A (IN)VISIBILIDADE DOS ESTUDANTES ALTO-HABILIDOSOS E A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: FACES DA ESCOLA CAPITALISTA E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINHEIRO, LEANDRO DA NÓBREGA
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1789
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a situação de invisibilidade dos alunos com altas habilidades/superdotação, visando compreender como funciona a imperceptibilidade destes estudantes, e quais são as razões que justificariam tal situação, pois, ainda que tenham o direito ao atendimento educacional especializado reconhecido em lei, estes educandos acabam sendo esquecidos por escolas, redes de ensino e docentes. Investigamos como o tema tem sido tratado, na grande imprensa na ultima década e nos documentos oficiais dos governos e como estes têm contribuído para o incremento/superação da invisibilidade. A pesquisa de campo foi realizada com profissionais da educação, de redes de ensino da Baixada Santista e Grande ABC. Tendo como referencial teórico o materialismo histórico dialético e tratando-se de uma pesquisa qualitativa, a metodologia da pesquisa de campo contou com a realização de entrevistas com professores e alunos; atividades de formação dos docentes sobre o tema; questionários aplicados aos educadores, de redes públicas de ensino, tratando da superdotação/altas habilidades, observando de que forma os trabalhadores da educação compreendem a invisibilidade destes estudantes. Ao longo dos estudos, tentamos verificar a pertinência de três teses da bibliografia especializada, sobre a invisibilidade dos indivíduos com altas habilidades/superdotação, sendo estas: noção de que a falta de consenso sobre a terminologia adequada, para nos referirmos aos superdotados, seja o motivo da invisibilidade; a ideia de que a invisibilidade seja o resultado da ausência de formação docente específica; a concepção de que a disseminação de um conjunto de mitos sobre superdotados e alto-habilidosos explique o fenômeno da invisibilidade. Procuramos, ao longo da pesquisa, verificar como a dinâmica do sistema escolar, na sociedade capitalista, fortemente baseada na perspectiva de produção do fracasso escolar, sobretudo, das classes trabalhadoras, envolve os profissionais da educação e sistemas escolares, contribuindo com a invisibilidade dos estudantes, com Altas Habilidades/Superdotação
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Investigamos como o tema tem sido tratado, na grande imprensa na ultima década e nos documentos oficiais dos governos e como estes têm contribuído para o incremento/superação da invisibilidade. A pesquisa de campo foi realizada com profissionais da educação, de redes de ensino da Baixada Santista e Grande ABC. Tendo como referencial teórico o materialismo histórico dialético e tratando-se de uma pesquisa qualitativa, a metodologia da pesquisa de campo contou com a realização de entrevistas com professores e alunos; atividades de formação dos docentes sobre o tema; questionários aplicados aos educadores, de redes públicas de ensino, tratando da superdotação/altas habilidades, observando de que forma os trabalhadores da educação compreendem a invisibilidade destes estudantes. Ao longo dos estudos, tentamos verificar a pertinência de três teses da bibliografia especializada, sobre a invisibilidade dos indivíduos com altas habilidades/superdotação, sendo estas: noção de que a falta de consenso sobre a terminologia adequada, para nos referirmos aos superdotados, seja o motivo da invisibilidade; a ideia de que a invisibilidade seja o resultado da ausência de formação docente específica; a concepção de que a disseminação de um conjunto de mitos sobre superdotados e alto-habilidosos explique o fenômeno da invisibilidade. Procuramos, ao longo da pesquisa, verificar como a dinâmica do sistema escolar, na sociedade capitalista, fortemente baseada na perspectiva de produção do fracasso escolar, sobretudo, das classes trabalhadoras, envolve os profissionais da educação e sistemas escolares, contribuindo com a invisibilidade dos estudantes, com Altas Habilidades/SuperdotaçãoThis work aims to analyze the invisibility situation of students with high abilities / giftedness, aiming to understand how the imperceptibility of these students works, and what are the reasons that would justify such a situation, since, even though they have the right to specialized educational service recognized In law, these students end up being forgotten by schools, teaching networks and teachers. We investigate how the issue has been addressed in the mainstream press and in official government documents and how they have contributed to the increase / overcoming of invisibility. The field research was carried out with education professionals, teaching networks of Baixada Santista and Grande ABC. Having as theoretical reference the dialectical historical materialism and being a qualitative research, the methodology of the field research counted on the accomplishment of interviews with teachers and students; Teacher training activities on the subject; And questionnaires applied to educators, public education networks, dealing with giftedness / high skills, observing how education workers understand the invisibility of these students. Throughout the studies, we tried to verify the pertinence of three theses, from the specialized bibliography, on the invisibility of the individuals, with high abilities / giftedness, being these: the notion that the lack of consensus on the proper terminology, to refer to the gifted , Is the reason for invisibility; The idea that invisibility is the result of the absence of specific teacher training; The conception that the spread of a set of myths about gifted and high-skilled explain the phenomenon of invisibility. Throughout the research, we seek to verify how the dynamics of the school system, in capitalist society, strongly based on the perspective of production of school failure, especially of the working classes, involves education professionals and school systems, contributing to the invisibility of Students to succeedCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoDemartini , Zeila de Brito FabriAzevedo , Adriana Barroso deAntuniassi , Maria Helena RochaFurlin , MarceloMartins , France FainhaCampos , Elisabete Ferreira EstevesPINHEIRO, LEANDRO DA NÓBREGA2018-08-30T18:42:09Z2018-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPINHEIRO, LEANDRO DA NÓBREGA. A (IN)VISIBILIDADE DOS ESTUDANTES ALTO-HABILIDOSOS E A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR: FACES DA ESCOLA CAPITALISTA E SEUS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.. 2018. 512 folhas. Tese( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1789porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2018-08-30T18:42:09Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1789Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2018-08-30T18:42:09Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
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