OS CONFLITOS, BARREIRAS E CONQUISTAS DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - AS RELAÇÕES DOS EDUCADORES E EDUCADORAS DE UMA CRECHE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1147 |
Resumo: | A presente pesquisa apresenta-se em uma perspectiva qualitativa, de cunho etnográfico. Analisa as relações estabelecidas entre os educadores e educadoras que trabalham com a educação infantil, sob a ótica das relações de gênero. Inicialmente, discute o percurso histórico da Educação Infantil nas principais Leis e Documentos que orientam a Educação Brasileira sob a ótica de gênero. Em seguida, em uma trajetória reflexiva, a análise passa a ser inspirada nos estudos da categoria gênero, e traz reflexões importantes acerca da sua definição, bem como do seu contexto histórico, político e social, segundo as autoras Joan Scott, Guacira Lopes Louro, Fúlvia Rosemberg e Jane Soares de Almeida. O foco da pesquisa está direcionado nas relações que se estabelecem entre os educadores e educadoras das instituições de educação infantil. E a repercussão dessas relações na educação das crianças pequenas. Muitos são os conflitos e barreiras da educação infantil sob a ótica de gênero. Porém, ao longo dos anos várias conquistas foram alcançadas na perspectiva das relações de gênero nessa modalidade de ensino. Ao se analisar as relações entre educadoras e educadores de uma creche, verificou-se que as relações estabelecidas na educação infantil apresentam-se como uma das formas de introdução de meninos e meninas na vida social. E, pensar na interação entre os pares, sejam eles grandes ou pequenos, meninos e meninas é oportunizar as mais variadas compreensões de si, do outro e da realidade.(AU) |
id |
METODISTA_dbb9c2b8cb6c232cf0d846c5f73768a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1147 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
OS CONFLITOS, BARREIRAS E CONQUISTAS DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - AS RELAÇÕES DOS EDUCADORES E EDUCADORAS DE UMA CRECHEEducação InfantilCreche, Formação de Educadores e EducadorasRelações de GêneroInfantile educationDay nurseryEducatorsGender relationsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa apresenta-se em uma perspectiva qualitativa, de cunho etnográfico. Analisa as relações estabelecidas entre os educadores e educadoras que trabalham com a educação infantil, sob a ótica das relações de gênero. Inicialmente, discute o percurso histórico da Educação Infantil nas principais Leis e Documentos que orientam a Educação Brasileira sob a ótica de gênero. Em seguida, em uma trajetória reflexiva, a análise passa a ser inspirada nos estudos da categoria gênero, e traz reflexões importantes acerca da sua definição, bem como do seu contexto histórico, político e social, segundo as autoras Joan Scott, Guacira Lopes Louro, Fúlvia Rosemberg e Jane Soares de Almeida. O foco da pesquisa está direcionado nas relações que se estabelecem entre os educadores e educadoras das instituições de educação infantil. E a repercussão dessas relações na educação das crianças pequenas. Muitos são os conflitos e barreiras da educação infantil sob a ótica de gênero. Porém, ao longo dos anos várias conquistas foram alcançadas na perspectiva das relações de gênero nessa modalidade de ensino. Ao se analisar as relações entre educadoras e educadores de uma creche, verificou-se que as relações estabelecidas na educação infantil apresentam-se como uma das formas de introdução de meninos e meninas na vida social. E, pensar na interação entre os pares, sejam eles grandes ou pequenos, meninos e meninas é oportunizar as mais variadas compreensões de si, do outro e da realidade.(AU)The present research is presented under a qualitative perspective, of an ethnographic character. It analyses the relations established among the educators which work with infantile education, under the scope of the genre relations. At first, it discusses the historical path of the infantile Education in the main Laws and Documents that guide the Brazilian Education under the gender scope. Next, in a reflexive course, the analysis is inspired into the studies of the gender category, and brings important reflections about its definition, as well as its historical, political and social context, according to the authors: Joan Scott, Guacira Lopes Louro, Fúlvia Rosemberg and Jane Soares de Almeida. The focus of the research is guided based on the relations which are established among the educators of the institutions of infantile education. And the repercussion of these relations in the infantile education. There are many conflicts and barriers in infantile education under the scope of genders. However throughout the years several goals were reached in the perspective of the relations of gender in this teaching approach. Analyzing the relations among educators of a day nursery, it was noticed that the relations established in the infantile education present themselves as one of the ways of introduction of boys and girls in a social life. And, to think about the interaction among peers, being them little or big, boys and girls and it is as giving an opportunity to the most diverse understandings about oneself, about the other and the reality.(AU)Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOAlmeida, Jane Soares deCPF:13258852520http://lattes.cnpq.br/0927807073677027Santos Neto, Elydio dosCPF:00000000554'K4796368H6','Elydio_dos_Santos_Neto','0'Kuhlmann Júnior, MoysesCPF:02312312312http://lattes.cnpq.br/5395628476390038Lopes, Elsa Santana dos Santos2016-08-03T16:16:15Z2011-04-072010-03-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOPES, Elsa Santana dos Santos. OS CONFLITOS, BARREIRAS E CONQUISTAS DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - AS RELAÇÕES DOS EDUCADORES E EDUCADORAS DE UMA CRECHE. 2010. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1147porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:11:59Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1147Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:11:59Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS CONFLITOS, BARREIRAS E CONQUISTAS DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - AS RELAÇÕES DOS EDUCADORES E EDUCADORAS DE UMA CRECHE |
title |
OS CONFLITOS, BARREIRAS E CONQUISTAS DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - AS RELAÇÕES DOS EDUCADORES E EDUCADORAS DE UMA CRECHE |
spellingShingle |
OS CONFLITOS, BARREIRAS E CONQUISTAS DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - AS RELAÇÕES DOS EDUCADORES E EDUCADORAS DE UMA CRECHE Lopes, Elsa Santana dos Santos Educação Infantil Creche, Formação de Educadores e Educadoras Relações de Gênero Infantile education Day nursery Educators Gender relations CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
OS CONFLITOS, BARREIRAS E CONQUISTAS DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - AS RELAÇÕES DOS EDUCADORES E EDUCADORAS DE UMA CRECHE |
title_full |
OS CONFLITOS, BARREIRAS E CONQUISTAS DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - AS RELAÇÕES DOS EDUCADORES E EDUCADORAS DE UMA CRECHE |
title_fullStr |
OS CONFLITOS, BARREIRAS E CONQUISTAS DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - AS RELAÇÕES DOS EDUCADORES E EDUCADORAS DE UMA CRECHE |
title_full_unstemmed |
OS CONFLITOS, BARREIRAS E CONQUISTAS DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - AS RELAÇÕES DOS EDUCADORES E EDUCADORAS DE UMA CRECHE |
title_sort |
OS CONFLITOS, BARREIRAS E CONQUISTAS DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - AS RELAÇÕES DOS EDUCADORES E EDUCADORAS DE UMA CRECHE |
author |
Lopes, Elsa Santana dos Santos |
author_facet |
Lopes, Elsa Santana dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Jane Soares de CPF:13258852520 http://lattes.cnpq.br/0927807073677027 Santos Neto, Elydio dos CPF:00000000554 'K4796368H6','Elydio_dos_Santos_Neto','0' Kuhlmann Júnior, Moyses CPF:02312312312 http://lattes.cnpq.br/5395628476390038 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Elsa Santana dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Creche, Formação de Educadores e Educadoras Relações de Gênero Infantile education Day nursery Educators Gender relations CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação Infantil Creche, Formação de Educadores e Educadoras Relações de Gênero Infantile education Day nursery Educators Gender relations CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente pesquisa apresenta-se em uma perspectiva qualitativa, de cunho etnográfico. Analisa as relações estabelecidas entre os educadores e educadoras que trabalham com a educação infantil, sob a ótica das relações de gênero. Inicialmente, discute o percurso histórico da Educação Infantil nas principais Leis e Documentos que orientam a Educação Brasileira sob a ótica de gênero. Em seguida, em uma trajetória reflexiva, a análise passa a ser inspirada nos estudos da categoria gênero, e traz reflexões importantes acerca da sua definição, bem como do seu contexto histórico, político e social, segundo as autoras Joan Scott, Guacira Lopes Louro, Fúlvia Rosemberg e Jane Soares de Almeida. O foco da pesquisa está direcionado nas relações que se estabelecem entre os educadores e educadoras das instituições de educação infantil. E a repercussão dessas relações na educação das crianças pequenas. Muitos são os conflitos e barreiras da educação infantil sob a ótica de gênero. Porém, ao longo dos anos várias conquistas foram alcançadas na perspectiva das relações de gênero nessa modalidade de ensino. Ao se analisar as relações entre educadoras e educadores de uma creche, verificou-se que as relações estabelecidas na educação infantil apresentam-se como uma das formas de introdução de meninos e meninas na vida social. E, pensar na interação entre os pares, sejam eles grandes ou pequenos, meninos e meninas é oportunizar as mais variadas compreensões de si, do outro e da realidade.(AU) |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-10 2011-04-07 2016-08-03T16:16:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LOPES, Elsa Santana dos Santos. OS CONFLITOS, BARREIRAS E CONQUISTAS DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - AS RELAÇÕES DOS EDUCADORES E EDUCADORAS DE UMA CRECHE. 2010. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1147 |
identifier_str_mv |
LOPES, Elsa Santana dos Santos. OS CONFLITOS, BARREIRAS E CONQUISTAS DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - AS RELAÇÕES DOS EDUCADORES E EDUCADORAS DE UMA CRECHE. 2010. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2010. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601999396569088 |