Ensino superior e confessionalidade: Uma análise da universidade presbiteriana Mackenzie e da disciplina ética e cidadania com Base na teoria da construção da personalidade Moral de josep maria puig.

Bibliographic Details
Main Author: BORGES, Inez Augusto
Publication Date: 2006
Format: Doctoral thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da Metodista
Download full: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2185
Summary: Toda educação, em alguma medida, é confessional e praticamente todas as universidades ocidentais nasceram em contextos confessionais cristãos. A Universidade Presbiteriana Mackenzie, como instituição confessional identificada com os valores cristãos reformados, tem procurado explicitar esta identidade e, com isto, contribuir para a formação integral de seus alunos, utilizando, entre outras estratégias, a disciplina Ética e Cidadania, inserida na matriz curricular de todos os cursos de graduação. Partindo da articulação dos diferentes campos do saber, entre eles, Psicologia, Educação, Religião, Ética e Moral, esta tese investiga a relação entre a confessionalidade no ensino superior e a construção da personalidade moral em estudantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie e a contribuição da referida disciplina para este processo. O objetivo é problematizar a missão das instituições confessionais de ensino superior, no contexto de um mundo globalizado e cada vez mais secularizado, com vistas à formação humana numa dimensão cidadã, que enfatiza a responsabilidade e o compromisso social. O pressuposto básico da pesquisa é a possibilidade de contribuição para a construção da personalidade moral do estudante universitário, visto que, especialmente numa abordagem educacional ou antropológica todo ser humano é inconcluso e indeterminado, não estando pronto ao chegar à Universidade, assim como não estará pronto ao sair dela. As ações direcionadas à formação moral, entretanto, devem estar vinculadas às metas institucionais, bem como às estratégias administrativas e declarações de princípios e valores, a fim de que seja possível planejar ações que assumam intencionalmente esta finalidade. A teoria da construção da personalidade moral, de Josep Maria Puig, foi escolhida como referencial principal para analisar os diferentes aspectos da instituição e da disciplina Ética e Cidadania. As categorias de Puig foram aplicadas para a compreensão dos conteúdos dos documentos oficiais, das entrevistas com administradores da Universidade e dos questionários respondidos pelos estudantes. Trata-se de uma pesquisa descritiva, tanto em seus aspectos qualitativos como quantitativos. (AU)
id METODISTA_d33723f39ef37e78c3ea00a378d1acb0
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2185
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling Ensino superior e confessionalidade: Uma análise da universidade presbiteriana Mackenzie e da disciplina ética e cidadania com Base na teoria da construção da personalidade Moral de josep maria puig.Higher education and confessionality: An analysis of the presbyterian university Mackenzie and the ethics and citizenship discipline with Basis on the theory of personality construction Morals of josep maria puigconfessionalidade; personalidade; moral; ética; educação; cidadaniaconfessional; personality; moral; ethics; education and citizenCIENCIAS HUMANASToda educação, em alguma medida, é confessional e praticamente todas as universidades ocidentais nasceram em contextos confessionais cristãos. A Universidade Presbiteriana Mackenzie, como instituição confessional identificada com os valores cristãos reformados, tem procurado explicitar esta identidade e, com isto, contribuir para a formação integral de seus alunos, utilizando, entre outras estratégias, a disciplina Ética e Cidadania, inserida na matriz curricular de todos os cursos de graduação. Partindo da articulação dos diferentes campos do saber, entre eles, Psicologia, Educação, Religião, Ética e Moral, esta tese investiga a relação entre a confessionalidade no ensino superior e a construção da personalidade moral em estudantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie e a contribuição da referida disciplina para este processo. O objetivo é problematizar a missão das instituições confessionais de ensino superior, no contexto de um mundo globalizado e cada vez mais secularizado, com vistas à formação humana numa dimensão cidadã, que enfatiza a responsabilidade e o compromisso social. O pressuposto básico da pesquisa é a possibilidade de contribuição para a construção da personalidade moral do estudante universitário, visto que, especialmente numa abordagem educacional ou antropológica todo ser humano é inconcluso e indeterminado, não estando pronto ao chegar à Universidade, assim como não estará pronto ao sair dela. As ações direcionadas à formação moral, entretanto, devem estar vinculadas às metas institucionais, bem como às estratégias administrativas e declarações de princípios e valores, a fim de que seja possível planejar ações que assumam intencionalmente esta finalidade. A teoria da construção da personalidade moral, de Josep Maria Puig, foi escolhida como referencial principal para analisar os diferentes aspectos da instituição e da disciplina Ética e Cidadania. As categorias de Puig foram aplicadas para a compreensão dos conteúdos dos documentos oficiais, das entrevistas com administradores da Universidade e dos questionários respondidos pelos estudantes. Trata-se de uma pesquisa descritiva, tanto em seus aspectos qualitativos como quantitativos. (AU)All education, in some way, is confessional, and basically all occidental universities were created in a Christian context. The Universidade Presbiteriana Mackenzie, as a confessional institution, identified with the reformed Christians values and principles, has been trying to express this identity and, this way, contributing for the integral education of its students, using, among others strategies, the subject "Ethics and Citizen" included in all undergraduates courses. Starting from articulation of different knowledge's fields, among them Psychology, Education, Religion, Ethics and Moral this thesis is a investigation about the relationship between confessional higher education and the construction of undergraduate's moral personality in Universidade Presbiteriana Mackenzie and the contribution of the Ethics and Citizen's contribution for this process. The goal is to face the issues of the institution of higher education's mission in the context of the global world and more and more secularized, seeking for the human formation in the citizen dimension which emphasizes the responsibility and the social compromise. The basic assumption for the research is the possibility to contribute for the construction of the undergraduate's moral personality, considering that, especially in the educational approach, all human kind is unconcluded and indeterminate and is not complete when they come to university and will not be complete when they will leave it. (AU)Universidade Metodista de Sao PauloCiencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da ReligiaoBrasilIMSCiencias da ReligiaoCastro, Clovis Pinto deLiberal, Marcia Mello Costa deBoaventura, EliasSilva, Geoval Jacinto daCustódio, Eda MarconiBORGES, Inez Augusto2022-05-13T17:53:27Z2006-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBORGES, Inez Augusto. Ensino superior e confessionalidade: Uma análise da universidade presbiteriana Mackenzie e da disciplina ética e cidadania com Base na teoria da construção da personalidade Moral de josep maria puig.. 2006. 309 folhas. Tese( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo, 2006.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2185porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2022-05-13T17:53:27Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2185Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2022-05-13T17:53:27Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino superior e confessionalidade: Uma análise da universidade presbiteriana Mackenzie e da disciplina ética e cidadania com Base na teoria da construção da personalidade Moral de josep maria puig.
Higher education and confessionality: An analysis of the presbyterian university Mackenzie and the ethics and citizenship discipline with Basis on the theory of personality construction Morals of josep maria puig
title Ensino superior e confessionalidade: Uma análise da universidade presbiteriana Mackenzie e da disciplina ética e cidadania com Base na teoria da construção da personalidade Moral de josep maria puig.
spellingShingle Ensino superior e confessionalidade: Uma análise da universidade presbiteriana Mackenzie e da disciplina ética e cidadania com Base na teoria da construção da personalidade Moral de josep maria puig.
BORGES, Inez Augusto
confessionalidade; personalidade; moral; ética; educação; cidadania
confessional; personality; moral; ethics; education and citizen
CIENCIAS HUMANAS
title_short Ensino superior e confessionalidade: Uma análise da universidade presbiteriana Mackenzie e da disciplina ética e cidadania com Base na teoria da construção da personalidade Moral de josep maria puig.
title_full Ensino superior e confessionalidade: Uma análise da universidade presbiteriana Mackenzie e da disciplina ética e cidadania com Base na teoria da construção da personalidade Moral de josep maria puig.
title_fullStr Ensino superior e confessionalidade: Uma análise da universidade presbiteriana Mackenzie e da disciplina ética e cidadania com Base na teoria da construção da personalidade Moral de josep maria puig.
title_full_unstemmed Ensino superior e confessionalidade: Uma análise da universidade presbiteriana Mackenzie e da disciplina ética e cidadania com Base na teoria da construção da personalidade Moral de josep maria puig.
title_sort Ensino superior e confessionalidade: Uma análise da universidade presbiteriana Mackenzie e da disciplina ética e cidadania com Base na teoria da construção da personalidade Moral de josep maria puig.
author BORGES, Inez Augusto
author_facet BORGES, Inez Augusto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Clovis Pinto de
Liberal, Marcia Mello Costa de
Boaventura, Elias
Silva, Geoval Jacinto da
Custódio, Eda Marconi
dc.contributor.author.fl_str_mv BORGES, Inez Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv confessionalidade; personalidade; moral; ética; educação; cidadania
confessional; personality; moral; ethics; education and citizen
CIENCIAS HUMANAS
topic confessionalidade; personalidade; moral; ética; educação; cidadania
confessional; personality; moral; ethics; education and citizen
CIENCIAS HUMANAS
description Toda educação, em alguma medida, é confessional e praticamente todas as universidades ocidentais nasceram em contextos confessionais cristãos. A Universidade Presbiteriana Mackenzie, como instituição confessional identificada com os valores cristãos reformados, tem procurado explicitar esta identidade e, com isto, contribuir para a formação integral de seus alunos, utilizando, entre outras estratégias, a disciplina Ética e Cidadania, inserida na matriz curricular de todos os cursos de graduação. Partindo da articulação dos diferentes campos do saber, entre eles, Psicologia, Educação, Religião, Ética e Moral, esta tese investiga a relação entre a confessionalidade no ensino superior e a construção da personalidade moral em estudantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie e a contribuição da referida disciplina para este processo. O objetivo é problematizar a missão das instituições confessionais de ensino superior, no contexto de um mundo globalizado e cada vez mais secularizado, com vistas à formação humana numa dimensão cidadã, que enfatiza a responsabilidade e o compromisso social. O pressuposto básico da pesquisa é a possibilidade de contribuição para a construção da personalidade moral do estudante universitário, visto que, especialmente numa abordagem educacional ou antropológica todo ser humano é inconcluso e indeterminado, não estando pronto ao chegar à Universidade, assim como não estará pronto ao sair dela. As ações direcionadas à formação moral, entretanto, devem estar vinculadas às metas institucionais, bem como às estratégias administrativas e declarações de princípios e valores, a fim de que seja possível planejar ações que assumam intencionalmente esta finalidade. A teoria da construção da personalidade moral, de Josep Maria Puig, foi escolhida como referencial principal para analisar os diferentes aspectos da instituição e da disciplina Ética e Cidadania. As categorias de Puig foram aplicadas para a compreensão dos conteúdos dos documentos oficiais, das entrevistas com administradores da Universidade e dos questionários respondidos pelos estudantes. Trata-se de uma pesquisa descritiva, tanto em seus aspectos qualitativos como quantitativos. (AU)
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-15
2022-05-13T17:53:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORGES, Inez Augusto. Ensino superior e confessionalidade: Uma análise da universidade presbiteriana Mackenzie e da disciplina ética e cidadania com Base na teoria da construção da personalidade Moral de josep maria puig.. 2006. 309 folhas. Tese( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo, 2006.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2185
identifier_str_mv BORGES, Inez Augusto. Ensino superior e confessionalidade: Uma análise da universidade presbiteriana Mackenzie e da disciplina ética e cidadania com Base na teoria da construção da personalidade Moral de josep maria puig.. 2006. 309 folhas. Tese( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo, 2006.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Ciencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da Religiao
Brasil
IMS
Ciencias da Religiao
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Ciencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da Religiao
Brasil
IMS
Ciencias da Religiao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602006582460416