GRAMSCI E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO SINDICALISMO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1695 |
Resumo: | Considerando uma das mais instigantes reflexões realizadas pelo marxista italiano Antônio Gramsci acerca do intelectual orgânico, esta tese analisa se a ideia de proletarização do professor transforma-o em intelectual orgânico da classe trabalhadora e investiga como os professores reagem à ideia de se reconhecerem como intelectuais da classe média. Objetivando discutir as concepções ideológicas dos professores a partir das reflexões sobre a sua situação de trabalho e suas formas de atuação nos sindicatos, a investigação fundamenta-se nas análises sobre os conceitos de Gramsci feitas por alguns autores, entre eles, Jean-Marc Piotte (1972), Hugues Portelli (1977), Christinne Buci-Glucksmann (1980), além das análises e discussões relativas à classe média realizadas por Decio Saes (1977; 1980; 1984). A pesquisa inicia com uma abordagem dos conceitos gramscianos que subsidiam as análises posteriores sobre a ideia do professor como intelectual orgânico. Apresenta, também, um estudo da formação da classe média brasileira a fim de localizar aí a classe dos professores, investigando a presença de concepções ideológicas de classe média nos professores, a partir da análise de jornais e documentos, bem como de entrevistas com lideranças sindicais. Foi possível inferir, a partir dos estudos realizados, o não reconhecimento do professor como intelectual orgânico da classe trabalhadora, dadas as concepções ideológicas de classe média que permeiam o ideário dos professores |
id |
METODISTA_da6b4ab507c6f6fe7e1bc336ab43df9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1695 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
GRAMSCI E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO SINDICALISMO DOCENTEGramssci and education in Brazil: a contribuition for the study of syndicalismIntelectual orgânico; Classe média; Professores; Sindicalismo docenteOrganic intellectuals; Middle class; Teachers; Teacher Unions.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOConsiderando uma das mais instigantes reflexões realizadas pelo marxista italiano Antônio Gramsci acerca do intelectual orgânico, esta tese analisa se a ideia de proletarização do professor transforma-o em intelectual orgânico da classe trabalhadora e investiga como os professores reagem à ideia de se reconhecerem como intelectuais da classe média. Objetivando discutir as concepções ideológicas dos professores a partir das reflexões sobre a sua situação de trabalho e suas formas de atuação nos sindicatos, a investigação fundamenta-se nas análises sobre os conceitos de Gramsci feitas por alguns autores, entre eles, Jean-Marc Piotte (1972), Hugues Portelli (1977), Christinne Buci-Glucksmann (1980), além das análises e discussões relativas à classe média realizadas por Decio Saes (1977; 1980; 1984). A pesquisa inicia com uma abordagem dos conceitos gramscianos que subsidiam as análises posteriores sobre a ideia do professor como intelectual orgânico. Apresenta, também, um estudo da formação da classe média brasileira a fim de localizar aí a classe dos professores, investigando a presença de concepções ideológicas de classe média nos professores, a partir da análise de jornais e documentos, bem como de entrevistas com lideranças sindicais. Foi possível inferir, a partir dos estudos realizados, o não reconhecimento do professor como intelectual orgânico da classe trabalhadora, dadas as concepções ideológicas de classe média que permeiam o ideário dos professoresTaking into account one of the most intriguing reflections prompted by the Italian Marxist Antonio Gramsci, regarding the organic intellectual, this thesis questions if the teacher proletarianisation is associated with middle class organic intellectuals and focuses on how teachers react to the idea of picturing themselves as middle class intellectuals. Based on teachers’ ideological concepts, emerging from their working conditions and their presence in unions, the research gains ground with Gramsci’s concepts, from the perspective of a number of authors, namely Jean-Marc Piotte (1972), Hugues Portelli (1977), Christinne Buci-Glucksmann (1980), apart from some discussions related to the middle class, merited by Decio Saes (1977; 1980; 1984). The research sheds light on Gramscian concepts which pave the way for the teacher seen as an organic intellectual. It also highlights a study about the Brazilian middle-class formation in order to outline the teacher within the frame of a class, through documental analysis and interviews with union leaders. In the light of the present research, it is not viable to identify the teacher as a labor class organic intellectual, given the middle class ideological concepts underlying teachers’ social backgroundUniversidade Metodista de Sao PauloEducacao:Programa de Pos Graduacao em EducacaoBrasilIMSEducacaoDemartini , Zeila de Brito FabriFischmann , RoseliSouza , Roger Marchesini de QuadrosVieira , Almir MartinsNascimento, Rômulo PereiraGomes, Mara Pavani da Silva2018-01-08T17:53:58Z2017-06-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGomes, Mara Pavani da Silva. GRAMSCI E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO SINDICALISMO DOCENTE. 2017. 203 folhas. Tese( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo .http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1695porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2018-01-09T03:05:26Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1695Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2018-01-09T03:05:26Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GRAMSCI E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO SINDICALISMO DOCENTE Gramssci and education in Brazil: a contribuition for the study of syndicalism |
title |
GRAMSCI E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO SINDICALISMO DOCENTE |
spellingShingle |
GRAMSCI E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO SINDICALISMO DOCENTE Gomes, Mara Pavani da Silva Intelectual orgânico; Classe média; Professores; Sindicalismo docente Organic intellectuals; Middle class; Teachers; Teacher Unions. CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
GRAMSCI E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO SINDICALISMO DOCENTE |
title_full |
GRAMSCI E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO SINDICALISMO DOCENTE |
title_fullStr |
GRAMSCI E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO SINDICALISMO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
GRAMSCI E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO SINDICALISMO DOCENTE |
title_sort |
GRAMSCI E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO SINDICALISMO DOCENTE |
author |
Gomes, Mara Pavani da Silva |
author_facet |
Gomes, Mara Pavani da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Demartini , Zeila de Brito Fabri Fischmann , Roseli Souza , Roger Marchesini de Quadros Vieira , Almir Martins Nascimento, Rômulo Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Mara Pavani da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intelectual orgânico; Classe média; Professores; Sindicalismo docente Organic intellectuals; Middle class; Teachers; Teacher Unions. CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Intelectual orgânico; Classe média; Professores; Sindicalismo docente Organic intellectuals; Middle class; Teachers; Teacher Unions. CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Considerando uma das mais instigantes reflexões realizadas pelo marxista italiano Antônio Gramsci acerca do intelectual orgânico, esta tese analisa se a ideia de proletarização do professor transforma-o em intelectual orgânico da classe trabalhadora e investiga como os professores reagem à ideia de se reconhecerem como intelectuais da classe média. Objetivando discutir as concepções ideológicas dos professores a partir das reflexões sobre a sua situação de trabalho e suas formas de atuação nos sindicatos, a investigação fundamenta-se nas análises sobre os conceitos de Gramsci feitas por alguns autores, entre eles, Jean-Marc Piotte (1972), Hugues Portelli (1977), Christinne Buci-Glucksmann (1980), além das análises e discussões relativas à classe média realizadas por Decio Saes (1977; 1980; 1984). A pesquisa inicia com uma abordagem dos conceitos gramscianos que subsidiam as análises posteriores sobre a ideia do professor como intelectual orgânico. Apresenta, também, um estudo da formação da classe média brasileira a fim de localizar aí a classe dos professores, investigando a presença de concepções ideológicas de classe média nos professores, a partir da análise de jornais e documentos, bem como de entrevistas com lideranças sindicais. Foi possível inferir, a partir dos estudos realizados, o não reconhecimento do professor como intelectual orgânico da classe trabalhadora, dadas as concepções ideológicas de classe média que permeiam o ideário dos professores |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-22 2018-01-08T17:53:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Gomes, Mara Pavani da Silva. GRAMSCI E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO SINDICALISMO DOCENTE. 2017. 203 folhas. Tese( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo . http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1695 |
identifier_str_mv |
Gomes, Mara Pavani da Silva. GRAMSCI E A EDUCAÇÃO NO BRASIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ESTUDO DO SINDICALISMO DOCENTE. 2017. 203 folhas. Tese( Educacao) - Universidade Metodista de Sao Paulo, São Bernardo do Campo . |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1695 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao Brasil IMS Educacao |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de Sao Paulo Educacao:Programa de Pos Graduacao em Educacao Brasil IMS Educacao |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792602003603456000 |