A ESPIRITUALIDADE ENQUANTO DIMENSÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO CONFESSIONAL DE ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damião, Wanderson da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/74
Resumo: A prática de espiritualidade no local de trabalho tem sido alvo de pesquisas inclusive no âmbito da administração por estar relacionada ao empenho e ao comprometimento dos funcionários de uma organização, o que se refere a aspectos da gestão organizacional. A espiritualidade no ambiente de trabalho também pode estar relacionada com aspectos da cultura organizacional, quando essa prática se torna um valor organizacional. Rego, Cunha e Souto (2007), destacam que um ambiente de trabalho que pratica a espiritualidade, desenvolve cinco dimensões de espiritualidade, sendo: o sentido de comunidade na equipe, o alinhamento do indivíduo com os valores da organização, o sentido de préstimo à comunidade, a alegria no trabalho e a oportunidade para a vida interior. O estudo objetivou identificar no contexto de uma organização se as dimensões de espiritualidade se manifestavam na percepção de seus colaboradores. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com o método de estudo de caso em uma instituição confessional educacional da região do ABC Paulista. Por meio de entrevistas foram coletadas informações para análise quanto a sua cultura e a prática da espiritualidade em seu ambiente de trabalho. Para um maior reforço dos resultados da pesquisa, também foi desenvolvida uma análise documental da instituição e observações de campo. Foi possível constatar que a instituição confessional educacional pesquisada trata-se de uma organização que em sua cultura organizacional, possui valores de espiritualidade documentados, praticados e percebidos pelos colaboradores. Também constatou-se que as dimensões de espiritualidade abordadas no referencial teórico, são características percebidas pelos colaboradores na realidade da organização. Houve destaque para as dimensões de oportunidade para a vida interior e sentido de comunidade na equipe. Os gestores da organização demonstraram em seus depoimentos que se dedicam no desenvolvimento dessas dimensões e a percepção dos funcionários da instituição confirmam esse fenômeno. Assim, através dessas duas dimensões de espiritualidade, as outras três encontram base para seu desenvolvimento no contexto da instituição pesquisada. Esse resultado pode caracterizar um fenômeno em instituições confessionais educacionais, porém, a presente pesquisa obtém seu limite de campo e demográfico. Pesquisas futuras em instituições confessionais educacionais diferentes e em regiões diferentes, poderão contribuir para conclusões mais abrangentes.
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Rego, Cunha e Souto (2007), destacam que um ambiente de trabalho que pratica a espiritualidade, desenvolve cinco dimensões de espiritualidade, sendo: o sentido de comunidade na equipe, o alinhamento do indivíduo com os valores da organização, o sentido de préstimo à comunidade, a alegria no trabalho e a oportunidade para a vida interior. O estudo objetivou identificar no contexto de uma organização se as dimensões de espiritualidade se manifestavam na percepção de seus colaboradores. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com o método de estudo de caso em uma instituição confessional educacional da região do ABC Paulista. Por meio de entrevistas foram coletadas informações para análise quanto a sua cultura e a prática da espiritualidade em seu ambiente de trabalho. Para um maior reforço dos resultados da pesquisa, também foi desenvolvida uma análise documental da instituição e observações de campo. Foi possível constatar que a instituição confessional educacional pesquisada trata-se de uma organização que em sua cultura organizacional, possui valores de espiritualidade documentados, praticados e percebidos pelos colaboradores. Também constatou-se que as dimensões de espiritualidade abordadas no referencial teórico, são características percebidas pelos colaboradores na realidade da organização. Houve destaque para as dimensões de oportunidade para a vida interior e sentido de comunidade na equipe. Os gestores da organização demonstraram em seus depoimentos que se dedicam no desenvolvimento dessas dimensões e a percepção dos funcionários da instituição confirmam esse fenômeno. Assim, através dessas duas dimensões de espiritualidade, as outras três encontram base para seu desenvolvimento no contexto da instituição pesquisada. Esse resultado pode caracterizar um fenômeno em instituições confessionais educacionais, porém, a presente pesquisa obtém seu limite de campo e demográfico. Pesquisas futuras em instituições confessionais educacionais diferentes e em regiões diferentes, poderão contribuir para conclusões mais abrangentes.The spirituality practice in the work has been the subject of research even within the administration, because it is related to the efforts and commitment of the employees of an organization, which refers to aspects of organizational management. Spirituality in the workplace may also be associated to aspects of organizational culture, when this practice becomes an organizational value. Rego, Cunha and Souto (2007) emphasize that a work environment that practicing spirituality, develops five dimensions of spirituality like. the community sense in the team, the conditioning of the individual with the organization values, sense of contribution to the community, the joy at work and the opportunity for the inner life. The study aimed to identify the context of a specific organization, if the dimensions of spirituality adopted in the theoretical reference, they manifested in the perception of the organizations employees. For this, it developed a qualitative exploratory study with the method of case study, in a confessional educational institution in ABC Paulista region. Information was collected through interviews for analysis of the organization, as their culture as practice of spirituality in the workplace. It has also developed a documental analysis of the institution and field observations for better search results. It was found that the confessional educational research institution, it is an organization that in its organizational culture, they has documented spirituality values, practiced and perceived by collaborators. It was also found that the dimensions of spirituality addressed in the theoretical reference, features are perceived by collaborators in the organizations reality. There was emphasis on the dimensions of opportunity for the inner life and sense of community in the team. The organizations managers demonstrated in their depositions that are dedicated to the development of these dimensions and the perception of the institutions employees confirm these elements. So, through these two dimensions of spirituality, the other three are the basis for its development in the context of the research institution. This result can characterize elements in religious educational institutions, however, this research obtains its field boundary and demographic. Future researches in different denominational educational institutions and in different regions, can contribute to more comprehensive conclusions.Universidade Metodista de São PauloGestão de organizaçõesBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOVieira, Almir MartinsCPF:98512548458Rivera, Dario Paulo BarreraCPF:17524512344http://lattes.cnpq.br/5897236070170395Pansarelli, DanielCPF:88888888899Damião, Wanderson da Silva2016-08-02T21:42:38Z2014-12-022014-09-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/74porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-09T18:15:44Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/74Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-09T18:15:44Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
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