DEPRESSÃO PÓS-PARTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DE VIDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AZZI, DANIELE
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1747
Resumo: O aumento de programas assistenciais e as ações em torno da educação em saúde têm se tornado prioridade e os cuidados prévios à gestação, parto e pós-parto são fundamentais para melhores condições de vida da mulher. Este cuidado é importante para ela, mas também para o pleno desenvolvimento do bebê. Portanto, o objetivo deste estudo foi comparar o desenvolvimento de bebês com indicadores de depressão pós-parto das mães, avaliar indicadores de depressão pós-parto em mães de bebês até 42 meses, avaliar desenvolvimento infantil, aspectos cognitivos, linguagem receptiva, linguagem expressiva, motor fino, motor grosso, sócioemocional e comportamento adaptativo de bebês até 42 meses, correlacionar atrasos no desenvolvimento infantil e grau de escolaridade da mãe, correlacionar atrasos no desenvolvimento infantil e renda familiar; correlacionar atrasos no desenvolvimento infantil e ajuda para cuidar do bebê. Participaram deste estudo 100 mães e 100 bebês de ambos os sexos, com idades entre 15 dias a 42 meses matriculados nas creches do município de São Bernardo do Campo. Os instrumentos utilizados foram: Questionário Sociodemográfico e a Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburgo respondidos pelas mães e a Escala Bayley III do Desenvolvimento Infantil aplicada nos bebês. Os dados foram coletados individualmente nas creches e analisados por meio do Programa de Estatística SPSS – Statistical Package for the Social Sciences Version 21. Foram correlacionadas as seguintes variáveis: Depressão da mãe e atraso no desenvolvimento infantil, grau de escolaridade da mãe, renda familiar e se a mãe teve ajuda para cuidar do bebê; desenvolvimento infantil e grau de escolaridade da mãe, renda familiar e se a mãe teve ajuda para cuidar do bebê. Os resultados não mostraram correlação significava entre eles, excetodesenvolvimento infantil e renda familiar. A pesquisa apontou influência estatisticamente significativa da renda familiar sobre o desenvolvimento dos bebês. Os resultados indicam que a baixa renda familiar pode representar um fator de risco para atrasos no desenvolvimento das crianças.
id METODISTA_a7fe71d3961f7991db32310fda402b55
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1747
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling DEPRESSÃO PÓS-PARTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DE VIDAPOSTPARTUM DEPRESSION AND CHILD DEVELOPMENT IN FIRST THE THREE YEARS OF LIFEDepressão pós-parto; Desenvolvimento infantil; Escala Bayley; Escala de EdimburgoPostpartum Depression; Child development; Bayley scale; Edinburgh Postpartum Depression ScaleCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAO aumento de programas assistenciais e as ações em torno da educação em saúde têm se tornado prioridade e os cuidados prévios à gestação, parto e pós-parto são fundamentais para melhores condições de vida da mulher. Este cuidado é importante para ela, mas também para o pleno desenvolvimento do bebê. Portanto, o objetivo deste estudo foi comparar o desenvolvimento de bebês com indicadores de depressão pós-parto das mães, avaliar indicadores de depressão pós-parto em mães de bebês até 42 meses, avaliar desenvolvimento infantil, aspectos cognitivos, linguagem receptiva, linguagem expressiva, motor fino, motor grosso, sócioemocional e comportamento adaptativo de bebês até 42 meses, correlacionar atrasos no desenvolvimento infantil e grau de escolaridade da mãe, correlacionar atrasos no desenvolvimento infantil e renda familiar; correlacionar atrasos no desenvolvimento infantil e ajuda para cuidar do bebê. Participaram deste estudo 100 mães e 100 bebês de ambos os sexos, com idades entre 15 dias a 42 meses matriculados nas creches do município de São Bernardo do Campo. Os instrumentos utilizados foram: Questionário Sociodemográfico e a Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburgo respondidos pelas mães e a Escala Bayley III do Desenvolvimento Infantil aplicada nos bebês. Os dados foram coletados individualmente nas creches e analisados por meio do Programa de Estatística SPSS – Statistical Package for the Social Sciences Version 21. Foram correlacionadas as seguintes variáveis: Depressão da mãe e atraso no desenvolvimento infantil, grau de escolaridade da mãe, renda familiar e se a mãe teve ajuda para cuidar do bebê; desenvolvimento infantil e grau de escolaridade da mãe, renda familiar e se a mãe teve ajuda para cuidar do bebê. Os resultados não mostraram correlação significava entre eles, excetodesenvolvimento infantil e renda familiar. A pesquisa apontou influência estatisticamente significativa da renda familiar sobre o desenvolvimento dos bebês. Os resultados indicam que a baixa renda familiar pode representar um fator de risco para atrasos no desenvolvimento das crianças.The increase in health care programs and actions around health education have become a priority and pre-gestation, childbirth and postpartum care are fundamental to a woman's better living conditions. This care is important to the mother, but also to the full development of the infant. The objective of this study is to compare the development of babies with indicators of postpartum depression in mothers, to evaluate indicators of postpartum depression in mothers of infants up to 42 months, to evaluate child development, cognitive aspects, receptive language, expressive language, fine motor, gross motor, social emotional and adaptive behavior of infants up to 42 months, correlate delays in infant development and mother's educational level, correlate delays in child development and family income; correlate delays in child development and help to care for the baby.A hundred mothers and a hundred infants from both sex took part of this study, where the infants were up to 42 months and were matriculated on baby nurseries located in São Bernardo do Campo.The tools used to gather the data were: Sociodemographic Questionnaire, the Edinburgh Postpartum Depression Scale answered by the mothersand the Bayley III Child Development Scale applied to infants. The data was collected individually on each baby nursery and analysed through the statistical software SPSS – Statistical Package for the Social Sciences Version 21. The correlated variables were the following: Mother's depression and delay on infant development, mother’s degree of schooling, fixed income from the family and if the mother have had any help taking care of the infant.The results did not show any direct relation between them, except for the infant development and the fixed income from the family.The research pointed a significant statistical influence from the family's fixed incoming over the infant development. The results show that a low family fixed income might represent a risk factor for when it comes to the development of the infant.Universidade Metodista de Sao PauloPsicologia da Saude:Programa de Pos Graduacao em Psicologia da SaudeBrasilIMSPsicologia da SaudeHeleno, Maria Geralda VianaGomes , Miria BenincasaAvoglia , Hilda Rosa CapelãoNascimento , Ana Cristina AraujoAZZI, DANIELE2018-04-23T19:15:26Z2018-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAZZI, DANIELE. DEPRESSÃO PÓS-PARTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DE VIDA. 2018. 93 folhas. Dissertação( Psicologia da Saude) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.2018 .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1747porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2018-04-23T19:15:26Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1747Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2018-04-23T19:15:26Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv DEPRESSÃO PÓS-PARTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DE VIDA
POSTPARTUM DEPRESSION AND CHILD DEVELOPMENT IN FIRST THE THREE YEARS OF LIFE
title DEPRESSÃO PÓS-PARTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DE VIDA
spellingShingle DEPRESSÃO PÓS-PARTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DE VIDA
AZZI, DANIELE
Depressão pós-parto; Desenvolvimento infantil; Escala Bayley; Escala de Edimburgo
Postpartum Depression; Child development; Bayley scale; Edinburgh Postpartum Depression Scale
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short DEPRESSÃO PÓS-PARTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DE VIDA
title_full DEPRESSÃO PÓS-PARTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DE VIDA
title_fullStr DEPRESSÃO PÓS-PARTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DE VIDA
title_full_unstemmed DEPRESSÃO PÓS-PARTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DE VIDA
title_sort DEPRESSÃO PÓS-PARTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DE VIDA
author AZZI, DANIELE
author_facet AZZI, DANIELE
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Heleno, Maria Geralda Viana
Gomes , Miria Benincasa
Avoglia , Hilda Rosa Capelão
Nascimento , Ana Cristina Araujo
dc.contributor.author.fl_str_mv AZZI, DANIELE
dc.subject.por.fl_str_mv Depressão pós-parto; Desenvolvimento infantil; Escala Bayley; Escala de Edimburgo
Postpartum Depression; Child development; Bayley scale; Edinburgh Postpartum Depression Scale
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic Depressão pós-parto; Desenvolvimento infantil; Escala Bayley; Escala de Edimburgo
Postpartum Depression; Child development; Bayley scale; Edinburgh Postpartum Depression Scale
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description O aumento de programas assistenciais e as ações em torno da educação em saúde têm se tornado prioridade e os cuidados prévios à gestação, parto e pós-parto são fundamentais para melhores condições de vida da mulher. Este cuidado é importante para ela, mas também para o pleno desenvolvimento do bebê. Portanto, o objetivo deste estudo foi comparar o desenvolvimento de bebês com indicadores de depressão pós-parto das mães, avaliar indicadores de depressão pós-parto em mães de bebês até 42 meses, avaliar desenvolvimento infantil, aspectos cognitivos, linguagem receptiva, linguagem expressiva, motor fino, motor grosso, sócioemocional e comportamento adaptativo de bebês até 42 meses, correlacionar atrasos no desenvolvimento infantil e grau de escolaridade da mãe, correlacionar atrasos no desenvolvimento infantil e renda familiar; correlacionar atrasos no desenvolvimento infantil e ajuda para cuidar do bebê. Participaram deste estudo 100 mães e 100 bebês de ambos os sexos, com idades entre 15 dias a 42 meses matriculados nas creches do município de São Bernardo do Campo. Os instrumentos utilizados foram: Questionário Sociodemográfico e a Escala de Depressão Pós-Parto de Edimburgo respondidos pelas mães e a Escala Bayley III do Desenvolvimento Infantil aplicada nos bebês. Os dados foram coletados individualmente nas creches e analisados por meio do Programa de Estatística SPSS – Statistical Package for the Social Sciences Version 21. Foram correlacionadas as seguintes variáveis: Depressão da mãe e atraso no desenvolvimento infantil, grau de escolaridade da mãe, renda familiar e se a mãe teve ajuda para cuidar do bebê; desenvolvimento infantil e grau de escolaridade da mãe, renda familiar e se a mãe teve ajuda para cuidar do bebê. Os resultados não mostraram correlação significava entre eles, excetodesenvolvimento infantil e renda familiar. A pesquisa apontou influência estatisticamente significativa da renda familiar sobre o desenvolvimento dos bebês. Os resultados indicam que a baixa renda familiar pode representar um fator de risco para atrasos no desenvolvimento das crianças.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-23T19:15:26Z
2018-02-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AZZI, DANIELE. DEPRESSÃO PÓS-PARTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DE VIDA. 2018. 93 folhas. Dissertação( Psicologia da Saude) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.2018 .
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1747
identifier_str_mv AZZI, DANIELE. DEPRESSÃO PÓS-PARTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS DE VIDA. 2018. 93 folhas. Dissertação( Psicologia da Saude) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.2018 .
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Psicologia da Saude:Programa de Pos Graduacao em Psicologia da Saude
Brasil
IMS
Psicologia da Saude
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Psicologia da Saude:Programa de Pos Graduacao em Psicologia da Saude
Brasil
IMS
Psicologia da Saude
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602004071120896