As variedades no jornalismo brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1978 |
Resumo: | O que caracteriza o jornalismo de variedades na imprensa brasileira? O que confere identidade aos cadernos e seções culturais que focalizam o lazer e cobrem o entretenimento? São os gêneros e formatos jornalísticos? Ou são os conteúdos temáticos? Quais os parâmetros para compreender de que maneira as pautas de cultura e entretenimento têm sido apropriados por jornais editados no país? Para dar respostas a essas questões, foram observados, sistematicamente, a forma e o conteúdo de cinco publicações regionais – Diário do Nordeste, Correio do Povo, Valeparaibano, Agora São Paulo e Gazeta do Tatuapé –, além de um periódico de prestígio nacional – Folha de S.Paulo. Optando pelo método misto de pesquisa – quantitativa e qualitativa –, a investigação mapeia, além dos gêneros, a geografia política, a cartografia cultural e as temáticas das matérias vigentes nos espaços já mencionados, a fim de estabelecer comparações. Os resultados sinalizam uma diversidade de produções, as quais respeitam as singularidades das regiões em que se inserem. Em geral, pode-se dizer que, na editoria de variedades, figuram tanto assuntos comuns ao jornalismo cultural – música, artes visuais, artes cênicas, cinema, etc. – quanto matérias a respeito de atrações televisivas, celebridades, tendências comportamentais e outros assuntos ligados à diversão, ocupando espaço significativo nas páginas dos impressos. Como reflexo da preferência dos veículos por uma produção jornalística voltada à indústria cultural e aos shows midiáticos, a cultura massiva se mostrou predominante em todas as publicações analisadas. Todavia, mesmo que a tônica do jornalismo de variedades esteja na diversão, essa especialidade não se caracteriza como um produto de entretenimento; o que ela faz é orientar como e onde se divertir. Não por acaso, constatou-se que os gêneros jornalísticos do espaço em questão, salvo raras exceções, estão circunscritos ao informativo e ao utilitário. Muito mais do que gerar cultura e entretenimento, as variedades cumprem o papel de guia do lazer.(AU) |
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As variedades no jornalismo brasileiroThe varieties in Brazilian journalismJornalismo de variedades; Genero jornaliestico; Cultura midiatica; entretenimento; Imprensa brasileiraVariety journalism; Journalistic genre; Media culture; entertainment; Brazilian pressCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOO que caracteriza o jornalismo de variedades na imprensa brasileira? O que confere identidade aos cadernos e seções culturais que focalizam o lazer e cobrem o entretenimento? São os gêneros e formatos jornalísticos? Ou são os conteúdos temáticos? Quais os parâmetros para compreender de que maneira as pautas de cultura e entretenimento têm sido apropriados por jornais editados no país? Para dar respostas a essas questões, foram observados, sistematicamente, a forma e o conteúdo de cinco publicações regionais – Diário do Nordeste, Correio do Povo, Valeparaibano, Agora São Paulo e Gazeta do Tatuapé –, além de um periódico de prestígio nacional – Folha de S.Paulo. Optando pelo método misto de pesquisa – quantitativa e qualitativa –, a investigação mapeia, além dos gêneros, a geografia política, a cartografia cultural e as temáticas das matérias vigentes nos espaços já mencionados, a fim de estabelecer comparações. Os resultados sinalizam uma diversidade de produções, as quais respeitam as singularidades das regiões em que se inserem. Em geral, pode-se dizer que, na editoria de variedades, figuram tanto assuntos comuns ao jornalismo cultural – música, artes visuais, artes cênicas, cinema, etc. – quanto matérias a respeito de atrações televisivas, celebridades, tendências comportamentais e outros assuntos ligados à diversão, ocupando espaço significativo nas páginas dos impressos. Como reflexo da preferência dos veículos por uma produção jornalística voltada à indústria cultural e aos shows midiáticos, a cultura massiva se mostrou predominante em todas as publicações analisadas. Todavia, mesmo que a tônica do jornalismo de variedades esteja na diversão, essa especialidade não se caracteriza como um produto de entretenimento; o que ela faz é orientar como e onde se divertir. Não por acaso, constatou-se que os gêneros jornalísticos do espaço em questão, salvo raras exceções, estão circunscritos ao informativo e ao utilitário. Muito mais do que gerar cultura e entretenimento, as variedades cumprem o papel de guia do lazer.(AU)What characterizes variety journalism in the Brazilian press? What gives identity to notebooks and cultural sections that focus on leisure and cover entertainment? Are the genres and journalistic formats? Or are the thematic contents? What are the parameters for understanding how the culture and entertainment guidelines have been appropriated by newspapers published in the country? To answer these questions, the form and content of five regional publications - Diário do Nordeste, People's Mail, Valeparaibano, Now São Paulo and Gazeta do Tatuapé -, as well as a nationally prestigious journal - Folha de S.Paulo. Opting for the mixed method of research - quantitative and qualitative - the investigation maps, besides the genres, the political geography, the cultural cartography and the themes of the current subjects in the aforementioned spaces, in order to establish comparisons. The results indicate a diversity of productions, which respect the singularities of the regions in which they operate. In general, it can be said that in variety publishing, there are both subjects common to cultural journalism - music, visual arts, performing arts, cinema, etc. - on matters of television attractions, celebrities, behavioral tendencies and other entertainment issues, taking up significant space on the pages of print. As a reflection of the vehicles' preference for a journalistic production focused on the cultural industry and the media shows, the culture mass was predominant in all publications analyzed. However, even if the focus of variety journalism is on fun, this specialty is not characterized as an entertainment product; What she does is guide how and where to have fun. Not by chance, it was found that the journalistic genres of the space in question, with few exceptions, are limited to the informative and the utilitarian. Much more than generating culture and entertainment, varieties play the role of leisure guide. (AU)Universidade Metodista de Sao PauloComunicacao Social:Programa de Pos Graduacao em Comunicacao SocialBrasilIMSComunicacao SocialMelo, José Marques deReimão, Sandra Lucia Amaral de AssisAdghirni, Zelia LealAssis, Francisco de2019-12-18T13:54:05Z2009-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAssis, Francisco de. As variedades no jornalismo brasileiro. 2009. 254 folhas. Dissertação( Comunicacao Social) - Universidade Metodista de Sao Paulo, Sao Bernardo do Campo.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1978porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2019-12-18T13:54:05Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1978Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2019-12-18T13:54:05Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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