O PROFESSOR EM FORMAÇÃO E SUA VOZ: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, PERÍODO NOTURNO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1143 |
Resumo: | O trabalho analisa aspectos sobre a importância de o docente receber orientações para desempenhar papel de profissional da voz, obtendo, assim, uma melhor qualidade de vida. Considerando que o professor está vinculado à categoria dos profissionais que tem a voz como instrumento de trabalho, o estudo tem como objetivo alertar sobre a falta de informação do professor com relação ao uso da voz, problema este relevante à academia. Em sua dimensão teórica, o trabalho investiga a compreensão dos conhecimentos que o professor dispõe acerca do assunto, na tentativa de melhorar assim o seu desempenho profissional, além de investigar também os problemas vocais e queixas decorrentes dessa possível falta de informação. A pesquisa de campo foi realizada com aplicação de questionários sobre conhecimentos de voz, tendo a participação de estudantes de graduação do curso de Pedagogia, período noturno. Para a escolha das questões que fazem parte do questionário aplicado, foram consideradas informações relevantes obtidas num levantamento de dados em vários sites da internet. Desta maneira, um processo anterior de investigação e análise de prioridades e maiores acometimentos relativos a problemas vocais possibilitou a elaboração das perguntas que compõem o citado questionário, não sendo, portanto, uma escolha aleatória, mas fundamentada.(AU) |
id |
METODISTA_c3c70abaa5038210b9ae0c858d23b53b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1143 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
O PROFESSOR EM FORMAÇÃO E SUA VOZ: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, PERÍODO NOTURNOVozInstrumento de trabalhoDocenteCuidados vocaisQualidade de vidaVozInstrumento de trabajoDocenteCuidados vocalesCalidad de vidaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO trabalho analisa aspectos sobre a importância de o docente receber orientações para desempenhar papel de profissional da voz, obtendo, assim, uma melhor qualidade de vida. Considerando que o professor está vinculado à categoria dos profissionais que tem a voz como instrumento de trabalho, o estudo tem como objetivo alertar sobre a falta de informação do professor com relação ao uso da voz, problema este relevante à academia. Em sua dimensão teórica, o trabalho investiga a compreensão dos conhecimentos que o professor dispõe acerca do assunto, na tentativa de melhorar assim o seu desempenho profissional, além de investigar também os problemas vocais e queixas decorrentes dessa possível falta de informação. A pesquisa de campo foi realizada com aplicação de questionários sobre conhecimentos de voz, tendo a participação de estudantes de graduação do curso de Pedagogia, período noturno. Para a escolha das questões que fazem parte do questionário aplicado, foram consideradas informações relevantes obtidas num levantamento de dados em vários sites da internet. Desta maneira, um processo anterior de investigação e análise de prioridades e maiores acometimentos relativos a problemas vocais possibilitou a elaboração das perguntas que compõem o citado questionário, não sendo, portanto, uma escolha aleatória, mas fundamentada.(AU)El trabajo analiza la importancia del docente recibir orientaciones para desempeñar el papel de profesional de la voz, obteniendo así una mejor calidad de vida. Considerando que el profesor está vinculado a la categoría de los profesionales que tienen la voz como instrumento de trabajo, el estudio objetiva alertar sobre los principales cuidados que influencian directamente la voz. En su dimensión teórica, el trabajo investiga la comprensión de los conocimientos que el profesor dispone acerca del tema, en la tentativa de mejorar así su desempeño profesional, además de investigar también los problemas vocales y reclamaciones resultantes de esta posible falta de información. La investigación de campo fue realizada con aplicación de cuestionarios sobre conocimientos de voz, teniendo la participación de estudiantes de graduación del curso de Pedagogía. Para la elección de las cuestiones que hacen parte del cuestionario aplicado, fueron consideradas informaciones relevantes obtenidas en un relevamiento de datos en varios sitios de internet. De esta manera, un proceso anterior de investigación y análisis de prioridades y mayores acometimientos relativos a problemas vocales posibilitó la elaboración de las preguntas que componen el citado cuestionario, no siendo, por lo tanto, una elección aleatoria, sino fundamentada.(AU)Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOBarbosa, Joaquim GonçalvesCPF:12589541032http://lattes.cnpq.br/4049058992411561Moura, Magda Andrea Penha de2016-08-03T16:16:14Z2011-04-072010-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOURA, Magda Andrea Penha de. O PROFESSOR EM FORMAÇÃO E SUA VOZ: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, PERÍODO NOTURNO. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1143porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:12:31Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1143Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:12:31Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROFESSOR EM FORMAÇÃO E SUA VOZ: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, PERÍODO NOTURNO |
title |
O PROFESSOR EM FORMAÇÃO E SUA VOZ: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, PERÍODO NOTURNO |
spellingShingle |
O PROFESSOR EM FORMAÇÃO E SUA VOZ: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, PERÍODO NOTURNO Moura, Magda Andrea Penha de Voz Instrumento de trabalho Docente Cuidados vocais Qualidade de vida Voz Instrumento de trabajo Docente Cuidados vocales Calidad de vida CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
O PROFESSOR EM FORMAÇÃO E SUA VOZ: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, PERÍODO NOTURNO |
title_full |
O PROFESSOR EM FORMAÇÃO E SUA VOZ: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, PERÍODO NOTURNO |
title_fullStr |
O PROFESSOR EM FORMAÇÃO E SUA VOZ: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, PERÍODO NOTURNO |
title_full_unstemmed |
O PROFESSOR EM FORMAÇÃO E SUA VOZ: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, PERÍODO NOTURNO |
title_sort |
O PROFESSOR EM FORMAÇÃO E SUA VOZ: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, PERÍODO NOTURNO |
author |
Moura, Magda Andrea Penha de |
author_facet |
Moura, Magda Andrea Penha de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Joaquim Gonçalves CPF:12589541032 http://lattes.cnpq.br/4049058992411561 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Magda Andrea Penha de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Voz Instrumento de trabalho Docente Cuidados vocais Qualidade de vida Voz Instrumento de trabajo Docente Cuidados vocales Calidad de vida CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Voz Instrumento de trabalho Docente Cuidados vocais Qualidade de vida Voz Instrumento de trabajo Docente Cuidados vocales Calidad de vida CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O trabalho analisa aspectos sobre a importância de o docente receber orientações para desempenhar papel de profissional da voz, obtendo, assim, uma melhor qualidade de vida. Considerando que o professor está vinculado à categoria dos profissionais que tem a voz como instrumento de trabalho, o estudo tem como objetivo alertar sobre a falta de informação do professor com relação ao uso da voz, problema este relevante à academia. Em sua dimensão teórica, o trabalho investiga a compreensão dos conhecimentos que o professor dispõe acerca do assunto, na tentativa de melhorar assim o seu desempenho profissional, além de investigar também os problemas vocais e queixas decorrentes dessa possível falta de informação. A pesquisa de campo foi realizada com aplicação de questionários sobre conhecimentos de voz, tendo a participação de estudantes de graduação do curso de Pedagogia, período noturno. Para a escolha das questões que fazem parte do questionário aplicado, foram consideradas informações relevantes obtidas num levantamento de dados em vários sites da internet. Desta maneira, um processo anterior de investigação e análise de prioridades e maiores acometimentos relativos a problemas vocais possibilitou a elaboração das perguntas que compõem o citado questionário, não sendo, portanto, uma escolha aleatória, mas fundamentada.(AU) |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-28 2011-04-07 2016-08-03T16:16:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOURA, Magda Andrea Penha de. O PROFESSOR EM FORMAÇÃO E SUA VOZ: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, PERÍODO NOTURNO. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1143 |
identifier_str_mv |
MOURA, Magda Andrea Penha de. O PROFESSOR EM FORMAÇÃO E SUA VOZ: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, PERÍODO NOTURNO. 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601999388180480 |