DEPRESSÃO, ANSIEDADE, ESTRESSE E QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES DE UNIVERSIDADES PÚBLICA E PRIVADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Michelle Firmino
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1348
Resumo: Variáveis como depressão, ansiedade, estresse e qualidade de vida, oferecem indicativos de saúde e doença de jovens, estudantes em fase de formação profissional; é importante detectar sinais e sintomas leves ou graves, uma vez que representam quatro das dez principais causas de incapacidade no mundo. Assim, o presente estudo apresentou como objetivos: a) Caracterizar o perfil sócio demográfico dos estudantes universitários das duas instituições em estudo estudadas; b) Avaliar sintomas de depressão dos estudantes; c) Avaliar sinais de ansiedade e estresse dos estudantes; d) Avaliar a qualidade de vida geral dos estudantes; e) correlacionar as variáveis qualidade de vida, sinais e sintomas de ansiedade, depressão e estresse dos discentes d) correlacionar as variáveis qualidade de vida geral, sinais e sintomas de ansiedade, depressão dos discentes. Participaram da pesquisa 570 Universitários, 344 eram estudantes da Universidade Metodista de São Paulo e 226 da Universidade Federal do Amazonas, dos gêneros feminino e masculino, entre 16 e 55 anos, estudantes de diferentes cursos universitários da área da saúde e humanas. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes Instrumentos: questionário de dados socioeconômicos e culturais; WHOQOL Breve Avaliação da Qualidade de Vida composta por 26 questões e EADS Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse composta por 21 itens; .Os instrumentos, autoaplicáveis, foram feitos aplicados em ambiente acadêmico de sala de aula, com a devida autorização do professor e direção, informo que o projeto foi e aprovação pelo do Comitê de Ética (Plataforma Brasil) das respectivas universidades em questão. Os dados foram avaliados estatisticamente com auxílio do Programa SPSS versão 2.0 para Windows. Os resultados mostraram que a maioria da amostra é do curso de Psicologia, Gestão em Recursos Humanos e Pedagogia (39%), sendo do 1º e 4º(32%) anos, a escolha do curso foi 1ºopção (66%), mora com familiar (76,9%) e não mudou de residência para estudar na Universidade (83,3%). Os resultados revelaram que o melhor nível de QV encontra-se nos domínios Psicológico e Social da Instituição UFAM localizada no Estado do Amazonas. Os domínios mais afetados, ou seja, aquele, em que os universitários encontram mais prejuízo é no que se referem ao domínio Físico e Meio Ambiente de ambas as Instituições estudadas. Com relação ao EADS, pode se observar que a maior média apresentada refere-se ao fator estresse das duas Instituições estudadas, sendo representado pelo resultado de 15.00 (UMESP) e 12.70 (UFAM) e a média menor foi no fator ansiedade UMESP (7,51). Assim sendo, observa-se que os estudantes obtiveram um grau leve de estresse, depressão e ansiedade em ambas instituições estudadas. Analisando e ao correlacionar os domínios de qualidade de vida e as variáveis ansiedade, depressão e estresse, observou-se uma correlação significativa negativa em todas as variáveis, sendo maior entre depressão e domínios psicológico e ambiental,.Isso significa que quanto maior a depressão, menor a qualidade de vida nos domínios psicológico e ambiental. A partir dos resultados, sugerem-se estudos mais aprofundados.
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Assim, o presente estudo apresentou como objetivos: a) Caracterizar o perfil sócio demográfico dos estudantes universitários das duas instituições em estudo estudadas; b) Avaliar sintomas de depressão dos estudantes; c) Avaliar sinais de ansiedade e estresse dos estudantes; d) Avaliar a qualidade de vida geral dos estudantes; e) correlacionar as variáveis qualidade de vida, sinais e sintomas de ansiedade, depressão e estresse dos discentes d) correlacionar as variáveis qualidade de vida geral, sinais e sintomas de ansiedade, depressão dos discentes. Participaram da pesquisa 570 Universitários, 344 eram estudantes da Universidade Metodista de São Paulo e 226 da Universidade Federal do Amazonas, dos gêneros feminino e masculino, entre 16 e 55 anos, estudantes de diferentes cursos universitários da área da saúde e humanas. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes Instrumentos: questionário de dados socioeconômicos e culturais; WHOQOL Breve Avaliação da Qualidade de Vida composta por 26 questões e EADS Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse composta por 21 itens; .Os instrumentos, autoaplicáveis, foram feitos aplicados em ambiente acadêmico de sala de aula, com a devida autorização do professor e direção, informo que o projeto foi e aprovação pelo do Comitê de Ética (Plataforma Brasil) das respectivas universidades em questão. Os dados foram avaliados estatisticamente com auxílio do Programa SPSS versão 2.0 para Windows. Os resultados mostraram que a maioria da amostra é do curso de Psicologia, Gestão em Recursos Humanos e Pedagogia (39%), sendo do 1º e 4º(32%) anos, a escolha do curso foi 1ºopção (66%), mora com familiar (76,9%) e não mudou de residência para estudar na Universidade (83,3%). Os resultados revelaram que o melhor nível de QV encontra-se nos domínios Psicológico e Social da Instituição UFAM localizada no Estado do Amazonas. Os domínios mais afetados, ou seja, aquele, em que os universitários encontram mais prejuízo é no que se referem ao domínio Físico e Meio Ambiente de ambas as Instituições estudadas. Com relação ao EADS, pode se observar que a maior média apresentada refere-se ao fator estresse das duas Instituições estudadas, sendo representado pelo resultado de 15.00 (UMESP) e 12.70 (UFAM) e a média menor foi no fator ansiedade UMESP (7,51). Assim sendo, observa-se que os estudantes obtiveram um grau leve de estresse, depressão e ansiedade em ambas instituições estudadas. Analisando e ao correlacionar os domínios de qualidade de vida e as variáveis ansiedade, depressão e estresse, observou-se uma correlação significativa negativa em todas as variáveis, sendo maior entre depressão e domínios psicológico e ambiental,.Isso significa que quanto maior a depressão, menor a qualidade de vida nos domínios psicológico e ambiental. A partir dos resultados, sugerem-se estudos mais aprofundados.Depression, anxiety, stress and quality of life are variables that indicategood or bad health of young people, students in the process of professional formation; and it is important to detect the signals and slight or heavy symptoms because they represent four of the ten main causes of incapacity in the world. Thus , this paper aims to: a) Point out the social-demographic profile of the students of the two instituions in study ; b) Assess symptoms of depression among students; c) Assess signs of anxiety and stress of the students; d) Assess the general quality of life of students;; e) correlate the variables: quality of life, signals and symptoms of anxiety and depression among the pupils.Five hundred and seventy people have participated , three hundred forty four of Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) and two hundred and twenty six people of Universidade Federal do Amazonas (UFAM) , female and male ,from sixteen to fifty five years old, , students of different academic courses in the area of health and human studies. To collect those data, the following instruments were applied: questionnaire of social-economic and cultural data; WHOQOL Soon- Evaluation of Quality of Life consisting of twenty six questions and EADS Escala de Depressão , Ansiedade e Estresse ( Depression, Anxiety and Stress Scale) , compound by twenty one items.The self-applicable instruments were applied in the academic ambient, with authorization of teachers and direction and approval of the Comitê de Ética ( Ethics Committee) Plataforma Brasil- of the concerning universities. The data were evaluated statisticaly with suport of the program SPSS- version 2.0 for Windows.Results show that the bigger part of the sample comes from the course of Psychology , Management of Human Resources and Pedagogy ( 39%) , of the first and fourth (32%) years, the choice of the course was the first ( 66%), lives with relatives ( 76,9%), hasn t moved to study in the university ( 83, 3%). Results revealed that the highest level of QV is found on the Psycological and Social fields of the institution UFAM located on the State of Amazonas. The most affected fields are Pshysics and Environment in both institutions.Concerning to EADS, we can remark that the highest average shown refers to the stress fator of the two universities in study, being represented by the result15.00 ( UMESP) and 12.70 ( UFAM) , and the lowest was the fator anxiety UMESP (7,51) .Therefore, it is noticed that the students got a slight level of stress , depression and anxiety in both institutions. Analyzing the fields of quality of life and the variables of anxiety, depression and stress, it was remarked a significant negative correlation in the three variables , more expressive among depression and the psycological and environmental fields. It means that the more depression , the least quality of life in the psycological and environmental fields. Face to these results, it is suggested to make a profound study.Universidade Metodista de São PauloPsicologia da saúdeBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAVizzotto, Marília MartinsCPF:54712356489http://lattes.cnpq.br/3047461043177845Souza, Jose Carlos Rosa Pires deCPF:33332222444Bonfim, Tânia ElenaCPF:44466633377Guimarães, Michelle Firmino2016-08-03T16:34:30Z2014-06-252014-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1348porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:13:55Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1348Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:13:55Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
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