O PROFESSOR EM FORMAÇÃO E SUA VOZ: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, PERÍODO NOTURNO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Magda Andrea Penha de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1143
Resumo: O trabalho analisa aspectos sobre a importância de o docente receber orientações para desempenhar papel de profissional da voz, obtendo, assim, uma melhor qualidade de vida. Considerando que o professor está vinculado à categoria dos profissionais que tem a voz como instrumento de trabalho, o estudo tem como objetivo alertar sobre a falta de informação do professor com relação ao uso da voz, problema este relevante à academia. Em sua dimensão teórica, o trabalho investiga a compreensão dos conhecimentos que o professor dispõe acerca do assunto, na tentativa de melhorar assim o seu desempenho profissional, além de investigar também os problemas vocais e queixas decorrentes dessa possível falta de informação. A pesquisa de campo foi realizada com aplicação de questionários sobre conhecimentos de voz, tendo a participação de estudantes de graduação do curso de Pedagogia, período noturno. Para a escolha das questões que fazem parte do questionário aplicado, foram consideradas informações relevantes obtidas num levantamento de dados em vários sites da internet. Desta maneira, um processo anterior de investigação e análise de prioridades e maiores acometimentos relativos a problemas vocais possibilitou a elaboração das perguntas que compõem o citado questionário, não sendo, portanto, uma escolha aleatória, mas fundamentada.(AU)
id METODISTA_c3c70abaa5038210b9ae0c858d23b53b
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1143
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling O PROFESSOR EM FORMAÇÃO E SUA VOZ: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, PERÍODO NOTURNOVozInstrumento de trabalhoDocenteCuidados vocaisQualidade de vidaVozInstrumento de trabajoDocenteCuidados vocalesCalidad de vidaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO trabalho analisa aspectos sobre a importância de o docente receber orientações para desempenhar papel de profissional da voz, obtendo, assim, uma melhor qualidade de vida. Considerando que o professor está vinculado à categoria dos profissionais que tem a voz como instrumento de trabalho, o estudo tem como objetivo alertar sobre a falta de informação do professor com relação ao uso da voz, problema este relevante à academia. Em sua dimensão teórica, o trabalho investiga a compreensão dos conhecimentos que o professor dispõe acerca do assunto, na tentativa de melhorar assim o seu desempenho profissional, além de investigar também os problemas vocais e queixas decorrentes dessa possível falta de informação. A pesquisa de campo foi realizada com aplicação de questionários sobre conhecimentos de voz, tendo a participação de estudantes de graduação do curso de Pedagogia, período noturno. Para a escolha das questões que fazem parte do questionário aplicado, foram consideradas informações relevantes obtidas num levantamento de dados em vários sites da internet. Desta maneira, um processo anterior de investigação e análise de prioridades e maiores acometimentos relativos a problemas vocais possibilitou a elaboração das perguntas que compõem o citado questionário, não sendo, portanto, uma escolha aleatória, mas fundamentada.(AU)El trabajo analiza la importancia del docente recibir orientaciones para desempeñar el papel de profesional de la voz, obteniendo así una mejor calidad de vida. Considerando que el profesor está vinculado a la categoría de los profesionales que tienen la voz como instrumento de trabajo, el estudio objetiva alertar sobre los principales cuidados que influencian directamente la voz. En su dimensión teórica, el trabajo investiga la comprensión de los conocimientos que el profesor dispone acerca del tema, en la tentativa de mejorar así su desempeño profesional, además de investigar también los problemas vocales y reclamaciones resultantes de esta posible falta de información. La investigación de campo fue realizada con aplicación de cuestionarios sobre conocimientos de voz, teniendo la participación de estudiantes de graduación del curso de Pedagogía. Para la elección de las cuestiones que hacen parte del cuestionario aplicado, fueron consideradas informaciones relevantes obtenidas en un relevamiento de datos en varios sitios de internet. De esta manera, un proceso anterior de investigación y análisis de prioridades y mayores acometimientos relativos a problemas vocales posibilitó la elaboración de las preguntas que componen el citado cuestionario, no siendo, por lo tanto, una elección aleatoria, sino fundamentada.(AU)Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOBarbosa, Joaquim GonçalvesCPF:12589541032http://lattes.cnpq.br/4049058992411561Moura, Magda Andrea Penha de2016-08-03T16:16:14Z2011-04-072010-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOURA, Magda Andrea Penha de. O PROFESSOR EM FORMAÇÃO E SUA VOZ: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, PERÍODO NOTURNO. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1143porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:12:31Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1143Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:12:31Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROFESSOR EM FORMAÇÃO E SUA VOZ: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, PERÍODO NOTURNO
title O PROFESSOR EM FORMAÇÃO E SUA VOZ: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, PERÍODO NOTURNO
spellingShingle O PROFESSOR EM FORMAÇÃO E SUA VOZ: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, PERÍODO NOTURNO
Moura, Magda Andrea Penha de
Voz
Instrumento de trabalho
Docente
Cuidados vocais
Qualidade de vida
Voz
Instrumento de trabajo
Docente
Cuidados vocales
Calidad de vida
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O PROFESSOR EM FORMAÇÃO E SUA VOZ: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, PERÍODO NOTURNO
title_full O PROFESSOR EM FORMAÇÃO E SUA VOZ: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, PERÍODO NOTURNO
title_fullStr O PROFESSOR EM FORMAÇÃO E SUA VOZ: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, PERÍODO NOTURNO
title_full_unstemmed O PROFESSOR EM FORMAÇÃO E SUA VOZ: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, PERÍODO NOTURNO
title_sort O PROFESSOR EM FORMAÇÃO E SUA VOZ: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, PERÍODO NOTURNO
author Moura, Magda Andrea Penha de
author_facet Moura, Magda Andrea Penha de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Joaquim Gonçalves
CPF:12589541032
http://lattes.cnpq.br/4049058992411561
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Magda Andrea Penha de
dc.subject.por.fl_str_mv Voz
Instrumento de trabalho
Docente
Cuidados vocais
Qualidade de vida
Voz
Instrumento de trabajo
Docente
Cuidados vocales
Calidad de vida
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Voz
Instrumento de trabalho
Docente
Cuidados vocais
Qualidade de vida
Voz
Instrumento de trabajo
Docente
Cuidados vocales
Calidad de vida
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O trabalho analisa aspectos sobre a importância de o docente receber orientações para desempenhar papel de profissional da voz, obtendo, assim, uma melhor qualidade de vida. Considerando que o professor está vinculado à categoria dos profissionais que tem a voz como instrumento de trabalho, o estudo tem como objetivo alertar sobre a falta de informação do professor com relação ao uso da voz, problema este relevante à academia. Em sua dimensão teórica, o trabalho investiga a compreensão dos conhecimentos que o professor dispõe acerca do assunto, na tentativa de melhorar assim o seu desempenho profissional, além de investigar também os problemas vocais e queixas decorrentes dessa possível falta de informação. A pesquisa de campo foi realizada com aplicação de questionários sobre conhecimentos de voz, tendo a participação de estudantes de graduação do curso de Pedagogia, período noturno. Para a escolha das questões que fazem parte do questionário aplicado, foram consideradas informações relevantes obtidas num levantamento de dados em vários sites da internet. Desta maneira, um processo anterior de investigação e análise de prioridades e maiores acometimentos relativos a problemas vocais possibilitou a elaboração das perguntas que compõem o citado questionário, não sendo, portanto, uma escolha aleatória, mas fundamentada.(AU)
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-28
2011-04-07
2016-08-03T16:16:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURA, Magda Andrea Penha de. O PROFESSOR EM FORMAÇÃO E SUA VOZ: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, PERÍODO NOTURNO. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1143
identifier_str_mv MOURA, Magda Andrea Penha de. O PROFESSOR EM FORMAÇÃO E SUA VOZ: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, PERÍODO NOTURNO. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601999388180480