SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1126 |
Resumo: | Esta dissertação de Mestrado tem como objetivo desvelar a prática pedagógica de educadoras leigas atuantes na educação não-formal e a práxis educacional que elas desempenham em prol da alfabetização letrada. Ao abordarmos os três temas que regem este estudo educação não-formal, formação de educadoras leigas e alfabetização letrada versamos sobre os resultados obtidos em espaços de educação não-formais, estabelecendo um contraponto: até quando o não-formal pode ser considerado um espaço de educação aquém da escola? Foi realizada uma pesquisa empírica no Projeto Sementinha da cidade de Santo André/ SP, através da observação da práxis educativa de sete educadoras, de entrevistas, coma exsecretária de Educação que implantou o Projeto na cidade; com os Coordenadores Gerais do Projeto Sementinha; com quatro das sete educadoras e ainda, um levantamento bibliográfico sobre o surgimento do Projeto na cidade de Curvelo; MG. Até o momento, as análises realizadas apontaram para o desenvolvimento de práticas de letramento em diferentes momentos da atuação das educadoras e na formação cidadã e moral das crianças assistidas pelo Projeto na comunidade observada para a efetivação deste trabalho de pesquisa.(AU) |
id |
METODISTA_bd94172039645f3307e9b42c766fa538 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1126 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramentoformação de educadoraseducação não-formalalfabetização letradaeducadoras leigas práticas pedagógicas sociaisCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação de Mestrado tem como objetivo desvelar a prática pedagógica de educadoras leigas atuantes na educação não-formal e a práxis educacional que elas desempenham em prol da alfabetização letrada. Ao abordarmos os três temas que regem este estudo educação não-formal, formação de educadoras leigas e alfabetização letrada versamos sobre os resultados obtidos em espaços de educação não-formais, estabelecendo um contraponto: até quando o não-formal pode ser considerado um espaço de educação aquém da escola? Foi realizada uma pesquisa empírica no Projeto Sementinha da cidade de Santo André/ SP, através da observação da práxis educativa de sete educadoras, de entrevistas, coma exsecretária de Educação que implantou o Projeto na cidade; com os Coordenadores Gerais do Projeto Sementinha; com quatro das sete educadoras e ainda, um levantamento bibliográfico sobre o surgimento do Projeto na cidade de Curvelo; MG. Até o momento, as análises realizadas apontaram para o desenvolvimento de práticas de letramento em diferentes momentos da atuação das educadoras e na formação cidadã e moral das crianças assistidas pelo Projeto na comunidade observada para a efetivação deste trabalho de pesquisa.(AU)This Master s thesis has as a target to unveil lay educators pedagogical practice who work in informal education as well as the educational practice that they develop in favor of literacy. Approaching the three themes that guide this study informal education, lay educators education and literacy we talk abo ut the results obtainedin informal educational sites, establishing a counterpoint : to which extent the informal can be considered an educational site beneath the school? An empirical research was accomplished in the Sementinha Project, in the city of Santo André-SP, through observation of the educational practice of seven educators, through interviews (with the ex-Secretary of Education who implemented the Project in the city; with the general coordinators of the Sementinha Project; with four of the seven educators) and also, a bibliographical study about the emergence of the project in the city of Curvelo-MG. The analysis show that the informal education, as well as the social educators actions, develop literacy practices which are able to help in the pedagogical education of these children, motivating the citizen action that they, since they are small might make effective in the communities they live in.(AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOBahia, Norines PanicacciCPF:49852963032http://lattes.cnpq.br/5881924827893022Sanches, Emilia Maria Bezerra Cipriano CastroCPF:21621202123http://lattes.cnpq.br/1621685976264300Demartini, Zeila de Brito FabriCPF:13265477995http://lattes.cnpq.br/8059807589945744Ramos, Tais Nascarella2016-08-03T16:16:11Z2009-05-282009-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRAMOS, Tais Nascarella. SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramento. 2009. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1126porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:11:14Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1126Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:14Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramento |
title |
SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramento |
spellingShingle |
SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramento Ramos, Tais Nascarella formação de educadoras educação não-formal alfabetização letrada educadoras leigas práticas pedagógicas sociais CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramento |
title_full |
SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramento |
title_fullStr |
SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramento |
title_full_unstemmed |
SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramento |
title_sort |
SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramento |
author |
Ramos, Tais Nascarella |
author_facet |
Ramos, Tais Nascarella |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bahia, Norines Panicacci CPF:49852963032 http://lattes.cnpq.br/5881924827893022 Sanches, Emilia Maria Bezerra Cipriano Castro CPF:21621202123 http://lattes.cnpq.br/1621685976264300 Demartini, Zeila de Brito Fabri CPF:13265477995 http://lattes.cnpq.br/8059807589945744 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Tais Nascarella |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de educadoras educação não-formal alfabetização letrada educadoras leigas práticas pedagógicas sociais CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
formação de educadoras educação não-formal alfabetização letrada educadoras leigas práticas pedagógicas sociais CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta dissertação de Mestrado tem como objetivo desvelar a prática pedagógica de educadoras leigas atuantes na educação não-formal e a práxis educacional que elas desempenham em prol da alfabetização letrada. Ao abordarmos os três temas que regem este estudo educação não-formal, formação de educadoras leigas e alfabetização letrada versamos sobre os resultados obtidos em espaços de educação não-formais, estabelecendo um contraponto: até quando o não-formal pode ser considerado um espaço de educação aquém da escola? Foi realizada uma pesquisa empírica no Projeto Sementinha da cidade de Santo André/ SP, através da observação da práxis educativa de sete educadoras, de entrevistas, coma exsecretária de Educação que implantou o Projeto na cidade; com os Coordenadores Gerais do Projeto Sementinha; com quatro das sete educadoras e ainda, um levantamento bibliográfico sobre o surgimento do Projeto na cidade de Curvelo; MG. Até o momento, as análises realizadas apontaram para o desenvolvimento de práticas de letramento em diferentes momentos da atuação das educadoras e na formação cidadã e moral das crianças assistidas pelo Projeto na comunidade observada para a efetivação deste trabalho de pesquisa.(AU) |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-05-28 2009-02-19 2016-08-03T16:16:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RAMOS, Tais Nascarella. SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramento. 2009. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1126 |
identifier_str_mv |
RAMOS, Tais Nascarella. SEMEANDO A CIDADANIA: um estudo sobre a formação e a atuação de educadoras sociais em prol do letramento. 2009. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601999344140288 |