GRAMSCI E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO SINDICALISMO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Mara Pavani da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1695
Resumo: Considerando uma das mais instigantes reflexões realizadas pelo marxista italiano Antônio Gramsci acerca do intelectual orgânico, esta tese analisa se a ideia de proletarização do professor transforma-o em intelectual orgânico da classe trabalhadora e investiga como os professores reagem à ideia de se reconhecerem como intelectuais da classe média. Objetivando discutir as concepções ideológicas dos professores a partir das reflexões sobre a sua situação de trabalho e suas formas de atuação nos sindicatos, a investigação fundamenta-se nas análises sobre os conceitos de Gramsci feitas por alguns autores, entre eles, Jean-Marc Piotte (1972), Hugues Portelli (1977), Christinne Buci-Glucksmann (1980), além das análises e discussões relativas à classe média realizadas por Decio Saes (1977; 1980; 1984). A pesquisa inicia com uma abordagem dos conceitos gramscianos que subsidiam as análises posteriores sobre a ideia do professor como intelectual orgânico. Apresenta, também, um estudo da formação da classe média brasileira a fim de localizar aí a classe dos professores, investigando a presença de concepções ideológicas de classe média nos professores, a partir da análise de jornais e documentos, bem como de entrevistas com lideranças sindicais. Foi possível inferir, a partir dos estudos realizados, o não reconhecimento do professor como intelectual orgânico da classe trabalhadora, dadas as concepções ideológicas de classe média que permeiam o ideário dos professores
id METODISTA_da6b4ab507c6f6fe7e1bc336ab43df9e
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1695
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling GRAMSCI E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO SINDICALISMO DOCENTEGramssci and education in Brazil: a contribuition for the study of syndicalismIntelectual orgânico; Classe média; Professores; Sindicalismo docenteOrganic intellectuals; Middle class; Teachers; Teacher Unions.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOConsiderando uma das mais instigantes reflexões realizadas pelo marxista italiano Antônio Gramsci acerca do intelectual orgânico, esta tese analisa se a ideia de proletarização do professor transforma-o em intelectual orgânico da classe trabalhadora e investiga como os professores reagem à ideia de se reconhecerem como intelectuais da classe média. Objetivando discutir as concepções ideológicas dos professores a partir das reflexões sobre a sua situação de trabalho e suas formas de atuação nos sindicatos, a investigação fundamenta-se nas análises sobre os conceitos de Gramsci feitas por alguns autores, entre eles, Jean-Marc Piotte (1972), Hugues Portelli (1977), Christinne Buci-Glucksmann (1980), além das análises e discussões relativas à classe média realizadas por Decio Saes (1977; 1980; 1984). A pesquisa inicia com uma abordagem dos conceitos gramscianos que subsidiam as análises posteriores sobre a ideia do professor como intelectual orgânico. Apresenta, também, um estudo da formação da classe média brasileira a fim de localizar aí a classe dos professores, investigando a presença de concepções ideológicas de classe média nos professores, a partir da análise de jornais e documentos, bem como de entrevistas com lideranças sindicais. Foi possível inferir, a partir dos estudos realizados, o não reconhecimento do professor como intelectual orgânico da classe trabalhadora, dadas as concepções ideológicas de classe média que permeiam o ideário dos professoresTaking into account one of the most intriguing reflections prompted by the Italian Marxist Antonio Gramsci, regarding the organic intellectual, this thesis questions if the teacher proletarianisation is associated with middle class organic intellectuals and focuses on how teachers react to the idea of picturing themselves as middle class intellectuals. Based on teachers’ ideological concepts, emerging from their working conditions and their presence in unions, the research gains ground with Gramsci’s concepts, from the perspective of a number of authors, namely Jean-Marc Piotte (1972), Hugues Portelli (1977), Christinne Buci-Glucksmann (1980), apart from some discussions related to the middle class, merited by Decio Saes (1977; 1980; 1984). The research sheds light on Gramscian concepts which pave the way for the teacher seen as an organic intellectual. It also highlights a study about the Brazilian middle-class formation in order to outline the teacher within the frame of a class, through documental analysis and interviews with union leaders. In the light of the present research, it is not viable to identify the teacher as a labor class organic intellectual, given the middle class ideological concepts underlying teachers’ social backgroundUniversidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoDemartini , Zeila de Brito FabriFischmann , RoseliSouza , Roger Marchesini de QuadrosVieira , Almir MartinsNascimento, Rômulo PereiraGomes, Mara Pavani da Silva2018-01-08T17:53:58Z2017-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGomes, Mara Pavani da Silva. GRAMSCI E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO SINDICALISMO DOCENTE. 2017. 203 folhas. Tese( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1695porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2018-01-09T03:05:26Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1695Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2018-01-09T03:05:26Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv GRAMSCI E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO SINDICALISMO DOCENTE
Gramssci and education in Brazil: a contribuition for the study of syndicalism
title GRAMSCI E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO SINDICALISMO DOCENTE
spellingShingle GRAMSCI E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO SINDICALISMO DOCENTE
Gomes, Mara Pavani da Silva
Intelectual orgânico; Classe média; Professores; Sindicalismo docente
Organic intellectuals; Middle class; Teachers; Teacher Unions.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short GRAMSCI E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO SINDICALISMO DOCENTE
title_full GRAMSCI E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO SINDICALISMO DOCENTE
title_fullStr GRAMSCI E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO SINDICALISMO DOCENTE
title_full_unstemmed GRAMSCI E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO SINDICALISMO DOCENTE
title_sort GRAMSCI E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO SINDICALISMO DOCENTE
author Gomes, Mara Pavani da Silva
author_facet Gomes, Mara Pavani da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Demartini , Zeila de Brito Fabri
Fischmann , Roseli
Souza , Roger Marchesini de Quadros
Vieira , Almir Martins
Nascimento, Rômulo Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Mara Pavani da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Intelectual orgânico; Classe média; Professores; Sindicalismo docente
Organic intellectuals; Middle class; Teachers; Teacher Unions.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Intelectual orgânico; Classe média; Professores; Sindicalismo docente
Organic intellectuals; Middle class; Teachers; Teacher Unions.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Considerando uma das mais instigantes reflexões realizadas pelo marxista italiano Antônio Gramsci acerca do intelectual orgânico, esta tese analisa se a ideia de proletarização do professor transforma-o em intelectual orgânico da classe trabalhadora e investiga como os professores reagem à ideia de se reconhecerem como intelectuais da classe média. Objetivando discutir as concepções ideológicas dos professores a partir das reflexões sobre a sua situação de trabalho e suas formas de atuação nos sindicatos, a investigação fundamenta-se nas análises sobre os conceitos de Gramsci feitas por alguns autores, entre eles, Jean-Marc Piotte (1972), Hugues Portelli (1977), Christinne Buci-Glucksmann (1980), além das análises e discussões relativas à classe média realizadas por Decio Saes (1977; 1980; 1984). A pesquisa inicia com uma abordagem dos conceitos gramscianos que subsidiam as análises posteriores sobre a ideia do professor como intelectual orgânico. Apresenta, também, um estudo da formação da classe média brasileira a fim de localizar aí a classe dos professores, investigando a presença de concepções ideológicas de classe média nos professores, a partir da análise de jornais e documentos, bem como de entrevistas com lideranças sindicais. Foi possível inferir, a partir dos estudos realizados, o não reconhecimento do professor como intelectual orgânico da classe trabalhadora, dadas as concepções ideológicas de classe média que permeiam o ideário dos professores
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-22
2018-01-08T17:53:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Gomes, Mara Pavani da Silva. GRAMSCI E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO SINDICALISMO DOCENTE. 2017. 203 folhas. Tese( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo .
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1695
identifier_str_mv Gomes, Mara Pavani da Silva. GRAMSCI E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO SINDICALISMO DOCENTE. 2017. 203 folhas. Tese( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo .
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de Sao Paulo
Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao
Brasil
IMS
Educacao
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792602003603456000