ESTÉTICA MUSICAL EMANCIPATÓRIA: A EXPERIÊNCIA DO CHORO EM SÃO PAULO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1591 |
Resumo: | Esta dissertação destaca a potência transformadora da Educação não-formal como um recurso complementar à Educação formal fundamental para catalisar processos de emancipação, constituição da identidade coletiva e da subjetividade. Para isso, recorremos a ferramentas teóricas do pensamento filosófico, sociológico, antropológico e pedagógico a partir da perspectiva de dois autores principais: Josef Pieper e Theodor Adorno. Com uma proposta epistemológica abrangente, este estudo se debruça sobre o Choro, gênero urbano da musica popular brasileira predominantemente instrumental executado em roda, e sua influência na formação cultural de uma família de imigrantes japoneses em São Paulo. Discute ainda o conceito de Tradição em diálogo com a Educação e a Arte, investigando a Cultura Brasileira e suas estratégias para a resistência e a emancipação. Conjugando estes elementos, pretendemos reforçar a importância da prática artística no processo de formação não só por sua relevância na esfera política, mas como um veículo capaz de transcender horizontes culturais e a mesquinhez materialista do cotidiano. |
id |
METODISTA_b0317473f9a4df535143da458d8a6738 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1591 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTÉTICA MUSICAL EMANCIPATÓRIA: A EXPERIÊNCIA DO CHORO EM SÃO PAULOEmancipatory musical AestheticsTradição; Emancipação; Educação não-formal; Música Popular BrasileiraTradition; Emancipation; non-formal Education; Brazilian MusicCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação destaca a potência transformadora da Educação não-formal como um recurso complementar à Educação formal fundamental para catalisar processos de emancipação, constituição da identidade coletiva e da subjetividade. Para isso, recorremos a ferramentas teóricas do pensamento filosófico, sociológico, antropológico e pedagógico a partir da perspectiva de dois autores principais: Josef Pieper e Theodor Adorno. Com uma proposta epistemológica abrangente, este estudo se debruça sobre o Choro, gênero urbano da musica popular brasileira predominantemente instrumental executado em roda, e sua influência na formação cultural de uma família de imigrantes japoneses em São Paulo. Discute ainda o conceito de Tradição em diálogo com a Educação e a Arte, investigando a Cultura Brasileira e suas estratégias para a resistência e a emancipação. Conjugando estes elementos, pretendemos reforçar a importância da prática artística no processo de formação não só por sua relevância na esfera política, mas como um veículo capaz de transcender horizontes culturais e a mesquinhez materialista do cotidiano.This study highlights the potential of non-formal Education as a resource to complement formal Education and an emancipation catalyst when the matter is identity building (individual or collective). Our approach includes theoretical premises from Philosophy, Sociology, Anthropology and Pedagogy and refers to two main authors: Josef Pieper and Theodor Adorno. With a wide epistemological proposal, this study focuses on Choro, urban genre of Brazilian popular instrumental music, and its influence on the cultural formation of a family of Japanese immigrants in São Paulo. It also discusses the concept of Tradition in dialogue with Education and Art, investigating Brazilian culture and its strategies for resistance and emancipation. By putting these elements together, we intend to reinforce the importance of artistic practices in the formation process not only for its relevance in the political sphere, but as a vehicle capable of transcending cultural horizons and everyday’s materialistic pettiness.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoLauand, JeanJosgrilberg , Rui de SouzaChie, HiroseGARFUNKEL , TEO CARLOS2017-01-20T17:21:50Z2016-09-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGARFUNKEL , TEO CARLOS. ESTÉTICA MUSICAL EMANCIPATÓRIA: A EXPERIÊNCIA DO CHORO EM SÃO PAULO. 2016. [111f]. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1591por7 LIVROS E LINKS DE REFERÊNCIA ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995. AMARAL, José de Almeida. Chorando na garoa – Memórias musicais de São Paulo. São Paulo: Fundação Theatro Municipal, 2013. ANDRADE, Mario de. Pequena História da música. 5a. ed., São Paulo: L Martins Editora, 1958. ANDRE, Marli. A jovem pesquisa educacional brasileira. In Revista Diálogo Educacional, v.6, n.19. Champagnat, PUC-PR, 2006. ARANHA, Carla. Chorinho Brasileiro – como tudo começou. São Paulo: DBA Artes Gráficas, 2012. CAZES, Henrique. Do quintal ao Municipal. 1ª Ed., São Paulo, Editora 34 ltda., 1998. CHAGAS, Luis e TARANTINO, Mônica (orgs.). Pretobrás: Por Que Que Eu Não Pensei Nisso Antes? - O livro de canções e histórias de Itamar Assumpção, vol II. São Paulo: Ediouro, 2006. DINIZ, André. Almanaque do Choro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003. DINIZ, André. Joaquim Callado – O pai do Choro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008. FISCHMANN, Roseli. Relevância da Dimensão Cultural na Pesquisa Educacional: Uma Proposta de Transversalidade. Eccos Revista Científica, vol. 7. São Paulo, 2005. Disponível em http://www.redalyc.org/pdf/715/71570103.pdf). FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1970. GARCIA, Valéria Aroeira. Um sobrevôo: o conceito de Educação não formal. IN: FERNANDES, Renata Sieiro e PARK, Margareth Brandini (orgs.). Educação Não-Formal: contextos, percursos e sujeitos. Campinas, SP; UNICAMP/CMU; Holambra, SP: Editora Setembro, 2005. p. 19-43. GARFUNKEL, Teo. Chorinho, Educação e Brasil . IN: International Studies on Law and Education N° 23. CEMOrOc-Feusp / Univ. do Porto, 2016. GARFUNKEL, Teo. Tradição: seu significado e suas exigências para nós. IN: Revista Internacional d’Humanitats, N° 37. CEMOrOc-Feusp / Univ. Autònoma de Barcelona, 2016. GOHN, M.G. Educação Não-Formal no Brasil: anos 90. São Paulo: Cidadania /textos, n.10, 1997. GULLO, Carla; GULLO, Rita; VANNUCHI, Camilo. Choro e música caipira. São Paulo: Moderna, 2015. – (Coleção Ritmos do Brasil). LAUAND, Jean. A Doutrina da Participação na Estética Clássica. In Revista Internacional d’Humanitats n°.2. CEMOrOc-Feusp / Univ. Autònoma de Barcelona, disponível em http://www.hottopos.com.br/rih2/). LAUAND, L. Jean. "Abalo filosófico e afins. Por uma Pedagogia da Admiração". In International Studies on Law and Education nº.10, jan-abr 2012. Disponível em http://hottopos.com/isle10/23-34Jean.pdf). MACHADO, Afonso; MARTINS, Jorge. Na cadência do Choro. Rio de Janeiro: Novas Direções, 2006. PIEPER, Josef. O que é filosofar?. São Paulo: Edições Loyola, 2014. (Coleção Leituras Filsóficas) PIEPER, Josef. - Tradição: seu significado e suas exigências para nós. In Revista Internacional d’Humanitats n°.37. CEMOrOc-Feusp / Univ. Autònoma de Barcelona. Disponível em http://hottopos.com/rih37/91-102Pieper.pdf). PINTO, Alexandre Gonçalves. O Choro: reminiscências dos chorôes antigos. [Rio de Janeiro]: Typ. Glória, 1936. SILVA, Eusébio Lobo da. O corpo na capoeira. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2008. VASCONCELOS, Ari. Carinhoso etc. História e Inventário do Choro. [Rio de Janeiro]: Gráfica Editora do Livro Ltda. 1984.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2017-01-21T03:00:33Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1591Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2017-01-21T03:00:33Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTÉTICA MUSICAL EMANCIPATÓRIA: A EXPERIÊNCIA DO CHORO EM SÃO PAULO Emancipatory musical Aesthetics |
title |
ESTÉTICA MUSICAL EMANCIPATÓRIA: A EXPERIÊNCIA DO CHORO EM SÃO PAULO |
spellingShingle |
ESTÉTICA MUSICAL EMANCIPATÓRIA: A EXPERIÊNCIA DO CHORO EM SÃO PAULO GARFUNKEL , TEO CARLOS Tradição; Emancipação; Educação não-formal; Música Popular Brasileira Tradition; Emancipation; non-formal Education; Brazilian Music CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
ESTÉTICA MUSICAL EMANCIPATÓRIA: A EXPERIÊNCIA DO CHORO EM SÃO PAULO |
title_full |
ESTÉTICA MUSICAL EMANCIPATÓRIA: A EXPERIÊNCIA DO CHORO EM SÃO PAULO |
title_fullStr |
ESTÉTICA MUSICAL EMANCIPATÓRIA: A EXPERIÊNCIA DO CHORO EM SÃO PAULO |
title_full_unstemmed |
ESTÉTICA MUSICAL EMANCIPATÓRIA: A EXPERIÊNCIA DO CHORO EM SÃO PAULO |
title_sort |
ESTÉTICA MUSICAL EMANCIPATÓRIA: A EXPERIÊNCIA DO CHORO EM SÃO PAULO |
author |
GARFUNKEL , TEO CARLOS |
author_facet |
GARFUNKEL , TEO CARLOS |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lauand, Jean Josgrilberg , Rui de Souza Chie, Hirose |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GARFUNKEL , TEO CARLOS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tradição; Emancipação; Educação não-formal; Música Popular Brasileira Tradition; Emancipation; non-formal Education; Brazilian Music CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Tradição; Emancipação; Educação não-formal; Música Popular Brasileira Tradition; Emancipation; non-formal Education; Brazilian Music CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta dissertação destaca a potência transformadora da Educação não-formal como um recurso complementar à Educação formal fundamental para catalisar processos de emancipação, constituição da identidade coletiva e da subjetividade. Para isso, recorremos a ferramentas teóricas do pensamento filosófico, sociológico, antropológico e pedagógico a partir da perspectiva de dois autores principais: Josef Pieper e Theodor Adorno. Com uma proposta epistemológica abrangente, este estudo se debruça sobre o Choro, gênero urbano da musica popular brasileira predominantemente instrumental executado em roda, e sua influência na formação cultural de uma família de imigrantes japoneses em São Paulo. Discute ainda o conceito de Tradição em diálogo com a Educação e a Arte, investigando a Cultura Brasileira e suas estratégias para a resistência e a emancipação. Conjugando estes elementos, pretendemos reforçar a importância da prática artística no processo de formação não só por sua relevância na esfera política, mas como um veículo capaz de transcender horizontes culturais e a mesquinhez materialista do cotidiano. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-14 2017-01-20T17:21:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GARFUNKEL , TEO CARLOS. ESTÉTICA MUSICAL EMANCIPATÓRIA: A EXPERIÊNCIA DO CHORO EM SÃO PAULO. 2016. [111f]. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] . http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1591 |
identifier_str_mv |
GARFUNKEL , TEO CARLOS. ESTÉTICA MUSICAL EMANCIPATÓRIA: A EXPERIÊNCIA DO CHORO EM SÃO PAULO. 2016. [111f]. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] . |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1591 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
7 LIVROS E LINKS DE REFERÊNCIA ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995. AMARAL, José de Almeida. Chorando na garoa – Memórias musicais de São Paulo. São Paulo: Fundação Theatro Municipal, 2013. ANDRADE, Mario de. Pequena História da música. 5a. ed., São Paulo: L Martins Editora, 1958. ANDRE, Marli. A jovem pesquisa educacional brasileira. In Revista Diálogo Educacional, v.6, n.19. Champagnat, PUC-PR, 2006. ARANHA, Carla. Chorinho Brasileiro – como tudo começou. São Paulo: DBA Artes Gráficas, 2012. CAZES, Henrique. Do quintal ao Municipal. 1ª Ed., São Paulo, Editora 34 ltda., 1998. CHAGAS, Luis e TARANTINO, Mônica (orgs.). Pretobrás: Por Que Que Eu Não Pensei Nisso Antes? - O livro de canções e histórias de Itamar Assumpção, vol II. São Paulo: Ediouro, 2006. DINIZ, André. Almanaque do Choro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003. DINIZ, André. Joaquim Callado – O pai do Choro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008. FISCHMANN, Roseli. Relevância da Dimensão Cultural na Pesquisa Educacional: Uma Proposta de Transversalidade. Eccos Revista Científica, vol. 7. São Paulo, 2005. Disponível em http://www.redalyc.org/pdf/715/71570103.pdf). FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1970. GARCIA, Valéria Aroeira. Um sobrevôo: o conceito de Educação não formal. IN: FERNANDES, Renata Sieiro e PARK, Margareth Brandini (orgs.). Educação Não-Formal: contextos, percursos e sujeitos. Campinas, SP; UNICAMP/CMU; Holambra, SP: Editora Setembro, 2005. p. 19-43. GARFUNKEL, Teo. Chorinho, Educação e Brasil . IN: International Studies on Law and Education N° 23. CEMOrOc-Feusp / Univ. do Porto, 2016. GARFUNKEL, Teo. Tradição: seu significado e suas exigências para nós. IN: Revista Internacional d’Humanitats, N° 37. CEMOrOc-Feusp / Univ. Autònoma de Barcelona, 2016. GOHN, M.G. Educação Não-Formal no Brasil: anos 90. São Paulo: Cidadania /textos, n.10, 1997. GULLO, Carla; GULLO, Rita; VANNUCHI, Camilo. Choro e música caipira. São Paulo: Moderna, 2015. – (Coleção Ritmos do Brasil). LAUAND, Jean. A Doutrina da Participação na Estética Clássica. In Revista Internacional d’Humanitats n°.2. CEMOrOc-Feusp / Univ. Autònoma de Barcelona, disponível em http://www.hottopos.com.br/rih2/). LAUAND, L. Jean. "Abalo filosófico e afins. Por uma Pedagogia da Admiração". In International Studies on Law and Education nº.10, jan-abr 2012. Disponível em http://hottopos.com/isle10/23-34Jean.pdf). MACHADO, Afonso; MARTINS, Jorge. Na cadência do Choro. Rio de Janeiro: Novas Direções, 2006. PIEPER, Josef. O que é filosofar?. São Paulo: Edições Loyola, 2014. (Coleção Leituras Filsóficas) PIEPER, Josef. - Tradição: seu significado e suas exigências para nós. In Revista Internacional d’Humanitats n°.37. CEMOrOc-Feusp / Univ. Autònoma de Barcelona. Disponível em http://hottopos.com/rih37/91-102Pieper.pdf). PINTO, Alexandre Gonçalves. O Choro: reminiscências dos chorôes antigos. [Rio de Janeiro]: Typ. Glória, 1936. SILVA, Eusébio Lobo da. O corpo na capoeira. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2008. VASCONCELOS, Ari. Carinhoso etc. História e Inventário do Choro. [Rio de Janeiro]: Gráfica Editora do Livro Ltda. 1984. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao Brasil IMS Educacao |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao Brasil IMS Educacao |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792602002119720960 |