LITURGIA E IDENTIDADES CULTURAIS NAS PRÁTICAS LITÚRGICAS DA IGREJA PRESBITERIANA-REFORMADA EM CUBA NA PERSPECTIVA DA PRÁXIS RELIGIOSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celorrio, Pedro Julián Jiménez
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/557
Resumo: A presente tese aborda a relação entre liturgia e identidades culturais nas práticas litúrgicas da Igreja Presbiteriana Reformada em Cuba (IPRC). Tal estudo realiza-se à luz da práxis religiosa, que abrange o conjunto de atitudes criadoras, reflexivas,libertadoras e radicais desenvolvidas pelas igrejas e instituições cristãs. O texto remete tanto à história sócio-cultural do país quanto à história do presbiterianismo cubano, embora focalize o período de 1967-2009, e se desenvolve a partir de quatro objetivos específicos: pesquisar as matrizes culturais constitutivas da cultura cubana; apresentar as raízes históricas dos protestantes e as vertentes seguidas pelo presbiterianismo cubano até a conformação da IPRC; verificar as práticas litúrgicas da IPRC; e oferecer pistas para construir e celebrar a esperança por meio de uma práxis litúrgica inculturada. Para alcançar os objetivos desta pesquisa, usou-se o método histórico, que pressupõe a investigação de acontecimentos, processos e instituições do passado para verificar sua influência na sociedade. A metodologia foi de natureza bibliográfica, auxiliada pela pesquisa de campo através de um questionário de doze perguntas. As entrevistas foram feitas com pessoas pertences à IPRC. As ações se desenvolveram da seguinte maneira: revisão de textos produzidos por cientistas cubanos acerca da temática em questão; levantamento bibliográfico de literatura de autores não cubanos para complementar o tema escolhido; análise do teor compilado; aplicação de entrevistas; e avaliação dos resultados obtidos. O problema para o qual a presente pesquisa procura respostas é que por um lado a sociedade mudou e, por outro lado, a Igreja não consegue dialogar eficazmente com a mesma, nem acompanhar as mudanças sociais. Diante de tal situação a pergunta é: O que fazer para desenvolver uma práxis litúrgica adequada ao contexto sócio-cultural no qual a Igreja está inserida? As respostas a esta questão não se erguem como um padrão rígido, mas como guia, ou mapa, que constantemente deverá ser revisado e adequado.
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O texto remete tanto à história sócio-cultural do país quanto à história do presbiterianismo cubano, embora focalize o período de 1967-2009, e se desenvolve a partir de quatro objetivos específicos: pesquisar as matrizes culturais constitutivas da cultura cubana; apresentar as raízes históricas dos protestantes e as vertentes seguidas pelo presbiterianismo cubano até a conformação da IPRC; verificar as práticas litúrgicas da IPRC; e oferecer pistas para construir e celebrar a esperança por meio de uma práxis litúrgica inculturada. Para alcançar os objetivos desta pesquisa, usou-se o método histórico, que pressupõe a investigação de acontecimentos, processos e instituições do passado para verificar sua influência na sociedade. A metodologia foi de natureza bibliográfica, auxiliada pela pesquisa de campo através de um questionário de doze perguntas. As entrevistas foram feitas com pessoas pertences à IPRC. As ações se desenvolveram da seguinte maneira: revisão de textos produzidos por cientistas cubanos acerca da temática em questão; levantamento bibliográfico de literatura de autores não cubanos para complementar o tema escolhido; análise do teor compilado; aplicação de entrevistas; e avaliação dos resultados obtidos. O problema para o qual a presente pesquisa procura respostas é que por um lado a sociedade mudou e, por outro lado, a Igreja não consegue dialogar eficazmente com a mesma, nem acompanhar as mudanças sociais. Diante de tal situação a pergunta é: O que fazer para desenvolver uma práxis litúrgica adequada ao contexto sócio-cultural no qual a Igreja está inserida? As respostas a esta questão não se erguem como um padrão rígido, mas como guia, ou mapa, que constantemente deverá ser revisado e adequado.This thesis tackles the relationship between liturgy and cultural identities manifested throughout the different liturgical practices displayed by the Reformed- Presbyterian Church of Cuba (RPCC). The study is constructed from the perspective of the religious praxis. It refers to those activities developed by the Christian churches and institutions which convey creation, liberation and a radical transformation of individual, nature and society. The text tackles the social and cultural history of the country and the history of Cuban Presbyterianism, focusing on the period from 1967 to 2009. It takes into account four specific objectives: investigation of the cultural matrixes that formed the Cuban culture, description of the protestant historical roots and streams within Cuban Presbyterianism until the organization of the RPCC, presentation of the liturgical practices of the RPCC, and construction of guide lines for the celebration of hope throughout an inculturated liturgical praxis. These objectives were accomplished by using a historical method, which investigates events and institutions from the past in order to verify its influences in society, and by means of a bibliographical methodology that is supplemented by an investigation of the field and a questionnaire that covers twelve aspects of liturgy. Among other procedures, five specific actions were developed to the elaboration of the final text: examination of literature produced by Cuban and non Cuban authors related to the theme of this dissertation, organization of the texts, application of the interviews and evaluation of the results. In this thesis the author seeks to provide answers to a particular problem: the society changes, however, the church does not develop an efficient dialogue with it, nor does it follow the social changes that are occurring in its midst. This leads to the question: What can be done so that the Church could adjust its liturgical praxis to the socio-cultural context in which it is acting? The proposals raised at the end are not presented as a rigid pattern, but as a guide or map which must constantly be revised and adapted.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoUniversidade Metodista de São Paulo1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e SocieBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃOSilva, Geoval Jacinto daCPF:48484848484http://lattes.cnpq.br/4481033208058329Souza, Sandra Duarte deCPF:13131313131http://lattes.cnpq.br/7151234594799732Longuini Neto, LuizCPF:22351251525Ramos, Luiz CarlosCPF:50505050505http://lattes.cnpq.br/1009258919177759Caldas Filho, Carlos RibeiroCPF:53535353535http://lattes.cnpq.br/1677881528942460Celorrio, Pedro Julián Jiménez2016-08-03T12:21:08Z2011-02-162010-08-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCELORRIO, Pedro Julián Jiménez. Liturgy and Cultural Identities within the Liturgical Practices of the Presbyterian-Reformed Church of Cuba from the Perspective of the Religious Praxis.. 2010. 445 f. Tese (Doutorado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e Socie) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/557porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-09T18:16:04Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/557Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-09T18:16:04Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
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