PUBLICIDADE E O POLITICAMENTE CORRETO: INTERDISCURSIVIDADES NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SENTIDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZANINI, Gustavo Moreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1503
Resumo: Ao que se percebe, paradigmas até então vigentes passam a ser considerados singulares e ditatoriais. Em contrapartida, estabelece-se uma nova acepção, cujo norte é o pensar “politicamente correto”. Entendendo a publicidade como um produto sociocultural, essa pesquisa inicialmente é bibliográfica visando à conceituação e análise de questões inerentes ao seu tema. Com este contexto devidamente apreendido, uma análise pragmática do discurso foi realizada em um corpus de anúncios publicitários veiculados entre 2009 e 2014, no meio televisivo brasileiro de formato aberto. Nossa investigação se concentrou nos modos com que os elementos postulados pelo pensamento politicamente correto vêm sendo incorporados ao gênero publicitário em construções de sentido. Pudemos observar uma tendência de repreensão de determinados grupos a conteúdos publicitários que tocam em temáticas muito específicas, com interpretações marcadas por um alto grau de subjetividade; e o que se busca muitas vezes, através de um empoderamento permitido por nosso contexto atual, é mesmo a supressão de determinadas temáticas dentro da comunicação publicitária.
id METODISTA_bf33af3d42a372be08732f99c1c83c5b
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1503
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling PUBLICIDADE E O POLITICAMENTE CORRETO: INTERDISCURSIVIDADES NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SENTIDOAdvertising and the political correctness: interdiscursivities on the social construction of meaningPublicidade; Politicamente correto; Construção social do sentido; Identidade; Análise do discursoAdvertising; Political correctness; Social construction of signification; Identity; Discourse analysisCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOAo que se percebe, paradigmas até então vigentes passam a ser considerados singulares e ditatoriais. Em contrapartida, estabelece-se uma nova acepção, cujo norte é o pensar “politicamente correto”. Entendendo a publicidade como um produto sociocultural, essa pesquisa inicialmente é bibliográfica visando à conceituação e análise de questões inerentes ao seu tema. Com este contexto devidamente apreendido, uma análise pragmática do discurso foi realizada em um corpus de anúncios publicitários veiculados entre 2009 e 2014, no meio televisivo brasileiro de formato aberto. Nossa investigação se concentrou nos modos com que os elementos postulados pelo pensamento politicamente correto vêm sendo incorporados ao gênero publicitário em construções de sentido. Pudemos observar uma tendência de repreensão de determinados grupos a conteúdos publicitários que tocam em temáticas muito específicas, com interpretações marcadas por um alto grau de subjetividade; e o que se busca muitas vezes, através de um empoderamento permitido por nosso contexto atual, é mesmo a supressão de determinadas temáticas dentro da comunicação publicitária.We realized that the traditional paradigms are now considered singular and dictatorial. On the other hand, sets out a new meaning whose north is the “political correctness”. Understanding the advertising as a socio-cultural product, this research is initially a bibliographic study, aimed the conceptualization and analysis of issues related to your theme. With this properly seized context, a pragmatic discourse analysis was performed on a corpus of advertisements aired between 2009 and 2014, on brazilian television through open format. Our investigation focused on the ways that elements postulated by politically correct thinking are being added to advertiser gender, in constructions of meaning. We could observe a rebuke trend of certain groups to advertising content that touch on very specific themes, with interpretations marked by a high degree of subjectivity; and what is being sought, oftentimes, through an empowerment permitted by our present context, is in fact the suppression of certain themes within the advertising communication.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialTarsitano, Paulo RogérioGonçalves, Elizabeth MoraesGonçalves, Elizabeth MoraesGiacomini Filho , GinoZANINI, Gustavo Moreira2016-08-18T18:46:34Z2015-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfZANINI, Gustavo Moreira. PUBLICIDADE E O POLITICAMENTE CORRETO: INTERDISCURSIVIDADES NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SENTIDO. 2015. [124f]. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1503porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-19T04:00:08Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1503Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-19T04:00:08Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv PUBLICIDADE E O POLITICAMENTE CORRETO: INTERDISCURSIVIDADES NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SENTIDO
Advertising and the political correctness: interdiscursivities on the social construction of meaning
title PUBLICIDADE E O POLITICAMENTE CORRETO: INTERDISCURSIVIDADES NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SENTIDO
spellingShingle PUBLICIDADE E O POLITICAMENTE CORRETO: INTERDISCURSIVIDADES NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SENTIDO
ZANINI, Gustavo Moreira
Publicidade; Politicamente correto; Construção social do sentido; Identidade; Análise do discurso
Advertising; Political correctness; Social construction of signification; Identity; Discourse analysis
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short PUBLICIDADE E O POLITICAMENTE CORRETO: INTERDISCURSIVIDADES NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SENTIDO
title_full PUBLICIDADE E O POLITICAMENTE CORRETO: INTERDISCURSIVIDADES NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SENTIDO
title_fullStr PUBLICIDADE E O POLITICAMENTE CORRETO: INTERDISCURSIVIDADES NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SENTIDO
title_full_unstemmed PUBLICIDADE E O POLITICAMENTE CORRETO: INTERDISCURSIVIDADES NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SENTIDO
title_sort PUBLICIDADE E O POLITICAMENTE CORRETO: INTERDISCURSIVIDADES NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SENTIDO
author ZANINI, Gustavo Moreira
author_facet ZANINI, Gustavo Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tarsitano, Paulo Rogério
Gonçalves, Elizabeth Moraes
Gonçalves, Elizabeth Moraes
Giacomini Filho , Gino
dc.contributor.author.fl_str_mv ZANINI, Gustavo Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade; Politicamente correto; Construção social do sentido; Identidade; Análise do discurso
Advertising; Political correctness; Social construction of signification; Identity; Discourse analysis
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Publicidade; Politicamente correto; Construção social do sentido; Identidade; Análise do discurso
Advertising; Political correctness; Social construction of signification; Identity; Discourse analysis
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Ao que se percebe, paradigmas até então vigentes passam a ser considerados singulares e ditatoriais. Em contrapartida, estabelece-se uma nova acepção, cujo norte é o pensar “politicamente correto”. Entendendo a publicidade como um produto sociocultural, essa pesquisa inicialmente é bibliográfica visando à conceituação e análise de questões inerentes ao seu tema. Com este contexto devidamente apreendido, uma análise pragmática do discurso foi realizada em um corpus de anúncios publicitários veiculados entre 2009 e 2014, no meio televisivo brasileiro de formato aberto. Nossa investigação se concentrou nos modos com que os elementos postulados pelo pensamento politicamente correto vêm sendo incorporados ao gênero publicitário em construções de sentido. Pudemos observar uma tendência de repreensão de determinados grupos a conteúdos publicitários que tocam em temáticas muito específicas, com interpretações marcadas por um alto grau de subjetividade; e o que se busca muitas vezes, através de um empoderamento permitido por nosso contexto atual, é mesmo a supressão de determinadas temáticas dentro da comunicação publicitária.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-27
2016-08-18T18:46:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZANINI, Gustavo Moreira. PUBLICIDADE E O POLITICAMENTE CORRETO: INTERDISCURSIVIDADES NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SENTIDO. 2015. [124f]. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1503
identifier_str_mv ZANINI, Gustavo Moreira. PUBLICIDADE E O POLITICAMENTE CORRETO: INTERDISCURSIVIDADES NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SENTIDO. 2015. [124f]. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602001419272192