COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA E OS APLICATIVOS MÓVEIS MUITO ALÉM DE UMA RELAÇÃO INSTRUMENTAL – ESTUDO DE CASO DO SETOR DE TINTAS IMOBILIÁRIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUIDINI, PRISCILA
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1719
Resumo: A revolução digital tem provocado mudanças nos comportamentos sociais e nas interações mercadológicas. A comunicação com o mercado vive a dispersão da atenção dos consumidores entretidos com mensagens dos mais diversos meios. Nesse cenário de disseminação da comunicação um componente converge os hábitos dos consumidores: o smartphone. Unindo ubiquidade e imediatismo, os smartphones agregam facilidades ao cotidiano dos usuários por meio dos aplicativos móveis. A rápida e intensa adoção dos aplicativos tem levado as marcas a enxergarem uma nova possibilidade de comunicação direta. Essa investigação busca o entendimento das possibilidades comunicacionais permitidas por meio dos aplicativos. Metodologicamente o trabalho se vale de abordagem qualitativa e exploratória a princípio apoiada na pesquisa bibliográfica e documental para compreensão do estado da arte da tecnologia e da comunicação com o consumidor contemporâneo e do uso de aplicativos móveis com objetivo de se comunicar e se relacionar. No segundo momento, é realizado um estudo de caso múltiplo, comparativo dos aplicativos da Coral, Suvinil e Eucatex e suas diferentes abordagens comunicacionais e estratégicas. O setor foi escolhido por representar uma tendência modal, além de refletir a economia do país. Os resultados mostram a importância dos objetivos de comunicação para o desenvolvimento de aplicativos e da comunicabilidade para valorizar a experiência do usuário
id METODISTA_b0fc6d852b9515037b8a16d33b5503ba
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1719
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA E OS APLICATIVOS MÓVEIS MUITO ALÉM DE UMA RELAÇÃO INSTRUMENTAL – ESTUDO DE CASO DO SETOR DE TINTAS IMOBILIÁRIASMARKET COMMUNICATION AND MOBILE APPLICATIONS FAR BEYOND AN INSTRUMENTAL RELATIONSHIP - CASE STUDY OF THE ESTATE PAINT SECTORComunicação mercadológica; Aplicativos Móveis; Propaganda em aplicativosMarketing Communication; Mobile Applications; Advertising in appsCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA revolução digital tem provocado mudanças nos comportamentos sociais e nas interações mercadológicas. A comunicação com o mercado vive a dispersão da atenção dos consumidores entretidos com mensagens dos mais diversos meios. Nesse cenário de disseminação da comunicação um componente converge os hábitos dos consumidores: o smartphone. Unindo ubiquidade e imediatismo, os smartphones agregam facilidades ao cotidiano dos usuários por meio dos aplicativos móveis. A rápida e intensa adoção dos aplicativos tem levado as marcas a enxergarem uma nova possibilidade de comunicação direta. Essa investigação busca o entendimento das possibilidades comunicacionais permitidas por meio dos aplicativos. Metodologicamente o trabalho se vale de abordagem qualitativa e exploratória a princípio apoiada na pesquisa bibliográfica e documental para compreensão do estado da arte da tecnologia e da comunicação com o consumidor contemporâneo e do uso de aplicativos móveis com objetivo de se comunicar e se relacionar. No segundo momento, é realizado um estudo de caso múltiplo, comparativo dos aplicativos da Coral, Suvinil e Eucatex e suas diferentes abordagens comunicacionais e estratégicas. O setor foi escolhido por representar uma tendência modal, além de refletir a economia do país. Os resultados mostram a importância dos objetivos de comunicação para o desenvolvimento de aplicativos e da comunicabilidade para valorizar a experiência do usuárioThe digital revolution has provoked changes in social behaviors and market interactions. The communication with the market today is the dispersion of the attention of the consumers entertained with messages of the most diverse means. In this scenario of dissemination of communication a component converges the habits of consumers: the smartphone. By combining ubiquity and immediacy, smartphones add functionality to users' daily through mobile applications. The rapid and intense adoption of the applications has led the brands to see a new possibility of direct communication with. This investigation seeks to understand the communicational possibilities allowed by the applications. Methodologically, the work uses a qualitative and exploratory approach supported in principle in bibliographical and documentary research to understand the state of the art of technology and communication with the contemporary consumer and the use of mobile applications in order to communicate and relate. In the second moment, a multiple case study, comparative of Coral, Suvinil and Eucatex and its different communicational and strategic approaches. The sector was chosen because it represents a modal trend, in addition to reflecting the country's economy. The results point to the importance of communication objectives for application development and communicability to enhance the user experienceConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialGalindo, Daniel dos SantosYanaze , Leandro HiguchiSilva, José Mauricío Conrado Moreira daGUIDINI, PRISCILA2018-03-20T18:46:34Z2017-08-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGUIDINI, PRISCILA. COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA E OS APLICATIVOS MÓVEIS MUITO ALÉM DE UMA RELAÇÃO INSTRUMENTAL – ESTUDO DE CASO DO SETOR DE TINTAS IMOBILIÁRIAS. 2017. 130 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.2017.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1719porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2018-03-21T04:01:52Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1719Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2018-03-21T04:01:52Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA E OS APLICATIVOS MÓVEIS MUITO ALÉM DE UMA RELAÇÃO INSTRUMENTAL – ESTUDO DE CASO DO SETOR DE TINTAS IMOBILIÁRIAS
MARKET COMMUNICATION AND MOBILE APPLICATIONS FAR BEYOND AN INSTRUMENTAL RELATIONSHIP - CASE STUDY OF THE ESTATE PAINT SECTOR
title COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA E OS APLICATIVOS MÓVEIS MUITO ALÉM DE UMA RELAÇÃO INSTRUMENTAL – ESTUDO DE CASO DO SETOR DE TINTAS IMOBILIÁRIAS
spellingShingle COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA E OS APLICATIVOS MÓVEIS MUITO ALÉM DE UMA RELAÇÃO INSTRUMENTAL – ESTUDO DE CASO DO SETOR DE TINTAS IMOBILIÁRIAS
GUIDINI, PRISCILA
Comunicação mercadológica; Aplicativos Móveis; Propaganda em aplicativos
Marketing Communication; Mobile Applications; Advertising in apps
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA E OS APLICATIVOS MÓVEIS MUITO ALÉM DE UMA RELAÇÃO INSTRUMENTAL – ESTUDO DE CASO DO SETOR DE TINTAS IMOBILIÁRIAS
title_full COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA E OS APLICATIVOS MÓVEIS MUITO ALÉM DE UMA RELAÇÃO INSTRUMENTAL – ESTUDO DE CASO DO SETOR DE TINTAS IMOBILIÁRIAS
title_fullStr COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA E OS APLICATIVOS MÓVEIS MUITO ALÉM DE UMA RELAÇÃO INSTRUMENTAL – ESTUDO DE CASO DO SETOR DE TINTAS IMOBILIÁRIAS
title_full_unstemmed COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA E OS APLICATIVOS MÓVEIS MUITO ALÉM DE UMA RELAÇÃO INSTRUMENTAL – ESTUDO DE CASO DO SETOR DE TINTAS IMOBILIÁRIAS
title_sort COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA E OS APLICATIVOS MÓVEIS MUITO ALÉM DE UMA RELAÇÃO INSTRUMENTAL – ESTUDO DE CASO DO SETOR DE TINTAS IMOBILIÁRIAS
author GUIDINI, PRISCILA
author_facet GUIDINI, PRISCILA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galindo, Daniel dos Santos
Yanaze , Leandro Higuchi
Silva, José Mauricío Conrado Moreira da
dc.contributor.author.fl_str_mv GUIDINI, PRISCILA
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação mercadológica; Aplicativos Móveis; Propaganda em aplicativos
Marketing Communication; Mobile Applications; Advertising in apps
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Comunicação mercadológica; Aplicativos Móveis; Propaganda em aplicativos
Marketing Communication; Mobile Applications; Advertising in apps
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description A revolução digital tem provocado mudanças nos comportamentos sociais e nas interações mercadológicas. A comunicação com o mercado vive a dispersão da atenção dos consumidores entretidos com mensagens dos mais diversos meios. Nesse cenário de disseminação da comunicação um componente converge os hábitos dos consumidores: o smartphone. Unindo ubiquidade e imediatismo, os smartphones agregam facilidades ao cotidiano dos usuários por meio dos aplicativos móveis. A rápida e intensa adoção dos aplicativos tem levado as marcas a enxergarem uma nova possibilidade de comunicação direta. Essa investigação busca o entendimento das possibilidades comunicacionais permitidas por meio dos aplicativos. Metodologicamente o trabalho se vale de abordagem qualitativa e exploratória a princípio apoiada na pesquisa bibliográfica e documental para compreensão do estado da arte da tecnologia e da comunicação com o consumidor contemporâneo e do uso de aplicativos móveis com objetivo de se comunicar e se relacionar. No segundo momento, é realizado um estudo de caso múltiplo, comparativo dos aplicativos da Coral, Suvinil e Eucatex e suas diferentes abordagens comunicacionais e estratégicas. O setor foi escolhido por representar uma tendência modal, além de refletir a economia do país. Os resultados mostram a importância dos objetivos de comunicação para o desenvolvimento de aplicativos e da comunicabilidade para valorizar a experiência do usuário
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-28
2018-03-20T18:46:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUIDINI, PRISCILA. COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA E OS APLICATIVOS MÓVEIS MUITO ALÉM DE UMA RELAÇÃO INSTRUMENTAL – ESTUDO DE CASO DO SETOR DE TINTAS IMOBILIÁRIAS. 2017. 130 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.2017.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1719
identifier_str_mv GUIDINI, PRISCILA. COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA E OS APLICATIVOS MÓVEIS MUITO ALÉM DE UMA RELAÇÃO INSTRUMENTAL – ESTUDO DE CASO DO SETOR DE TINTAS IMOBILIÁRIAS. 2017. 130 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.2017.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602003989331968