A internet na evolução do pensamento folkcomunicacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1976 |
Resumo: | Desde o início das pesquisas em folkcomunicação, essa área de estudo vem sofrendo uma evolução contínua com a descoberta de novos objetos de investigação diante de seu veloz desenvolvimento. A Internet está mudando a forma de como as pessoas se comunicam e vivem. No bojo dessas mudanças, a Folkcomunicação, que perpassa a comunicação das massas por ter sua gênese no folclore, vem ganhando novos objetos com a evolução das tecnologias da Informação. A questão principal que esse trabalho levanta é a de verificar como a Internet influenciou o pensamento da folkcomunicação. No entanto, este estudo pretende elucidar algumas perguntas, como: "Quem são os novos líderes folkcomunicacionais?"; "Como os meios de comunicação de massa influenciam o conteúdo da mensagem folk na Internet?"; "A mensagem folk pela Internet teve de ser adaptada ao meio?"; "Podemos encontrar manifestações para todas as audiências folk na Internet?", e "Como as audiências recebem o conteúdo da comunicação?". Para tanto, buscou-se embasamento em conceitos de Luiz Beltrão, e atualizações deste em José Marques de Melo, Joseph Luyten, Cristina Schmidt, Osvaldo Meira Trigueiro, dentre outros. Os resultados obtidos levam ao entendimento de que as pesquisas do campo comunicacional no ambiente virtual na Internet seguem um padrão próximo das manifestações encontradas em outros suportes ainda que se possam verificar atualizações temporais e espaciais.(AU) |
id |
METODISTA_aafd2a8d3138fde88ba24ab5fa8b6abd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1976 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
A internet na evolução do pensamento folkcomunicacionalThe internet in the evolution of folkcommunication thinkingFolkcomunicação; Internet; Pensamento folkcomunicacionalFolkcommunication; Internet; Folkcommunication thinkingCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAODesde o início das pesquisas em folkcomunicação, essa área de estudo vem sofrendo uma evolução contínua com a descoberta de novos objetos de investigação diante de seu veloz desenvolvimento. A Internet está mudando a forma de como as pessoas se comunicam e vivem. No bojo dessas mudanças, a Folkcomunicação, que perpassa a comunicação das massas por ter sua gênese no folclore, vem ganhando novos objetos com a evolução das tecnologias da Informação. A questão principal que esse trabalho levanta é a de verificar como a Internet influenciou o pensamento da folkcomunicação. No entanto, este estudo pretende elucidar algumas perguntas, como: "Quem são os novos líderes folkcomunicacionais?"; "Como os meios de comunicação de massa influenciam o conteúdo da mensagem folk na Internet?"; "A mensagem folk pela Internet teve de ser adaptada ao meio?"; "Podemos encontrar manifestações para todas as audiências folk na Internet?", e "Como as audiências recebem o conteúdo da comunicação?". Para tanto, buscou-se embasamento em conceitos de Luiz Beltrão, e atualizações deste em José Marques de Melo, Joseph Luyten, Cristina Schmidt, Osvaldo Meira Trigueiro, dentre outros. Os resultados obtidos levam ao entendimento de que as pesquisas do campo comunicacional no ambiente virtual na Internet seguem um padrão próximo das manifestações encontradas em outros suportes ainda que se possam verificar atualizações temporais e espaciais.(AU)Since the beginning of research in folkcommunication, this area of study has been continuously evolving with the discovery of new research objects in view of its rapid development. The Internet is changing the way people communicate and live. In the midst of these changes, Folkcommunication, which permeates mass communication because of its genesis in folklore, has been gaining new objects with the evolution of information technologies. The main question this paper raises is to see how the Internet has influenced the thinking of folkcommunication. However, this study aims to elucidate some questions such as: "Who are the new folkcommunication leaders?"; "How does the mass media influence the content of the folk message on the Internet?"; "Did the Internet folk message have to be adapted to the medium?" "" "Can we find demonstrations for all folk audiences on the Internet?", and "How do audiences receive the content of communication?" based on concepts by Luiz Beltrão, and updates on this by José Marques de Melo, Joseph Luyten, Cristina Schmidt, Osvaldo pattern close to the manifestations found in other supports even though temporal and spatial updates can be verified. (AU)Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialMelo, Jose Marque dePorteiro, CRistina Schimidt SilvaGobbi, Maria CristinaGalindo, Daniel do SantosLima, Maria Érica de OliveiraCorniani, Fabio Rodrigues2019-12-17T14:38:40Z2009-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCorniani, Fabio Rodrigues. A internet na evolução do pensamento folkcomunicacional. 2009. 160 folhas. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1976porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2019-12-17T14:38:40Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1976Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2019-12-17T14:38:40Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A internet na evolução do pensamento folkcomunicacional The internet in the evolution of folkcommunication thinking |
title |
A internet na evolução do pensamento folkcomunicacional |
spellingShingle |
A internet na evolução do pensamento folkcomunicacional Corniani, Fabio Rodrigues Folkcomunicação; Internet; Pensamento folkcomunicacional Folkcommunication; Internet; Folkcommunication thinking CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
A internet na evolução do pensamento folkcomunicacional |
title_full |
A internet na evolução do pensamento folkcomunicacional |
title_fullStr |
A internet na evolução do pensamento folkcomunicacional |
title_full_unstemmed |
A internet na evolução do pensamento folkcomunicacional |
title_sort |
A internet na evolução do pensamento folkcomunicacional |
author |
Corniani, Fabio Rodrigues |
author_facet |
Corniani, Fabio Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Melo, Jose Marque de Porteiro, CRistina Schimidt Silva Gobbi, Maria Cristina Galindo, Daniel do Santos Lima, Maria Érica de Oliveira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corniani, Fabio Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Folkcomunicação; Internet; Pensamento folkcomunicacional Folkcommunication; Internet; Folkcommunication thinking CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
Folkcomunicação; Internet; Pensamento folkcomunicacional Folkcommunication; Internet; Folkcommunication thinking CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
Desde o início das pesquisas em folkcomunicação, essa área de estudo vem sofrendo uma evolução contínua com a descoberta de novos objetos de investigação diante de seu veloz desenvolvimento. A Internet está mudando a forma de como as pessoas se comunicam e vivem. No bojo dessas mudanças, a Folkcomunicação, que perpassa a comunicação das massas por ter sua gênese no folclore, vem ganhando novos objetos com a evolução das tecnologias da Informação. A questão principal que esse trabalho levanta é a de verificar como a Internet influenciou o pensamento da folkcomunicação. No entanto, este estudo pretende elucidar algumas perguntas, como: "Quem são os novos líderes folkcomunicacionais?"; "Como os meios de comunicação de massa influenciam o conteúdo da mensagem folk na Internet?"; "A mensagem folk pela Internet teve de ser adaptada ao meio?"; "Podemos encontrar manifestações para todas as audiências folk na Internet?", e "Como as audiências recebem o conteúdo da comunicação?". Para tanto, buscou-se embasamento em conceitos de Luiz Beltrão, e atualizações deste em José Marques de Melo, Joseph Luyten, Cristina Schmidt, Osvaldo Meira Trigueiro, dentre outros. Os resultados obtidos levam ao entendimento de que as pesquisas do campo comunicacional no ambiente virtual na Internet seguem um padrão próximo das manifestações encontradas em outros suportes ainda que se possam verificar atualizações temporais e espaciais.(AU) |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-03-31 2019-12-17T14:38:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Corniani, Fabio Rodrigues. A internet na evolução do pensamento folkcomunicacional. 2009. 160 folhas. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1976 |
identifier_str_mv |
Corniani, Fabio Rodrigues. A internet na evolução do pensamento folkcomunicacional. 2009. 160 folhas. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1976 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social Brasil IMS Comunicacao Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social Brasil IMS Comunicacao Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792602005301100544 |