Poder cultural: mecanismos de consolidação do poder na arte e no entretenimento no século 21
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2257 |
Resumo: | Esta tese, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (Poscom) da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), tem como objetivo compreender os mecanismos de obtenção e consolidação do poder cultural no século 21. O poder cultural é manifestado dentro dos campos da arte e do entretenimento, cujos produtos são objetos da cobertura e reflexão crítica dos meios de comunicação de massa (jornais, revistas, televisão, rádio etc.) e pós-massivos (redes sociais, aplicativos de celular etc.). O poder cultural é constituído sob as faces individual e sistêmica. No aspecto individual, o poder cultural toma como principal arcabouço teórico o pensamento crítico de Pierre Bourdieu acerca do que ele chama de poder simbólico e sua correlação com os conceitos de habitus, campo, crença e distinção. No aspecto sistêmico, o poder cultural pode ser constituído quando o indivíduo está inserido em sistemas internacionais consolidados de poder, conhecido como poder suave (soft power), termo cunhado nos anos 1980 pelo cientista político Joseph Nye sobre a habilidade de se conseguir algo via atração, em vez de coerção e pagamentos, tendo como principal exemplo, no campo cultural, Hollywood, que foi capaz de desestabilizar regimes fechados como o da antiga União Soviética. Como forças adjacentes à consolidação do poder cultural estão seis categorias aqui delineadas: 1-tempo; 2-conteúdo (subcategoria: beleza); 3-contexto; 4-espaço (subcategoria: idioma); 5-fama; 6-celebridade. A pesquisa propõe uma medição quantitativo- comparativa, de caráter compreensivo, dialógico, abrangente e complexo do poder cultural de 10 artistas em diferentes campos: Mauricio de Sousa e Hayao Myazaki (animação/direção); Helena Solberg e Safi Faye (cinema/direção); Anitta e Dua Lipa (música/videoclipe); Brad Pitt e Shah Rukh Khan (cinema/atuação); Adriana Esteves e Thalía (telenovela/atuação). Esta pesquisa tem como objetivo central oferecer ferramentas a leitores, espectadores, críticos, estudantes e educadores aptas a promover uma leitura crítica das obras artísticas e culturais dos nossos tempos. A análise das teorias e práticas que constroem o poder cultural, no novo contexto da cultura e da comunicação no século 21, pretende elucidar estes instrumentos que habilitam uma leitura e uma desconstrução das imagens, palavras e discursos da arte e do entretenimento, que quase nunca são inocentes ou desprovidos de propósito. Não parece haver melhor método para compreender o poder cultural no século 21 do que o ensaio, que teve como um de seus maiores defensores o sociólogo alemão Theodor W. Adorno, que em 1954 escreve O ensaio como forma, uma das mais contundentes defesas do método dentro das ciências sociais e humanas. Esta pesquisa também está inserida no grupo de pesquisa interdisciplinar “Da compreensão como método”, sediado no Poscom da Metodista.(AU) |
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Poder cultural: mecanismos de consolidação do poder na arte e no entretenimento no século 21Cultural Power: mechanisms of consolidation of power in arts and entertainment in the 21st centurypoder cultural; poder suave; soft power; poder simbólico; arte e entretenimento.cultural power; soft power, symbolic power, arts and entertainmentCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEsta tese, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (Poscom) da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), tem como objetivo compreender os mecanismos de obtenção e consolidação do poder cultural no século 21. O poder cultural é manifestado dentro dos campos da arte e do entretenimento, cujos produtos são objetos da cobertura e reflexão crítica dos meios de comunicação de massa (jornais, revistas, televisão, rádio etc.) e pós-massivos (redes sociais, aplicativos de celular etc.). O poder cultural é constituído sob as faces individual e sistêmica. No aspecto individual, o poder cultural toma como principal arcabouço teórico o pensamento crítico de Pierre Bourdieu acerca do que ele chama de poder simbólico e sua correlação com os conceitos de habitus, campo, crença e distinção. No aspecto sistêmico, o poder cultural pode ser constituído quando o indivíduo está inserido em sistemas internacionais consolidados de poder, conhecido como poder suave (soft power), termo cunhado nos anos 1980 pelo cientista político Joseph Nye sobre a habilidade de se conseguir algo via atração, em vez de coerção e pagamentos, tendo como principal exemplo, no campo cultural, Hollywood, que foi capaz de desestabilizar regimes fechados como o da antiga União Soviética. Como forças adjacentes à consolidação do poder cultural estão seis categorias aqui delineadas: 1-tempo; 2-conteúdo (subcategoria: beleza); 3-contexto; 4-espaço (subcategoria: idioma); 5-fama; 6-celebridade. A pesquisa propõe uma medição quantitativo- comparativa, de caráter compreensivo, dialógico, abrangente e complexo do poder cultural de 10 artistas em diferentes campos: Mauricio de Sousa e Hayao Myazaki (animação/direção); Helena Solberg e Safi Faye (cinema/direção); Anitta e Dua Lipa (música/videoclipe); Brad Pitt e Shah Rukh Khan (cinema/atuação); Adriana Esteves e Thalía (telenovela/atuação). Esta pesquisa tem como objetivo central oferecer ferramentas a leitores, espectadores, críticos, estudantes e educadores aptas a promover uma leitura crítica das obras artísticas e culturais dos nossos tempos. A análise das teorias e práticas que constroem o poder cultural, no novo contexto da cultura e da comunicação no século 21, pretende elucidar estes instrumentos que habilitam uma leitura e uma desconstrução das imagens, palavras e discursos da arte e do entretenimento, que quase nunca são inocentes ou desprovidos de propósito. Não parece haver melhor método para compreender o poder cultural no século 21 do que o ensaio, que teve como um de seus maiores defensores o sociólogo alemão Theodor W. Adorno, que em 1954 escreve O ensaio como forma, uma das mais contundentes defesas do método dentro das ciências sociais e humanas. Esta pesquisa também está inserida no grupo de pesquisa interdisciplinar “Da compreensão como método”, sediado no Poscom da Metodista.(AU)This thesis, presented in the Post-Graduation Program in Social Communication (Poscom) of Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), aims to comprehend the mechanisms of achievement and consolidation of cultural power in the 21st century. Cultural power is manifested within the fields of arts and entertainment, which products are the focus of the coverage and critical reflection of the mass media (newspapers, magazines, television, radio etc.) and post-mass media (social media, cell phone apps etc.). Cultural power is constituted under the individual and systemic faces. In the individual aspect, cultural power takes as main theoretical framework the critical thoughts of Pierre Bourdieu (2011) about what he calls symbolic power and its correlation with the concepts of habitus, field, belief and distinction. In the systemic aspect, cultural power can be constituted when the individual is inserted in consolidated international systems of power, known as soft power, term coined in the 1980’s by the political scientist Joseph Nye (2004) about the ability to get something via attraction, instead of coercion and payments, which may example, in the cultural field, is Hollywood, that was able to destabilize closed regimes such as the Soviet Union. As adjacent forces for cultural power consolidation are six categories outlined here: 1-time; 2-content (subcategory: beauty); 3-context; 4-space (subcategory: idiom); 5-fame; 6-celebrity. The research proposes a quantitative comparative measure, of understanding character, of the cultural power of 10 artists in different fields: Mauricio de Sousa and Hayao Myazaki (animation/directing); Helena Solberg and Safi Faye (cinema/directing); Anitta and Dua Lipa (music/videoclip); Brad Pitt and Shah Rukh Khan (cinema/acting); Adriana Esteves and Thalía (soap opera/acting). This research has as its main goal to offer proper tools to readers, spectators, critics, students and educators in promoting a critical reading of artistic and cultural products of our time. The analysis of the theories and practices that build cultural power, in the new context of the culture and communication of the 21st century, aims to elucidate these instruments that enable a reading and deconstruction of images, words and speeches in arts and entertainment, that almost never are innocent or devoid of purpose. It seems to have no better method to comprehend cultural power in the 21st century as the essay, which had as one of its greatest advocates the German sociologist Theodor W. Adorno, who wrote, in 1954, The essay as form, one of the strongest defenses of this method within social and human sciences. This research is also part of the interdisciplinary research “From comprehension as method”, based in Poscom of Metodista (AU)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialKünsch, Dimas A.Ortiz, Pedro Henrique FalcoAzevedo, Adriana Barroso deSilva, Dora dos SantosPassos, Mateus YuriBallerini, Franthiesco2023-02-07T14:43:28Z2022-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBallerini, Franthiesco. Poder cultural: mecanismos de consolidação do poder na arte e no entretenimento no século 21. 2022. 248 folhas. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo, 2022.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2257porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2023-02-07T14:43:28Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2257Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2023-02-07T14:43:28Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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