Ensino superior e confessionalidade: Uma análise da universidade presbiteriana Mackenzie e da disciplina ética e cidadania com Base na teoria da construção da personalidade Moral de josep maria puig.
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2006 |
Format: | Doctoral thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Institucional da Metodista |
Download full: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2185 |
Summary: | Toda educação, em alguma medida, é confessional e praticamente todas as universidades ocidentais nasceram em contextos confessionais cristãos. A Universidade Presbiteriana Mackenzie, como instituição confessional identificada com os valores cristãos reformados, tem procurado explicitar esta identidade e, com isto, contribuir para a formação integral de seus alunos, utilizando, entre outras estratégias, a disciplina Ética e Cidadania, inserida na matriz curricular de todos os cursos de graduação. Partindo da articulação dos diferentes campos do saber, entre eles, Psicologia, Educação, Religião, Ética e Moral, esta tese investiga a relação entre a confessionalidade no ensino superior e a construção da personalidade moral em estudantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie e a contribuição da referida disciplina para este processo. O objetivo é problematizar a missão das instituições confessionais de ensino superior, no contexto de um mundo globalizado e cada vez mais secularizado, com vistas à formação humana numa dimensão cidadã, que enfatiza a responsabilidade e o compromisso social. O pressuposto básico da pesquisa é a possibilidade de contribuição para a construção da personalidade moral do estudante universitário, visto que, especialmente numa abordagem educacional ou antropológica todo ser humano é inconcluso e indeterminado, não estando pronto ao chegar à Universidade, assim como não estará pronto ao sair dela. As ações direcionadas à formação moral, entretanto, devem estar vinculadas às metas institucionais, bem como às estratégias administrativas e declarações de princípios e valores, a fim de que seja possível planejar ações que assumam intencionalmente esta finalidade. A teoria da construção da personalidade moral, de Josep Maria Puig, foi escolhida como referencial principal para analisar os diferentes aspectos da instituição e da disciplina Ética e Cidadania. As categorias de Puig foram aplicadas para a compreensão dos conteúdos dos documentos oficiais, das entrevistas com administradores da Universidade e dos questionários respondidos pelos estudantes. Trata-se de uma pesquisa descritiva, tanto em seus aspectos qualitativos como quantitativos. (AU) |
id |
METODISTA_d33723f39ef37e78c3ea00a378d1acb0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2185 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino superior e confessionalidade: Uma análise da universidade presbiteriana Mackenzie e da disciplina ética e cidadania com Base na teoria da construção da personalidade Moral de josep maria puig.Higher education and confessionality: An analysis of the presbyterian university Mackenzie and the ethics and citizenship discipline with Basis on the theory of personality construction Morals of josep maria puigconfessionalidade; personalidade; moral; ética; educação; cidadaniaconfessional; personality; moral; ethics; education and citizenCIENCIAS HUMANASToda educação, em alguma medida, é confessional e praticamente todas as universidades ocidentais nasceram em contextos confessionais cristãos. A Universidade Presbiteriana Mackenzie, como instituição confessional identificada com os valores cristãos reformados, tem procurado explicitar esta identidade e, com isto, contribuir para a formação integral de seus alunos, utilizando, entre outras estratégias, a disciplina Ética e Cidadania, inserida na matriz curricular de todos os cursos de graduação. Partindo da articulação dos diferentes campos do saber, entre eles, Psicologia, Educação, Religião, Ética e Moral, esta tese investiga a relação entre a confessionalidade no ensino superior e a construção da personalidade moral em estudantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie e a contribuição da referida disciplina para este processo. O objetivo é problematizar a missão das instituições confessionais de ensino superior, no contexto de um mundo globalizado e cada vez mais secularizado, com vistas à formação humana numa dimensão cidadã, que enfatiza a responsabilidade e o compromisso social. O pressuposto básico da pesquisa é a possibilidade de contribuição para a construção da personalidade moral do estudante universitário, visto que, especialmente numa abordagem educacional ou antropológica todo ser humano é inconcluso e indeterminado, não estando pronto ao chegar à Universidade, assim como não estará pronto ao sair dela. As ações direcionadas à formação moral, entretanto, devem estar vinculadas às metas institucionais, bem como às estratégias administrativas e declarações de princípios e valores, a fim de que seja possível planejar ações que assumam intencionalmente esta finalidade. A teoria da construção da personalidade moral, de Josep Maria Puig, foi escolhida como referencial principal para analisar os diferentes aspectos da instituição e da disciplina Ética e Cidadania. As categorias de Puig foram aplicadas para a compreensão dos conteúdos dos documentos oficiais, das entrevistas com administradores da Universidade e dos questionários respondidos pelos estudantes. Trata-se de uma pesquisa descritiva, tanto em seus aspectos qualitativos como quantitativos. (AU)All education, in some way, is confessional, and basically all occidental universities were created in a Christian context. The Universidade Presbiteriana Mackenzie, as a confessional institution, identified with the reformed Christians values and principles, has been trying to express this identity and, this way, contributing for the integral education of its students, using, among others strategies, the subject "Ethics and Citizen" included in all undergraduates courses. Starting from articulation of different knowledge's fields, among them Psychology, Education, Religion, Ethics and Moral this thesis is a investigation about the relationship between confessional higher education and the construction of undergraduate's moral personality in Universidade Presbiteriana Mackenzie and the contribution of the Ethics and Citizen's contribution for this process. The goal is to face the issues of the institution of higher education's mission in the context of the global world and more and more secularized, seeking for the human formation in the citizen dimension which emphasizes the responsibility and the social compromise. The basic assumption for the research is the possibility to contribute for the construction of the undergraduate's moral personality, considering that, especially in the educational approach, all human kind is unconcluded and indeterminate and is not complete when they come to university and will not be complete when they will leave it. (AU)Universidade Metodista de Sao PauloCiencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da ReligiaoBrasilIMSCiencias da ReligiaoCastro, Clovis Pinto deLiberal, Marcia Mello Costa deBoaventura, EliasSilva, Geoval Jacinto daCustódio, Eda MarconiBORGES, Inez Augusto2022-05-13T17:53:27Z2006-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBORGES, Inez Augusto. Ensino superior e confessionalidade: Uma análise da universidade presbiteriana Mackenzie e da disciplina ética e cidadania com Base na teoria da construção da personalidade Moral de josep maria puig.. 2006. 309 folhas. Tese( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo, 2006.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2185porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2022-05-13T17:53:27Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/2185Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2022-05-13T17:53:27Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino superior e confessionalidade: Uma análise da universidade presbiteriana Mackenzie e da disciplina ética e cidadania com Base na teoria da construção da personalidade Moral de josep maria puig. Higher education and confessionality: An analysis of the presbyterian university Mackenzie and the ethics and citizenship discipline with Basis on the theory of personality construction Morals of josep maria puig |
title |
Ensino superior e confessionalidade: Uma análise da universidade presbiteriana Mackenzie e da disciplina ética e cidadania com Base na teoria da construção da personalidade Moral de josep maria puig. |
spellingShingle |
Ensino superior e confessionalidade: Uma análise da universidade presbiteriana Mackenzie e da disciplina ética e cidadania com Base na teoria da construção da personalidade Moral de josep maria puig. BORGES, Inez Augusto confessionalidade; personalidade; moral; ética; educação; cidadania confessional; personality; moral; ethics; education and citizen CIENCIAS HUMANAS |
title_short |
Ensino superior e confessionalidade: Uma análise da universidade presbiteriana Mackenzie e da disciplina ética e cidadania com Base na teoria da construção da personalidade Moral de josep maria puig. |
title_full |
Ensino superior e confessionalidade: Uma análise da universidade presbiteriana Mackenzie e da disciplina ética e cidadania com Base na teoria da construção da personalidade Moral de josep maria puig. |
title_fullStr |
Ensino superior e confessionalidade: Uma análise da universidade presbiteriana Mackenzie e da disciplina ética e cidadania com Base na teoria da construção da personalidade Moral de josep maria puig. |
title_full_unstemmed |
Ensino superior e confessionalidade: Uma análise da universidade presbiteriana Mackenzie e da disciplina ética e cidadania com Base na teoria da construção da personalidade Moral de josep maria puig. |
title_sort |
Ensino superior e confessionalidade: Uma análise da universidade presbiteriana Mackenzie e da disciplina ética e cidadania com Base na teoria da construção da personalidade Moral de josep maria puig. |
author |
BORGES, Inez Augusto |
author_facet |
BORGES, Inez Augusto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro, Clovis Pinto de Liberal, Marcia Mello Costa de Boaventura, Elias Silva, Geoval Jacinto da Custódio, Eda Marconi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BORGES, Inez Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
confessionalidade; personalidade; moral; ética; educação; cidadania confessional; personality; moral; ethics; education and citizen CIENCIAS HUMANAS |
topic |
confessionalidade; personalidade; moral; ética; educação; cidadania confessional; personality; moral; ethics; education and citizen CIENCIAS HUMANAS |
description |
Toda educação, em alguma medida, é confessional e praticamente todas as universidades ocidentais nasceram em contextos confessionais cristãos. A Universidade Presbiteriana Mackenzie, como instituição confessional identificada com os valores cristãos reformados, tem procurado explicitar esta identidade e, com isto, contribuir para a formação integral de seus alunos, utilizando, entre outras estratégias, a disciplina Ética e Cidadania, inserida na matriz curricular de todos os cursos de graduação. Partindo da articulação dos diferentes campos do saber, entre eles, Psicologia, Educação, Religião, Ética e Moral, esta tese investiga a relação entre a confessionalidade no ensino superior e a construção da personalidade moral em estudantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie e a contribuição da referida disciplina para este processo. O objetivo é problematizar a missão das instituições confessionais de ensino superior, no contexto de um mundo globalizado e cada vez mais secularizado, com vistas à formação humana numa dimensão cidadã, que enfatiza a responsabilidade e o compromisso social. O pressuposto básico da pesquisa é a possibilidade de contribuição para a construção da personalidade moral do estudante universitário, visto que, especialmente numa abordagem educacional ou antropológica todo ser humano é inconcluso e indeterminado, não estando pronto ao chegar à Universidade, assim como não estará pronto ao sair dela. As ações direcionadas à formação moral, entretanto, devem estar vinculadas às metas institucionais, bem como às estratégias administrativas e declarações de princípios e valores, a fim de que seja possível planejar ações que assumam intencionalmente esta finalidade. A teoria da construção da personalidade moral, de Josep Maria Puig, foi escolhida como referencial principal para analisar os diferentes aspectos da instituição e da disciplina Ética e Cidadania. As categorias de Puig foram aplicadas para a compreensão dos conteúdos dos documentos oficiais, das entrevistas com administradores da Universidade e dos questionários respondidos pelos estudantes. Trata-se de uma pesquisa descritiva, tanto em seus aspectos qualitativos como quantitativos. (AU) |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-15 2022-05-13T17:53:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BORGES, Inez Augusto. Ensino superior e confessionalidade: Uma análise da universidade presbiteriana Mackenzie e da disciplina ética e cidadania com Base na teoria da construção da personalidade Moral de josep maria puig.. 2006. 309 folhas. Tese( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo, 2006. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2185 |
identifier_str_mv |
BORGES, Inez Augusto. Ensino superior e confessionalidade: Uma análise da universidade presbiteriana Mackenzie e da disciplina ética e cidadania com Base na teoria da construção da personalidade Moral de josep maria puig.. 2006. 309 folhas. Tese( Ciencias da Religiao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo, 2006. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/2185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Ciencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da Religiao Brasil IMS Ciencias da Religiao |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Ciencias da Religiao:Programa de Pos Graduacao em Ciencias da Religiao Brasil IMS Ciencias da Religiao |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792602006582460416 |