CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICO POÉTICAS SOBRE O CORPO, COTIDIANO E EDUCAÇÃO: UM TRIBUTO A ADÉLIA PRADO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DOURADO, WESLEY ADRIANO MARTINS
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1700
Resumo: Trata-se de uma reflexão filosófico-poética sobre a educação que procura identificar as relações entre corpo, cotidiano e educação. A pesquisa foi realizada sob a inspiração da noção de corpo próprio e mundo vivido, tal como as concebe Maurice Merleau-Ponty; o sentido do filosofar, especialmente, a sua inevitável relação com a admiração presente no pensamento de Josef Pieper e, o modo como o corpo e o cotidiano aparecem na obra de Adélia Prado. Enredados com a minha experiência educativa e docente pergunto pelo sentido de uma educação que tenha como princípio a admiração; pelas implicações de uma educação que reconheça que ela deve ser para os corpos e que sempre está enraizada numa experiência humana situada; pelos desdobramentos de uma educação que seja antes contemplação do cotidiano. Tais perguntas retomam as provocações do educador Paulo Freire insistindo, com elas, numa educação que, para se constituir como experiência, como possibilidade de “ser mais”, de “ir mais longe” precisa ser sentida, cheia de sentido, situada, disponível para a admiração do mundo e a totalidade da vida que se vive aqui.
id METODISTA_bd2d80875a17e45e49657f19e5fa5d38
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1700
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICO POÉTICAS SOBRE O CORPO, COTIDIANO E EDUCAÇÃO: UM TRIBUTO A ADÉLIA PRADO.Philosophical considerations about the body, dayle life and educations: a Tibute to Adelia Pradoeducação; fenomenologia; admiração; cotidiano; corpo próprio; Adélia Pradoeducation; phenomenology; admiration; daily life; body; Adélia PradoCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOTrata-se de uma reflexão filosófico-poética sobre a educação que procura identificar as relações entre corpo, cotidiano e educação. A pesquisa foi realizada sob a inspiração da noção de corpo próprio e mundo vivido, tal como as concebe Maurice Merleau-Ponty; o sentido do filosofar, especialmente, a sua inevitável relação com a admiração presente no pensamento de Josef Pieper e, o modo como o corpo e o cotidiano aparecem na obra de Adélia Prado. Enredados com a minha experiência educativa e docente pergunto pelo sentido de uma educação que tenha como princípio a admiração; pelas implicações de uma educação que reconheça que ela deve ser para os corpos e que sempre está enraizada numa experiência humana situada; pelos desdobramentos de uma educação que seja antes contemplação do cotidiano. Tais perguntas retomam as provocações do educador Paulo Freire insistindo, com elas, numa educação que, para se constituir como experiência, como possibilidade de “ser mais”, de “ir mais longe” precisa ser sentida, cheia de sentido, situada, disponível para a admiração do mundo e a totalidade da vida que se vive aqui.This is a philosophical-poetic reflection about the education that intends to identify the relationships between body, quotidian and education. This research was made under the inspiration of “own body” and “lived world” ideas, as conceived by Maurice Merleau-Ponty; the meaning of philosophizing, especially its inevitable relation to the admiration which is present in Josef Pieper thoughts and the way that the body and the quotidian appear in the Adélia Prado work. Guided by my educational and teaching experience, I ask what is the meaning of an education that have as a principle the admiration; by the implications of an education that acknowledges that it must be for the bodies and that it should be always rooted in a situated human experience; by the unfolding of an education that shall rather be a contemplation of quotidian. These questions retake the provocations of the educator Paulo Freire, insisting with them on an education that, in order to constitute itself as an experience, as a possibility of "being more", of "going further" needs to be felt, full of meaning, situated, available for the world’s admiration and by the totality for the life lived hereUniversidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoLauand, Luiz JeanFischmann , RoseliHorta, Sylvio Roque de Guimaraes,SEverino, Antonio JoaquimHirose, ChieDOURADO, WESLEY ADRIANO MARTINS2018-02-23T18:38:06Z2017-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDOURADO, WESLEY ADRIANO MARTINS. CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICO POÉTICAS SOBRE O CORPO, COTIDIANO E EDUCAÇÃO: UM TRIBUTO A ADÉLIA PRADO.. 2017. 315p. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1700porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2018-02-24T04:01:54Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1700Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2018-02-24T04:01:54Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICO POÉTICAS SOBRE O CORPO, COTIDIANO E EDUCAÇÃO: UM TRIBUTO A ADÉLIA PRADO.
Philosophical considerations about the body, dayle life and educations: a Tibute to Adelia Prado
title CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICO POÉTICAS SOBRE O CORPO, COTIDIANO E EDUCAÇÃO: UM TRIBUTO A ADÉLIA PRADO.
spellingShingle CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICO POÉTICAS SOBRE O CORPO, COTIDIANO E EDUCAÇÃO: UM TRIBUTO A ADÉLIA PRADO.
DOURADO, WESLEY ADRIANO MARTINS
educação; fenomenologia; admiração; cotidiano; corpo próprio; Adélia Prado
education; phenomenology; admiration; daily life; body; Adélia Prado
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICO POÉTICAS SOBRE O CORPO, COTIDIANO E EDUCAÇÃO: UM TRIBUTO A ADÉLIA PRADO.
title_full CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICO POÉTICAS SOBRE O CORPO, COTIDIANO E EDUCAÇÃO: UM TRIBUTO A ADÉLIA PRADO.
title_fullStr CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICO POÉTICAS SOBRE O CORPO, COTIDIANO E EDUCAÇÃO: UM TRIBUTO A ADÉLIA PRADO.
title_full_unstemmed CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICO POÉTICAS SOBRE O CORPO, COTIDIANO E EDUCAÇÃO: UM TRIBUTO A ADÉLIA PRADO.
title_sort CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICO POÉTICAS SOBRE O CORPO, COTIDIANO E EDUCAÇÃO: UM TRIBUTO A ADÉLIA PRADO.
author DOURADO, WESLEY ADRIANO MARTINS
author_facet DOURADO, WESLEY ADRIANO MARTINS
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lauand, Luiz Jean
Fischmann , Roseli
Horta, Sylvio Roque de Guimaraes,
SEverino, Antonio Joaquim
Hirose, Chie
dc.contributor.author.fl_str_mv DOURADO, WESLEY ADRIANO MARTINS
dc.subject.por.fl_str_mv educação; fenomenologia; admiração; cotidiano; corpo próprio; Adélia Prado
education; phenomenology; admiration; daily life; body; Adélia Prado
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic educação; fenomenologia; admiração; cotidiano; corpo próprio; Adélia Prado
education; phenomenology; admiration; daily life; body; Adélia Prado
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Trata-se de uma reflexão filosófico-poética sobre a educação que procura identificar as relações entre corpo, cotidiano e educação. A pesquisa foi realizada sob a inspiração da noção de corpo próprio e mundo vivido, tal como as concebe Maurice Merleau-Ponty; o sentido do filosofar, especialmente, a sua inevitável relação com a admiração presente no pensamento de Josef Pieper e, o modo como o corpo e o cotidiano aparecem na obra de Adélia Prado. Enredados com a minha experiência educativa e docente pergunto pelo sentido de uma educação que tenha como princípio a admiração; pelas implicações de uma educação que reconheça que ela deve ser para os corpos e que sempre está enraizada numa experiência humana situada; pelos desdobramentos de uma educação que seja antes contemplação do cotidiano. Tais perguntas retomam as provocações do educador Paulo Freire insistindo, com elas, numa educação que, para se constituir como experiência, como possibilidade de “ser mais”, de “ir mais longe” precisa ser sentida, cheia de sentido, situada, disponível para a admiração do mundo e a totalidade da vida que se vive aqui.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-27
2018-02-23T18:38:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DOURADO, WESLEY ADRIANO MARTINS. CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICO POÉTICAS SOBRE O CORPO, COTIDIANO E EDUCAÇÃO: UM TRIBUTO A ADÉLIA PRADO.. 2017. 315p. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo .
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1700
identifier_str_mv DOURADO, WESLEY ADRIANO MARTINS. CONSIDERAÇÕES FILOSÓFICO POÉTICAS SOBRE O CORPO, COTIDIANO E EDUCAÇÃO: UM TRIBUTO A ADÉLIA PRADO.. 2017. 315p. Dissertação( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo .
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602003618136064