COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO: Um estudo sobre as práticas e iniciativas do processo de compartilhamento de uma Instituição de Ensino Superior (IES)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: KONAKA, CARLOS TAKASHI
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1966
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender como a gestão do conhecimento e seu compartilhamento podem ser utilizados para melhorar o desempenho e qualidade do trabalho do corpo docente e gestores de uma Instituição de Ensino Superior (IES) em São Bernardo do Campo. Como o conhecimento é um dos ativos intangíveis de alto valor para a gestão das organizações modernas, passa a ser um diferencial pelas instituições, ainda mais nos dias de hoje, em que há uma variedade de faculdades e universidades à disposição dos estudantes, e são necessários profissionais capacitados para a criação de vantagem competitiva. Assim sendo, foram apresentados os principais aspectos teóricos relacionados à gestão do conhecimento, compartilhamento do conhecimento e gestão de IES demonstrados na fundamentação teórica. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi a pesquisa qualitativa, mediante a utilização do método de estudo de caso, por meio de entrevistas semiestruturadas individuais e presenciais, ocorridas em junho e julho de 2019. Foram entrevistados três coordenadores da IES pesquisada. Os resultados indicaram que o programa de compartilhamento de conhecimento chamado "Atualizo 3.0" promovido pelos diretores, reitores e pró-reitores é o momento em que todos os campi se unem e trocam informações sobre técnicas e métodos didáticos que podem ser utilizados em sala. Apesar disso, foi apresentada uma carência em sistemas computacionais que ajudassem no uso do conhecimento dos envolvidos, e um desinteresse na participação de alguns membros, mas mesmo assim, todos os que participaram do programa “Atualizo” sempre saem satisfeitos e com novas ideias para aprimorarem seus trabalhos em sala de aula. Assim, observa-se na prática, que haver um programa de compartilhamento e gestão dos saberes, facilitam o engajamento para a gestão de IES.
id METODISTA_da0ae857c6a87cad6a95dc518cb9eae6
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1966
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO: Um estudo sobre as práticas e iniciativas do processo de compartilhamento de uma Instituição de Ensino Superior (IES)KNOWLEDGE SHARING: A study on the sharing practices and initiatives of a Higher Education Institution (HEI)Gestão do Conhecimento; Compartilhamento do Conhecimento; Gestão de IES; UniversidadeKnowledge Management; Knowledge Sharing; HEI Management; UniversityCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOEsta pesquisa tem como objetivo compreender como a gestão do conhecimento e seu compartilhamento podem ser utilizados para melhorar o desempenho e qualidade do trabalho do corpo docente e gestores de uma Instituição de Ensino Superior (IES) em São Bernardo do Campo. Como o conhecimento é um dos ativos intangíveis de alto valor para a gestão das organizações modernas, passa a ser um diferencial pelas instituições, ainda mais nos dias de hoje, em que há uma variedade de faculdades e universidades à disposição dos estudantes, e são necessários profissionais capacitados para a criação de vantagem competitiva. Assim sendo, foram apresentados os principais aspectos teóricos relacionados à gestão do conhecimento, compartilhamento do conhecimento e gestão de IES demonstrados na fundamentação teórica. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi a pesquisa qualitativa, mediante a utilização do método de estudo de caso, por meio de entrevistas semiestruturadas individuais e presenciais, ocorridas em junho e julho de 2019. Foram entrevistados três coordenadores da IES pesquisada. Os resultados indicaram que o programa de compartilhamento de conhecimento chamado "Atualizo 3.0" promovido pelos diretores, reitores e pró-reitores é o momento em que todos os campi se unem e trocam informações sobre técnicas e métodos didáticos que podem ser utilizados em sala. Apesar disso, foi apresentada uma carência em sistemas computacionais que ajudassem no uso do conhecimento dos envolvidos, e um desinteresse na participação de alguns membros, mas mesmo assim, todos os que participaram do programa “Atualizo” sempre saem satisfeitos e com novas ideias para aprimorarem seus trabalhos em sala de aula. Assim, observa-se na prática, que haver um programa de compartilhamento e gestão dos saberes, facilitam o engajamento para a gestão de IES.This research aims to understand how knowledge management and sharing can be used to improve the performance and work quality of faculty and managers of a Higher Education Institution (HEI) in São Bernardo do Campo, Brazil. As knowledge is one of the intangible assets of high value for the management of modern organizations, it becomes a differential in the creation of competitive advantage by institutions, especially nowadays, when the current economic crisis acts directly on the survival of universities and HEI. Thus, it was presented the main theoretical aspects related to knowledge management, knowledge sharing and HEI management demonstrated in the theoretical foundation. The methodology used for the elaboration of this work was the qualitative research, using the case study method, through individual and face-to-face semi-structured interviews, which took place in June and July 2019. Three coordinators of the Methodist University of São Paulo were interviewed. Through the analysis of the responses, it was found that the knowledge sharing program called "Atualizo 3.0" promoted by the principals and deans is the moment when all campuses come together and exchange information about teaching techniques and methods that can be used in the classroom. Despite this, there was a shortage in computer systems that would help to use the knowledge of those involved, and a lack of interest in the participation of some members, but even so, everyone who participated in the “Atualizo 3.0” program always comes out satisfied and with new ideas to improve their works in the classroom. Thus, it is observed in practice that having a knowledge sharing and management program facilitates the engagement for HEI management.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Metodista de Sao PauloAdministracao::Programa de Pos Graduacao em AdministracaoBrasilIMSAdministracaoKuniyoshi, Márcio ShoitiVieira, Almir MartinsCappellozza , AlexandreVendramine , Maraí de Freitas MaioKONAKA, CARLOS TAKASHI2019-12-12T20:15:52Z2019-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfKONAKA, CARLOS TAKASHI. COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO: Um estudo sobre as práticas e iniciativas do processo de compartilhamento de uma Instituição de Ensino Superior (IES). 2019. 94 folhas. Dissertação( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1966porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2019-12-12T20:15:52Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1966Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2019-12-12T20:15:52Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO: Um estudo sobre as práticas e iniciativas do processo de compartilhamento de uma Instituição de Ensino Superior (IES)
KNOWLEDGE SHARING: A study on the sharing practices and initiatives of a Higher Education Institution (HEI)
title COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO: Um estudo sobre as práticas e iniciativas do processo de compartilhamento de uma Instituição de Ensino Superior (IES)
spellingShingle COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO: Um estudo sobre as práticas e iniciativas do processo de compartilhamento de uma Instituição de Ensino Superior (IES)
KONAKA, CARLOS TAKASHI
Gestão do Conhecimento; Compartilhamento do Conhecimento; Gestão de IES; Universidade
Knowledge Management; Knowledge Sharing; HEI Management; University
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO: Um estudo sobre as práticas e iniciativas do processo de compartilhamento de uma Instituição de Ensino Superior (IES)
title_full COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO: Um estudo sobre as práticas e iniciativas do processo de compartilhamento de uma Instituição de Ensino Superior (IES)
title_fullStr COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO: Um estudo sobre as práticas e iniciativas do processo de compartilhamento de uma Instituição de Ensino Superior (IES)
title_full_unstemmed COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO: Um estudo sobre as práticas e iniciativas do processo de compartilhamento de uma Instituição de Ensino Superior (IES)
title_sort COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO: Um estudo sobre as práticas e iniciativas do processo de compartilhamento de uma Instituição de Ensino Superior (IES)
author KONAKA, CARLOS TAKASHI
author_facet KONAKA, CARLOS TAKASHI
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kuniyoshi, Márcio Shoiti
Vieira, Almir Martins
Cappellozza , Alexandre
Vendramine , Maraí de Freitas Maio
dc.contributor.author.fl_str_mv KONAKA, CARLOS TAKASHI
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do Conhecimento; Compartilhamento do Conhecimento; Gestão de IES; Universidade
Knowledge Management; Knowledge Sharing; HEI Management; University
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic Gestão do Conhecimento; Compartilhamento do Conhecimento; Gestão de IES; Universidade
Knowledge Management; Knowledge Sharing; HEI Management; University
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Esta pesquisa tem como objetivo compreender como a gestão do conhecimento e seu compartilhamento podem ser utilizados para melhorar o desempenho e qualidade do trabalho do corpo docente e gestores de uma Instituição de Ensino Superior (IES) em São Bernardo do Campo. Como o conhecimento é um dos ativos intangíveis de alto valor para a gestão das organizações modernas, passa a ser um diferencial pelas instituições, ainda mais nos dias de hoje, em que há uma variedade de faculdades e universidades à disposição dos estudantes, e são necessários profissionais capacitados para a criação de vantagem competitiva. Assim sendo, foram apresentados os principais aspectos teóricos relacionados à gestão do conhecimento, compartilhamento do conhecimento e gestão de IES demonstrados na fundamentação teórica. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi a pesquisa qualitativa, mediante a utilização do método de estudo de caso, por meio de entrevistas semiestruturadas individuais e presenciais, ocorridas em junho e julho de 2019. Foram entrevistados três coordenadores da IES pesquisada. Os resultados indicaram que o programa de compartilhamento de conhecimento chamado "Atualizo 3.0" promovido pelos diretores, reitores e pró-reitores é o momento em que todos os campi se unem e trocam informações sobre técnicas e métodos didáticos que podem ser utilizados em sala. Apesar disso, foi apresentada uma carência em sistemas computacionais que ajudassem no uso do conhecimento dos envolvidos, e um desinteresse na participação de alguns membros, mas mesmo assim, todos os que participaram do programa “Atualizo” sempre saem satisfeitos e com novas ideias para aprimorarem seus trabalhos em sala de aula. Assim, observa-se na prática, que haver um programa de compartilhamento e gestão dos saberes, facilitam o engajamento para a gestão de IES.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-12T20:15:52Z
2019-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KONAKA, CARLOS TAKASHI. COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO: Um estudo sobre as práticas e iniciativas do processo de compartilhamento de uma Instituição de Ensino Superior (IES). 2019. 94 folhas. Dissertação( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1966
identifier_str_mv KONAKA, CARLOS TAKASHI. COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO: Um estudo sobre as práticas e iniciativas do processo de compartilhamento de uma Instituição de Ensino Superior (IES). 2019. 94 folhas. Dissertação( Administracao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Administracao::Programa de Pos Graduacao em Administracao
Brasil
IMS
Administracao
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Administracao::Programa de Pos Graduacao em Administracao
Brasil
IMS
Administracao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602005268594688