A SENSIBILIDADE DO OLHAR MULTIRREFERENCIAL ABRINDO CAMINHOS EM DIREÇÃO AO AUTOR-CIDADÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albino, Jacqueline Meneguel
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Metodista
Texto Completo: http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1109
Resumo: O estudo pretende debater a idéia de sujeito a partir do cruzamento das idéias de autonomia, autoria e autor-cidadão como eixo teórico para, a partir da abordagem multirreferencial, indagar sobre de que maneiras é possível contribuir para a formação de sujeitos autônomos considerando a prática em uma universidade privada confessional. O sujeito aqui é apresentado não na perspectiva de um corpo biológico e físico, mas como projeto, considerando a historicidade, sociabilidade e, também, a questão da psique do ser humano. O objetivo do trabalho é analisar a formação do sujeito tendo em vista a proposta pedagógica da UMESP UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. Esta opção justifica-se essencialmente pelo fato da escola apresentar uma proposta educacional diferenciada, que visa a formação cidadã. Os conceitos de instituição e autonomia são de extrema relevância para analisar no contexto da pesquisa proposta as representações e as práticas legítimas, bem como a necessidade de ressignificação da idéia de cidadania, diante das exigências da vida contemporânea. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Quanto aos procedimentos metodológicos foi realizada a observação participante e com a aplicação de um roteiro qualificado buscou-se ouvir alunos da comunidade acadêmica. Foi possível perceber claramente as intenções ligadas à confessionalidade retratadas no Projeto Pedagógico da UMESP. Quanto às intenções dos alunos, observou-se a preocupação com a formação profissional. Tendo em vista nosso entendimento a respeito do exercício da cidadania a partir da autonomia do sujeito, estendemos nosso olhar para todos os atores sociais envolvidos. Observamos que é possível realizar um trabalho em direção ao autorcidadão porque o aluno, em geral, está aberto a transformar-se. A questão é relacional. Tem a ver de fato com a maneira como o ensino acontece. Professores e alunos devem encontrar-se como sujeitos em permanente construção, implicados. A educação pode desenvolver pessoas críticas e autônomas, sujeitos autores de suas próprias vidas atuando de acordo com seus desejos e conscientes de suas reais necessidades e responsabilidades.(AU)
id METODISTA_f185df7a7c6b3f147b1ffe3db0e35c00
oai_identifier_str oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1109
network_acronym_str METODISTA
network_name_str Repositório Institucional da Metodista
repository_id_str
spelling A SENSIBILIDADE DO OLHAR MULTIRREFERENCIAL ABRINDO CAMINHOS EM DIREÇÃO AO AUTOR-CIDADÃOThe sensibility of multireferential sight opening paths towards the author-citizenautonomiaautor-cidadãocidadaniainstituiçãomultirreferencialidadesujeitoautonomyauthor-citizencitizenshipinstitutionmultireferentialitysubjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO estudo pretende debater a idéia de sujeito a partir do cruzamento das idéias de autonomia, autoria e autor-cidadão como eixo teórico para, a partir da abordagem multirreferencial, indagar sobre de que maneiras é possível contribuir para a formação de sujeitos autônomos considerando a prática em uma universidade privada confessional. O sujeito aqui é apresentado não na perspectiva de um corpo biológico e físico, mas como projeto, considerando a historicidade, sociabilidade e, também, a questão da psique do ser humano. O objetivo do trabalho é analisar a formação do sujeito tendo em vista a proposta pedagógica da UMESP UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. Esta opção justifica-se essencialmente pelo fato da escola apresentar uma proposta educacional diferenciada, que visa a formação cidadã. Os conceitos de instituição e autonomia são de extrema relevância para analisar no contexto da pesquisa proposta as representações e as práticas legítimas, bem como a necessidade de ressignificação da idéia de cidadania, diante das exigências da vida contemporânea. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Quanto aos procedimentos metodológicos foi realizada a observação participante e com a aplicação de um roteiro qualificado buscou-se ouvir alunos da comunidade acadêmica. Foi possível perceber claramente as intenções ligadas à confessionalidade retratadas no Projeto Pedagógico da UMESP. Quanto às intenções dos alunos, observou-se a preocupação com a formação profissional. Tendo em vista nosso entendimento a respeito do exercício da cidadania a partir da autonomia do sujeito, estendemos nosso olhar para todos os atores sociais envolvidos. Observamos que é possível realizar um trabalho em direção ao autorcidadão porque o aluno, em geral, está aberto a transformar-se. A questão é relacional. Tem a ver de fato com a maneira como o ensino acontece. Professores e alunos devem encontrar-se como sujeitos em permanente construção, implicados. A educação pode desenvolver pessoas críticas e autônomas, sujeitos autores de suas próprias vidas atuando de acordo com seus desejos e conscientes de suas reais necessidades e responsabilidades.(AU)The study intends to discuss the concept of subject from the intersection of the ideas of autonomy, authorship and author-citizen as theoretical axis in order to investigate, through a multireferential approach, in what ways you can contribute to the formation of autonomous subjects considering the practice in a private confessional university. The subject, here, is not presented in the perspective of biological and physical body, but as a project, considered under historicity, sociability and, also, the human psyche. The purpose of this study is to analyze the subject´s formation in view of the educational proposal of UMESP METHODIST UNIVERSITY OF SAO PAULO. This option is justified mainly because the institution offers a differentiated educational proposal aimed at developing citizens. The concepts of institution and autonomy are very important to analyze in the context of this study the representations and the legitimate practices, as well the necessity of re-signification of the idea of citizenship, given the demands of contemporary life. Therefore, this is a qualitative exploratory research. The methodological procedures include participant observation and the application of a qualified route aiming to hearing students of the academic community. It was possible to clearly understand the intentions linked to confessionality portrayed in the UMESP Educational Project. Regarding the students intentions, there was concern about their professional formation. As per our understanding about the exercise of citizenship from the autonomy of the subject, we extended the observation to all the social actors involved. We noticed that it is possible to work towards the author-citizen because the student, in general, is opened to transforming himself. Relationship is the point. In fact it relates to how education happens. Teachers and students must find themselves as subjects in permanent construction, involved. Education can develop critical and independent people, subjects as authors of their own lives acting in accordance to their wishes and aware of their real needs and responsibilities.(AU)Universidade Metodista de São PauloEducaçãoBRUMESPPÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOBarbosa, Joaquim GonçalvesCPF:12589541032http://lattes.cnpq.br/4049058992411561Albino, Jacqueline Meneguel2016-08-03T16:16:02Z2011-04-072008-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALBINO, Jacqueline Meneguel. The sensibility of multireferential sight opening paths towards the author-citizen. 2008. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1109porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Metodistainstname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)instacron:METODISTA2016-08-03T18:10:47Zoai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/1109Repositório InstitucionalPRIhttp://tede.metodista.br/oai/requestbiblioteca@metodista.bropendoar:2016-08-03T18:10:47Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)false
dc.title.none.fl_str_mv A SENSIBILIDADE DO OLHAR MULTIRREFERENCIAL ABRINDO CAMINHOS EM DIREÇÃO AO AUTOR-CIDADÃO
The sensibility of multireferential sight opening paths towards the author-citizen
title A SENSIBILIDADE DO OLHAR MULTIRREFERENCIAL ABRINDO CAMINHOS EM DIREÇÃO AO AUTOR-CIDADÃO
spellingShingle A SENSIBILIDADE DO OLHAR MULTIRREFERENCIAL ABRINDO CAMINHOS EM DIREÇÃO AO AUTOR-CIDADÃO
Albino, Jacqueline Meneguel
autonomia
autor-cidadão
cidadania
instituição
multirreferencialidade
sujeito
autonomy
author-citizen
citizenship
institution
multireferentiality
subject
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A SENSIBILIDADE DO OLHAR MULTIRREFERENCIAL ABRINDO CAMINHOS EM DIREÇÃO AO AUTOR-CIDADÃO
title_full A SENSIBILIDADE DO OLHAR MULTIRREFERENCIAL ABRINDO CAMINHOS EM DIREÇÃO AO AUTOR-CIDADÃO
title_fullStr A SENSIBILIDADE DO OLHAR MULTIRREFERENCIAL ABRINDO CAMINHOS EM DIREÇÃO AO AUTOR-CIDADÃO
title_full_unstemmed A SENSIBILIDADE DO OLHAR MULTIRREFERENCIAL ABRINDO CAMINHOS EM DIREÇÃO AO AUTOR-CIDADÃO
title_sort A SENSIBILIDADE DO OLHAR MULTIRREFERENCIAL ABRINDO CAMINHOS EM DIREÇÃO AO AUTOR-CIDADÃO
author Albino, Jacqueline Meneguel
author_facet Albino, Jacqueline Meneguel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Joaquim Gonçalves
CPF:12589541032
http://lattes.cnpq.br/4049058992411561
dc.contributor.author.fl_str_mv Albino, Jacqueline Meneguel
dc.subject.por.fl_str_mv autonomia
autor-cidadão
cidadania
instituição
multirreferencialidade
sujeito
autonomy
author-citizen
citizenship
institution
multireferentiality
subject
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic autonomia
autor-cidadão
cidadania
instituição
multirreferencialidade
sujeito
autonomy
author-citizen
citizenship
institution
multireferentiality
subject
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O estudo pretende debater a idéia de sujeito a partir do cruzamento das idéias de autonomia, autoria e autor-cidadão como eixo teórico para, a partir da abordagem multirreferencial, indagar sobre de que maneiras é possível contribuir para a formação de sujeitos autônomos considerando a prática em uma universidade privada confessional. O sujeito aqui é apresentado não na perspectiva de um corpo biológico e físico, mas como projeto, considerando a historicidade, sociabilidade e, também, a questão da psique do ser humano. O objetivo do trabalho é analisar a formação do sujeito tendo em vista a proposta pedagógica da UMESP UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. Esta opção justifica-se essencialmente pelo fato da escola apresentar uma proposta educacional diferenciada, que visa a formação cidadã. Os conceitos de instituição e autonomia são de extrema relevância para analisar no contexto da pesquisa proposta as representações e as práticas legítimas, bem como a necessidade de ressignificação da idéia de cidadania, diante das exigências da vida contemporânea. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Quanto aos procedimentos metodológicos foi realizada a observação participante e com a aplicação de um roteiro qualificado buscou-se ouvir alunos da comunidade acadêmica. Foi possível perceber claramente as intenções ligadas à confessionalidade retratadas no Projeto Pedagógico da UMESP. Quanto às intenções dos alunos, observou-se a preocupação com a formação profissional. Tendo em vista nosso entendimento a respeito do exercício da cidadania a partir da autonomia do sujeito, estendemos nosso olhar para todos os atores sociais envolvidos. Observamos que é possível realizar um trabalho em direção ao autorcidadão porque o aluno, em geral, está aberto a transformar-se. A questão é relacional. Tem a ver de fato com a maneira como o ensino acontece. Professores e alunos devem encontrar-se como sujeitos em permanente construção, implicados. A educação pode desenvolver pessoas críticas e autônomas, sujeitos autores de suas próprias vidas atuando de acordo com seus desejos e conscientes de suas reais necessidades e responsabilidades.(AU)
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-26
2011-04-07
2016-08-03T16:16:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALBINO, Jacqueline Meneguel. The sensibility of multireferential sight opening paths towards the author-citizen. 2008. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1109
identifier_str_mv ALBINO, Jacqueline Meneguel. The sensibility of multireferential sight opening paths towards the author-citizen. 2008. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2008.
url http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/1109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Metodista de São Paulo
Educação
BR
UMESP
PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Metodista
instname:Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron:METODISTA
instname_str Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
instacron_str METODISTA
institution METODISTA
reponame_str Repositório Institucional da Metodista
collection Repositório Institucional da Metodista
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Metodista - Universidade Metodista de São Paulo (METODISTA)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca@metodista.br
_version_ 1792601999299051520