EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: O CASO DO PROGRAMA BRASIL SEM HOMOFOBIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1015 |
Resumo: | A presente dissertação aborda os meandros de criação e implementação da principal política pública federal de combate à homofobia: o Programa Brasil sem Homofobia. Traz o cenário atual da luta pelos direitos humanos do segmento homossexual e os avanços e retrocessos no campo da educação e da cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Analisa a partir do conceito de dispositivo forjado por Michel Foucault, o Dispositivo da Sexualidade com enfoque na homossexualidade/homofobia, deste modo identifica as relações de saber-poder que têm envolvido LGBTs positiva e negativamente, através das verdades construídas, das instituições de poder e da subjetividade como força de ruptura. Assim, ressalta o poder de resistência de cada indivíduo, reflete sobre a visibilidade como instância produtiva de poder e discute a unidade da comunidade LGBT para fins de enfrentamento das violações de direitos sofridas por não-heterossexuais. |
id |
METODISTA_ebf38c5da3ed3be9b9001aad20e25c89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1015 |
network_acronym_str |
METODISTA |
network_name_str |
Repositório Institucional da Metodista |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: O CASO DO PROGRAMA BRASIL SEM HOMOFOBIAEducation and human rights: the case of Brazil without Homophobia Programhomofobiadispositivo da sexualidadedireitos sexuaispolíticas públicas de educaçãohomofobiasexuality apparatussexual rightspublic education policiesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente dissertação aborda os meandros de criação e implementação da principal política pública federal de combate à homofobia: o Programa Brasil sem Homofobia. Traz o cenário atual da luta pelos direitos humanos do segmento homossexual e os avanços e retrocessos no campo da educação e da cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Analisa a partir do conceito de dispositivo forjado por Michel Foucault, o Dispositivo da Sexualidade com enfoque na homossexualidade/homofobia, deste modo identifica as relações de saber-poder que têm envolvido LGBTs positiva e negativamente, através das verdades construídas, das instituições de poder e da subjetividade como força de ruptura. Assim, ressalta o poder de resistência de cada indivíduo, reflete sobre a visibilidade como instância produtiva de poder e discute a unidade da comunidade LGBT para fins de enfrentamento das violações de direitos sofridas por não-heterossexuais.This dissertation addresses the intricacies of creating and implementing the principal federal public policy to combat homophobia: the Brazil without Homophobia Program. Brings the current situation of human rights struggle of the homosexual segment and the advances and setbacks in education and citizenship for LGBT people. Scans from the apparatus concept coined by Michel Foucault, the Sexuality Apparatus focusing on homosexuality / homophobia thus identifies the knowledge-power relationships that have involved LGBT positively and negatively, through the truths built institutions of power and of subjectivity as breaking strength. Thus, it emphasizes the power of resistance of each individual reflects on the visibility as an instance of power production and discusses the unity of purpose to face the LGBT community rights violations suffered by non-heterosexualsCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOFischmann, RoseliCPF:63561230303http://lattes.cnpq.br/8371851068257049Alves, Maria LeilaCPF:49525250550http://lattes.cnpq.br/8462136000577005Paiva, Vera Silvia FacciollaCPF:44466699988Moura, Marcus Kempes Macedo de2016-08-03T16:15:44Z2014-06-092012-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOURA, Marcus Kempes Macedo de. Education and human rights: the case of Brazil without Homophobia Program. 2012. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1015porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:10:10Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1015Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:10:10Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: O CASO DO PROGRAMA BRASIL SEM HOMOFOBIA Education and human rights: the case of Brazil without Homophobia Program |
title |
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: O CASO DO PROGRAMA BRASIL SEM HOMOFOBIA |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: O CASO DO PROGRAMA BRASIL SEM HOMOFOBIA Moura, Marcus Kempes Macedo de homofobia dispositivo da sexualidade direitos sexuais políticas públicas de educação homofobia sexuality apparatus sexual rights public education policies CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: O CASO DO PROGRAMA BRASIL SEM HOMOFOBIA |
title_full |
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: O CASO DO PROGRAMA BRASIL SEM HOMOFOBIA |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: O CASO DO PROGRAMA BRASIL SEM HOMOFOBIA |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: O CASO DO PROGRAMA BRASIL SEM HOMOFOBIA |
title_sort |
EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: O CASO DO PROGRAMA BRASIL SEM HOMOFOBIA |
author |
Moura, Marcus Kempes Macedo de |
author_facet |
Moura, Marcus Kempes Macedo de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fischmann, Roseli CPF:63561230303 http://lattes.cnpq.br/8371851068257049 Alves, Maria Leila CPF:49525250550 http://lattes.cnpq.br/8462136000577005 Paiva, Vera Silvia Facciolla CPF:44466699988 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Marcus Kempes Macedo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
homofobia dispositivo da sexualidade direitos sexuais políticas públicas de educação homofobia sexuality apparatus sexual rights public education policies CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
homofobia dispositivo da sexualidade direitos sexuais políticas públicas de educação homofobia sexuality apparatus sexual rights public education policies CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente dissertação aborda os meandros de criação e implementação da principal política pública federal de combate à homofobia: o Programa Brasil sem Homofobia. Traz o cenário atual da luta pelos direitos humanos do segmento homossexual e os avanços e retrocessos no campo da educação e da cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Analisa a partir do conceito de dispositivo forjado por Michel Foucault, o Dispositivo da Sexualidade com enfoque na homossexualidade/homofobia, deste modo identifica as relações de saber-poder que têm envolvido LGBTs positiva e negativamente, através das verdades construídas, das instituições de poder e da subjetividade como força de ruptura. Assim, ressalta o poder de resistência de cada indivíduo, reflete sobre a visibilidade como instância produtiva de poder e discute a unidade da comunidade LGBT para fins de enfrentamento das violações de direitos sofridas por não-heterossexuais. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-15 2014-06-09 2016-08-03T16:15:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOURA, Marcus Kempes Macedo de. Education and human rights: the case of Brazil without Homophobia Program. 2012. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1015 |
identifier_str_mv |
MOURA, Marcus Kempes Macedo de. Education and human rights: the case of Brazil without Homophobia Program. 2012. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2012. |
url |
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Metodista de São Paulo Educação BR UMESP PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Metodista instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) instacron:METODISTA |
instname_str |
Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
instacron_str |
METODISTA |
institution |
METODISTA |
reponame_str |
Repositório Institucional da Metodista |
collection |
Repositório Institucional da Metodista |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@metodista.br |
_version_ |
1792601998748549120 |