A PUBLICIDADE E AS MINISSÉRIES DA REDE GLOBO: ADAPTAÇÃO E PERSUASÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Karin
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/941
Resumo: Esta pesquisa tem por finalidade compreender como a Rede Globo de Televisão, através dos anúncios publicitários das minisséries adaptadas da literatura brasileira, é capaz de valorizar o produto e a sua imagem institucional, ao enfatizar a origem literária da produção. Ao informar e destacar os atributos de um produto através de um jogo de palavras, o anúncio publicitário é capaz de persuadir e seduzir o consumidor a construir uma imagem que o leve à compra e à satisfação de um desejo ou necessidade. O corpus do estudo são as peças veiculadas no jornal O Estado de São Paulo, entre 1982 e 2008. Como procedimentos metodológicos, optou-se pela Análise de Conteúdo, e as principais conclusões confirmam a hipótese da pesquisa e ainda trazem uma discussão sobre quais são os principais efeitos que essa valorização traz para a emissora
id METODISTA_e0bbb9f5693dab2c518c654389a2630f
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/941
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling A PUBLICIDADE E AS MINISSÉRIES DA REDE GLOBO: ADAPTAÇÃO E PERSUASÃOAnúncios Publicitários ImpressosRede GloboMinissérieAdaptação Literária.Printed AdvertisementGlobo TVMiniseriesLiterary Adaption.CNPQ::CIENCIAS HUMANASEsta pesquisa tem por finalidade compreender como a Rede Globo de Televisão, através dos anúncios publicitários das minisséries adaptadas da literatura brasileira, é capaz de valorizar o produto e a sua imagem institucional, ao enfatizar a origem literária da produção. Ao informar e destacar os atributos de um produto através de um jogo de palavras, o anúncio publicitário é capaz de persuadir e seduzir o consumidor a construir uma imagem que o leve à compra e à satisfação de um desejo ou necessidade. O corpus do estudo são as peças veiculadas no jornal O Estado de São Paulo, entre 1982 e 2008. Como procedimentos metodológicos, optou-se pela Análise de Conteúdo, e as principais conclusões confirmam a hipótese da pesquisa e ainda trazem uma discussão sobre quais são os principais efeitos que essa valorização traz para a emissoraThe research aims to understand how Globo TV Network, through the advertisements of its miniseries taken from Brazilian literature, is able to value the product and its image as an institution, emphasizing the literary origin of its production. By informing and pointing out the features of one product through play on words, the advertisements can persuade and seduce the consumer to build up an image that will lead him/her to a purchase and the satisfaction of his/her desire or need. The corpus of this study are the advertisements in the newspaper O Estado de São Paulo, between 1982 and 2008. The methodological procedure used was content analysis. The conclusions support the hypothesis of the research, besides raising the question about the effects of this approach to the TV network.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoUniversidade Metodista de São PauloProcesso ComunicacionaisBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃOQueiroz, Adolpho Carlos FrançosoCPF:94674123412http://lattes.cnpq.br/2554925339792900Tarsitano, Paulo RogérioCPF:16606095052http://lattes.cnpq.br/9706123951509221Fadul, AnamariaCPF:26431231232http://lattes.cnpq.br/6807192726671798Reimão, SandroCPF:85696322824Müller, Karin2016-08-03T12:31:21Z2011-08-022011-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMÜLLER, Karin. A PUBLICIDADE E AS MINISSÉRIES DA REDE GLOBO: ADAPTAÇÃO E PERSUASÃO. 2011. 159 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/941porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:09:50Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/941Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:09:50Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A PUBLICIDADE E AS MINISSÉRIES DA REDE GLOBO: ADAPTAÇÃO E PERSUASÃO
title A PUBLICIDADE E AS MINISSÉRIES DA REDE GLOBO: ADAPTAÇÃO E PERSUASÃO
spellingShingle A PUBLICIDADE E AS MINISSÉRIES DA REDE GLOBO: ADAPTAÇÃO E PERSUASÃO
Müller, Karin
Anúncios Publicitários Impressos
Rede Globo
Minissérie
Adaptação Literária.
Printed Advertisement
Globo TV
Miniseries
Literary Adaption.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short A PUBLICIDADE E AS MINISSÉRIES DA REDE GLOBO: ADAPTAÇÃO E PERSUASÃO
title_full A PUBLICIDADE E AS MINISSÉRIES DA REDE GLOBO: ADAPTAÇÃO E PERSUASÃO
title_fullStr A PUBLICIDADE E AS MINISSÉRIES DA REDE GLOBO: ADAPTAÇÃO E PERSUASÃO
title_full_unstemmed A PUBLICIDADE E AS MINISSÉRIES DA REDE GLOBO: ADAPTAÇÃO E PERSUASÃO
title_sort A PUBLICIDADE E AS MINISSÉRIES DA REDE GLOBO: ADAPTAÇÃO E PERSUASÃO
author Müller, Karin
author_facet Müller, Karin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queiroz, Adolpho Carlos Françoso
CPF:94674123412
http://lattes.cnpq.br/2554925339792900
Tarsitano, Paulo Rogério
CPF:16606095052
http://lattes.cnpq.br/9706123951509221
Fadul, Anamaria
CPF:26431231232
http://lattes.cnpq.br/6807192726671798
Reimão, Sandro
CPF:85696322824
dc.contributor.author.fl_str_mv Müller, Karin
dc.subject.por.fl_str_mv Anúncios Publicitários Impressos
Rede Globo
Minissérie
Adaptação Literária.
Printed Advertisement
Globo TV
Miniseries
Literary Adaption.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic Anúncios Publicitários Impressos
Rede Globo
Minissérie
Adaptação Literária.
Printed Advertisement
Globo TV
Miniseries
Literary Adaption.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description Esta pesquisa tem por finalidade compreender como a Rede Globo de Televisão, através dos anúncios publicitários das minisséries adaptadas da literatura brasileira, é capaz de valorizar o produto e a sua imagem institucional, ao enfatizar a origem literária da produção. Ao informar e destacar os atributos de um produto através de um jogo de palavras, o anúncio publicitário é capaz de persuadir e seduzir o consumidor a construir uma imagem que o leve à compra e à satisfação de um desejo ou necessidade. O corpus do estudo são as peças veiculadas no jornal O Estado de São Paulo, entre 1982 e 2008. Como procedimentos metodológicos, optou-se pela Análise de Conteúdo, e as principais conclusões confirmam a hipótese da pesquisa e ainda trazem uma discussão sobre quais são os principais efeitos que essa valorização traz para a emissora
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-02
2011-04-28
2016-08-03T12:31:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MÜLLER, Karin. A PUBLICIDADE E AS MINISSÉRIES DA REDE GLOBO: ADAPTAÇÃO E PERSUASÃO. 2011. 159 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/941
identifier_str_mv MÜLLER, Karin. A PUBLICIDADE E AS MINISSÉRIES DA REDE GLOBO: ADAPTAÇÃO E PERSUASÃO. 2011. 159 f. Tese (Doutorado em Processo Comunicacionais) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Processo Comunicacionais
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601998259912704