A COMUNICAÇÃO E O MERCADO EDITORIAL INFANTIL BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1990

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Britto, Lidiane Campos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/787
Resumo: Este trabalho, cujo tema é A comunicação e o mercado editorial infantil brasileiro na década de 1990 , descreveu e analisou o panorama editorial infantil do país no período indicado sob a perspectiva da comunicação. O problema de pesquisa proposto, tendo em vista a conjuntura política, social e econômica da época, tem o intuito de responder se houve, de fato, um desenvolvimento substantivo no mercado editorial infantil na década de 1990 ou, se este desenvolvimento foi apenas aparente. Correlatamente, constatar quais as estratégias de comunicação mercadológicas utilizadas no período e de que maneira elas contribuíram para o fomento desse mercado. Para garantir o caráter sistemático e científico deste trabalho, foi utilizado o método qualitativo. Muito embora, a presença do método quantitativo também tenha sido necessária, sobretudo no que tange ao comportamento de vendas do mercado editorial brasileiro na década de 1990. Como tipo de pesquisa, o estudo descritivo analítico foi o que melhor se enquadrou com os objetivos pretendidos, assim, além de um apurado levantamento bibliográfica, foi realizada uma pesquisa de campo por meio de questionários semi-estruturados e entrevistas. Dessa forma, pôde-se, a partir desses dados, traçar o cenário do mercado editorial infantil da época relacionando-o à sua cadeia produtiva.(AU)
id METODISTA_d9845150fdbe401b2fe72d3a1305b81d
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/787
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling A COMUNICAÇÃO E O MERCADO EDITORIAL INFANTIL BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1990comunicaçãomercado editorial infantillivro infantilcommunicationchildren´s editorial marketchildren´s bookCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEste trabalho, cujo tema é A comunicação e o mercado editorial infantil brasileiro na década de 1990 , descreveu e analisou o panorama editorial infantil do país no período indicado sob a perspectiva da comunicação. O problema de pesquisa proposto, tendo em vista a conjuntura política, social e econômica da época, tem o intuito de responder se houve, de fato, um desenvolvimento substantivo no mercado editorial infantil na década de 1990 ou, se este desenvolvimento foi apenas aparente. Correlatamente, constatar quais as estratégias de comunicação mercadológicas utilizadas no período e de que maneira elas contribuíram para o fomento desse mercado. Para garantir o caráter sistemático e científico deste trabalho, foi utilizado o método qualitativo. Muito embora, a presença do método quantitativo também tenha sido necessária, sobretudo no que tange ao comportamento de vendas do mercado editorial brasileiro na década de 1990. Como tipo de pesquisa, o estudo descritivo analítico foi o que melhor se enquadrou com os objetivos pretendidos, assim, além de um apurado levantamento bibliográfica, foi realizada uma pesquisa de campo por meio de questionários semi-estruturados e entrevistas. Dessa forma, pôde-se, a partir desses dados, traçar o cenário do mercado editorial infantil da época relacionando-o à sua cadeia produtiva.(AU)This work is based on the communication and the Brazilian children s editorial market in the nineties , describing and analyzing the country children s editorial view during the mentioned period under the perspective of communication. The question immersed into the political, social and economical conjunction of that period, had the aim to answer if, there was, indeed, a consistent development in the children s editorial market in the nineties or if this development was only obvious. Correlatively, it aimed to apprehend which are the strategies of the market communication used during that period and in which way they contributed to incite that market. To assure the systematic and scientific feature of this work, it was used the qualitative method, although the presence of the quantitative method was necessary too, meanly in the Brazilian Editorial market selling maneuvers in the nineties. The analytical and descriptive study which included a distinctive literature review and a field research in a semi structured question form and interviews fulfilled the goals assigned. Concerned to the results, it was possible to consider the children s editorial market scenery of that period interacting it to its productive chain.(AU)Universidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOReimão, Sandra Lucia Amaral de AssisCPF:26506356000http://lattes.cnpq.br/6481247592595887Britto, Lidiane Campos2016-08-03T12:30:33Z2007-08-172007-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRITTO, Lidiane Campos. A COMUNICAÇÃO E O MERCADO EDITORIAL INFANTIL BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1990. 2007. 73 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/787porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:06:17Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/787Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:06:17Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A COMUNICAÇÃO E O MERCADO EDITORIAL INFANTIL BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1990
title A COMUNICAÇÃO E O MERCADO EDITORIAL INFANTIL BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1990
spellingShingle A COMUNICAÇÃO E O MERCADO EDITORIAL INFANTIL BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1990
Britto, Lidiane Campos
comunicação
mercado editorial infantil
livro infantil
communication
children´s editorial market
children´s book
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short A COMUNICAÇÃO E O MERCADO EDITORIAL INFANTIL BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1990
title_full A COMUNICAÇÃO E O MERCADO EDITORIAL INFANTIL BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1990
title_fullStr A COMUNICAÇÃO E O MERCADO EDITORIAL INFANTIL BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1990
title_full_unstemmed A COMUNICAÇÃO E O MERCADO EDITORIAL INFANTIL BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1990
title_sort A COMUNICAÇÃO E O MERCADO EDITORIAL INFANTIL BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1990
author Britto, Lidiane Campos
author_facet Britto, Lidiane Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reimão, Sandra Lucia Amaral de Assis
CPF:26506356000
http://lattes.cnpq.br/6481247592595887
dc.contributor.author.fl_str_mv Britto, Lidiane Campos
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação
mercado editorial infantil
livro infantil
communication
children´s editorial market
children´s book
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic comunicação
mercado editorial infantil
livro infantil
communication
children´s editorial market
children´s book
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Este trabalho, cujo tema é A comunicação e o mercado editorial infantil brasileiro na década de 1990 , descreveu e analisou o panorama editorial infantil do país no período indicado sob a perspectiva da comunicação. O problema de pesquisa proposto, tendo em vista a conjuntura política, social e econômica da época, tem o intuito de responder se houve, de fato, um desenvolvimento substantivo no mercado editorial infantil na década de 1990 ou, se este desenvolvimento foi apenas aparente. Correlatamente, constatar quais as estratégias de comunicação mercadológicas utilizadas no período e de que maneira elas contribuíram para o fomento desse mercado. Para garantir o caráter sistemático e científico deste trabalho, foi utilizado o método qualitativo. Muito embora, a presença do método quantitativo também tenha sido necessária, sobretudo no que tange ao comportamento de vendas do mercado editorial brasileiro na década de 1990. Como tipo de pesquisa, o estudo descritivo analítico foi o que melhor se enquadrou com os objetivos pretendidos, assim, além de um apurado levantamento bibliográfica, foi realizada uma pesquisa de campo por meio de questionários semi-estruturados e entrevistas. Dessa forma, pôde-se, a partir desses dados, traçar o cenário do mercado editorial infantil da época relacionando-o à sua cadeia produtiva.(AU)
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-17
2007-04-17
2016-08-03T12:30:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRITTO, Lidiane Campos. A COMUNICAÇÃO E O MERCADO EDITORIAL INFANTIL BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1990. 2007. 73 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/787
identifier_str_mv BRITTO, Lidiane Campos. A COMUNICAÇÃO E O MERCADO EDITORIAL INFANTIL BRASILEIRO NA DÉCADA DE 1990. 2007. 73 f. Dissertação (Mestrado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601997586726912