CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICO POÉTICAS SOBRE O CORPO, COTIDIANO E EDUCAÇÃO: UM TRIBUTO A ADÉLIA PRADO.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1700 |
Resumo: | Trata-se de uma reflexão filosófico-poética sobre a educação que procura identificar as relações entre corpo, cotidiano e educação. A pesquisa foi realizada sob a inspiração da noção de corpo próprio e mundo vivido, tal como as concebe Maurice Merleau-Ponty; o sentido do filosofar, especialmente, a sua inevitável relação com a admiração presente no pensamento de Josef Pieper e, o modo como o corpo e o cotidiano aparecem na obra de Adélia Prado. Enredados com a minha experiência educativa e docente pergunto pelo sentido de uma educação que tenha como princípio a admiração; pelas implicações de uma educação que reconheça que ela deve ser para os corpos e que sempre está enraizada numa experiência humana situada; pelos desdobramentos de uma educação que seja antes contemplação do cotidiano. Tais perguntas retomam as provocações do educador Paulo Freire insistindo, com elas, numa educação que, para se constituir como experiência, como possibilidade de “ser mais”, de “ir mais longe” precisa ser sentida, cheia de sentido, situada, disponível para a admiração do mundo e a totalidade da vida que se vive aqui. |
id |
METODISTA_bd2d80875a17e45e49657f19e5fa5d38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1700 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICO POÉTICAS SOBRE O CORPO, COTIDIANO E EDUCAÇÃO: UM TRIBUTO A ADÉLIA PRADO.Philosophical considerations about the body, dayle life and educations: a Tibute to Adelia Pradoeducação; fenomenologia; admiração; cotidiano; corpo próprio; Adélia Pradoeducation; phenomenology; admiration; daily life; body; Adélia PradoCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTrata-se de uma reflexão filosófico-poética sobre a educação que procura identificar as relações entre corpo, cotidiano e educação. A pesquisa foi realizada sob a inspiração da noção de corpo próprio e mundo vivido, tal como as concebe Maurice Merleau-Ponty; o sentido do filosofar, especialmente, a sua inevitável relação com a admiração presente no pensamento de Josef Pieper e, o modo como o corpo e o cotidiano aparecem na obra de Adélia Prado. Enredados com a minha experiência educativa e docente pergunto pelo sentido de uma educação que tenha como princípio a admiração; pelas implicações de uma educação que reconheça que ela deve ser para os corpos e que sempre está enraizada numa experiência humana situada; pelos desdobramentos de uma educação que seja antes contemplação do cotidiano. Tais perguntas retomam as provocações do educador Paulo Freire insistindo, com elas, numa educação que, para se constituir como experiência, como possibilidade de “ser mais”, de “ir mais longe” precisa ser sentida, cheia de sentido, situada, disponível para a admiração do mundo e a totalidade da vida que se vive aqui.This is a philosophical-poetic reflection about the education that intends to identify the relationships between body, quotidian and education. This research was made under the inspiration of “own body” and “lived world” ideas, as conceived by Maurice Merleau-Ponty; the meaning of philosophizing, especially its inevitable relation to the admiration which is present in Josef Pieper thoughts and the way that the body and the quotidian appear in the Adélia Prado work. Guided by my educational and teaching experience, I ask what is the meaning of an education that have as a principle the admiration; by the implications of an education that acknowledges that it must be for the bodies and that it should be always rooted in a situated human experience; by the unfolding of an education that shall rather be a contemplation of quotidian. These questions retake the provocations of the educator Paulo Freire, insisting with them on an education that, in order to constitute itself as an experience, as a possibility of "being more", of "going further" needs to be felt, full of meaning, situated, available for the world’s admiration and by the totality for the life lived hereUniversidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoLauand, Luiz JeanFischmann , RoseliHorta, Sylvio Roque de Guimaraes,SEverino, Antonio JoaquimHirose, ChieDOURADO, WESLEY ADRIANO MARTINS2018-02-23T18:38:06Z2017-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDOURADO, WESLEY ADRIANO MARTINS. CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICO POÉTICAS SOBRE O CORPO, COTIDIANO E EDUCAÇÃO: UM TRIBUTO A ADÉLIA PRADO.. 2017. 315p. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1700porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2018-02-24T04:01:54Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1700Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2018-02-24T04:01:54Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICO POÉTICAS SOBRE O CORPO, COTIDIANO E EDUCAÇÃO: UM TRIBUTO A ADÉLIA PRADO. Philosophical considerations about the body, dayle life and educations: a Tibute to Adelia Prado |
title |
CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICO POÉTICAS SOBRE O CORPO, COTIDIANO E EDUCAÇÃO: UM TRIBUTO A ADÉLIA PRADO. |
spellingShingle |
CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICO POÉTICAS SOBRE O CORPO, COTIDIANO E EDUCAÇÃO: UM TRIBUTO A ADÉLIA PRADO. DOURADO, WESLEY ADRIANO MARTINS educação; fenomenologia; admiração; cotidiano; corpo próprio; Adélia Prado education; phenomenology; admiration; daily life; body; Adélia Prado CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICO POÉTICAS SOBRE O CORPO, COTIDIANO E EDUCAÇÃO: UM TRIBUTO A ADÉLIA PRADO. |
title_full |
CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICO POÉTICAS SOBRE O CORPO, COTIDIANO E EDUCAÇÃO: UM TRIBUTO A ADÉLIA PRADO. |
title_fullStr |
CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICO POÉTICAS SOBRE O CORPO, COTIDIANO E EDUCAÇÃO: UM TRIBUTO A ADÉLIA PRADO. |
title_full_unstemmed |
CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICO POÉTICAS SOBRE O CORPO, COTIDIANO E EDUCAÇÃO: UM TRIBUTO A ADÉLIA PRADO. |
title_sort |
CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICO POÉTICAS SOBRE O CORPO, COTIDIANO E EDUCAÇÃO: UM TRIBUTO A ADÉLIA PRADO. |
author |
DOURADO, WESLEY ADRIANO MARTINS |
author_facet |
DOURADO, WESLEY ADRIANO MARTINS |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lauand, Luiz Jean Fischmann , Roseli Horta, Sylvio Roque de Guimaraes, SEverino, Antonio Joaquim Hirose, Chie |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DOURADO, WESLEY ADRIANO MARTINS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação; fenomenologia; admiração; cotidiano; corpo próprio; Adélia Prado education; phenomenology; admiration; daily life; body; Adélia Prado CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
educação; fenomenologia; admiração; cotidiano; corpo próprio; Adélia Prado education; phenomenology; admiration; daily life; body; Adélia Prado CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Trata-se de uma reflexão filosófico-poética sobre a educação que procura identificar as relações entre corpo, cotidiano e educação. A pesquisa foi realizada sob a inspiração da noção de corpo próprio e mundo vivido, tal como as concebe Maurice Merleau-Ponty; o sentido do filosofar, especialmente, a sua inevitável relação com a admiração presente no pensamento de Josef Pieper e, o modo como o corpo e o cotidiano aparecem na obra de Adélia Prado. Enredados com a minha experiência educativa e docente pergunto pelo sentido de uma educação que tenha como princípio a admiração; pelas implicações de uma educação que reconheça que ela deve ser para os corpos e que sempre está enraizada numa experiência humana situada; pelos desdobramentos de uma educação que seja antes contemplação do cotidiano. Tais perguntas retomam as provocações do educador Paulo Freire insistindo, com elas, numa educação que, para se constituir como experiência, como possibilidade de “ser mais”, de “ir mais longe” precisa ser sentida, cheia de sentido, situada, disponível para a admiração do mundo e a totalidade da vida que se vive aqui. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-27 2018-02-23T18:38:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DOURADO, WESLEY ADRIANO MARTINS. CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICO POÉTICAS SOBRE O CORPO, COTIDIANO E EDUCAÇÃO: UM TRIBUTO A ADÉLIA PRADO.. 2017. 315p. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo . http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1700 |
identifier_str_mv |
DOURADO, WESLEY ADRIANO MARTINS. CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICO POÉTICAS SOBRE O CORPO, COTIDIANO E EDUCAÇÃO: UM TRIBUTO A ADÉLIA PRADO.. 2017. 315p. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo . |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1700 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao Brasil IMS Educacao |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao Brasil IMS Educacao |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792602003618136064 |