃO POSSÍVEL |
spellingShingle |
A GERAÇÃO Y E A PUBLICIDADE NA MÍDIA IMPRESSA REVISTA: UMA CONEXÃO POSSÍVEL Malacrida, Roberto Geração Y mídia impressa Revista comunicação Publicidade. Generation Y print media magazines communication, advertising CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
title_short |
A GERAÇÃO Y E A PUBLICIDADE NA MÍDIA IMPRESSA REVISTA: UMA CONEXÃO POSSÍVEL |
title_full |
A GERAÇÃO Y E A PUBLICIDADE NA MÍDIA IMPRESSA REVISTA: UMA CONEXÃO POSSÍVEL |
title_fullStr |
A GERAÇÃO Y E A PUBLICIDADE NA MÍDIA IMPRESSA REVISTA: UMA CONEXÃO POSSÍVEL |
title_full_unstemmed |
A GERAÇÃO Y E A PUBLICIDADE NA MÍDIA IMPRESSA REVISTA: UMA CONEXÃO POSSÍVEL |
title_sort |
A GERAÇÃO Y E A PUBLICIDADE NA MÍDIA IMPRESSA REVISTA: UMA CONEXÃO POSSÍVEL |
author |
Malacrida, Roberto |
author_facet |
Malacrida, Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tarsitano, Paulo Rogério CPF:16606095052 http://lattes.cnpq.br/9706123951509221 Gonçalves, Elizabeth Moraes CPF:16489456120 http://lattes.cnpq.br/1270011884916244 Giacomini Filho, Gino CPF:49061320002 http://lattes.cnpq.br/4716383899113030 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malacrida, Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geração Y mídia impressa Revista comunicação Publicidade. Generation Y print media magazines communication, advertising CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
topic |
Geração Y mídia impressa Revista comunicação Publicidade. Generation Y print media magazines communication, advertising CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
description |
A conexão que se estabelece entre a publicidade veiculada na mídia impressa revista e os jovens da chamada Geração Y é o principal foco deste trabalho. Estes jovens, nascidos entre 1980 e meados da década de 90, no século XX, se desenvolveram juntamente com as novas tecnologias da comunicação, cresceram com um computador ligado ao mundo pela internet, com o telefone celular e jogos interativos, mas continuam sendo assediados pelas revistas. Com o objetivo de conhecer melhor esta conexão, saber como a Geração Y se comporta diante das mensagens publicitárias e verificar se existe um padrão de consumo entre estes jovens foram realizadas investigações exploratórias em fontes primárias e secundárias complementada por um estudo conclusivo descritivo. Depois de uma revisão da literatura que trata dos conceitos de geração até o perfil da Geração Y, e de uma análise histórica da mídia revista, a realização de pesquisas aplicadas em forma de grupos focais e de um estudo descritivo, nos permitiu concluir que existe uma sobrevida para a mídia impressa revista, e ainda por muito tempo. Aspectos como a tangibilidade, portabilidade e a tradição são os pilares que garantem às revistas uma sólida confiabilidade por parte dos jovens da Geração Y, sobrepondo-se à mídia eletrônica, volátil e pouco confiável para eles. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-07 2012-02-09 2016-08-03T12:29:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MALACRIDA, Roberto. A GERAÇÃO Y E A PUBLICIDADE NA MÍDIA IMPRESSA REVISTA: UMA CONEXÃO POSSÍVEL. 2011. 114 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/613 |
identifier_str_mv |
MALACRIDA, Roberto. A GERAÇÃO Y E A PUBLICIDADE NA MÍDIA IMPRESSA REVISTA: UMA CONEXÃO POSSÍVEL. 2011. 114 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Processo Comunicacionais BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601996580093952 |