COMPARAÇÃO DE MODELOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE EQUIPES MULTIFUNCIONAIS BASEADOS EM CONCEITOS DE INTERAÇÃO DE GRUPOS E FERRAMENTAS DE ANÁLISE COMPORTAMENTAL
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Metodista |
Texto Completo: | http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/141 |
Resumo: | Avaliação de desempenho de equipes multifuncionais é um conceito que tem sido abordado mais freqüentemente nas últimas duas décadas. Diversas teorias e conceitos foram desenvolvidos para tornar as avaliações menos qualitativas ou fundamentadas em percepções, compreendendo um conjunto de diferentes técnicas interpretativas que visam descrever e decodificar os componentes de um sistema complexo de significados. Com esse foco o projeto comparou três modelos de avaliação de desempenho de equipes. O primeiro modelo baseado na personalidade do participante, afirma que os resultados das equipes são influenciados pela seleção prévia dos participantes e que as características individuais desses participantes são críticas para o desempenho da equipe. O segundo modelo fundamenta suas afirmações nas relações interconectadas de positividade e negatividade; questionamento e argumentação e atuação em equipe. O terceiro modelo baseado no processo de interação de grupos também avalia as relações que influenciam o alto desempenho de equipes multifuncionais. Os três modelos foram comparados, através de um estudo de caso único em indústria química paulista, medindo-se os resultados de correlação das equipes e as interações entre os participantes das equipes. As metas atingidas pelas equipes foram utilizadas para suportar os resultados das avaliações dos modelos como sistema de avaliação de equipes. Pode-se concluir que houve uma aproximação satisfatória confirmando a influência sugerida pelos modelos avaliados. A comparação entre os três modelos não permitiu afirmar qual dos três modelos é mais eficaz para avaliação de equipes. Entretanto, é possível, sugerir que a combinação de elementos dos três modelos permitirá a construção de um processo eficaz e prático de avaliação de equipes.(AU) |
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COMPARAÇÃO DE MODELOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE EQUIPES MULTIFUNCIONAIS BASEADOS EM CONCEITOS DE INTERAÇÃO DE GRUPOS E FERRAMENTAS DE ANÁLISE COMPORTAMENTALAvaliação de EquipesEquipe de Alto DesempenhoModelos de AvaliaçãoTeam EvaluationHigh Performance TeamTeam Evaluation ModelsCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOAvaliação de desempenho de equipes multifuncionais é um conceito que tem sido abordado mais freqüentemente nas últimas duas décadas. Diversas teorias e conceitos foram desenvolvidos para tornar as avaliações menos qualitativas ou fundamentadas em percepções, compreendendo um conjunto de diferentes técnicas interpretativas que visam descrever e decodificar os componentes de um sistema complexo de significados. Com esse foco o projeto comparou três modelos de avaliação de desempenho de equipes. O primeiro modelo baseado na personalidade do participante, afirma que os resultados das equipes são influenciados pela seleção prévia dos participantes e que as características individuais desses participantes são críticas para o desempenho da equipe. O segundo modelo fundamenta suas afirmações nas relações interconectadas de positividade e negatividade; questionamento e argumentação e atuação em equipe. O terceiro modelo baseado no processo de interação de grupos também avalia as relações que influenciam o alto desempenho de equipes multifuncionais. Os três modelos foram comparados, através de um estudo de caso único em indústria química paulista, medindo-se os resultados de correlação das equipes e as interações entre os participantes das equipes. As metas atingidas pelas equipes foram utilizadas para suportar os resultados das avaliações dos modelos como sistema de avaliação de equipes. Pode-se concluir que houve uma aproximação satisfatória confirmando a influência sugerida pelos modelos avaliados. A comparação entre os três modelos não permitiu afirmar qual dos três modelos é mais eficaz para avaliação de equipes. Entretanto, é possível, sugerir que a combinação de elementos dos três modelos permitirá a construção de um processo eficaz e prático de avaliação de equipes.(AU)Multifunctional team evaluation is a concept that has been approached by the academy more often on the last two decades. Several theories and methodologies have been developed to reduce the qualitative and perceptive effect on the evaluations, comprising a number of different techniques that aim to describe and decode the components of a complex system of meanings. Focusing these techniques this project assessed and compared three models to evaluate team performance. The first model based on team member personality states that team results are influenced by individual personality and the right components previous selection are critical factors for the team performance. The second model correlates team member relationship with the level of performance. The third model evaluates the interaction among the members but did not measure the level of performance. The models were evaluated based on a case study methodology developed on a chemical industry located in S. Paulo. Evaluation data were compared with the team goals results after completion. The results approached the models selected satisfactorily and confirmed the influence suggested by authors. The three models comparison results did not allow to select one model as the most effective to evaluate team performance. It is possible, however, to suggest that a practical and effective evaluation for team performance could be built based on the combination of the three models.(AU)Universidade Metodista de São PauloGestão de organizaçõesBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOMarras, Jean PierreCPF:51596456146http://lattes.cnpq.br/7294578862424211Sanchez, Otávio PrósperoCPF:54542312123http://lattes.cnpq.br/3744651482348616Veloso, HenriqueCPF:23123102323Brito, Luiz Carlos Mendes de2016-08-02T21:42:54Z2009-04-302009-02-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRITO, Luiz Carlos Mendes de. COMPARAÇÃO DE MODELOS DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE EQUIPES MULTIFUNCIONAIS BASEADOS EM CONCEITOS DE INTERAÇÃO DE GRUPOS E FERRAMENTAS DE ANÁLISE COMPORTAMENTAL. 2009. 149 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de organizações) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2009.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/141porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-09T18:15:44Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/141Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-09T18:15:44Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false |
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