WENCESLAU BRAZ E A POLÍTICA CAFÉ COM LEITE: Estratégias de comunicação e marketing político que o elegeram Presidente da República do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Victorino, Juliana Leone Paiva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/623
Resumo: Esta pesquisa retratou o processo de comunicação e marketing político na vida pública de Wenceslau Braz, presidente do Brasil de 1914 a 1918. Ela abordou a política brasileira daquela época e mostrou as estratégias de convencimento usadas para indicação do mineiro ao cargo, revelando de que maneira a imprensa da época reagiu nesse período eleitoral. A metodologia que norteou essa dissertação foi a de Estudo de Caso , baseado nos conceitos básicos de Robert Yin, onde foram realizados vários estudos bibliográficos, documentais e entrevistas com familiares e amigos de Wenceslau. Complementarmente quatro publicações da imprensa brasileira foram analisadas. Conclui-se que a participação da imprensa nesse processo foi bem irrelevante e o processo eleitoral foi ditado pelo regime político da época.
id METODISTA_c2f211c71936a3baa406753650e8c6e3
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/623
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling WENCESLAU BRAZ E A POLÍTICA CAFÉ COM LEITE: Estratégias de comunicação e marketing político que o elegeram Presidente da República do BrasilWenceslau Braz, Marketing Político, Presidência do Brasil, Eleições e ImprensaWenceslau Braz, Political Marketing, President of Brazil, Elections and PressCNPQ::CIENCIAS HUMANASEsta pesquisa retratou o processo de comunicação e marketing político na vida pública de Wenceslau Braz, presidente do Brasil de 1914 a 1918. Ela abordou a política brasileira daquela época e mostrou as estratégias de convencimento usadas para indicação do mineiro ao cargo, revelando de que maneira a imprensa da época reagiu nesse período eleitoral. A metodologia que norteou essa dissertação foi a de Estudo de Caso , baseado nos conceitos básicos de Robert Yin, onde foram realizados vários estudos bibliográficos, documentais e entrevistas com familiares e amigos de Wenceslau. Complementarmente quatro publicações da imprensa brasileira foram analisadas. Conclui-se que a participação da imprensa nesse processo foi bem irrelevante e o processo eleitoral foi ditado pelo regime político da época.This study portrayed the process of communication and political marketing in the public life of Wenceslau Braz, president of Brazil from 1914 to 1918. She approached the Brazilian policy of that time and showed the strategies of persuasion used to indicate the position of the miner, showing how the press at the time reacted in this election period. The methodology that guided this dissertation was to "Case Study", based on the basics of Robert Yin, where several studies were conducted bibliographic, documentary and interviews with family and friends of Wenceslas. In addition four of the Brazilian press publications were analyzed. It is concluded that the participation of the press was quite irrelevant in this process and the electoral process was dictated by the political regime of the time.Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOBueno, Wilson da CostaCPF:13125925962http://lattes.cnpq.br/9495822246558650Peruzzo, Cicília M. KrohlingCPF:16453586456Queiroz, Adolpho Carlos FrançosoCPF:94674123412http://lattes.cnpq.br/2554925339792900Victorino, Juliana Leone Paiva2016-08-03T12:29:30Z2012-06-012012-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVICTORINO, Juliana Leone Paiva. WENCESLAU BRAZ E A POLÍTICA CAFÉ COM LEITE: Estratégias de comunicação e marketing político que o elegeram Presidente da República do Brasil. 2012. 163 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/623porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:02:01Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/623Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:02:01Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv WENCESLAU BRAZ E A POLÍTICA CAFÉ COM LEITE: Estratégias de comunicação e marketing político que o elegeram Presidente da República do Brasil
title WENCESLAU BRAZ E A POLÍTICA CAFÉ COM LEITE: Estratégias de comunicação e marketing político que o elegeram Presidente da República do Brasil
spellingShingle WENCESLAU BRAZ E A POLÍTICA CAFÉ COM LEITE: Estratégias de comunicação e marketing político que o elegeram Presidente da República do Brasil
Victorino, Juliana Leone Paiva
Wenceslau Braz, Marketing Político, Presidência do Brasil, Eleições e Imprensa
Wenceslau Braz, Political Marketing, President of Brazil, Elections and Press
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short WENCESLAU BRAZ E A POLÍTICA CAFÉ COM LEITE: Estratégias de comunicação e marketing político que o elegeram Presidente da República do Brasil
title_full WENCESLAU BRAZ E A POLÍTICA CAFÉ COM LEITE: Estratégias de comunicação e marketing político que o elegeram Presidente da República do Brasil
title_fullStr WENCESLAU BRAZ E A POLÍTICA CAFÉ COM LEITE: Estratégias de comunicação e marketing político que o elegeram Presidente da República do Brasil
title_full_unstemmed WENCESLAU BRAZ E A POLÍTICA CAFÉ COM LEITE: Estratégias de comunicação e marketing político que o elegeram Presidente da República do Brasil
title_sort WENCESLAU BRAZ E A POLÍTICA CAFÉ COM LEITE: Estratégias de comunicação e marketing político que o elegeram Presidente da República do Brasil
author Victorino, Juliana Leone Paiva
author_facet Victorino, Juliana Leone Paiva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bueno, Wilson da Costa
CPF:13125925962
http://lattes.cnpq.br/9495822246558650
Peruzzo, Cicília M. Krohling
CPF:16453586456
Queiroz, Adolpho Carlos Françoso
CPF:94674123412
http://lattes.cnpq.br/2554925339792900
dc.contributor.author.fl_str_mv Victorino, Juliana Leone Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Wenceslau Braz, Marketing Político, Presidência do Brasil, Eleições e Imprensa
Wenceslau Braz, Political Marketing, President of Brazil, Elections and Press
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic Wenceslau Braz, Marketing Político, Presidência do Brasil, Eleições e Imprensa
Wenceslau Braz, Political Marketing, President of Brazil, Elections and Press
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description Esta pesquisa retratou o processo de comunicação e marketing político na vida pública de Wenceslau Braz, presidente do Brasil de 1914 a 1918. Ela abordou a política brasileira daquela época e mostrou as estratégias de convencimento usadas para indicação do mineiro ao cargo, revelando de que maneira a imprensa da época reagiu nesse período eleitoral. A metodologia que norteou essa dissertação foi a de Estudo de Caso , baseado nos conceitos básicos de Robert Yin, onde foram realizados vários estudos bibliográficos, documentais e entrevistas com familiares e amigos de Wenceslau. Complementarmente quatro publicações da imprensa brasileira foram analisadas. Conclui-se que a participação da imprensa nesse processo foi bem irrelevante e o processo eleitoral foi ditado pelo regime político da época.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-01
2012-03-27
2016-08-03T12:29:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VICTORINO, Juliana Leone Paiva. WENCESLAU BRAZ E A POLÍTICA CAFÉ COM LEITE: Estratégias de comunicação e marketing político que o elegeram Presidente da República do Brasil. 2012. 163 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/623
identifier_str_mv VICTORINO, Juliana Leone Paiva. WENCESLAU BRAZ E A POLÍTICA CAFÉ COM LEITE: Estratégias de comunicação e marketing político que o elegeram Presidente da República do Brasil. 2012. 163 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601996603162624