DISCURSOS E PRÁTICAS FUNDAMENTALISTAS NA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL (2002-2008) UMA ANÁ-LISE DA PRETENSA POSIÇÃO DE EQÜIDISTÂNCIA DOS EXTREMOS FUNDAMENTALISTAS E LIBERAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Robson da Costa de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/493
Resumo: Em diversas ocasiões, os líderes da Igreja Presbiteriana do Brasil revelaram o desejo de uma eqüidistância teológica dos extremos liberais e fundamentalistas. Entretanto, os dis-cursos e as práticas dessa instituição eclesiástica contrastam com esse posicionamento ofici-al. Além disso, essa pretensa posição de eqüidistância dos extremos liberais e fundamenta-listas não denota fronteiras rígidas, mas é um instrumento eficaz de legitimação do poder nos momentos de reconfiguração do campo religioso, principalmente em situações de crises internas. Outrossim, após a redemocratização do Brasil e o conseqüente aumento de plura-lismo religioso, houve a transformação do campo social brasileiro, provocando dificuldades em setores mais conservadores dessa instituição. Atualmente, procura-se revitalizar a pró-pria tradição religiosa diante das ameaças de sua dissolução impostas pelos processos e-mancipatórios modernos e pela influência das concepções seculares e supostamente atéias da vida (como o feminismo, a luta em defesa dos direitos reprodutivos, a união civil entre pessoas do mesmo sexo, o chamado ―movimento de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros‖ etc.). No campo religioso, os resultados imediatos dessa postura de reação em face das transformações sociais impostas pela modernidade são: (1) misoginia; (2) aquela manifestação de ativismo político-religioso de caráter conservador os protestantes de pen-dor fundamentalista, cuja expansão no Brasil se vem processando há muitas décadas, em ritmo sabidamente veloz, com base em um modelo de proselitismo muito bem-sucedido entre as camadas mais pobres da população brasileira, por todo território nacional.(AU)
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Além disso, essa pretensa posição de eqüidistância dos extremos liberais e fundamenta-listas não denota fronteiras rígidas, mas é um instrumento eficaz de legitimação do poder nos momentos de reconfiguração do campo religioso, principalmente em situações de crises internas. Outrossim, após a redemocratização do Brasil e o conseqüente aumento de plura-lismo religioso, houve a transformação do campo social brasileiro, provocando dificuldades em setores mais conservadores dessa instituição. Atualmente, procura-se revitalizar a pró-pria tradição religiosa diante das ameaças de sua dissolução impostas pelos processos e-mancipatórios modernos e pela influência das concepções seculares e supostamente atéias da vida (como o feminismo, a luta em defesa dos direitos reprodutivos, a união civil entre pessoas do mesmo sexo, o chamado ―movimento de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros‖ etc.). No campo religioso, os resultados imediatos dessa postura de reação em face das transformações sociais impostas pela modernidade são: (1) misoginia; (2) aquela manifestação de ativismo político-religioso de caráter conservador os protestantes de pen-dor fundamentalista, cuja expansão no Brasil se vem processando há muitas décadas, em ritmo sabidamente veloz, com base em um modelo de proselitismo muito bem-sucedido entre as camadas mais pobres da população brasileira, por todo território nacional.(AU)In several occasions, Presbyterian Church of Brazil s leaders have revealed the desire of equal distance between fundamentalist and liberal extremes. However, the discourses and practices of this ecclesiastical institution contrast with this official positioning. Moreover, such assumed position of equal distance between fundamentalist and liberal extremes does not denote strict boundaries, but it is an effective device for legitimizing power at moments of changes in religious field, mainly in situations of internal crises. Likewise, after redemo-cratization of Brazil and the consequent increase of religious pluralism, there was a change in Brazilian social field, causing difficulties in more conservatives sections of this institu-tion. Nowadays, it is sought to revitalize religious tradition before the threats of dissolution which was imposed by modern process of emancipation and by secular and supposedly atheistic conceptions of life (such as feminism, the fight in defense of reproductive rights, civil union between same-sex people, the so called ―movement of lesbian, gays, bisexuals, transvestites and transgenders, etc.). In religious field, the immediate results of that attitude of reaction before social changes which was imposed by modernity are: (1) misogyny; (2) manifestation of religious-political activism in a conservative way that is, Protestants with fundamentalist trend, whose expansion in Brazil are growing decades ago in a very known speedy rhythm, based on a pattern of successful proselytism among the poorest layer of Brazilian population, throughout domestic territory.(AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São Paulo1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. Práxis Religiosa e SocieBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃOSouza, Sandra Duarte deCPF:13131313131http://lattes.cnpq.br/7151234594799732Campos, Leonildo SilveiraCPF:14141414141http://lattes.cnpq.br/7704623587837753Gouvêa, Ricardo QuadrosCPF:21864561231http://lattes.cnpq.br/0739272940424108Souza, Robson da Costa de2016-08-03T12:20:48Z2009-06-092009-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Robson da Costa de. Fundamentalist discourses and practices in Presbyterian Church of Brazil (2002-2008) An analysis of the assumed position of equal distance be-tween fundamentalist and liberal extremes. 2009. 143 f. Dissertação (Mestrado em 1. Ciências Sociais e Religião 2. Literatura e Religião no Mundo Bíblico 3. 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