A IMPORTÂNCIA DAS TICS E DA EDUCAÇÃO COMO PROCESSO COMUNICACIONAL DIALÓGICO NO ENSINO SUPERIOR: Um Estudo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: REIS, ANA TEREZA VENDRAMINI
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1557
Resumo: Esta tese teve por objetivo saber como o corpo docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) percebe, entende e reage ante a incorporação e utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nos cursos de graduação dessa Instituição, considerando os novos processos comunicacionais dialógicos que elas podem proporcionar na sociedade atual. Metodologicamente, a tese é composta por pesquisa bibliográfica, buscando fundamentar as áreas da Educação e Comunicação, assim como a Educomunicação; pesquisa documental para contextualização do lócus da pesquisa e de uma pesquisa exploratória a partir da aplicação de um questionário online a 165 docentes da UEMS, que responderam voluntariamente. Verificou-se que os professores utilizam as TICs cotidianamente nas atividades pessoais e, em menor escala, nos ambientes profissionais. Os desafios estão em se formar melhor esse docente e oferecer capacitação continuada para que utilizem de forma mais eficaz as TICs nas salas de aula. Destaca-se ainda que os avanços em tecnologia e os novos ecossistemas comunicacionais construíram novas e outras realidades, tornando a aprendizagem um fator não linear, exigindo-se revisão nos projetos pedagógicos na educação superior para que estes viabilizem diálogos propositivos entre a comunicação e a educação. A infraestrutura institucional para as TICs é outro entrave apontado, tanto na aquisição como na manutenção desses aparatos tecnológicos pela Universidade. Ao final, propõe-se realizar estudos e pesquisas que possam discutir alterações nos regimes contratuais de trabalho dos docentes, uma vez que, para atuar com as TICs de maneira apropriada, exige-se mais tempo e dedicação do docente.
id METODISTA_d56a7d4b33918f9bca7c04e19a9496fd
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1557
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling A IMPORTÂNCIA DAS TICS E DA EDUCAÇÃO COMO PROCESSO COMUNICACIONAL DIALÓGICO NO ENSINO SUPERIOR: Um Estudo da Universidade Estadual de Mato Grosso do SulThe importance of ICTs and education as dialogical communication process in higer education: a study by State University of Mato Grosso do SulEducomunicação; Tecnologias da Informação e comunicação; Processo comunicacional dialógico; Ensino Superior; UEMS  Educommunication; Information and communication technologies; Dialogical communication process; Higher education; UEMS  CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEsta tese teve por objetivo saber como o corpo docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) percebe, entende e reage ante a incorporação e utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nos cursos de graduação dessa Instituição, considerando os novos processos comunicacionais dialógicos que elas podem proporcionar na sociedade atual. Metodologicamente, a tese é composta por pesquisa bibliográfica, buscando fundamentar as áreas da Educação e Comunicação, assim como a Educomunicação; pesquisa documental para contextualização do lócus da pesquisa e de uma pesquisa exploratória a partir da aplicação de um questionário online a 165 docentes da UEMS, que responderam voluntariamente. Verificou-se que os professores utilizam as TICs cotidianamente nas atividades pessoais e, em menor escala, nos ambientes profissionais. Os desafios estão em se formar melhor esse docente e oferecer capacitação continuada para que utilizem de forma mais eficaz as TICs nas salas de aula. Destaca-se ainda que os avanços em tecnologia e os novos ecossistemas comunicacionais construíram novas e outras realidades, tornando a aprendizagem um fator não linear, exigindo-se revisão nos projetos pedagógicos na educação superior para que estes viabilizem diálogos propositivos entre a comunicação e a educação. A infraestrutura institucional para as TICs é outro entrave apontado, tanto na aquisição como na manutenção desses aparatos tecnológicos pela Universidade. Ao final, propõe-se realizar estudos e pesquisas que possam discutir alterações nos regimes contratuais de trabalho dos docentes, uma vez que, para atuar com as TICs de maneira apropriada, exige-se mais tempo e dedicação do docente.This thesis has aimed at finding out how the faculty of the State University of Mato Grosso do Sul (UEMS) realizes, understands and reacts to the incorporation and to the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in undergraduate courses of the Institution, considering the new dialogical communication processes that the ICTs may provide in today's society. Methodologically, the thesis consists of bibliographic research, seeking to support the areas of education and communication, as well as Educommunication; documentary research to contextualize the research locus and exploratory research from the application of an online questionnaire to 165 professors of UEMS, who answered it voluntarily. It was found that professors use ICTs in their daily personal activities and, to a lesser extent, in professional environments. The challenges are to better form those professors and to provide them with continuous training so that they can use the ICTs in classrooms more effectively. It is also noted that advances in technology and new communicational ecosystems built new and other realities, making learning a nonlinear factor, demanding revision in educational projects in higher education so that they enable purposeful dialogues between communication and education. The institutional infrastructure regarding the ICTs is another obstacle pointed out, both in the acquisition and in the maintenance of those technological devices made by the University. In the end, it is proposed to carry out studies and research to discuss changes in the faculty’s employment contract arrangements, since working with ICTs properly requires more time and teaching dedication.Universidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialJosgrilberg, Fabio BotelhoCitelli, adilsonGoulart , Elias EstevãoGonçalves, Elizabeth MoraesBahia, Norines PanocacciREIS, ANA TEREZA VENDRAMINI2016-09-13T16:06:20Z2016-05-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfREIS, ANA TEREZA VENDRAMINI. A IMPORTÂNCIA DAS TICS E DA EDUCAÇÃO COMO PROCESSO COMUNICACIONAL DIALÓGICO NO ENSINO SUPERIOR: Um Estudo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 2016. [161fs]. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1557porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-09-14T04:00:13Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1557Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-09-14T04:00:13Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DAS TICS E DA EDUCAÇÃO COMO PROCESSO COMUNICACIONAL DIALÓGICO NO ENSINO SUPERIOR: Um Estudo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
The importance of ICTs and education as dialogical communication process in higer education: a study by State University of Mato Grosso do Sul
title A IMPORTÂNCIA DAS TICS E DA EDUCAÇÃO COMO PROCESSO COMUNICACIONAL DIALÓGICO NO ENSINO SUPERIOR: Um Estudo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DAS TICS E DA EDUCAÇÃO COMO PROCESSO COMUNICACIONAL DIALÓGICO NO ENSINO SUPERIOR: Um Estudo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
REIS, ANA TEREZA VENDRAMINI
Educomunicação; Tecnologias da Informação e comunicação; Processo comunicacional dialógico; Ensino Superior; UEMS  
Educommunication; Information and communication technologies; Dialogical communication process; Higher education; UEMS  
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short A IMPORTÂNCIA DAS TICS E DA EDUCAÇÃO COMO PROCESSO COMUNICACIONAL DIALÓGICO NO ENSINO SUPERIOR: Um Estudo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
title_full A IMPORTÂNCIA DAS TICS E DA EDUCAÇÃO COMO PROCESSO COMUNICACIONAL DIALÓGICO NO ENSINO SUPERIOR: Um Estudo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DAS TICS E DA EDUCAÇÃO COMO PROCESSO COMUNICACIONAL DIALÓGICO NO ENSINO SUPERIOR: Um Estudo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DAS TICS E DA EDUCAÇÃO COMO PROCESSO COMUNICACIONAL DIALÓGICO NO ENSINO SUPERIOR: Um Estudo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
title_sort A IMPORTÂNCIA DAS TICS E DA EDUCAÇÃO COMO PROCESSO COMUNICACIONAL DIALÓGICO NO ENSINO SUPERIOR: Um Estudo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
author REIS, ANA TEREZA VENDRAMINI
author_facet REIS, ANA TEREZA VENDRAMINI
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Josgrilberg, Fabio Botelho
Citelli, adilson
Goulart , Elias Estevão
Gonçalves, Elizabeth Moraes
Bahia, Norines Panocacci
dc.contributor.author.fl_str_mv REIS, ANA TEREZA VENDRAMINI
dc.subject.por.fl_str_mv Educomunicação; Tecnologias da Informação e comunicação; Processo comunicacional dialógico; Ensino Superior; UEMS  
Educommunication; Information and communication technologies; Dialogical communication process; Higher education; UEMS  
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Educomunicação; Tecnologias da Informação e comunicação; Processo comunicacional dialógico; Ensino Superior; UEMS  
Educommunication; Information and communication technologies; Dialogical communication process; Higher education; UEMS  
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Esta tese teve por objetivo saber como o corpo docente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) percebe, entende e reage ante a incorporação e utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nos cursos de graduação dessa Instituição, considerando os novos processos comunicacionais dialógicos que elas podem proporcionar na sociedade atual. Metodologicamente, a tese é composta por pesquisa bibliográfica, buscando fundamentar as áreas da Educação e Comunicação, assim como a Educomunicação; pesquisa documental para contextualização do lócus da pesquisa e de uma pesquisa exploratória a partir da aplicação de um questionário online a 165 docentes da UEMS, que responderam voluntariamente. Verificou-se que os professores utilizam as TICs cotidianamente nas atividades pessoais e, em menor escala, nos ambientes profissionais. Os desafios estão em se formar melhor esse docente e oferecer capacitação continuada para que utilizem de forma mais eficaz as TICs nas salas de aula. Destaca-se ainda que os avanços em tecnologia e os novos ecossistemas comunicacionais construíram novas e outras realidades, tornando a aprendizagem um fator não linear, exigindo-se revisão nos projetos pedagógicos na educação superior para que estes viabilizem diálogos propositivos entre a comunicação e a educação. A infraestrutura institucional para as TICs é outro entrave apontado, tanto na aquisição como na manutenção desses aparatos tecnológicos pela Universidade. Ao final, propõe-se realizar estudos e pesquisas que possam discutir alterações nos regimes contratuais de trabalho dos docentes, uma vez que, para atuar com as TICs de maneira apropriada, exige-se mais tempo e dedicação do docente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-13T16:06:20Z
2016-05-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REIS, ANA TEREZA VENDRAMINI. A IMPORTÂNCIA DAS TICS E DA EDUCAÇÃO COMO PROCESSO COMUNICACIONAL DIALÓGICO NO ENSINO SUPERIOR: Um Estudo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 2016. [161fs]. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1557
identifier_str_mv REIS, ANA TEREZA VENDRAMINI. A IMPORTÂNCIA DAS TICS E DA EDUCAÇÃO COMO PROCESSO COMUNICACIONAL DIALÓGICO NO ENSINO SUPERIOR: Um Estudo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 2016. [161fs]. Tese( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, [São Bernardo do Campo] .
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Comunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao Social
Brasil
IMS
Comunicacao Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602001913151488